Sobre o meu curso de Letras

Olá, pessoal! Como vocês estão? Espero que estejam bem. ♥

Conforme foi sugerido pela Bru, hoje eu vou falar sobre o meu curso de Letras para vocês. Vou contar um pouquinho de como eu ingressei nele, vou falar das disciplinas, o que eu esperava do curso e o que, de fato, o curso é. Vamos lá?


Desde o segundo ano do ensino médio eu decidi que queria cursar Letras. Eu gostava da literatura e esse era e ainda é o principal motivo da minha escolha. Então, eu colocava a gramática como algo que eu aprenderia a admirar (ainda penso assim). E estou começando a admirá-la. 

Entrei na UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) no início do ano passado, em 2015. A UNESC se localiza na cidade de Criciúma, em SC. Atualmente, estou na terceira fase e tenho bolsa integral. O período de aulas é o vespertino. Neste momento, estou fazendo estágio não-obrigatório e remunerado no período matutino. Uma experiência maravilhosa que o curso me proporcionou! Aliás, a primeira experiência que eu venho tendo em sala de aula, como auxiliar da professora.

As disciplinas são variadas. Algumas nos fazem suspirar de amor, outras, nem tanto. Na primeira fase eu tive as seguintes disciplinas: 

  • Estudos Gramaticais
  • Teoria Literária I
  • Filosofia
  • Estudos Linguísticos: História e Concepção
  • Metodologia Científica e da Pesquisa

Como eu esperava, foi a fase mais tranquila até então. A disciplina que me fez suspirar de amor foi “Teoria Literária I”. Acabei nutrindo uma paixão pelos conteúdos abordados que mantenho até hoje, e pretendo manter por muito tempo. A disciplina de “Estudos Linguísticos” me mostrou algo totalmente novo. Não tenho dúvida alguma ao destacar que a maior surpresa que encontrei no curso até agora foi o olhar da linguística.

Na segunda fase, tive as seguintes disciplinas:

  • Psicologia da Aprendizagem
  • Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Língua Materna
  • Morfologia do Português
  • Teoria Literária II
  • Políticas, Normas e Organização da Educação Básica
  • Literatura I

A partir da segunda fase é que comecei a ter um contato mais direto com a gramática do português em si. Continuei minha relação de amor com a teoria literária e alcancei média dez na matéria. Também na segunda fase, iniciei outro relacionamento amoroso com “Literatura I”.

Já na terceira (e atual) fase, tenho as seguintes disciplinas:

  • Morfologia e Sintaxe Histórica
  • Literatura II
  • Sintaxe do Português
  • Literatura Infanto-Juvenil
  • Didática
  • Fundamentos e Metodologia da Educação Inclusiva

No geral, eu esperava que o curso fosse dividido em: Literatura X Gramática. Mesmo olhando as disciplinas no site, meu pensamento se baseava nisso. Mas há muito mais que isso. Foi uma surpresa extremamente positiva. Ou melhor, está sendo uma surpresa extremamente positiva. 

Os professores são de uma competência inigualável e eu estou me dedicando ao máximo para acompanhar cada detalhe de cada aula. Não tenho dúvidas quanto ao fato de que estou no caminho certo. Quero ser professora de Língua Portuguesa e Literatura e o curso de Letras foi uma escolha certeira na minha vida.

Acredito naquilo que dizem que quando é feito com amor, o resultado é muito mais grandioso do que se espera. 90% do que faço no curso é com muito amor e muita dedicação. Esses sentimentos têm me trazido resultados muito bons e satisfatórios. E vou concluir o post de hoje dizendo que eu sou feliz. Sou muito feliz na escolha que fiz. Não existe recompensa melhor! ♥

***

Se alguém aí faz Letras, me conta um pouquinho sobre como é o seu curso e se possui semelhanças com o meu. Espero que tenham gostado do texto de hoje. Beijos e até mais!

53 comentários

  1. Oie...
    É tão bom quando fazemos algo que gostamos, né? Fico muito feliz por você estar amando o curso.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oooi! Tudo bem?

    Que bom que você se encontrou mesmo no curso escolhido! Eu não tive tanta sorte. Comecei um, cursei dois anos, saí e agora estou tentando decidir meu novo caminho. Eu amo a parte de literatura e até de linguistica também, mas gramática nem pensar! Eu até cursaria se eu fosse pra área de pesquisa, talvez de análise de textos, mas sei que não é um mercado muito popular ou estável aqui no nosso belo Brasil, e tenho vocação zero pra dar aulas, então nunca cheguei a considerar :/

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Tudo ótimo e contigo?
      Em primeiro lugar, eu espero que você consiga encontrar algo que te faça feliz.
      Eu tenho uma relação mediana com a linguística. Acho incrível, mas minha paixão é literatura.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi.

    Eu até pensei em cursar letras, mas me decidi por Produção Editorial. Estou no primeiro semestre e até agora estou curtindo as matérias. Já de inicio estou começando alguns projetos para o semestre e estou amando cada trabalho. É muito bom fazer aquilo que gostamos e desejo sucessos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela.
      Teve algum motivo em especial para você ter desistido?
      Eu fico muito feliz por você ter escolhido algo que você gosta. E não conhecia esse curso de Produção Editorial. Adorei!
      Beijos

      Excluir
    2. Eu queria um curso que misturasse tudo: produção do livro, diagramação, revisão, Desig gráfico, etc... e quando encontrei esse curso, me apaixonei. Como falei para esse primeiro semestre, estou com um projeto para a produção de um livro, então estou super empolgada.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Thamiris! Que bom que o curso é ainda mais do que você esperava! Que as letras e palavras continuem te encantando e que você construa uma linda vida profissional depois que se formar. Fazer o que a gente ama não tem preço!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Oie Thamiris =)

    Eu sempre fico em dúvida entre Letras e História, mas como amo "velharia" estou mais inclinada a fazer História mesmo rs...
    É uma delicia quando a grade do curso nos surpreende não é! Aproveite bastante seu curso =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane.
      Espero que você seja feliz na escolha que fizer. ♥
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Thamires, que legal que você é de SC (Eu sou de Laguna, conhece?) Então, eu sempre quis fazer letras, mas no final das contas, acabei optando por jornalismo e até hoje não me arrependo. Enfim, gostei bastante dos seus esclarecimentos e espero que continue gostando do curso. Boa sorte em sua carreira!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer.
      Claro, conheço Laguna sim.
      Eu fico muito feliz por você estar fazendo algo que esteja vendo a pena.
      Beijocas e obrigada!

      Excluir
  7. Comecei o curso de Letras, mas à distância e... eu não gostei. Confesso que "escolhi" o curso por falta de opção (e por certa pressão), não sei o que eu quero da vida, haha. Mas não tenho disciplina pra estudar sozinha (não gosto de estudar mesmo!) e pra sair todo dia pra ir pra faculdade é bem difícil pra mim, então eu desisti. Mas que bom que você encontrou o curso certo e está gostando, desejo muito sucesso. No seu curso tem inglês também?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica complicado quando a gente não gosta de estudar. Tem que ter um amorzinho lá no fundo. Fico triste por você, espero que encontre algo que você goste em breve.
      Na minha grade não tem inglês :D
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Thamiris!
    A escolha da profissão é algo extremamente difícil e saber desde cedo o que se quer com tanta certeza é algo muito bom. Melhor ainda quando se acerta na escolha,como parece ser o seu caso. Eu mesma já tive Letras como opção, mas desisti justamente pela parte gramatical. Acabei escolhendo Biblioteconomia, depois de muito pensar haha.
    Adorei o post!
    Beijos!

    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Nossa, eu tenho muita curiosidade em saber como é o curso de biblioteconomia, quais são as disciplinas e tal. Você está gostando?
      Beijos

      Excluir
  9. Oi!
    Eu já quis cursar letras. Adoro português, literatura, gramática, enfim: amo. Mas acabei optando por outro curso. Eu admiro muito o curso de Letras e acho que todo mundo deveria no mínimo cursar um ano para aprender algumas coisas gramaticais, rs. Bem bacana o seu post, com certeza esclareceu muita coisa pra muita gente.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anelise.
      Por qual curso você optou? Fiquei curiosa.
      Obrigada, beijos

      Excluir
  10. Oiii, tudo bem?
    Atualmente estou cursando letras, fazendo duas disciplinas até então. Porque como é o começo, não quis entrar de cabeça. E posso dizer que estou completamente apaixonada por cada momento que tenho que ir para a universidade. Eu gostei muito dessa escolha que tive, ainda não me aprofundei na gramática e nem muito em lestras. Estou fazendo filosofia e Didática e prática pedagógica, tenho essas mesmas disciplinas que você, me apaixonei mais ainda.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana.
      Essa sensação é maravilhosa: estar feliz por ir a universidade. Nos mostra que fizemos a escolha certa.
      Beijocas

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Adorei ler sobre sua experiência com seu curso de letras!
    Que bom que você está tão satisfeita com a escolha que fez e que está amando o curso! Espero que continue assim e que em breve você já esteja formada e exercendo sua profissão!
    Eu fiz Matemática,e apesar de ser totalmente diferente do que imaginei, era realmente o que eu tinha que fazer porque amei o curso e amo matemática ♥.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo ótimo e com você?
      Fico muito feliz por ter amado o curso.
      Eu não levo jeito para matemática, mas a dona deste blog é maravilhosa.
      Beijos

      Excluir
  12. Olha quem vai gostar da sua postagem é minha colaboradora Agatha que também faz faculdade de LETRAS, eu graças a Deus já me formei a muito tempo e estou bastante satisfeita comigo mesma, porque passar por tudo de novo, NEVER! rs

    Mas mesmo assim achei legal você contar sua experiência na faculdade e espero de verdade que você consiga fazer tudo para que chegue ao fim e veja tudo como uma vitória, porque isso é maravilhoso quando a gente já está para pegar o diploma. Enfim...Espero de coração que continue sendo tao bom assim viu? Parabéns!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

    ResponderExcluir
  13. Eu me formei em publicidade e propaganda, mas quando estava escolhendo curso pensei em Letras por algum tempo, ainda mais no português/inglês. Mas ah... A gramática, essa bendita. Desisti por causa dela (o que foi ótimo, porque amei minha faculdade), mas hoje em dia penso em fazer um mestrado voltado para a área da literatura :D

    bjs
    www.queriaestarlendo.com.br
    Participe do nosso sorteio do mês da mulher! >> http://goo.gl/nZhwMq

    ResponderExcluir
  14. Oi *--*

    Sou formada e arquitetura e acho que senão fizesse isso optaria por letras, adoro literatura e lia adorar ser tradutora de manuscritos literários. Adorei saber mais sobre seu curso. Boa sorte nessa empreitada.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, que bom que você tá gostando do curso, é tão bom quando fazemos algo que realmente gostamos, é um sentimento maravilhoso. Não sabia como funcionava o curso e a minha ideia era bem diferente do que você trouxe aqui (parece ser bem puxado). Parabéns e boa sorte no curso
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se eu dissesse que é fácil, estaria mentindo. Mas, dá-se um jeito para tudo.
      Muito obrigada!
      Beijocas

      Excluir
  16. Que post mega pertinente!!! Comecei a ler e a me lembrar da minha época de faculdade e do quanto eu era apaixonada pelo curso. Estou mandando o link para a filha de uma amiga que está indecisa qual curso seguir e Letras é uma de suas opções.Tenho certeza que a ajudará muito!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie. Acho letras um curso muito legal e eu adoraria cursá-lo um dia, como uma segunda opção.
    Não acredito que você estuda na UNESC, você é de que cidade? eu sou aqui de pertinho, faço direito na UNIBAVE, talvez você já tenha ouvido falar, ee.
    Acho que essa coisa de gramática, linguística seria algo que me irritaria.
    Literatura infantil deve ser muito amoor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara!
      Eu conheço a UNIBAVE sim, hahaha. E eu sou de Criciúma, você é de onde?

      Excluir
  18. Olá.

    Eu estou doida para fazer curso de letras, mas não quero para ser professora ou algo parecido, e sim para me aperfeiçoar e melhorar minha escrita. Gostei bastante das suas considerações e me ajudou a sanar algumas dúvidas que eu tinha sobre o curso.
    Espero que você conclua e que você realize seus objetivos.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina.
      O curso com certeza nos disciplina bastante quanto a isso.
      Obrigada! ♥
      Beijos

      Excluir
  19. Oi
    Também cursei Letras e sei exatamente como você se sente. Achava que era só gramática e literatura também, mas somos apresentados a muito mais.
    Que bom que você gosta do curso. Espero que tenha muito sucesso.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rízia.
      Muito, muito mais! <3
      Desejo o mesmo para você.
      Beijos

      Excluir
  20. Oi!!
    Legal você já ter conseguido logo no início um estágio, isso realmente ajuda a ver o lado prático das disciplinas.
    Como é bom saber que estamos cursando exatamente aquilo que sempre desejamos.
    Quando estamos no caminho certo é assim que nos sentimos, fazemos tudo com amor, nada se torna cansativo a ponto de querer desistir.
    Parabéns pela sua escolha e espero que o curso traga mais e mais felicidade.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  21. Olá linda,

    Eu pensei em fazer Letras, mas a parte de Gramática me dar uma dor de cabeça extrema.
    Todos meus amigos dizem que tenho jeito para a área e vivo fazendo disciplinas no curso(risos). A intrusa no meio de muitos alunos de Letras haha. Porém, um dia farei o Curso de Literatura Inglesa na Inglaterra, porque só gosto da Literatura e principalmente inglesa e estudo muito sobre isso, mesmo sendo aluna de Ciências Sociais e Turismo.

    Conhecimento é poder!

    Beijos e Força na Peruca com o Curso.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joanice.
      Esse curso deve ser maravilhoso! <3
      Eu sou apaixonada por Literatura, então coloco a gramática como um desafio.
      Beijos ♥

      Excluir
  22. Oiii!!

    Eu faço jornalismo e gosto muito do meu curso e tenho amigas que fazem pós em Letras e curte. Eu acho um curso muito bonito e acho que deve ser bem dificil, mas acredito que tudo vale a pena quando fazemos por amor. Desejo sucesso nessa empreitada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Olá! Eu já sou formada em Letras Português/Inglês quando ainda era permitida a dupla hablitação e amei fazer o curso. Terminei no ano passado e em fevereiro desse ano foi minha formatura. Sem dúvida, foi uma das melhores escolhas que já fiz, apesar de eu preferir o inglês...

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena!
      Aaaaaai que legal! Desejo muito sucesso para você. E adorei saber que foi uma das melhores escolhas que você já fez.
      Beijos
      Historiar

      Excluir
  24. Adorei o fato de ser um curso vespertino, é algo que só dá certo em cidade grande mas é sensacional. Mesmo gostando de literatura um curso do tipo claramente não é para mim e conhecendo a sua grade agora tenho a certeza! Tinha raiva de muita dessas coisas em aulas de português e não imagino estudando isso, só para ter noção, eu curso Engenharia Civil e tô amando ashuahsuahsua

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha cidade não é tão grande assim...
      Desejo muito sucesso a você na sua profissão!
      Beijos

      Excluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu adoro Português e Literatura, mas optei por não fazer letras, e sim jornalismo, pois acho que combina mais comigo. Mas adorei saber um pouco mais sobre o curso, eu vou fazer o ENEM esse ano, então ainda tem chance de eu mudar de curso rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana!
      Parabéns pela escolha, espero que esteja feliz com ela. ♥
      Beijos
      Historiar

      Excluir
  26. Olá!

    Fico bem feliz ao ver uma pessoa feliz com o curso que escolheu , isso é muito importante em uma graduação. Então se gosta mesmo vai fundo! Letras já foi uma das minhas possibilidades, eu dizia que queria ser escritora. Hoje to aqui sem terminar um livro e cursando Engenharia Química kkkk Felicidades com o curso e muito sucesso em sua carreira!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamella!
      A vida e as voltas que ela dá, haha.
      Desejo muito sucesso e felicidade para você também.
      Beijos

      Excluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu já pensei em cursar Letras, porque acho lindo e gostou bastante, mas não acredito que vou cursas kkkk Bom, eu achei bem interessante você falar um pouco sobre como está sendo para você e desejo que continue sendo maravilhoso e que se forme com honra.

    beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Olá, Thamiris.
    Eu curso Letras também e acho que escolhi o curso certo.
    As matérias são parecidas com as suas, mas mudam o nome, até porque é universidade federal.
    Na sua universidade você que monta sua grade ou ela já é montada?
    Abraços

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Bacana! Eu também sinto isso, ainda bem, haha.
      Para mim, a grade é montada.
      Beijos
      Historiar

      Excluir