Eixos temáticos #04

Olá leitores!

Hoje estamos dando continuidade à coluna de Eixos Temáticos. Neste quarto post, vamos tratar do eixo Destaques da Literatura Nacional, afinal, quem nunca ficou surpreso com um livro nacional que foi incrível?

Vamos, então, aos selecionados da vez:

1º: A Máquina de Contar Histórias, de Maurício Gomyde

Sou apaixonada pela escrita do Maurício e, dos três livros que já li do autor, esse é, sem dúvidas, o melhor. Nessa história conhecemos Vinícius Becker, um autor best-seller, ele tem tudo o que poderia querer. Mas, infelizmente, na noite em que lançou A Máquina de Contar Histórias, o livro mais aguardado dos últimos tempos, sua esposa, Viviana, faleceu sozinha em um quarto de hospital. Odiado por todos em sua casa, Vinícius precisa reconquistar o amor de suas filhas e, principalmente, seu amor próprio. Esse livro mexeu muito comigo, pois tudo que aborda essa temática de família faz isso. É uma leitura incrível e, com certeza, um Destaque da Literatura Nacional.


2º: Um Herói para Ela, Lu Piras

Nessa obra, somos apresentados a história de Bianca, uma moça que sempre quis ser roteirista de cinema. Uma das chances de conseguir isso é ir estudar em Nova Iorque e é o que ela faz. Enquanto estava em um show da banda The Marquerades, uma rosa branca cai em seu colo, arremessada pelo vocalista, e isso é o suficiente para fazê-la querer descobrir, a qualquer custo, a identidade do mascarado. Obviamente essa busca mudará sua vida completamente. O livro contém suas partes previsíveis, mas isso só torna a história melhor ainda. Bianca precisa avaliar se o amor que sente pode superar a escolha do caminho certo e a verdade. É mais um Destaque que deveria ser lido por todos.

3º: Só por Hoje e para Sempre, Renato Russo (Resenha)

Não poderia concluir essa postagem sem indicar a obra do mestre Renato Russo. Além de uma autobiografia ou um livro de memórias, Só por Hoje e para Sempre é um livro de superação e aceitação. Nessa obra, conhecemos um pouco o que há por trás do artista Renato Russo, temos a oportunidade de conhecer a pessoa Renato e isso é fantástico. Ele ficou ‘hospedado’ por 29 dias em uma clínica de reabilitação para deixar de usar drogas, beber e tomar calmantes. Ele não começou com isso porque era moda ou porque foi influenciado, ele começou porque tinha necessidade de ser aceito. É uma leitura tensa, apesar de rápida, e mostra a evolução de um homem, de carne e osso, que conseguiu sair de uma depressão e alcançar a fé em Deus, que havia perdido.

Foi muito difícil selecionarmos apenas três livros e coloca-los em uma ‘ordem’, existem muitos outros que gostaríamos de ter trazido, mas ficaria inviável. Deixem nos comentários quais livros vocês acham que se destaca na Literatura Nacional.


Beijos,

26 comentários

  1. Oi, Bru!
    Esse livro do Maurício Gomyde é muito bom! Na minha opinião, é o melhor de todos do autor :)
    Os outros dois eu não li ainda, mas devem ser bons também.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! que bacana esse post, concordo com você que há muitos livros que se destacam na literatura nacional. Já li o A máquina de contar histórias e gosto bastante dele. Um herói para ela não li, mas está na minha lista e só por hoje e para sempre gostei mais ou menos. Indico o pássaro, da samanta holtz, o amor nos tempos do ouro da marina carvalho, suicidas, do raphael montes dentre vários outros.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Já li A máquina de contar histórias e Um herói para ela e adorei ambos. A literatura nacional precisa muito ser valorizada pois temos vários autores nacionais que merecem muito destaque.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, eu leio bastante coisa nacional e a maioria das leituras são muito proveitosas. Li este livro que você citou da Lu Piras e é um romance tão gostoso que ainda tenho na memória a personagem e suas andanças em Nova York. Adorei o post!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Adorei o post.
    Dentre esses autores, acredito que Maurício Gomyde seja o meu favorito. Acho muito importante divulgar novos autores e livros, principalmente os nacionais.
    Adorei a coluna e os livros.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adorei esse post e me apaixonei pelo livro "A Máquina de Contar Histórias!", notei que ele apresenta tudo que eu procuro em uma boa leitura.
    Sem contar que todas essas capas são lindas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, eu gosto muito dessa coluna que você tem aqui no blog. Eu não conhecia nenhum dos livros mostrados mas por tudo o que você falou eu já fiquei curiosa, principalmente por "A máquina de contar histórias", parece ser um bom livro. Obrigada por trazer essas novidades =D

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru!
    Literatura nacional não é meu forte, e são pouquissimos da atualidade que realmente li
    Acho que marcante para mim, a série Os Karas do Pedro Bandeiro. Foram os primeiros livros que li, então, tenho um carinho especial. Mas tenho vontade de conhecer o primeiro. Falam muito bem, de fato.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    eu só li o primeiro livro, dos três citados, e foi uma leitura bem emocionante. tanto que no final do livro eu derrubei várias lágrimas. O autor foi bem delicado em sua narrtaiva, envolvendo do começo ao fim. Não imaginava que a história era linda assim.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Amei o post... ficou incrível e Um Herói para Ela de Lu Piras é um dos meus livros favoritos na literatura brasileira, uma historia muito linda...
    amei a coluna, ficou muito boa mesmo...
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Gostei muito do post! Eu gosto bastante de literatura nacional e ultimamente estou lendo mais do que antes, principalmente poemas. Não conhecia nenhum dos livros da lista ainda, mas me interessei muito pelo "Só Por Hoje", porque gosto muito do Renato Russo, do Legião Urbana e acho que eu iria gostar muito de ler um livro escrito por ele, ainda mais que contém conteúdo autobiográfico. Espero que eu consiga encontrar este livro, pois nunca o vi nas livrarias daqui. Muito obrigada pela dica. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  12. Que ideia ótima de post! Nunca li nenhum dessa lista, mas tenho curiosidade em conferir Só Por Hoje e para Sempre, pois sou uma fã do Renato. Um Herói para Ela me pareceu um romance bem bonito, vou anotar tua dica. Ultimamente tenho lido bastante nacional e tenho tido ótimas surpresas *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Li dois dos livros da sua lista: A máquina de contas histórias, que se tornou com certeza o meu favorito do Maurício; e Um herói para ela, que não curti tanto assim, mas que teve uma das cenas finais mais lindas que já li. Acho que meus preferidos são Contos de Meigan, da Roberta Spindler; todos da Eleonor Hertzog, e Arrabal e a noiva do capitão, da Marisa Ferrari, que quase ninguém leu.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna,
    estou louca para ler o livro da Lu, li vários elogios as obras dela e quero conferir de pertinho, os outros livros não conhecia, mas assim como você já me surpreendi bastante com várias obras nacionais e por isso procuro sempre dar chance a tantos quanto for possível, nunca se sabe quando seremos brindados com uma leitura magnífica não é mesmo?

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bruna
    Realmente, quem nunca se surpreendeu com um livro nacional?
    Eu amo a literatura brasileira, mas infelizmente ainda não li nenhum desses livros. Mas o que mais quero ler da sua listinha é Só por hoje e para sempre.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Ultimamente não estou lendo muitos nacionais, o que é uma pena, mas adoro e já me surpreendi com muitos, assim como me decepcionei :/ Bom, dos citados eu nunca li nenhum, acredita? Mas tenho muita curiosidade com o do Mauricio, parece ser ótimo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Nossa, eu amei o post. Achei muito interessante esse tipo de matéria. Parabéns!

    Bem, eu nunca li nada do Maurício Gomyde, acredita? Mas o seu post me servirá de incentivo para procurar algo dele pra ler.
    Dá sua lista eu só conhecia ele mesmo, embora já tenha visto várias vezes o livro do Renato Russo na Saraiva.

    Acho que se enquadraria muito bem na sua lista a Carina Rissi. Acho ela uma exímia escritora, que tem a capacidade de criar ótimos personagens e com muito humor, é claro.

    Bem, parabéns mais uma vez.
    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruna!
    Ouço muitos e muitos elogios para o Mauricio Gomyde! Muita gente diz que os livros dele são lindos e merecem ser lidos um dia! Com certeza lerei. Também vi muitas coisas boas ditas de Um Heroi Para Ela, adorei a sinopse!
    Que estes autores tenham muito e muito sucesso e que a literatura nacional alcance cada vez mais espaço.
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos,
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, eu nunca li nenhum dos livros que você citou, mas sempre tive muita vontade de ler A Máquina de Contar Histórias, fico feliz que ele seja a sua primeira opção, assim me da mais vontade ainda de ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!!
    Muito interessante essa sua idéia de posts temáticos!
    Não sou dessas que desvaloriza ou hipervaloriza a leitura nacional. Acredito que existem vários livros maravilhosos escritos em várias nacionalidades e para os mais diversos gostos.
    Dos livros apresentados o que mais chamou minha atenção foi o primeiro "A Máquina de Contar Histórias" e já imagino que devo lê-lo com a caixinha de lenços do lado!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Adorei as indicações de nacionais desse quadro.
    Eu já li o livro do Maurício, e gostei bastante do livro, principalmente por todo conteúdo reflexivo da história, ensinando a gente a dar mais valor a vida e tals.
    O livro do Renato é um dos meus desejados há algum tempo, pois sou super fã do trabalho dele, e ler sua história é algo que me encantaria muito.

    ResponderExcluir
  22. Olá!!

    Eu tenho os dois primeiros, mas não li ainda! Morro de vontade! Conheço os dois autores, o Maurício desde que lançou Mundo de Vidro, adoro ele! A Lu conheci a dois anos atrás na Bienal! Um amor!
    O terceiro livro eu ando querendo rsrs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  23. Oi *---*

    Adorei o post e acho bem legal você trazer indicações de nacionais. Morro de vontade de ler Um Heroi para Ela e acho que até o fim do ano lerei. Não conhecia os outros e adorei as premissas. Vou dar uma olhadinha melhor e quem sabe adicionar a lista.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. A literatura nacional tem apresentado livros incríveis, e fico feliz em ver várias editoras grandes apostando nos autores daqui. Conheço os três citados, mas não li nenhum deles ainda. Quero muito ler o do renato, e da lu tenho equinócio por aqui na lista de espera...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir