[Resenha] Tudo e Todas as Coisas, Nicola Yoon

Título: Tudo e Todas as Coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Onde Comprar: Submarino | Americanas
Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito para resenha

Madeline Whittier está doente, na verdade, desde que ela se lembra, ela é doente. Na proporção que sua doença é rara, ela conhecida, o IDCG. Resumidamente, Madeline é alérgica ao mundo. Ela vive em trancafiada em sua casa, no seu quarto branco, onde tudo o que entra passa por uma inspeção minuciosa, onde o ar é tratado, onde o mundo exterior é um sonho.
 “ – O que você pediu? – ela perguntou tão logo abro os olhos. Na verdade, há apenas uma única coisa que eu desejo: uma cura mágica que me permita sair correndo, livre, por aí, como um animal selvagem, mas nunca fiz esse pedido porque sei que é impossível. Seria como desejar que as sereias, os dragões e os unicórnios fossem reais. Em vez disso, peço algo mais provável que uma cura. Algo que provavelmente não vai nos deixar tão tristes.  – A paz mundial – respondo.” 

Apenas duas pessoas têm contato diário com a protagonista: sua mãe e sua enfermeira e melhor amiga, Carla. Ela segue sua rotina diária e nada muda, nada nunca mudou, até os vizinhos se mudarem e uma nova família passar a viver lá. A partir desse momento, a vida de Madeline deu uma guinada.

A nova família é composta por quatro pessoas, incluindo Kara e Olly, dois adolescentes na faixa etária de Madeline. Ela passa a acompanhar a rotina dos moradores e se vê, cada vez mais interessada em Olly.

“Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar pelo Olly. E é quase certo que será um desastre.”

Olly e Kara tentam visitar Maddy, pois a notam quando a mudança chega, mas a mãe de Maddy é irredutível ao dizer que isso não é possível, isso lhe parte o coração, mas é necessário para proteger sua amada filha. Entretanto, Maddy consegue ser persistente quando quer e convence Carla a deixar Olly entrar. A partir daí, sentimentos de ambos os lados começam a surgir, mas será que Maddy poderá envolver-se dessa forma, uma vez que está tão doente?
“Eu era feliz antes de conhecê-lo. Mas agora estou viva e isso não é a mesma coisa.”

A escrita de Nicola é bastante fluída e ela escreveu tudo de uma forma bastante dinâmica e com gostinho de quero mais, o que faz o leitor querer ler desesperadamente para saber o que acontecerá. Os personagens foram muito bem construídos e Maddy, se mostrou uma moça determinada e sarcástica, ao invés de fazer o papel da menininha indefesa. Olly é um personagem igual determinado e focado. Ele foi, de todos, o que mais me marcou, pois a autora conseguiu inserir qualidades que o tornaram real. Enquanto lia, sentia o Olly sentado ao meu lado, além de ter sido um personagem que mostrou um mundo novo e apaixonante para Maddy.

De todo o livro, tenho apenas uma ressalva que tenho em relação ao livro: o final. Não que não tenha gostado, eu gostei sim, e muito, mas senti falta de maiores explicações. Quem ler, irá me entender.


Essa nova aposta da Novo Conceito, que conta com uma edição primorosa, está vindo com tudo e é altamente recomendada para todas as pessoas, pois fará o leitor pensar sobre o quanto ele possui na vida e não dá valor e, também, sobre o que ele seria capaz de fazer para proteger alguém.

Classificação:

 

28 comentários

  1. Esse livro parece ser muito bom, irei colocr na minha lista dos que irei ler!
    Amei a resenha.
    Beijoos.❤
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Estou vendo este livro bastante por aí. Ele parece ser incrível, estou ansiosa para lê-lo.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    A NC está apostando forte nesse livro, né? Sempre o vejo na fanpage da editora.
    No geral, gostei bastante do que você falou sobre o livro, mas, essa ressalva me incomodou um pouco... enfim, acho que não vou ler por esses dias.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna!
    Esse livro parece ser super bacana, fiquei muito curiosa.
    A Novo Conceito apesar de ter perdido grandes autores, percebo que está investindo em novidade e isso é muito legal.
    Bjoss
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. a proposta foi me conquistando pelas divulgações, agora que estão pipocando resenhas estou bem curiosa, espero não me decepcionar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Awww, tô doida por esse livro! Gosto bastante de livros assim leves e fofinhos que envolvam doenças, e sua resenha só me deixou mais desesperada ainda pra ler <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Queda dos Anjos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Não sou fã de sicklit, mas esse livro cada vez me deixa um pouco mais curiosa. Acho que de tanto que comentaram sobre ele na polemica do ano passado e até mesmo agora com o lançamento. A premissa inicial me lembra Jimmy Bolha ♥ mas espero que a historia nao tenha nada ver kkk
    Uma pena que o final tenha te causado essa impressão. D:
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que leio deste livro. Fiquei curiosa em ler desde soube desse lançamento, sem contar que a editora está de parabéns por essa capa maravilhosa. Já está na minha lista de desejados e espero ler em breve.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna, tudo bom?
    Ai eu estou curioso com esse livro desde a BEA do ano passado quando ele foi lançado, gostei das fotos da edição brasileira e agora espero ainda mais um romance fofo. Já está no topo das prioridades.

    Beijos

    http://shadabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem?
    Não conhecia o livro, acho que devo apenas ter visto a capa em alguns lugares e pensei que fosse daqueles livros de colorir saber kkkkkk
    Mas me enganei, e feio. Gente amei a premissa, realmente é daqueles livros que eu amo ler, só fiquei um pouquinho receosa com a parte de não haver muitas explicações, mas mesmo assim quero ler sim o livro e também conhecer a escrita do autor que pela sua resenha é muito boa.
    ótimo saber que os personagens foram bem construídos ♥
    Adorei e espero poder ler o livro também.

    ResponderExcluir
  11. Quando vi as primeiras divulgações deste livro, não me interessei por ele, nem sequer quis saber que tipo de história ele contava. Mas ao ler a sua resenha, já estou aqui desejando ler o livro imediatamente. Nunca ouvi falar desta doença e não consigo imaginar a logística da família para manter a personagem minimamente saudável. E acho que vou derreter meu coração com este possível romance. Enfim, o livro tem tudo o que eu gosto, amor e drama. Quero muito ler!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bru!
    Desde que esse livro foi lançado ano passado lá fora, eu estou louca pra ler, mas só fico enrolando.
    Eu sempre lembro do Jimmy Bolha hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu li esse livro no final de semana, e achei essa história tão fofa! Delicada e emocionante na medida certa, com uma protagonista que quer sonhar e sentir. Uma leitura que estou indicado para todos devido a leveza da trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, amei a resenha e quero muito o esse livro. Eu li a resenha, e me apaixonei.
    O livro tem aquela essência tranquila e fofa no ponto certo. Um livro que vai entrar na lista desse ano.

    Beijos, Alice

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Acho que é a primeira vez que vejo uma resenha desse livro, já o conhecia mas nunca parei para ver de verdade do que se tratava e sabe que curti bastante. Adoro quando os personagens são bem construídos e ainda mais a protagonista ser sarcástica deve ter diálogos bem espertos. Já adico nado a lista.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, como você está?

    Não vejo a hora deste livro estar em minhas mãos. A editora me enviou, mas o livro não chegou e voltou pra lá. Espero que semana que vem chegue e eu possa lê-lo. <3
    A sua resenha me mostrou exatamente o que eu espero desse livro: personagens bem construídos e narrativa dinâmico (acredito que livros assim necessitam disso). Estou extremamente curiosa e quando ler, venho aqui te falar o que eu achei, principalmente do final. <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna, desde a primeira vez que vi esse livro eu me apaixonei perdidamente. A trama parece ser maravilhosa e só vejo comentários positivos sobre ele, tenho certeza que eu vou adorar quando pegar para ler, e realmente essa edição da Novo Conceito está linda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Menina, adorei a proposta do livro e parece ser muito bom, só não curti a capa porque parece uma bagunça total kkkk achei o enredo bem atrativo e fiquei curiosa sobre esse final que você falou, é sempre tão chato quando esperamos o final para ter as explicações de tudo e ele chega bem resumido! mas como você falou que gostou, isso não me preocupa.

    ResponderExcluir
  19. Oi Bru,
    Concordo plenamente com o fato de o leitor querer ler desesperadamente até descobrir tudo. De modo geral, adorei a personalidade de Madeline e a história me conquistou.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei interessada nesse livro desde a primeira vez que o vi. Achei a capa e o marcador lindos além da conta. Ainda não pude comprá-lo, mas pretendo em breve. O fato de você ter feito uma ressalva quanto ao final só me deixou mais curiosa ainda pra lê-lo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem?

    Adorei sua resenha, faz um tempinho que quero ler esse livro mas atéa gora não tinha visto nenhuma resenha dele, quero poder conferir logo pois adoro personagens bem construidos e leitura fluida, fora que essa premissa está incrível.


    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii!
    Achei a premissa bem interessante e, agora que você falou,
    fiquei curiosa pra saber o final. hahaha

    Tudo lindo aqui!
    Parabéns pelo blog de vocês :)

    Bjs,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  23. Recebi o livro da NC e fiquei apaixonada também! Li tudo de uma vez, gostei tanto que é até difícil falar dele. Eu também não gostei muito do final, apesar de compreender a Mads, depois de tudo que ela passou, fiquei muito triste por ela abandonar a mãe... E, realmente, o Olly é incrível! Quero um pra mim, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu estou muito curiosa sobre esse livro, a história parece ser diferente de tudo que já li, sem contar que essa capa é mesmo linda! A sua resenha me deixou ainda mais curiosa e ansiosa por conhecer o Olly, acho que eu também vou gostar bastante dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oiii,
    Já tinha ouvido falar do livro meio por cima, mas não sabia direito sobre o que se tratava. Parece ser um história bem diferente né, cheia de sentimentos e tals. Eu gosto muito dessa pegada sicklit, provavelmente irei ler e fiquei bem curiosa sobre o final, o que será que você não gostou ?

    Beijos
    Aline Lima
    Sempre Nerd

    ResponderExcluir
  26. Oi
    Estou bem no comecinho desse livro e amando demais!
    A escrita é incrível e o formato dos capítulos também.
    Só fiquei meio tensa quando você falou que o final deixou coisas em aberto.
    Mesmo assim estou apostando muito.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  27. Nossa que situação triste ter que viver dentro de um quarto sem conhecer o mundo por causa de uma doença.
    Deve ser um livro emocionante!
    Fiquei curiosa para conhecer mais dessa história.
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto sempre das suas resenhas, muito. Porque elas são claras, objetivas, pequenas - se eu quisesse resenha grande pegava logo o livro hahahahah - tem os quotes mais instigantes e enfim, essa é mais uma que eu amei, quero muito ler esse livro, mesmo, mas, odeio finais abertos, então to com um pé atras agora, mas, vamos ver no que vai dar. rs.

    ResponderExcluir