Eixos temáticos #08

Olá leitores!

Hoje estamos dando continuidade à coluna de Eixos Temáticos. Neste quarto post, vamos tratar do eixo Os melhores clássicos, afinal, ler livros atuais é bom, mas ler um clássico é sempre importante e agrega muito, não acham?

Vamos, então, aos selecionados da vez:

O Sol é para Todos, Harper Lee

Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.


O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Livro de criança? Com certeza. 
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes? Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.

A Lista de Schindler, Thomas Keneally

A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas.
Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prêmio Booker, da Inglaterra. Levado às telas com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 pela Associação dos Críticos de Nova York e de Los Angeles.

Esses livros são, em nossa opinião, ótimos clássicos. Nos contem se vocês já leram algum deles e quais clássicos mais gostam.


Beijos,

19 comentários

  1. Oi! Dentre esses clássicos citados por você, eu li todos esses. Aliás, excelente as suas indicações, eu particularmente gosto por demais de todos esses. No entato, sempre temos um favorito, né verdade! E o meu preferido é o pequeno príncipe, esse opúsculo está entre os melhores livros, que já li em minha existência. Adorei o post. Parabéns e abraços!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Desses, já li pequeno príncipe. Os outros só ouvir falar, e me deu muita vontade de lê-los.

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de ler "O sol é para todos", sem dúvida um grande clássico da literatura que merece ser lido por todos.
    Ainda não li "A lista de Schindler", mas quero fazer isso algum dia.

    ResponderExcluir
  4. Adorei os livros citados. ♥
    Amo esses livros, principalmente "O sol é para todos", adoro livros com um eixo mais histórico.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Ótimas indicações. Dessess, infelizmente só li O pequeno príncipe, mas ainda quero muito poder ler O sol é para todos e A lista de Schindler.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, vou olhar no blog aa outras colunas, sobre os citados do post já ouvi falar de todos, mas conheço bem apenas o Pequeno Príncipe. Concordo que ler clássicos agrega valores, muito bom post e vou acompanhar seus post sobre o tema.
    😘

    ResponderExcluir
  7. Oie, bru, já li o sol é para todos e o pequeno príncipe. A lista de chindler ainda não. Adoro os dois primeiros e os acho realmente muito importantes. Como você sabe eu tenho o meu desafio de um clássico por mês e ele me apresentou coisas bem interessantes, como o sol é para todos, a cor púrpura, e o favoritinho, capitães da areia, dentre outros que eu não conhecia como senhora, ciranda de pedra, alice no país das maravilhas, 1984.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Adorei o seu post e as suas indicações, é uma boa forma de incentivar a leitura desses e de outros clássicos. Infelizmente ainda não li nenhum deles apesar de ter vontade de ler O Sol é para todos por conta de todos os temas que ele aborda. Ganhei O Pequeno Príncipe da minha mãe há algum tempo mas admito que não tenho interesse em o ler apesar de ser um livro elogiado nos quatro cantos do mundo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Das suas indicações, só não li O Sol é Para Todos. Até comecei, mas nem sei explicar porque não conclui. Lendo sua opinião, acho que deixei passar um livro ótimo. Vou tentar novamente.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Me julgar, mas nunca li esses clássicos, ,mas o que eu me culpo por não ter lido é o Pequeno Príncipe rsrs, ele é tipo uma Bíblia para os leitores rsrs. Quero também ler o Sol é Para todos, pois também tem um ereto bem legal, sem falar na quantidade de elogios que ela carrega rsrs. Adorei a colina. Quanto aos outros títulos eu não tenho muita vontade de ler! Até mais vê amore
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna. Menina, eu estava com saudades dessa coluna, acho muito legal como você consegue comparar alguns livros por um determinado tema, livros que jamais imaginei fazer qualquer comparação, como esses, por exemplo. Eu ainda não li nenhum (vergonhoso eu não ter lido O pequeno príncipe) mas tenho curiosidade com todos eles.

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu post!
    Da sua lista já li O pequeno príncipe (e quem não leu?), e sou muito curiosa pra ler O Sol é para todos, pois sempre vejo pessoas falando sobre ele (inclusive em outros livros) então pretendo ler em breve.
    A Lista de Schindler eu sabia que tinha o filme e tenho o interesse de assistir, mas saber que tem o livro agora, bem, preciso lê-lo primeiro, né?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  13. Clássicos são perfeitos... eu amo enlouquecidamente. Eu tenho o Sol é para todos, mas ainda não li, o que é praticamente um sacrilégio. A lista de Schindler eu vi só o filme, e uma única vez. É muito bom, mas fiquei tão triste que não consegui ver novamente. E o pequeno príncipe é um dos meus preferidos. J´´a perdi a conta de pra quantas crianças eu dei esse livro.

    ;D
    Nelmalina Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Tenho vergonha de admitir que quase não leio clássicos, as vezes me dá preguiça com a escrita densa. De qualquer maneira, morro de vontade de ler o pequeno príncipe, inclusive, está na minha wishlist.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Dos citados só li O pequeno príncipe e amo! <3
    Os outros eu quero muito ler, já estavam nos desejados, mas ver aqui no seu post só me deixou mais ansiosa para tê-los na estante e ler. Adorei as indicações!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, a Lista de Schindler eu vi apenas o filme, que é bom demais e amei. O Pequeno príncipe eu li duas vezes, a segunda foi no ano passado inclusive. O Outro eu ainda não li.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei a lista,trouxe clássicos bem interessantes e que eu morro de vontade de ler, principalmente o sol é para todos pois vejo muita gente morrendo de amores por ele.
    Não sei se quero ler o pequeno principe tanto quanto os outros mas irei ler um dia com certeza

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Esse livros são bem fortes e trazem mensagem bem profundas. O que mais quero ler é O Pequeno Príncipe. Até tenho ele em casa, mas ainda não tive tempo de ler. A Lista de Schindler eu vi o filme e foi muito sofrido para mim, acho que não aguento ler o livro que é mais rico em detalhes.
    Clássicos são sempre clássicos.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir