[Resenha] Se o vento diz, José Fernando Guedes

Título: Se o vento diz
Autor: José Fernando Guedes
Editora: Imprimatur
Páginas: 66
Onde comprar: 7Letras

Se o vento diz reúne uma antologia de lindas poesias escritas por José Fernando Guedes
“Às vezes, para se fazer entender
Há que se calar
O que é outra forma de gritar.”
Eu adoro ler poesias. Sinto uma satisfação enorme quando leio uma poesia que me agrada e toca o fundinho do meu coração. Sim, sou uma pessoa com uma visão totalmente romantizada, que me perdoem os formalistas. E as poesias de José Fernando Guedes tocaram sim, bem no fundinho, talvez até algo mais além.
"Mais um aniversário
Mais um ano, mais um talho
E me deixou pender
Confuso e solitário
Como um ato falho
Do galho de uma árvore que envelhece
E da qual mal se reconhece o perfil quando anoitece
Mas que renasce em pássaros
Quando o dia amanhece."
O livro reúne precisamente 50 poesias, com as mais variadas temáticas, mas existe um enfoque na natureza, nos fenômenos naturais, como o título sugere. Entre os temas, temos também a saudade, as fases da vida, o amor, a solidão, e fidelidade, a união, a família, o processo de amadurecimento, a juventude, os poemas, as coisas simples e importantes da vida... Tudo isso numa escrita recheada de metáforas e muito sentimento.

Entre as muitas poesias que favoritei, estão: “Olho pela janela”, poema que narra as sequências da vida de uma forma singela e profunda; “Reencarnação”, poema que, como o título sugere, expõe a forma como o eu-lírico gostaria de voltar em uma outra vida; e “Cão aninhado”, um poema que me fez imaginar cada pequeno detalhe do que é narrado e me emocionou imensamente.
"Mas voarei à direita e a esquerda
Acima, abaixo, ao lado e além
Sem prestar contas a chefe ou superior
Somente ao céu e mais ninguém.”
Se o vento diz é mais um daqueles livros especiais que eu vou ler e reler até quando for possível. As poesias são fortes, sensíveis e muitas vezes contém, em suas composições, uma boa dose de ambiguidade. Estou apaixonada!


Classificação:

22 comentários

  1. Oi, Thamiris. Eu li esse livro faz um tempão. Ao ler a sua análise da obra, senti uma vontade enorme de ler novamente. Parabéns, sua resenha tá incrível. Eu tenho o costume de ler bastante livros de poesia e ou poemas. Me sinto mais leve ao lê-las, existem pessoas que não gostam de ler esse gênero literário. Eu simplesmente amo ler poesias, minha alma agradece. Tens toda razão, esse livro é estupendo. Forte abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. OI Thamiris
    Eu também li e amei este livro!
    Adoro ler poesias.
    Além das poesias lindas, fiquei encantada com a formação do escritor. José Fernando é neurologista e professor. Uma alma sensível e arguta
    Muito bom seu post
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que capa mais simples e ao mesmo tempo, mais maravilhosa!!!
    Faz um tempão que não leio um livro de poemas e ao ler suas considerações sobre este aqui, me deu saudade de quando lia mais do gênero.
    Adorei os versos que você compartilhou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro e nem do autor, mas ele parece ser bem sutil e eu gostei por conta disso. Fiquei bem curiosa e gostaria muito de poder conferir também! Sempre é bom poder ler uma obra de poesias! Não tenho dúvida de que é muito especial..
    Beijos, F
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito livro de poesias mas gostei demais da capa!Simples é tão delicada curti os poemas q vc escolheu me deu uma mega vontade de dar uma oportunidade a está obra

    ResponderExcluir
  6. Oi Thamiris,
    Poesia não é meu estilo favorito, creio que é necessário uma sutileza para conectar ao enredo, que eu ainda não encontrei em mim rsrs.
    A sua resenha está incrivel e se não tivesse este "bloqueio"certamente arriscaria a leitura.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, ate porque não costumo ler livros de poesia, apenas um poema ou outro, quando me da a vontade.. :)

    Mas ainda bem que gostaste, e que pretendes reler..! Gostei de ler esses dois excertos também! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Não sou de ler poesias, na verdade não gosto muito, então acho que não seria um livro para mim. Entretanto, gostei muito de saber que o livro aborda temáticas relacionadas a saudade, amor, solidão, família e amadurecimento. Esses são temas delicados que devem ter ficado ainda mais reflexivos escritos na forma de uma boa poesia.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii !
    Tudo bem?

    Adorei a sua resenha ! não sou muito fã de poesias, mas gosto de ler em alguns momentos da vida, sempre consigo tirar bom proveito de algumas delas pela positividade e pela leveza, esse livro parece ter tudo o que eu gosto quando procuro ler algo do tipo, obrigada pela dica!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que bom que você gostou, Bru, mas eu não curto poesia não, haha.
    Eu sou uma pessoa bem lógico e nunca consigo entender a proposta das poesias, bem triste isso. Mas se algum dia eu quiser sair da minha zona de conforto e ler algum dia, vou usar sua dica e ler isso.
    Me chamou atenção o tema da poesia Reencarnação!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Eu já tentei ler poesias várias vezes, mas não consigo gostar de maneira nenhuma. É uma pena porque tem muitos livros bons. Eu costumo ler algumas páginas e paro, é chato demais porque fico me forçando a ler do início ao fim, mas nunca entendo muitas coisas. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Hi baby, tudo bem? faz tempo que não leio livros de poesia mas gostaria muito de voltar, esse parece ser uma boa pedida pra isso, obrigada por indica-lo e parabéns pela resenha

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thamiris. Tudo bem?
    Nossa, muito bom saber que você ficou com apaixonada com as poesias do autor. Eu particularmente, acho poesias incríveis, mas não tenha sensibilidade o bastante para conseguir desfrutar da maneira que deveria. Achei os temas das poesias muito bons e, lógico, convidativos. Gostei também das poesias que dividiu conosco. Fiquei interessado de conhecer mais sobre a obra. Talvez, pode ser um livro para me iniciar no mundo da poesia. Vou guardar o nome aqui.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já não sou fã de poesias, mas adorei poder conferir essa sua resenha.dica pelos quites que voce nos separou, tenho certeza qhe se trata de um livro muito bonito e fiquei bem.interessada em conferir essas 50 que integram a obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Thamiris

    Eu não gosto de poesias, são poucas as que me tocam. Mas fico contente que você tenha curtido tanto a experiência de realizar esta leitura. Eu curto textos ambíguos, acho que a cada hora que a gente pega para ler a gente o entende de uma maneira diferente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. oie, adorei a temática e os trechinhos que você nos apresentou. Parece um livro bastante sensível, instigante e reflexivo, fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muito legal sua resenha, não sei se leria por agora por estar focando em outros gênero mas com certeza me chamou atenção. bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu estou sempre aberta a novas experiências, sempre tento sair da minha zona de conforto, mas eu nunca consegui ficar atraída por livros que reúne poesias. Adoro antologias, mas de contos. Não tenho costume de ler poesias, então por causa desse meu gosto, eu acabo não comprando ou colocando livros de poesias na minha lista de desejos e futuras compras. Mas quem sabe um dia?
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  19. Oie!!
    Não tenho muito costume, mas até gosto de ler poemas de vez em quando.
    Sinto como se a poesia deixasse o mundo mais leve e mais bonito.
    Adorei essa capa e fiquei bastante curiosa, pois me pareceu um livro em que as palavras simplesmente fluem.
    Obrigada pela dica!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Houve uma época em minha vida em que eu consumia e fabricava muita poesia, agora já tenho um pouco de dificuldade para tanto.

    Achei a capa desse livro linda e delicada, combina realmente com o tema. Gostei dos poemas que você destacou, de fato este parece ser um livro muito bom.

    Dica anotada!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi querida,
    adorei a resenha. Também gosto de ler poesias e sempre gosto de presentear meus amigos com livros do gênero. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre bom começar uma leitura leve. Espero ler em breve, já que o livro é super fino e tem apenas 66 paginas.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Amo ler poesias (escrever também!), é o tipo de leitura que envolve a gente que nem vê o tempo passar. Não conhecia o livro do Fernando, mas só pelos trechos que você trouxe já estou apaixonada.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir