[Gêneros Literários] Jovem Adulto

Olá galera!

Percebo que muitas pessoas têm dificuldade em identificar gêneros – isso incluí a pessoa que vos escreve. Por conta disso, resolvi fazer algumas postagens para conhecermos gêneros. Dessa vez, vim conversar com vocês sobre o gênero: Jovem Adulto ou Young Adult (YA). Vamos conhecer o que é o gênero e algumas obras dele, ‘bora lá?


Jovem Adulto ou Young Adult são livros com protagonistas com idade entre 14 a 18 anos, ou seja, em idade escolar, mais precisamente no ensino médio, com temas mais sérios e adultos. Além disso, o YA – como é conhecido – pode ser misturado com outros gêneros, como é o caso de Jogos Vorazes.

Não posso dizer que esse gênero é um dos meus favoritos, pois já li livros ótimos, mas, também, já li livros ruins dele. Gosto, entretanto, de associar esse gênero com leituras rápidas e envolventes.

John Green, Colleen Hoover e David Levithan são grandes autores do gênero.

A Culpa é das Estrelas, John Green - A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer – a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Um caso perdido, Colleen Hoover - Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras… Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Todo Dia, David Levithan - Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrarem a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Existem muitos outros livros desse gênero que são ótimos, mas acho que esses três livros são boas escolhas para começar a ler YA, apesar de ser quase impossível você não ter lido nenhum deles.

Me contem, nos comentários, se já leram algum desses livros e o que acham deles.

Beijos e até mais!

12 comentários

  1. Olá Bruna, muito legal seu post, geralmente sempre fico em dúvida sobre essas nomenclaturas, mas achava que ia até os 21 YA, bom saber quee estava errada, mas não é meu preferido também não, então deve ser por isso nunca me atentei.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna. Eu li ACEDE e na época gostei muito, mas hoje eu paro e penso que o livro tem mais filosofias do que uma história de verdade. Sou apaixonada pela Hoover então já li muitos livros dela mas Um caso perdido não é meu favorito, e tenho Um Dia mas até agora não me aventurei para lê-lo.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bru.
    Amei essa coluna!
    Algumas pessoas tem dificuldade mesmo, e seu post irá ajudá-las.
    Eu já li "A culpa é das estrelas" e amei. Também li "Um caso perdido" e adorei.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna! Amei seu post. Gosto bastante de YA, é claro que encontramos uns que não tão legais, mas a grande maioria é ótima! A culpa é das estrelas é um livro lindo demais, sou encantada pela história. Os outros dois ainda não li, mas fiquei curiosa para ler. beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei muito do seu post! Muito bem explicado!
    Esse é um dos meus gêneros literários favoritos <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem??
    Adorei a ideia da postagem, porque eu também me confundo muito rs... dos livros que você citou eu li os três. A Culpa é das Estrelas eu gostei, mas não achei tudo isso que foi quando o livro foi lançado e virou modinha, não curti também a escrita do autor, então até o momento não me senti interessada em outros livros dele... Eu li Todo Dia e amei... pretendo ler outras obras do autor. Um Caso Perdido é perfeito eu adoro... quero reler... eu amo a escrita da Colleen. Xero!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Realmente as vezes alguns gênero pode causa uma certa dificuldade de identificar. Achei bem interessante essa explicação, é uma ótima fonte de informação, fácil e objetiva. Até hoje ainda estou aprendendo mais sobre os gêneros e alguns termos usados no mundo da literatura e adoro quando me deparo com essas explicações. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna! Gostei muito do post! Eu, particularmente, chamaria um livro com personagens de 14 a 17 anos de juvenil e não YA, mas depende do tema, né? Gostei de aprender mais sobre a definição do gênero. E concordo com você, alguns gêneros se misturam ao longo do enredo, apesar de um sobressair mais. Que venham outros posts explicativos! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna
    Eu sou uma negação pra identificar gêneros. Os únicos que identifico sem sofrimento são distopias, fantasias e infantil. Pois é. Sou uma negação haha.
    Eu gosto de Y.A., mas não são histórias com as quais me identifico agora como me identificava antes. Como você disse, são ótimos para recorrermos quando queremos uma leitura rápida.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Tenho visto ótimos YA ultimamente. Eu gosto bastante do gênero, pois retrata uma fase da vida que é bastante conflituosa. Dos três livros citados, li apena "A culpa é das estrelas". Ótimas dicas!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?

    Poderia ter citado Anna e o Beijo Francês. Acho que é um dos YAs mais gostosos de ler! Concordo com você, existe alguns muitos bons e outros que deixam a desejar. Mas até hoje (depois de já ter passado dessa fase a muito tempo) continuo adorando o gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Eu já lê a culpa é das estrelas, e confesso que amei, foi um livro que me arrancou muitos suspiros. Me interessei pelo livro " Um caso Perdido", e adicionei na minha lista de leituras para 2017 :)

    Bjs

    ResponderExcluir