Ler para Crianças - Semana das Crianças #1

Olá queridos, como vocês estão?

Como vocês já devem ter visto, faremos uma Semana das Crianças, isso mesmo, pessoal, uma semana destinada a indicações de livros aos pimpolhos, que tanto amamos.


Para a primeira postagem, escolhi falar com vocês sobre um tema que, para muitos, pode ser polêmico, ler para crianças. Não tenho filhos e nem crianças em casa, mas, sempre que encontro pessoas que tem eu faço a seguinte pergunta: Você lê para seu filho? Quase sempre, infelizmente, a resposta é não. E a justificativa de muitos é que não tem tempo ou não sabe se isso beneficiaria o filho.

Fiz uma pesquisa e encontrei uma reportagem no site da Revista Crescer, que fala da importância desse hábito.

Fonte
De acordo com a reportagem, “mergulhar em histórias, sejam elas de ficção ou não, é parte importante do desenvolvimento infantil e pode trazer uma série de benefícios. Lucas tem apenas 2 anos de idade e já é a prova de como a leitura faz bem. Recentemente o menino – que houve histórias desde seus 6 meses - surpreendeu toda a família quando, em uma visita ao zoológico, reconheceu a girafa, a abelha e até um tucano. “Ele já tinha visto esses animais antes, nos livros”, conta orgulhosa a mãe Jussara Ribeiro, 37, que é professora de educação infantil e sabe bem a importância da leitura: “Percebo que as crianças se tornam mais criativas, desenvolvem escrita, conseguem ter muitas ideias. O Lucas, por exemplo, nem sabe escrever ainda, mas é bastante curioso e se expressa muito bem”, observa.

Como vocês podem ver, Lucas, ouvia as histórias desde os 6 meses de idade e, mesmo que não tivesse idade o suficiente para discernir o que a mãe ou o pai lia para ele, aquelas histórias desde cedo o ajudou a aprender sobre os animais e o tornou mais criativo e curioso, o que é muito importante.

De acordo com a psicóloga Frinéa Brandão, “Mesmo antes de o bebê balbuciar, os pais já podem começar a contar pequenas histórias, desde que respeitem a capacidade de entendimento do filho. No início, elas precisam ser bem curtinhas e leves. Com o tempo, a própria criança vai começar a pedir mais emoção, o bem e o mal e o monstro.

Se você é uma pessoa que não gosta de ler e pensa que ler para seu filho pode ser uma perda de tempo, você ainda pode inventar histórias para ele baseado no que ele está vivendo no momento. Se está querendo dar seus primeiros passos, crie uma história em torno disso e deixe a sua imaginação voar, assim como a do seu filho, afinal, vocês podem se divertir juntos!

O site apresenta alguns passos para os pais e as mães aproveitarem este momento com seus filhos!

Fonte
1º passo – Escolha uma história adequada para a idade e para a situação que a criança está vivendo. Quando mais elementos da história ela puder reconhecer, melhor será o interesse;
2º passo – Antes de ler o livro ao seu filho, faça-o primeiro para você, para que as partes impactantes fiquem bem gravadas e você consiga deixá-las ainda mais emocionantes. Se vai tirar a história da cachola e não de um livro, faça o mesmo, contando para você antes de contá-la ao seu filho;
3º passo – Uma narrativa leva ao mundo da imaginação e do sonho, então, nada melhor do que criar um clima antes de começar a leitura. Prepare um espaço para a história, vale um cantinho especial no quarto, a luz mais baixa, almofadas no chão...
4º passo – Dar ritmo à narrativa é um dos mais importantes, afinal, história que é boa mesmo precisa ter ritmo. Se o herói está mais pensativo, fale mais pausadamente e com tom de voz mais baixo. Se ele estiver em um momento mais intenso, uma fala firme e apressada combina bem e vai prender a atenção do seu filho;
5º passo – Dê um bom fechamento à história. Por isso, “amanhã eu continuo” vai deixar a criança pequena ansiosa. Leia até o fim. E lembre-se de que o seu filho precisa sonhar e, por isso, quanto mais mágico for o final, mais realizado ele ficará. E tem jeito melhor de embalar o sono?

Você tem um filho ou conhece alguém que tem? Essa pessoa lê para o filho? Você tem esse hábito? Deixe sua opinião nos comentários!


Beijos,

21 comentários

  1. Olá,
    Linda a ideia de vocês e já começou com uma postagem maravilhosas.
    Ainda não tenho filhos, mas tentarei sim habituá-los ao mundo da leitura, já que meus pais não tiveram essa paciência comigo haha
    É algo que até firma um laço maior de confiança. *.*

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. oláá!!
    Ah, mas que ótima ideia!! Amei!! Acho a leitura fundamental para uma criança não apenas para criar esse gosto, mas até para a formação da cabeça, das opiniões.. <3 Eu sou apaixonada por livros e, com certeza, quando tiver um (ou mais) filho vou ler muito! Por enquanto, incentivo minha priminha hehe
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que post ótimo e como merece atenção.. acho muito válido a iniciativa de ler para crianças.. eu mesmo espero poder ler muito quando eu tiver um filho... sempre incentivo meus sobrinhos e outras crianças nesse hábito!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Bruna, adorei sua postagem e saber da semana da criança. A leitura é fundamental no aprendizado e na formação do caráter, desde pequena que eu leio, meu pai me enchia de livros (muitos eu tenho até hoje) e lia para mim até eu aprender a ler sozinha, o que me rendeu muito mais livros kkkk eu tenho um filho de três anos e desde que ele era um bebezinho eu leio para ele. Agora ele tenta ler sozinho, não consegue mas tenta kkk ele adora ler, me pede os livrinhos e até diz que está me contanto, acho o maior barato porque ele gravou as histórias e até muda a voz nas falas dos personagens.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, que post amor!!! Vou compartilha-lo no meu facebook, porque é mega pertinente. Sou mãe e desde cedo, desenvolvi o habito da leitura no meu filho que hoje tem 9 anos e já escolhe os próprios livros, mas sempre passam por mim, para eu ler, não exatamente para eu aprovar... rs
    Amei o passo a passo!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bruna adorei ver essa reportagem, embora eu já saiba o quanto faz bem ler para as crianças. Tenho uma sobrinha pequena e costumo fazer justamente isso com ela, compro vários livros, porém deixo ela escolher qual vai ser o livro do dia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna.
    Gostei muito da sua ideia de fazer uma semana dedicada às crianças!
    E você começou muio bem com esse tema. Eu tenho um priminho de quatro anos e eu sempre o presenteio com livros e leio para ele. É algo realmente muito mágico porque ele fica encantado e depois reconta a história com as palavras dele. É impressionante e faz muito bem o desenvolvimento dele.
    Abraços.

    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  8. Adorei e post, acho super importante a questão de ler para uma criança, por isso tenho um projeto com este objetivo.

    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru,
    Adorei o post. Eu nunca li para uma criança, mas achei mágico o modo como ela pode entrar no mundo da imaginação apenas com algumas histórias.

    No mundo que estamos, acho que não tem uma criança que troque um celular por um livro. Eu vou incentivar os meus primos a ler livros.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já amei essa primeira postagem da semana!
    Eu fico muito triste quando fico sabendo que as pessoas não lêem para seus filhos, porque cresci em uma casa que a leitura sempre foi encorajada. Adorei suas dicas e acho que pode ajudar muitas mamães e papais a criar esse hábito nos pequeninos.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu acho que esse tema não e bem polemico por ca (Portugal), apenas pouco falado e caído no esquecimento! :)

    Acho que sim, tem muitos benefícios (tal como a autoleitura) e ate levara a que o fuilho se possa tornar num leitor. E claro que tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo da criança... :) Adorei ler os passos também! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-do-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, tudo bem?
    Conheço várias pessoas que têm filhos, mas infelizmente, que eu saiba, nenhuma delas têm o hábito de lerem para os filhos. Eu amei a sua postagem pois ela demonstra o quanto é importante desde cedo, colocar as crianças no mundo da leitura. Minha mãe nunca leu para mim, mas meu irmão mais velho uma vez ou outra contava histórias e eu adorava isso. Pena que as histórias que ele me contava não tinham finais tão mágicos assim, se é que você me entende, hahaha. (chegava até a implorar para dormir junto com ele de tão assustada)
    Adorei saber dos passos que a mãe ou o pai deve tomar antes de ler para seus filhos. Concordo com a parte do desfecho, pois já ouvi falar de mães que ficavam muito cansadas com a rotina cansativa que tinham e paravam a história na metade. Se nem nós, adultos, gostamos de fazer isso quando a história está muito boa, imagina as crianças?
    Enfim, eu amei a sua postagem e com certeza agora me sinto na obrigação a dizer para as minhas amigas que são mães a criarem esse hábito o quanto antes! :)

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna!
    Adorei o tema dessa primeira postagem!
    Eu comecei a gostar de ler por causa da minha mãe, que lia para mim quando eu era pequena. Eu sempre vou lembrar das várias noites que ela lia para mim "Bisa Bia, Bisa Bel" e muito por causa disso, sei o quão importante é ler para as crianças. Além de incentivar e ser muito importante para o crescimento, ela pode aprender ler e escrever muito mais rápido.
    Não tenho filhos, até porque tenho 18 anos, rsrs. Mas tenho dois irmãos mais novos e que aprenderam a ler muito por minha causa.
    Meu irmão, que hoje tem 11 anos, começou a ler muito rápido pois ele queria me imitar - e eu lia (e ainda leu) muito! E apesar dele não ser tão fã de livros, ele é muito esperto, e acredito eu que isso aconteceu porque eu lia para ele também quando era mais novo.
    E minha irmã que tem 7 anos está começando a ler agora, mas eu sempre que posso leio para ela e ela adora. Talvez ela puxe mais para mim, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/acqua-toffana-e-de-matar.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna, comecei a ler quando era bem nova, tanto que na minha adolescência eu já tinha uma coleção básica de livros... Aquela coleção Vaga-lume era uma das minhas preferidas! Meus filhos, de 3 e 13 anos, seguem meu exemplo (ainda bem), e espero que levem esse hábito pra vida toda! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oiee Bruna ^^
    Eu sempre gostei de ler, então não consigo imaginar como seria a minha vida sem os livros. Acho que completamente diferente do que é hoje. Sinto-me triste por ver e saber que muita gente não incentiva os filhos a ler, pois, como leitoras, nós sabemos o que essas crianças e adolescentes estão perdendo, né? Não lembro bem como comecei a ler, mas ler para os filhos é uma boa, acho que todos deveriam fazer isso.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Desde sempre eu acho lindo incentivar a leitura e eu tento com a minha sobrinha, tanto que ela já tem uma pequena coleção de livros, mas confesso que ler pra ela ja é mais complicado, pois não tenho paciência. No entanto, eu acho realmente bem importante incentivar a criança desde cedo, ler pra ela é ótimo, além de que ser um exemplo também é. Se uma criança te vê se divertindo lendo, ela também vai achar que é divertido, vejo isso em casa. Enfim, eu espero conseguir trabalhar a minha impaciência para então conseguir ler para minha sobrinha e para meus futuros filhos, quem sabe.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oie,

    Eu li outra noticia parecida! A diferença é que dizia que desde o ventre a criança já era para ser estimulada pelos pais em relação a ouvir histórias, músicas e dessa forma ela nasceria em contato com um mundo. Querendo ou não é muito importante o incentivo á leitura, principalmente nos dias de hoje que os pequenos estão cada vez mais tecnológicos. Não fui incentivada pelos meus pais, e infelizmente tive que sentir o prazer pela leitura depois de adulta. Hoje, eu procuro incentivar os meus sobrinhos e as crianças da minha igreja! E acho super divertido tratar a leitura nessa fase de uma forma mais leve e colorida.

    ResponderExcluir
  18. Boas dicas, vou usar elas para ver se meus sobrinhos começam a se encantar pela leitura desde cedo. Acredito que a criança possa se divertir com as leituras e viajar para outros mundos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, tudo bem? Eu sou mãe do Cauã que tem seus anos e da Marina que tem cinco e os dois já tem até carteirinha na biblioteca então já dá para imaginar o quanto incentivo a leitura neles assim como meus pais me incentivaram quando eu era criança.
    Dias atrás comprei um livro chamado o monstrinho do egoísmo e li para os dois que estão em uma fase complicada de não querer dividir e compartilhar as coisas. A leitura do livro surtiu efeito e os dois mudaram o comportamento através de uma leitura. Eu acho que todos deveriam ler para uma criança e adorei o post que trouxe! Inclusive vou compartilhar na minha timeline! Parabéns!
    BJ

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Adorei o post dedicado aos pimpolhos. Também não tenho crianças em casa, mas com certeza iria adorar ler para uma ou contar uma história.
    Tenho várias lembranças da minha mãe contando histórias para mim e meu irmão e lembro de várias delas (ahhh o algodãozinho!!!) e acredito que isso tenha influenciado e muito pois sou muito curiosa e amo ler!!! Principalmente fantasia!! O banco Itaú tem o projeto Leia para uma criança e disponibiliza todo ano dois livros para solicitação! Acho incrível a iniciativa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruna, tudo bem?
    Acho mega importante a leitura na vida das crianças, eu comecei a ler desde muuuito nova, eu lembro que na época eu gostava muito de gibis da turma da Mônica. E isso foi aumentando meu hábito, tanto que hoje sou uma leitora assídua. Então, com certeza irei incentivar a leitura para todas as crianças que terei oportunidade de mostrar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir