[Resenha] De olhos fechados, Tatiane Tálita

Título: De olhos fechados
Autora: Tatiane Tálita (cortesia)
Editora: Arwen
Páginas: 376

De olhos fechados nos apresenta à história de Manoela Vieira, uma advogada recém-formada que vê sua vida virando de ponta cabeça.

Manu foi convidada para a Conferência de Direito Penal na Suíça e lá esbarrou com a pessoa que mudaria tudo em sua vida, o lindo e fabuloso, Enzo Barbieri, um homem que emana poder e é extremamente misterioso. O sonho de todo advogado, inclusive da Manu, é trabalhar no escritório desse homem, Barbieri Associados, mas será que eles a contratariam, uma advogada júnior recém-formada? Suas chances aumentam quando, milagrosamente, Enzo parece ter um interesse em Manu. E Manu se vê perdidamente apaixonada por Enzo. 
“(...) Não estou me reconhecendo. — desabafei, tensa. Estava sendo completamente honesta com ela. O Enzo parecia estar impregnando em minha alma.”

Acalmem-se que esse livro vai muito além de uma história de amor clichê entre uma funcionária e um homem poderoso. Esse livro envolve todo o tipo de máfia que você pode imaginar e irá te surpreender e, de uma forma ou de outra, você terminará esse livro boquiaberto. 
“Minha alma estava condenada e eu não ligava para isso.”

A obra foi muito bem trabalhada e é notável que a Tatiane fez muitas pesquisas para escrever esse livro e, o que mais assusta, é que a obra está muito perto de ser real. Temos pessoas que compram outras o tempo todo, podemos ver isso pela quantidade de pessoas investigadas pela Lava Jato, por exemplo, também podemos comprovar isso pela quantidade de decisões judiciais que, até quem desconhece a lei, sabe que são erradas. E isso é um ponto muito forte do livro, principalmente, porque, até hoje, não havia lido nada com essa temática. 
“Tornamo-nos odiados, tanto fazendo o bem como fazendo o mal”.

Sobre os personagens, a Manu foi uma personagem que me encantou no começo, mas foi me decepcionando aos poucos por suas escolhas e sua forma de pensar. O Enzo, ao contrário do que muitos sentiram, foi um personagem que primeiramente me deixou apaixonada e arrebatada e depois despertou um sentimento de pena, pois é notável que ele só se tornou aquele tipo de pessoa e fez o que fez porque foi criado e moldado para agir dessa forma, então, não posso culpa-lo por suas escolhas. 
“Monstros não nascem, são criados”

O relacionamento dos dois pode ser descrito como uma montanha-russa. Em vários momentos estão completamente felizes juntos, mas depois algo ruim acontecer e eles tomam um banho de água fria. O melhor nesse quesito é que os acontecimentos que afastam o casal não são coisas banais, como estamos acostumados a ver em livros de romance. São coisas que você logo imagina: eu nunca reataria numa situação dessa e foi aí que me decepcionei com a Manu, uma personagem que tinha um conceito tão bonito sobre as coisas e foi mudando, que apesar de eu não aceitar, consigo entender. 
“- Não era isso que queria para nós, não era isso que queria para minha vida, Enzo. – confessei sentindo meu coração apertado, pronta para voltar a chorar a qualquer momento. – Não imagina o conflito em minha mente, entre meus princípios morais e meus sentimentos por você. (...)”

Logo após eu ter lido os cinco primeiros capítulos desse livro, conversei com a autora e ela me falou que seu principal intuito com esse livro era mostrar como as pessoas mudam quando recebem o amor – vide Enzo – e quando se decepcionam – vide Manu – e, nossa, ela fez isso muito bem.

Acho que nem preciso dizer isso, mas aí vai: Recomendo esse livro para todo tipo de leitor, é impossível não se sentir envolvido e ávido para saber o que vai acontecer.

Só acrescento mais uma coisa em minha resenha: Tati, lance logo o segundo volume, pois eu preciso saber o que vai acontecer. 
“– Você é meu sopro de vida. – confessou – Preciso de você.”

Roubei da autora, porque amo essa foto e não poderia fazer melhor 😂
Classificação:

37 comentários

  1. Olá, Bruna! Parabéns pela resenha, muito bem escrita. Livros com esse ar realístco sempre me atrai, e esse livro parece ser muito instigante. Abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bruna, você já sabe, eu amei sua resenha. Você conseguiu captar todas as nuances da história, entendendo o enredo da melhor forma, exatamente como eu queria, quando escrevi. Muito obrigada pela parceria e amizade. Fiquei muito feliz que tenha gostado da estória. O Enzo agradece. ;)

    ResponderExcluir
  3. Bruna, adorei a sua resenha e me deu vontade de ler esse livro. Vou procurar!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu nao conhecia o titulo, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito e achei a proposta interessante. Fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento e escrita da autora, ainda mais depois de sua motivação na resenha. Espero poder ter a oportunidade de ler também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá 😍
    Nossa quero saber os segredos desse livro, sério, amei a resenha ❤
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amei conhecer esse livro. Claro que de cara pensamos em clichê mesmo, mas conforme sua resenha avança, percebemos elementos não tão comuns em narrativas assim, como vc mesmo destacou. Já anotei a dica aqui e espero conferir em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, tudo bem?

    Adorei a premissa do livro, melhor ainda é saber que vai muito além do amor clichê e que a autora pesquisou bastante sobre o assunto. Fiquei curiosa agora!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá, bruna!
    ótima resenha, me fez ter vontade de ler mesmo não apostando muito na premissa.

    Abraços!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Resenha maravilhosa e super completa como sempre! No começo do post quando eu li "advogada" já abri um sorriso porque amo histórias que se passam nesse meio da advocacia haha.

    Beijos <3
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
  10. Bruna, não conhecia o livro e achei a capa maravilhosa. Realmente, a mensagem central do livro, que o amor muda as pessoas, é algo forte e no qual eu acredito muito. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Então, eu gostei da ideia da autora com a obra, mas confesso que não sei se é uma obra que eu leria. Eu gosto muito de romance, mas gosto mais desse romances com uma pegada mais leve e esse me parece ser uma leitura mais pesada. De qualquer modo, a sua resenha ficou ótima, adorei a sua sinceridade, mas dessa vez vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bru

    Adoro quando a gente percebe que a autora/autor fez uma vasta pesquisa para escrever a história, isso dá muito mais credibilidade! Eu não conhecia o livro em questão, nem a autora. Em um primeiro momento achei que fosse mais do mesmo, mas aí você falou que tem máfia e eu já gostei! Leria o livro sim! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? No início até achei bem interessante a ideia do livro e sua temática, mas conforme fui lendo esse interesse foi diminuindo um pouco, talvez pelo fato de pelo que falou eu com toda a certeza irei ter problemas com a protagonista e outra por envolver questão de máfias e tal... No entanto, ainda sim você conseguiu me deixar intrigada sobre ele e com toda a certeza irei dar uma olhada e anotar na minha lista. Quem sabe eu não goste, né?
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna,

    Fiquei bem curiosa por esse livro e pelo trabalho de pesquisa que a autora deve ter feito para escrever ele. Realmente é difícil imaginar que essa temática é uma coisa muito real. Acontece de verdade, mesmo que nós não imaginemos nunca que irá acontecer. Pode acontecer perto de nós mesmo.

    Dica mais que anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa que comentários lindos. A autor fica tão feliz.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro e fiquei impressionada com o conteúdo do enredo criado pela autora. Não deve mesmo ser mais um romance. Vou anotar a dica é ficar atenta pela continuação, pois prefiro esperar por ela antes de começar a leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Bru!

    Não dá pra começar a comentar aqui sem dizer que esse novo designer do seu blog está simplesmente lindo e gracioso. Amei!
    Quanto ao livro, acho que nem dá pra dizer que não sinto vontade de ler, né?! seus comentários me deixaram num estado de urgência incrível para ler esse livro. E caso os seus comentários não tivessem feito isso, os quotes que você trouxe fariam. Achei todos muito bem escolhidos por você e realmente muito bons.
    Espero, de ato, poder ler esse livro. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Desconhecia a obra e a autora, mas fiquei bem intrigada para conhecer todo o tipo de máfia que o livro trará além do romance entre Manu e Enzo.
    Os personagens me deixaram bem intrigada e suas atitudes parecem ser bem distintas dentro dessa montanha russa que é o relacionamento deles.
    A capa é maravilhosa e espero que a autora lance logo o segundo volume!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele. Fico feliz que tenha se interessado. O segundo volume logo, logo estará ai. Espero que leia e goste. Abraços

      Excluir
  19. OLá!
    Ainda não conhecia essa obra mas fiquei morrendo de vontade de ler, principalmente por causa dessa impressão tão boa que parece ser real, devido às pesquisas da autora. Pude ver que a obra foi muito bem construída e estou curiosa para acompanhar também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Se não me engano, já vi a capa desse livro por aí, mas não fazia ideia do que se tratava. Gostei muito de saber que a autora soube colocar os fatos de maneira bem crível, principalmente demonstrando que fez bastante pesquisa, dá até um gosto maior de ler.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Parabéns pela resenha! O enredo parece bem legal, mas não me chamou a atenção para sair correndo para comprar o livro. Não é o tipo de leitura que estou procurando agora.
    Gostei do que a autora quis mostrar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna!
    Acho que esse mês eu li uma resenha desse livro falando também muito bem dele. Porém não me entusiasmei pela leitura.
    Mas é bem importante conseguir ver essa pesquisa que a autora fez para escrever a história.
    Infelizmente dessa vez passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  23. Oi Bruna...
    A Arwen está vindo com uns livros incríveis hein?
    Não conhecia esse, mas meu Deus, já quero!!!
    Adoro esses livro clichês, adoro histórias de mafiosos... Sem contar que eu amei a capa do livro... Dica mais do que anotada!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse livro está na minha lista prioritária para aquisição, ele me ganha principalmente por conta de envolver coisas jurídicas e mafiosas, e claro um relacionamento que não podia faltar. Mas acima de tudo, essa capa maravilhosa que encanta desde o primeiro segundo. Mais uma resenha que deixa a vontade de comprar ainda maior, adorei.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna
    Amei sua resenha. Esse livro é a minha próxima leitura e estava louca para saber um pouco mais.
    Agora seu que provavelmente não irei me decepcionar e não vejo a hora de começar.
    Adorei as suas impressões e espero chegar ao final de boca aberta mesmo.
    Valeu a dica ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu adorei a resenha e fiquei bem interessado pelo livro. Gostei pois além de romance entre dois personagens, ele trás também algumas denúncias sociais. Espero conseguir ler a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Italo. O livro trás muito da realidade social e politica do Brasil. Espero que goste.
      Grande abraço.

      Excluir
  27. Oi, Bruna!

    Esse livro parece ser magnífico! Estou apaixonada pela capa! O enredo me chamou muita atenção e parece ser o meu tipo. Parabpens pela resenha, a dica está anotadíssima!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Estou amando cada comentário. Bruna sua resenha é um sucesso.

    ResponderExcluir
  29. Olá.

    Esse livro me ganharia pela capa e agora pela sua resenha. Achei muito interessante e fiquei muito curiosa com todo enredo e tal. Não conhecia a autora, mas ela já me ganhou e me deixou curiosa. Amei! Espero ler mais p frente e gostar também.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Já conhecia o livro pela capa, mas desconhecia o enredo. E tenho que confessar que estou extremamente interessada em saber o que vem pela frente.
    A capa deixa um ar de suspense e ameaça no ar. Ago realmente que não sei explicar bem.
    Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Uau que livro é esse? é impossível deixar passar despercebido depois de tantos elogios assim. Fiquei mega curiosa com a trama, parece ser bem envolvente e com personagens ótimos. Adorei conhecer a obra e saber mais da sua opinião, com certeza irei adquirir em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir