[Resenha] Espada de Vidro, Victoria Aveyard - A Rainha Vermelha #2

Título: Espada de Vidro
Autora: Victoria Aveyard
Série: A Rainha Vermelha #2
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Onde comprar: Amazon

A Victoria tem o poder de chamar o leitor para dentro de uma fantasia única e brilhante. É um livro que nos premia com fantasia, romance, ficção e uma distopia sem igual.
Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Atenção: Este livro é o segundo da série. Tentarei dar o minimo de spoiler possível. 


Em a Espada de livro a situação começa, exatamente como terminou o primeiro livro. Mare se tornou uma vermelha sanguinarea, Cal está em fuga devido aos acontecimentos terríveis que lhe afligem. Isso porque todos suspeitam que ele é o assassino do seu pai, e metade do reino está a sua procura em busca de vingança. Por outro lado, quem se deu bem nessa estória foi Maven (seu meio irmão) e a madrasta (safada isso sim!), porque eles são os verdadeiros assassinos, e para piorar ele se declara rei e inicia a caçada ao irmão.

Mare já não sabe se é aquela mesma garota, antes de ser posta no palácio e ser treinada como prateada. Ela acredita veementemente que existem outros como ela e, é nessa busca que ela trabalha para unir forças e quem sabe impedir que Maven tire o que é de Cal por direito. Ele sabe que precisa provar a sua inocência custe o que custar. Ainda sim, ficamos tristes por não saber se a Mare deixará o seu ódio e sede por vingança de lado. Afinal, como é possível uma menina como ela ter se tornado esta guerreira fervorosa, de agora? Você tem que ler para descobrir!
"Levo um instante para perceber que a pergunta é para mim (...) Mas na verdade a pergunta não é para mim. Não é para Mare Barrow (...) a ladra (...) Kilorn procura outra pessoa, a pessoa que me tornei dentro do palácio, na arena.” 
Nessa sequência os personagens estão um pouco mais amadurecidos, mas ainda permanecem em estado de transição. Mare Barrow é a que mais nos surpreende, porque não consegui definir um papel para ela de "boa" ou "má".Continuo a dizer que a jovem é uma personagem completa que cairia bem nos dois papeis, sem dúvida uma das melhores protagonistas de fantasia que já li. Cal também não deixou a desejar, o mocinho de coração bondoso se tornou um homem que buscar provar a sua inocência. Acredito que a morte do seu pai, o fez perceber que ele é dono de suas próprias escolhas, e uma delas é assumir a responsabilidade do povo.

Posso identificar que Rainha vermelha introduz a estória entre a divisão de vermelhos e prateados, pois Espada de Vidro realmente aprofunda todo o enredo e insere novos personagens de modo que cada um ganha o seu papel definido. É bacana perceber esse amadurecimento entre o primeiro e o segundo livro, pois o que, muitas vezes, é um "cair de livros" em se tratando de séries.


O cenário não permanece o mesmo, porque antes as coisas aconteciam muito mais dentro do castelo. Os personagens agora estão prestes a entrar em um campo de batalha, o que é original. Agregado a essa ideia, a leitura foi bem mais rápida e menos confusa, porque já conhecemos o reino, os personagens. Mesmo assim, é quase impossível construir uma teoria sobre quem vai vencer nesse livro. Você ficaria chocado se eu te dissesse quantas vezes eu perdi o folego?! Várias vezes.
"Meu poder é meu bem mais precioso, ainda que me separe das outras pessoas. Mas por poder, pelo meu próprio poder, é um preço que eu estou disposta a pagar”
Ainda sim, acredito que o Cal merecia uma destaque maior, ainda por cima, sabendo que ele foi muito importante na vida de Mare no primeiro livro. Eis que há romance nesse livro, mas não é tão focado. Penso que a Victoria tenha guardado o melhor para final. E mais uma vez o desfecho é arrebatador.


Sobre a escolha de capa e revisão, nem preciso dizer que amo a escala de cor cinza sobreposta por traços vermelhos. E essa coroa? Cai tão bem com inicio da narrativa, de modo que tudo se completa e e torna a obra uma das melhores já publicadas pela Seguinte. Estou ansiosa para o grande final e espero que me surpreenda mais que esses dois. Se você é fã, como eu, da escrita da Victoria e uma boa fantasia mesclada por romance conheça a série Rainha vermelha.

Uma das melhores explicações para o mundo criado pela Victoria, encontrei aqui:

Classificação:

20 comentários

  1. Ola
    Apesar de alguns altos e baixos, sou suspeita em comentar, mas amo muito essa série, mesmo porque os elementos são muito instigantes. Adorei poder conferir suas impressões, e ah, também acho que Cal merecia um destaque maior nesse volume mesmo. Sobre esse video, achei muito interessante.
    Beijos,
    F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Confesso que já tentei ler o primeiro livro dessa série e eu parei no meio porque a leitura não tava indo :( Mas ainda quero dar uma chance novamente.


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda!
    Nem li o primeiro ainda!!! Quero tanto começar essa série, mas tem um monte de livros na frente. Que bom que nesse segundo livro o ambiente muda um pouco. Dá mais dinamismo a história, né?
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amanda! Já li os livros da série, falta o último, e nesse segundo eu acho que deixou alguma coisa a desejar, acho que tinha muito mais pano pra manga aí. rsrs
    Inclusive, concordo que Cal merecia um destaque maior. Sobre ele ser dono de suas escolhas... Você verá no próximo livro. hahaha
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Ainda não comecei a ler essa série, mas, tenho muita vontade de começar! Acho maravilhoso esse universo que a autora criou e acredito que tem tudo para me agradar ;)
    Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda, li o primeiro livro da serie acreditando que era uma trilogia, mas parece que tem mais por vir né? Isso desanima muito, mas gostei de saber que agora que o universo está bem explicado e conhecemos bem os personagens, a leitura flui melhor.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi. :)
    Já ouvi falar muito bem dessa trilogia, mas nunca tive a oportunidade de ler.
    Adorei suas impressões sobre a estória, adoro distopia e sei que vou adorar a leitura.
    Parabéns pela resenha flor.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda,
    eu amei o primeiro livro dessa série, na época me lembro de tê-lo devorado em pouquíssimo tempo achei a narrativa ágil e envolvente e estava super ansiosa pela sequência mas acabei demorando um pouco para conseguir comprar o meu "Espada de vidro" e nesse meio tempo li muitas resenhas negativas que acabaram me desanimando bastante. Esses dias estava pensando em retomar a série e até folheei algumas páginas do meu exemplar e agora lendo sua resenha decidi que não vou adiar por muito mais tempo a leitura desse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não li o primeiro livro, então confesso que tive que passar direto na sua resenha para não ler spoiler. Na época de lançamento fiquei muito interessada, mas aí começaram a falar que era uma junção de várias histórias distopicas e acabei deixando p depois e até hoje não li. Mas lerei. Um dia! Kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Ainda não li o primeiro livro da série! por isso acabei não lendo a sua resenha, sorry! kk mas pela sua nota vi que você gostou bastante né? Adoro fantasia, espero ler essa série ainda esse ano! Tem gente que ama e tem que gente que odeia, preciso ler para tirar minhas próprias conclusões!

    Fotos lindas!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, já li o primeiro dessa serie e estou ainda mais animada pela continuação após a sua resenha, mas queria mais do Cal, pelo visto não teremos tanto. Que bom que a autora manteve o ritmo. Bjs Tell me a Book

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mandy
    Bom amiga li sua resenha meio saltada, preferi pular para suas impressões já que estou fazendo uma wistlist de fantasia para ler até o fim do ano e esses livros estão entre eles. Minha curiosidade só aumentou vendo você citar algumas referências dos outros livros e você sabe como sou curiosa e a curiosidade me faz devorar livros rsrs. espero poder fazer a leitura e gostar tanto quanto vc, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi! Que bom que não recebi spoiler rsrs Li o primeiro livro mês passado e espero continuar a saga. Adorei a forma como descreveu sobre suas impressões. Realmente a mãe do Maven é uma tremenda safada rsrs
    Enfim, tive a mesma opinião que você, e a autora consegue prender nossa atenção como ninguém.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu ainda não li essa série, por isso dei uma olhada breve na sua resenha.
    Gostei de saber que nesse segundo volume a escrita é mais fluída.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Tinha visto esse livro na Saraiva e já tinha gostado da sinopse dele. Acho que já tinha lido a resenha do primeiro livro aqui e já tinha gostado bastante.

    Adoro essas histórias que envolve um certo mistério. É tão bom quando a gente continua lendo uma continuação e ela ainda continua nos surpreendendo.

    Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Acho essa capa e premissa maravilhosas. Dois amigos meus que leram o livro simplesmente amaram e já foram atrás da continuação. Quero muito conhecer essa história.
    Eu comprei os três primeiros da série, mas sabe quando você quer completar tudo antes de ler, então estou assim no momento com as minhas séries.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Estou com este livro na estante, mas ainda não comecei a ler. Li o primeiro e adorei, mas não sei porque, mas não consigo pegar o segundo e começar a leitura. Acho que vou ler todos os livros que tenho para ler e pegar este depois. Espero gostar dele.

    ResponderExcluir
  18. Gosto de sagas assim, que já começam dando continuidade no livro anterior, sem enrolação. Até porque também fico looouca pra saber a continuação do encerramento anterior! Não li nenhum livro da saga, mas já fiquei interessada só de saber que a protagonista consegue controlar eletricidade haha As capas são muito bonitas <3

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Confesso que li sua resenha bem superficialmente e foquei mais na sua opinião, porque quero muito ler esse livro e não quero saber nada além do necessário haha. Fiquei bem intrigada com o que você falou sobre o romance e a questão do destaque do Cal – que virou meu mozão master <3. Queria ler esse livro logo, mas, infelizmente tenho algumas leituras atrasadas e demorarei um pouquinho para fazer essa leitura. No entanto, mal posso conter minha ansiedade e curiosidade.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. oi, amanda, bacana ver que você gostou dessa obra e que você sentiu um bom amadurecimento entre o primeiro e segundo livro. isso é sempre bacana pois como você mesma mencionou, muitas vezes o que encontramos é uma queda entre os livros.

    ResponderExcluir