[Resenha] (Des)nu(do), Thássio G. Ferreira

Título: (Des)nu(do)
Autor: Thássio G. Ferreira
Editora: Ibis Libris
Páginas: 84
Onde comprar: Travessa

(Des)nu(do), um livro de poemas escritos por Thássio G. Ferreira, foi publicado pela Ibis Libris Editora em outubro de 2016. 

A obra é dividida em três partes: I – O Poeta; II – A Poesia; III – O Tempo e o Silêncio. 

Na primeira parte, o leitor é presenteado com uma série de poemas sobre um sentir poético que todos nós temos em algum momento (ou em todos, se você é sensível ao extremo como eu). É nesta parte que eu encontrei o meu poema favorito do livro: “Baldio”. Estou perdidamente apaixonada por este poema, tanto, que o li para um grande número de pessoas ao meu redor. É sensível, é forte, é lindo!

Na segunda parte, o que se tem são poemas profundamente sensíveis, sobretudo, sobre o fazer o poético. Destaco “Poema Desmetafórico” e “Desde Então”. E na terceira parte (a parte que contém o maior número de poemas) vamos do amor, do vento e do tempo até o silêncio. São poemas sensíveis sobre uma porção de temas. 

Ando em equilíbrio precário,
segundo minha analista;
e em exílio de mim mesmo,
segundo minha própria poesia.¹

(Des)nu(do) é intenso. Aqui, o poeta é a palavra e a palavra é seu corpo, e seu corpo, é a sua poesia. O livro é melancólico, mas em alguns momentos, têm-se uma pontinha de esperança embutida em algum lugar escuro. Fiquei encantada, simplesmente encantada. O autor tem uma escrita inteligente, atenta e cuidadosa. 

Dispo-me, o mais que posso,
de minhas máscaras,
meus temas,
minhas teses do si
e de mim mesmo.
E simples sou.
Sou em momento
um desembaraço.²

Alguns poemas atingiram meu coração e meus pensamentos de uma forma tão profunda que eu jamais conseguiria explicar. E acho que isso é a essência da poesia, quando não conseguimos nem mesmo explicar, não há problema, tudo continua bem. Será que estou sendo confusa? Bem, eu estou tentando descrever um livro que me arrebatou fortemente, acho que isso é bastante complicado, por isso me perdoem caso eu não esteja sendo clara o suficiente.

Se você aprecia a leitura de poesias, como eu, então eu tenho certeza de que irá gostar de (Des)nu(do). Prepare seu coração e sua razão, eles serão atingidos por uma explosão de poemas encantadores e por algumas vezes hostilmente sensíveis.


¹ Estrofe Psicanalítica.
² Desembaraço.

Cortesia: Oasys Cultural
Classificação: 



17 comentários

  1. Oi, eu amo livros de poema e ou poesias. Esse livro parece ser bem sensível e que revigora a alma de quem o lê. Adorei sua resenha, abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu realmente nao imaginava que se tratava de uma obra de poemas, mas fiquei bem interessada diante das mensagens exploradas. Imagino que deve ser uma leitura ainda mais marcante para quem é sensível mesmo e que sabe interpretar com certa profundidade. Eu gostaria de poder conferir também!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, F! Super adorei saber que você gostaria de conferir o livro! :-D
      Recomendo o site da editora: http://ibislibris.loja2.com.br/7011296--DES-NU-DO-

      Também estou constantemente postando textos no facebook e instagram: www.facebook.com/thassioescritor/ - @thassiof

      Um abraço!
      Thássio Ferreira

      Excluir
  3. Olá, Thamiris, que resenha linda! Fico imensamente feliz de ter alcançado a sua sensibilidade com os meus versos, de maneira tão profunda.

    Você tem razão quando diz que muitas vezes é difícil, e até desnecessário, explicar os sentimentos que a poesia desperta na gente!

    Agradeço enormemente pelas suas palavras e elogios. Um grande beijo,
    Thássio Ferreira

    P.S.: Convido tod@s @s leitor@s do blog a conferir o (DES)NU(DO), à venda no site da Ibis Libris Editora (ibislibris.loja2.com.br/7011296--DES-NU-DO-) e no site da Livraria da Travessa (www.travessa.com.br/desnudo/artigo/6eeaf054-994b-4136-830f-d2e1d8705849).

    Também tenho contos publicados nas antologias Entre Amigos (www.amazon.com.br/ANTOLOGIA-AMIGOS-GIULIANA-SPERANDIO-EDITORA-ebook/dp/B06W2GB159) e Premio VIP de Literatura 2016 (ar-publisher.minestore.com.br/produtos/antologia-premio-vip-de-literatura-edicao-2016)

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não sou muito fã de livros de poesia, pois nunca consigo me emocionar tão completamente com os poemas como alguns leitores como você.
    Mas ainda assim é ótimo saber que o livro te tocou e que você não sabe nem explicar os sentimentos que ele trouxe ao ler.

    ResponderExcluir
  5. Vou admitir, não sou fã de poemas. Nunca li um livro desse gênero, e não tenho muito interesse em começar.

    Os trechos que vc pôs do livro são muito bonitos e profundos. Acho encantador pessoas que gostam de ler um poema, acho tão culto e profundo.

    O post ficou muito fofo. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler um poema é como ler qualquer texto, não nos torna mais cultos do que aqueles que não leem.
      Obrigada pelo elogio.
      Beijos

      Excluir
  6. Oie! Eu não tenho costume de ler poesias e li poucas obras do gênero, mas você comentou tão bem sobre a sensibilidade da escrita do autor que fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre os sentimentos que ele expressa no livro. Só o fato de ele nos tocar tão profundamente a ponto de não conseguirmos falar sobre já me deixou ansiosa para ler, pois amo obras que provocam isso. Simplesmente adorei a sua resenha!

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não fiquei lá muito animada, pois não costumo ler poemas, sabe? Mas gostei de saber mais sobre essa obra, parece ser um livro muito bem construído com ótimos poemas capazes de envolver e emocionar o leitor de verdade. Enfim, eu gostei bastante da sua dica e apesar de não ler muito esse gênero, eu vou marcar a dica para algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Eu não conhecia o livro mas não costumo ler muitos poemas então não sei se algum dia leria. Mas é ótimo quando o livro atinge nosso coração né? Amo livros que trazem mais do que uma bela história é sim nos deixa emocionadas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Entendo, mas se houver oportunidade, não deixe de dad uma chance. 💕
      Beijos

      Excluir
  9. Olá!
    Eu gosto de poesia, mas não costumo ler, as últimas que li foi de uma autora brasileira, que eu gosto muito, chamada Shirleyde Mota, e a obra se chama uma flor desabrocha, que eu te recomendo de olhos fechados. E o que me chamou atenção para sua resenha, foi ler sobre a construção do livro e de como as poesias se completam, isso já é um incentivo a mais para procurar a obra e ler. Farei isso em breve.
    Bjks e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir