[Resenha] A Beleza de um Cacto, Mariana Ramos

Título: A Beleza de um Cacto
Autora: Mariana Ramos
Editora: Arwen (cortesia)
Páginas: 135
Onde comprar: Loja da Editora

A Beleza de um Cacto é, sem dúvidas, um dos melhores dramas que já li em minha vida. Esse curto – e marcante – livro nos apresenta à história de Amanda, uma jovem inteligente que mudou muito ao longo dos últimos dias e vive com medo. 
“As coisas ruins às vezes chegam até você independente de suas ações anteriores e te colocam em situações em que todos os caminhos possíveis a tomar levam os temidos fantasmas a virem atrás de você para te ensinar uma lição.”

Alguma coisa muito ruim aconteceu com ela que a tornou uma pessoa diferente, que quer se proteger de tudo e todos e pouco ligada as pessoas à sua volta. Quando seu irmão, Jonas, volta para casa após ficar anos fora estudando, os medos de Amanda aumentam e ela começa a procurar refúgios, um desses refúgios é na floricultura de sua mãe onde ela começa a fazer amizade com Pedro. De imediato, Pedro percebe que tem algo errado, mas Amanda não se sente bem falando disso. Como ela poderia superar seus traumas se acha que as pessoas não acreditarão nela quando contar toda a verdade?

Para ler esse livro aconselho que você não procure mais nada além do pequeno resumo que trouxe nos dois parágrafos acima, pois, assim, cada acontecimento será processado lentamente por sua mente e você se sentirá na pele da protagonista, com suas angústias, dores e medos.

Amanda, mesmo não achando isso, é uma personagem extremamente forte e bem desenvolvida, seus dramas não são pequenos e, mesmo tendo problemas realmente grandes, ela não é mimizenta. Pedro é apaixonante desde o começo e, por mais que Amanda – como narradora, fale que não está se apaixonando e que não quer um romance, é notável que que um sentimento bonito começa a surgir e é impossível não torcer por eles.

O tema do livro – que você vai ter que ler para saber – é difícil de ser trabalhado, doloroso e, infelizmente, comum. Acho que é isso que torna a leitura mais marcante ainda. A relação da história com o Cacto é muito bonita e, assim como o tema do livro, você vai ter que ler para entender. 
“— Qualquer um consegue prender uma planta, Amanda. Mas a nós? O que realmente nos prende não são os outros e sim os nossos próprios medos. Quando tomamos coragem de encarar esses medos, nós nos damos a chance de superá-los. Com isso, nós nos libertarmos.”

Se você gosta de drama e está cansado de dramas não tão bons, esse livro é uma leitura praticamente obrigatória, então, pare tudo e vá ler imediatamente.

Classificação:

16 comentários

  1. Oi, Bruna! Tudo bem? Menina que livro é esse hein? Eu adoro ler um bom drama e sem dúvidas esse entrou para minha lista. Ótima resenha. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Um drama que não é mimizento = AMÉM!
    Sempre tive um pouco de preconceito com o gênero pois não suporto-aguento mimimi. Seja em livros, filmes ou coisas do tipo. Então acredito que essa leitura me será muito favorável <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Jéssica, eu te entendo perfeitamente! Também sou assim quando leio, fico agoniada clm personagens mimizentas. Acho que provavelmente por isso optei por escrever sobre uma que não o era.rsss
      Espero que goste da leitura, assim como a Bruna gostou.

      Excluir
  3. Oi, Bruna!
    Essa premissa deixa qualquer um curioso e com medo também.
    O tema parece ser bem pesado e já tenho algumas concepções do que possa ser. Espero ter a oportunidade de ler o livro um dia. ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bru!
    Gente, fiquei curiosa agora com o que aconteceu com Amanda, apesar de já ter algumas suspeitas. Já quero esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Fazia tempos que estou na busca de um bom drama, e achei essa história perfeita para ler. Tenho algumas ideias de temas abordados na história e o que aconteceu com a Amanda e quero muito ler para descobrir se minhas suspeitas estão corretas. Adorei conhecer esse drama!
    Beijos e muito sucesso!
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro e nem a autora, mas anotei a indicação. Mal posso esperar para saber o que aconteceu com a Amanda. Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Até o momento nesse ano eu não li nenhum drama e confesso que estou sentindo falta do gênero. Eu não conhecia esse livro e fiquei bem interessado, vou aproveitar essa vontade que em mim criou de voltar a ler romance para pegar o embalo e tentar fazer a leitura da obra, adorei a resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Bruna, tudo bom? É a primeira resenha que leio sobre esse livro e já fiquei mega curiosa para conferir também! Sou fã de dramas e esse parece mesmo bem envolvente e emocionante. Dica anotada! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii tudo bem??

    Tive um problema com a editora por conta desse livro, acabou que se resolveu e ainda ganhei o livro. Está na minha lista de leituras, e adoro um drama.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que bom que o problema foi resolvido a contento! Espero que aprecie a leitura.

      Excluir
  10. O que dizer ao ler uma resenha como essa, da obra escrita por você mesma? É muito difícil colocar em palavras as emoções que senti.... Chorei, isso é fato.
    Obrigada pelo carinho e cuidado, não só nas palavras da resenha como também em não fornecer spoiler e com os personagens, pois dá para sentir que você se envolveu. Não tem nada no mundo que pague isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário maravilhoso e por ter escrito esse livro, Mari ♥

      Excluir
  11. Oiii.
    Ainda não conhecia esse livro, mas amei a premissa dele e a resenha, fiquei muito curiosa para fazer a leitura.
    Amo esses livros que bagunça nossas emoções.

    ResponderExcluir