[Resenha] Eternidade por um fio, Ken Follett - Trilogia O Século #3

Título: Eternidade por um fio
Autor: Ken Follett
Trilogia: O Século #3
Editora: Aqueiro
Páginas: 1072
Onde Comprar: Saraiva

Não sei muito bem o que dizer deste terceiro livro da trilogia O Século. Meus pensamentos estão divididos entre "Eu amo Ken Follet" e "Este livro me decepcionou". A verdade é que nenhum deles está errado: amo de paixão o autor, mas eu realmente esperava muito mais de Eternidade por um fio. Não sei se porque os dois primeiros livros foram esplêndidos demais ou se foi o tema - a Guerra Fria - que "estragou" um pouco os ânimos da estória. Não me entendam mal, não é menosprezo pela História, porém comparativamente com a Primeira e Segunda Guerras a emoção transferida para o leitor é mais fraca. Enquanto de um lado encontramos bombas, combates e mortes, de outro é apenas a complicada diplomacia.

No fim, acho que foi de tudo um pouco: o tema não ajudou e ainda por cima o autor errou um pouquinho a mão do livro. No início, as páginas parecem que vão pegar fogo e do meio para o fim vão esfriando tanto que viram cubinhos de gelo. É por essa razão que li 80% num ritmo acelerado e parei. Terminei de ler o restante apenas alguns meses depois.

Há outro ponto de vista, no entanto... Talvez o grande problema de Eternidade por um fio esteja no fato de que ele é muito mais um livro teórico que propriamente um romance. Se você gosta de História, leia. Mas se você é mais chegado para o lado romântico, esqueça. (E para aqueles que vão dizer que a parte histórica também foi pessimamente desenvolvida: concordo, só que ao mesmo tempo eu penso diferente. A Guerra Fria é um assunto complexo demais e que resultou diretamente em uma infinidade de conflitos. É bom senso, não dá para simplesmente querer tudo num livro só. Penso que autor fez a escolha dele, selecionou algumas partes e "excluiu" outras. E, sim, ele poderia ter escrito mais de um livro para essas décadas. Mas não escreveu. Então vou avaliar o que foi feito e não o que "poderia ter sido feito".)

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, não havia necessidade dos personagens serem tão cativantes como os dos outros volumes - claro, tenho apreço por alguns, mas a maioria é praticamente detestável, egoísta e movida a desejo sexual (ok, era década de 60, 70, 80 mas não tenho certeza se foi intenção de Follett). Alguns também receberam muito mais destaque que outros e isso acabou desequilibrando os lados EUA - EUROPA - URSS.

No entanto, apesar dos pesares, acabei por dar nota máxima ao livro. Primeiro porque não é ruim; só não é o melhor de todos - isso levando em conta que prefiro um livro mais romantizado. Segundo porque Ken Follett é Ken Follett; não é qualquer um que escreve o que ele escreve do jeito que escreve. Aliás, misturar realidade à fantasia e conseguir agradar o público é um verdadeiro dom. E terceiro porque todos somos humanos - até nossos autores favoritos; é normal dentre tantos livros ter aquele que, mesmo não sendo o melhor, continua a ser de um escritor brilhante.


Recomendo a trilogia O Século para quem precisa de uma luz no fim do túnel sobre boas leituras. São livros enormes? São. Mas você nem percebe. Além disso, vale a pena. Vale MUITO a pena.


Classificação:

12 comentários

  1. Oi Gabrielle,
    Eu nunca li nada do Ken ainda. Vejo tantos elogios a sua escrita e as obras, que sempre fico na curiosidade, sabe?
    Mas na hora de comprar o livro eu tenho medo de não gostar. Parece algo que não fluiria para mim. O tamanho não é problema, afinal eu leio Outlander, rs, é mais o gênero mesmo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O Gabi, eu ainda não conheço a narrativa do autor, apesar de já ter lido ótimos comentários a respeito. Uma pena quando temos muitas expectativas e as mesmas não são correspondidas heim?!
    De qualquer maneira ainda pretendo conferir por conta própria para ver se curto seus livros.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Eu tenho curiosidade em ler a trilogia porque já li alguns livros de espionagem do Follett e gostei, mas confesso que o tamanho dos livros me assusta, sim (rsrs). Por isso foi bom ver você dizer que mal percebemos isso. Quem sabe um dia desses me aventuro?
    Uma pena que o terceiro livro tenha decepcionado você um pouco.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabrielle!

    Eu ainda não li a trilogia, o tamanho não importa, se são três mesmo e a história é boa, tá valendo!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi, menina que livros enormes! Fiquei chocada com o tamanho deles. Eu gosto de livros que tragam um fundo histórico, e ainda não conhecia essa série mas gostei muito da dica. Só preciso tomar coragem pra enfrentar essa leitura.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi! Tudo bem?
    Meu pai tem esta trilogia. Ainda não tive a oportunidade de ler. Mas sei que os livros do autor são excelentes!
    Porém, a opinião de meu pai sobre este terceiro livro foi exatamente a mesma que a sua. Como você disse, não é o melhor de todos.
    Quero ler em breve pra tirar minha conclusões.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabi!
    Não conhecia a trilogia. Amo tanto História quanto algo romantizado, então acho que seria algo que me agradaria bastante! E é bom ver que mesmo não sendo o melhor livro da trilogia, ainda assim é uma leitura muito boa e recomendável.
    Enfim, adorei a resenha :)

    •ENTRETANTO •

    ResponderExcluir
  8. OI!

    Cada vez minha lista de desejados no skoob cresce, não conhecia o autor mais acabei de me apaixonar pela trilogia, principalmente por saber que o autor mistura a história com fantasia, amo livros nesse estilo. Olha sua resenha esta perfeita, gostei muito da forma como salientou os pontos positivos e abordou os negativos, meus parabéns. Beijos e obrigada pela dica, que foi hiper válida para mim.

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Tenho muita curiosidade em ler esses livros mas para ser bem sincero o tamanho deles me assusta, meio que preciso me preparar psicologicamente para enfrentar kkkkk Outra coisa que sua sua resenha despertou muito minha curiosidade é pelo fato de o livro não ser o melhor da série e mesmo assim receber cinco estrelas, o autor deve ser sensacional.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabi. Oi, Bruninha.

    Primeiro tenho que dar os parabéns para Gabi por ter lido esse calhamaço! hahaha
    Segundo, que pena que a obra não supriu as suas expectativas. Eu não curto história, então esse lado mais teórico definitivamente não me chama atenção.
    Que pena que nem os personagens ajudaram...

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi!
    Conheço o autor, mas nunca li nada dele ainda. Já ouvi muitas comentários positivos tanto sobre o autor quanto por sua obra. Acho tão decepcionante quando um autor é tão aclamado mas sua obra não proporciona o mesmo sentimento.
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OLá!! :)

    Nao conhecia esta trilogia mas estou curioso.. Ate porque quero ler alguma coisa deste autor assim tao falada que agrada a gregos e a troianos, e este parece uma otima ideia! :)

    Bem, so acho que e mau que va arrefecendo.. e que sejam tao grandes ahah ainda que possam valer a pena, tenho um "trauma" com calhamaços....!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir