[Resenha] O Lado mais Sombrio, A. G. Howard - Splintered #1

Título: O Lado mais Sombrio
Autora: A. G. Howard
Série: Splintered #1
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Onde Comprar: Saraiva | Submarino

Em O Lado mais Sombrio conhecemos a história de Alyssa Gardner. Sua vida não possui nada de normal, sua mãe foi internada em uma clínica psiquiátrica e ela ouve insetos e flores. Tudo isso se deve aos fatos que sua tataravó, Alice, cometeu quando entrou no País das Maravilhas, sim, a história escrita por Lewis Carrol foi baseada em fatos reais.

Acontece que todo aquele esplendor descrito por Lewis Carrol foi distorcido e o País das Maravilhas não é essa maravilha toda.

Alyssa não sabia desses erros de sua tataravó e tentava viver normalmente, mas, após uma visita à mãe, ela percebe que precisa fazer algo, precisa ir até o País das Maravilhas e resolver isso, ou ficará louca. É por conta dessa sua determinação que Alyssa embarca em uma viagem para dentro da toca do coelho junto de Jeb, seu amor de infância, e tenta corrigir os erros para se livrar dessa maldição.

“Quanto tempo ainda tenho antes de a maldição me pegar de vez?”

Quando Alyssa embarca nessa viagem, percebe que ela já esteve naquele lugar com Morfeu e encontra um universo bem dark e com coisas assustadoras.

Há muito tempo tinha interesse em ler esse livro, mas sabe quando você vai adiando a leitura, pois não tinha comprado o livro. Quando a Novo Conceito enviou o terceiro volume, para resenhar ele precisaria ler os anteriores, por conta disso, corri, adquiri meu ebook, e comecei a ler, mas, pasmem, levei bem mais de um mês para ler o livro, pois, simplesmente, não conseguia me envolver com a história, estava achando extremamente cansativa e cheguei a pensar em desistir.

Como não tenho o costume de desistir de leituras, me esforcei até que consegui concluir e fiquei satisfeita por ter feito isso. Nesse livro temos um triângulo amoroso entre a Alyssa, Jeb e Morfeu. O Morfeu foi um personagem bem ambíguo, não consegui gostar dele nem desgostar. Ele é aquele tipo de personagem que que tem atitudes que o tornam odiável, mas, ao mesmo tempo, tem atitudes que nos fazem gostar dele. Nesse volume ele foi bem neutro para mim. Já Jeb é aquele príncipe encantado que faz tudo para defender a amada e isso conquistou meu coração. Nem preciso dizer que sou #TeamJeb, não é mesmo?

Em relação à Alyssa achei a personagem bem construída, mas com umas atitudes imaturas e confusas, mas não atrapalhou o andamento da história. O que mais me cansou foram as descrições, apesar de dar uma boa ideia do lugar e dos acontecimentos, achei que elas foram cansativas e poderia ser mais bem elaboradas. Mas, conforme fui lendo, fui pegando o ritmo e chegou um momento que não conseguia largar o livro.

“ – Estamos muito altos... Isso faz meu estômago dar um nó.
(...)
 – É assim que você sabe que está viva, Alyssa. Os nós.”

O Lado mais Sombrio é um livro cheio de reviravoltas que se passa em lugares bonitos e assustadores. Foi uma boa introdução para a série e me deixou bem curiosa para continuar a leitura dos outros livros. Recomendo para quem curte uma fantasia com uma pegada mais dark e romântica, ao mesmo tempo.


 Classificação:

30 comentários

  1. Oiii Bruna

    FAz tempo que tenho essa série marcada entre os meus pendentes, amo retellings e ainda mais se for da Alice. Eu acabei meio que desistindo da série depois de uma amiga ter o mesmo problema que vc, era estancou na série e não conseguia sair porque dizia que odiava o personagem do Jeb... Ela criticou tanto o livro que desmotivei de ler.
    Agora, talvez seja hora de dar uma oportunidade já que esse livro tá já criando pó na minha estante...coitado

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi, comecei a ler essa série pelos mesmos motivos que você. Esse mundo de Alice no País das Maravilhas mais gótico me encantou muito e os mistérios também. A cada página surge uma nova verdade que nos deixa pensando no que devemos realmente acreditar. Também sou #TeamJeb, embora ache o triângulo amoroso totalmente desnecessário.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu gosto muito desse livro, apesar de algumas ressalvas. Sua resenha conseguiu expressar bem o que eu também senti ao fazer essa leitura. Primeiramente, o que mais me chamou a atenção mesmo foi por ser relacionado a trama de Lewis Carrol. Claro que sou TeamJeb também né?! <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, acho a capa deste livro ótima, mas não curto releituras e não gosto do universo da Alice, então, nunca me interessei em ler este livro. Que bom que você insistiu e acabou gostando, ao ponto de dar continuidade a serie. Eu ainda estou pensando se darei uma chance...
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, confesso que esse livro não me chamou muita atenção justamente por se passar no mundo de alice no ppaís das maravilhas e eu não gostei muito desse livro. E que pena que a leitura foi arrastada mas felizmente o fim valeu a pena né. Espero que você acabe gostando mais dos próximos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna. eu acho as capas dessa série muito bonitas e estou bem curiosa com as leituras. Acho super chato quando um livro começa nos desagradando e a leitura fica pesada e vai se arrastando, mais de um mês para terminar é algo muito massante Mas o fato de você ter persistido na leitura e por fim ter gostado me mostrou que vale a ena dar uma chance para o livro, principalmente porque eu quero ler os outros volumes.

    ResponderExcluir
  7. Oie amoreca, a algum tempo essa série está em minha lista de desejados.
    Amoooo.. cada vez mais... a cada resenha, comentário... fico ainda mais com vontade de ler.
    As capas são lindas, e a história parece ser maravilhosa.
    Adorei as fotos da sua resenha ^.^

    Já assistiu a série Once Upon a Time - é muitoooo boa... resolvi falar por conta de se tratar de contos de fadas né!

    Beijokas!!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola Bruna adoro releituras e esse livro já está em minha lista de leituras, gosto desse mundo mais sombrio, o que me incomodou um pouco é o triângulo amoroso que prefiro evitar, espero que não atrapalhe a leitura. BEIJOS

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Comecei a ler esse livro mas parei no meio rs talvez eu volte a ler novamente.
    Parabens pelo blog!
    Tem projeto no meu blog,vem participar e espalhar alegria na net
    http://aspoesiasdananda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.

    Estou doida p ler esse livro, pois vejo muitas pessoas falando bem da obra e que a trama é fantástica. Agora lendo sua resenha fiquei mais curiosa em conhecer o livro, ainda mais que eu gosto de livros de fantasia e românticos. Anotei a dica e espero ler em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, eu li esse livro quando ninguém ainda conhecia ele! Rsrs. E me apaixonei....bom sou suspeita para falar pois tudo que envolva o mundo de Alice no País das Maravilhas de alguma forma me encanta. Assim como você acho os personagens bem construídos com in cenário lindo e adoro ainda mais o lado sombrio de Morfeu! O fato é que quando li esse livro ainda não tinha saído no Brasil os outros dois. E agora que já saiu pretendo reler esse é ler os outros dois. E preciso fazer isso logo. E essa capa é fascinante também neh?
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna!
    Alice no País das Maravilhas é meu conto infantil favorito, então qualquer releitura dessa obra me chama a atenção imediatamente.
    Fiquei mega curiosa com esse livro desde o seu lançamento e quando o ganhei fiquei empolgadíssima. Mas como se tratava de uma série e aquele era apenas o primeiro livro, decidi esperar um pouco mais para o lançamento dos demais.
    Está na minha meta de leitura para este ano e espero conferir em breve.
    Pena que a leitura foi lenta para você. Espero que as descrições exageradas não atrapalhem meu ritmo de leitura também, pois tenho expectativas altas em relação a esse livro.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu estou com o último livro aqui da trilogia para ler, mas ainda não comecei. Essa trilogia bem conquistou bastante desde o primeiro capítulo, e cada volume mostrou-se bem envolvente. Espero gostar bastante do desfecho da história, e acredito que você vai gostar da continuação.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu sempre pego esse livro na mão, mas como você, sempre desisto da leitura. Acho a temática super interessante, porém tem algo que me afasta dele.
    Apesar de não ter lido "Alice no País das Maravilhas", eu adoro a história - e imagino que algo relacionado a esse mundo tem muita chance de dar certo.
    Que pena que o começo é meio enrolado. Pelo menos o final é bom e a autora consegue melhorar isso.
    Acho que lerei primeiro no Kindle, para se gostar, depois comprar ele em físico.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee Bruna ^^
    Poxa, que pena que o livro não te agradou tanto no início *-* Aaah, desta vez estamos em times opostos! Sou #TeamMorfeu desde o primeiro instante kkk' tudo bem que o Morfeu é um fdp na maioria das vezes, mas Aaaah ♥ ele é tão apaixonante! O segundo livro é mais impressionante, confie em mim! Terminei "Atrás do espelho" tremendo de ansiedade para ler logo o terceiro, de tão incrível que é a continuação!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Eu sou muito fã de releituras e adaptações de clássicos, e foi com esse motivo que fez eu procurar esse livro para comprar, lembro que na época de seu lançamento eu quase enlouqueci minha mãe, mas ela deu um nega não pra mim. Mas finalmente consegui o livro o ano passado numa troca, achei bem legal a leitura e espero conseguir o livro dois. Achei a Alice bem legal, gostei das maiorias de suas atitudes. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Sou suspeita porque eu amei a adaptação da autora e me apaixonei pelo mundo e os personagens criados por eles. Já li os três e fiquei mega triste por ja ter acabado a história hhahah
    Pra mim Alyssa tem mais destaque que a própria Alice <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Li este livor a um tempo e gostei tanto da história. Sempre gostei muito da obra de Lewis Caroll e achei que essa adaptação ficou excelente. Eu também adoro o Jeb, confesso. Mas no segundo livro me apaixonei mais pelo Morfeu haha. Ainda não li o último livro, então estou meio divida, mas espero em breve poder fazer isso.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  19. Olá, Bruna, tudo bom? Gostei muito da tua resenha! Ultimamente tenho visto muita gente falar bem do livro e minha vontade de ler cresceu bastante, apesar de não gostar da história original acho que irei gostar dessa releitura mais sombria. Acho que as várias descrições também me cansariam um pouco, mas quero ler mesmo assim. Ah, acho as capas dessa trilogia maravilhosas!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha expectativas imensas acerca deste livro mas tive que o abandonar. Sério, é muito irritante que a personagem dependa daquele cara chato pra tudo, ela tinha de tudo pra ser forte mas nããão, tem que ficar donzela em perigo pra ele ir salvar ela. E ainda ficar mandando nela. MDS, acho que li umas cem páginas e desisti. Se o livro fosse físico teria botado fogo nele, mas ainda bem que não era. BEijos e fique com minha revolta, hehe.

    ResponderExcluir
  21. Oii!
    Esse livro é um grande duelo interno meu desde quando ouvi falar dele pela primeira vez. Achei a capa MARAVILHOSA e a ideia toda dele muito, mas muito interessante. Mas sempre ouvi críticas tão negativas que me desestimulei e hoje ele tem essa aura negra toda vez que vejo ele na livraria haha
    Fico feliz em saber que, apesar de ter demorado, você ainda achou o livro bem construído apesar da personagem principal ser um pouco imatura. Mas mesmo assim, ainda me preocupo porque todas as resenhas que vejo até podem falar bem desse primeiro livro, mas sempre falam mal das continuações :/
    Fico esperando sua resenha dos outros volumes pra ver o que você achou e se vale mesmo a pena :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem ?
    Faz algum tempo que conheço o livro, mas por algum motivo nunca li e nunca surgiu o interesse de ler. Também sou difícil de desistir de um livro. Mesmo ele sendo chato geralmente leio até o fim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Bruna!
    Adoro adaptações de contos ou histórias afins.
    Sou louca pra lessa série!
    Que bom que você não desistiu da leitura, hein? As vezes o livro começa um pouco cansativo mas depois acaba engrenando rsrs.
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Diferente de você, logo que comecei essa leitura não consegui mais largar. Gostei muito das descrições da autora e também de nunca saber em quem podia confiar durante a leitura. Só que faz um tempo que estou adiando a leitura do segundo livro, por medo de me decepcionar haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna,
    Acho linda a capa desse livro. Confesso que quando criança a história da Alice me assustava um pouco, mas agora acho esse universo encantador!
    Deve ser uma leitura bem gostosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Personagens com atitudes imaturas me incomodam um pouco, mesmo assim esse livro parece ser bem encantador por abordar o País das Maravilhas de uma forma diferente. Fiquei bem curiosa pra conhecer, a capa é linda ♥

    ResponderExcluir
  27. Oie! Até fiquei com medo enquanto fui lendo sua resenha, pois passei por uma experiência quase idêntica a essa. Iniciei uma leitura e também quase desisti, principalmente pelos detalhes em excesso, mas, no final, acabei ficando feliz por não fazê-lo, pois se tornou uma leitura ótima. Que pena que o começo foi arrastado para você e que a leitura tenha levado tanto tempo, mas fico feliz em saber que o final foi agradável. Faz tempo que quero ler essa série e espero que isso aconteça em breve.

    Beijos,
    Fernanda Goulart

    ResponderExcluir
  28. Oie Bruna,
    também já faz bastante tempo que quero ler esse livro, mas sinceramente ainda não cheguei ao ponto de pegá-lo para ler justamente porque desse inicio lento e arrastado que todos comentam, pois assim como você não sou de abandonar leituras, mas para não prejudicar meu desempenho costumo pausar e seguir com outras histórias até ter coragem para retomar, e no momento estou com várias leituras e andamento e não me animo a acrescentar mais essa, pelo menos não por hora... Nem o fato de você não ter se arrependido de prosseguir a leitura me anima a arriscar, agora. Então vou deixar essa para um período menos sobrecarregado, se é que esse dia existirá.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna, estou em uma verdadeira enrolação com este livro. Tenho há um tempão mais ainda não o li. Já o trouxe para a cabeceira da cama e ainda nada. Gosto muito de releituras, mas talvez por esta ser baseada na Alice, é que ainda não tenha me esforçado para ler. Não sabia que a descrição excessiva dos locais tenha deixado o enredo um pouco cansativo. Uma pena este detalhe. De qualquer forma, ainda não desisti do livro :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Faz um tempinho que li esse livro e gostei bastante dele, adorei a forma que a autora fez o País das Maravilhas. Eu sou #TeamMorfeu mesmo pelas atitudes suspeitas dele, achei Jeb um pouco chato. A única coisa que eu gostei muito foi algumas das atitudes da protagonista durante a história.


    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir