[Resenha] Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Então eu, finalmente, li Orgulho e Preconceito. O clássico, escrito por Jane Austen nos apresenta a história de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, dois jovens diferentes que, no início, basicamente não se suportam.

Sr. Darcy é um poço de orgulho, rico, antipático e temente a costumes que muitos não creem. Elizabeth tem um grande preconceito em relação ao Sr. Darcy, é bem humorada, humilde e muito à frente do seu tempo.

Elizabeth possui mais quatro irmãs e todas já estão na idade de se casar. Sra. Bennet, mãe de Elizabeth, tem como missão de vida fazer isso e, é com grande apreço, que ela recebe a notícia da chegada de Sr. Bingley, um homem simpático que residirá por um período na mesma cidade. A Sra. Bennet vê isso com uma chance de casar uma de suas filhas e entra numa missão que, espera, sairá vitoriosa. Sr. Bingley tem um amigo, Sr. Darcy, que, a princípio, é objeto de desejo por parte das mulheres, até elas conhecerem seu caráter.

 “- Mas posso garantir-lhe – acrescentou ela – que Lizzy não perde muito por não corresponder às fantasias dele; pois se trata de um homem desagradabilíssimo, medonho, que não merece consideração. Tão convencido e com tanta empáfia, que ninguém o suportava! Andava para lá e para cá, imaginando-se tão superior! Não bonita o bastante para dançar com ele! Gostaria que você estivesse lá, querido, para lhe aplicar uma de suas tiradas ferozes. Ah, como detesto aquele homem.”

Como poderíamos esperar, Sr. Bingley, se apaixona pela irmã mais velha de Elizabeth, Jane, e isso realiza a Sra. Bennet, que está quase com uma filha casa. A partir daí, muitas coisas acontecem, desencontros e amostras de que, talvez a primeira impressão, não seja a verdadeira.

 “ – O orgulho – observou Mary, que se gabava da solidez de suas reflexões – é um defeito muito comum. Por tudo o que eu já li, tenho de que é muitíssimo comum mesmo; a natureza humana tem uma inclinação especial para esse defeito, e muito poucos dentre nós não nutrem um sentimento de complacência para consigo mesmos, sob pretexto de uma ou outra qualidade, real ou imaginária. Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora sejam palavras usadas muitas vezes como sinônimos. A pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho está mais ligado à opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade ao que os outros pensam de nós.”

Confesso que já havia lido Orgulho e Preconceito em inglês e não tinha curtido nada a leitura, ela não havia fluído e me cansou, não tinha conseguido me conectar aos personagens, infelizmente. Graças a Thamiris, decidi dar uma chance e ler em português, pois acho que a língua pode ter feito isso. E, ainda bem, que dei uma chance para a leitura, pois, dessa vez, me apaixonei por tudo.

Os personagens criados por Austen possuem características próprias e foram muito bem criados. Gostei muito do rumo que a história tomou, apesar de ter me incomodado bastante com o que as irmãs de Lizzy fazem. Sério, é como se elas não soubessem pensar. Sei que na época era comum, mas, pelo amor de Deus, como isso me incomodou.

Tirando as irmãs da Lizzy, a leitura fluiu muito bem, melhor do que eu imaginava que fluiria e, não preciso nem dizer, que a leitura é mais do que recomendada, aliás, eu diria que todos deveriam ler, pois vocês irão se encantar.


Classificação:



35 comentários

  1. "Orgulho e preconceito" é mesmo genial! Li esse livro já deve fazer uns seis anos e tenho muita vontade de reler ! Também com o inesquecível Darcy ...
    Infelizmente não tenho um exemplar dele na estante, pois, quando li havia pegado na biblioteca da escola.
    Fico imensamente feliz de ter gostado desta vez, pois , o livro é realmente bom...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou tão feliz por você ter dado uma chance a esse livro. Esperei ansiosamente pelo dia em que você concluiria a leitura. Agora me sinto realizada. É impossível não amar esse livro maravilhoso. É impossível não se apaixonar por ele.
    Gostei muito da sua resenha, ela está clara e as suas impressões foram ótimas! Já falei, mas vou reforçar: Estou muito, muito, muito feliz.

    Beijocas! ❤ thamirisdondossola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna!
    Aconteceu algo semelhante comigo. Comecei a ler em ingles e não curti, tempos depois comprei em portugues e amei <3 Legal que você deu uma segunda chance e também gostou!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  4. Essa obra clássica é maravilhosa!!! Adoro quando as pessoas dizem que a leram e gostaram também. A leitura flui mesmo muito bem. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu ainda não li orgulho e preconceito, só que ainda quero ler e conhecer a escrita da Jane que muitos elogiam, além de ser um clássico. Que bom que deu uma nova chance e acabou gostando.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Faz muito tempo que estou querendo ler algo da Jane Austen, tanto que coloquei ela no meu desafio do ano. Só estou decidindo por qual dela irei ler, mas tem chance de ser esse mesmo por ser o mais conhecido dela. Vamos ver.
    Amei a resenha!
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna.
    Acredita que eu nunca li qualquer livro da Jane? rss Mas, em breve, vou da uma oportunidade p esse livro. Vejo que você curtiu o livro, apesar de algumas ressalvas.
    Amei sua resenha simples e objetiva.
    Beijoss!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  8. Queridas, obrigada por me seguir! Estou seguindo de volta ♥

    Eu amei a resenha, parece ser um livro muito bom, eu vou comprar pra ler. Depois eu conto como foi minha experiência. Bjs

    estibulandaguerreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Um clássico que todos deviam ler! E eu também. kk
    Já ouvi falar, mas nunca li... Espero poder ler um dia.


    Juntamente com um blog amigo estamos fazendo uma promo! Espero que participe.
    É só acessar esse LINK.


    Bjs! Sucesso.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros

    ResponderExcluir
  10. Bruna, esta mulher é genial! Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro da Jane, mas tenho ele na minha estante e vou lê-lo em breve. Sua resenha está linda e só aumentou a minha curiosidade e expectativa para ler a obra.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bruna lindona eu já assisti o filme e amei, porém ainda não li nenhum livro, quero muito uma edição rosa linda que vi, pretendo ler o livro que deve ser rico em detalhes desse grande clássico. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse clássico! Conhecer o famoso Mr. Darcy que todos são apaixonados. Ainda mais que vai ter o filme Orgulho e Preconceito e Zumbis!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Esse é um livro que merece mil estrelas!
    Adoro Austen e esse é um dos livros mais incríveis que tive oportunidade de ler.
    Legal a leitura ter fluído bem para você, apesar de ser um clássico com uma escrita mais rebuscada.
    Adorei sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Eu sou muito admiradora da Jane Austen e Orgulho e Preconceito é o meu livro favorito dela, embora goste de todos os livros. As irmãs da Lizzy são chatas heim???? hahahahahahah
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi *---*

    Nunca li nada da Jane Austin, tenho na minha estante a A Abadia De Northanger, mas Orgulho e Preconceito é o que eu tenho mais vontade de ler. Adoro o filme, e imagino que irei gostar muito mais da obra literária.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bruna! Eu também vou ler esse ano, está dentro dos desafios que tenho para cumprir e finalmente irei ler este belo clássico. O filme eu já perdi as contas de quantas vezes já assisti, mas sabe aquela coisa de você precisar ler o livro? Sabe, né? Sei que sabe rsrs.
    Adorei a resenha, é sempre bom ler sobre o Sr Darcy. <3 E que bom que a versão daqui te conquistou.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna
    Já li alguns livros da autora e confesso que meus preferidos até o momento são A Abadia de Northanger e Persuasão. Mas quero ler Emma para ver se não vira outro favorito. Gostei de razão e sensibilidade e de Orgulho e Preconceito. Acho incrível a maneira que nos acostumas a linguagem e passamos a torcer pelos personagens principais. E sempre tem um personagem que irrita..shaushua

    Boas leituras.
    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie. Adoro esse livro, acho que já comentei aqui no seu blog quando você falou que leu. Dá até uma saudade ao ler sua resenha, gosto muito das irmãs Bennett e aquela coisa de futilidade que as cerca, sei lá, elas tem um tom de inocência, pena que isso foi a parte que te irritou no livro. É um livro lindo para conhecermos a época. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna,

    Esse é um dos meus romances favoritos desde que li pela primeira vez, e olha que já reli mais umas quatro. Acho os temas tão pertinentes, mesmo o livro sendo tão antigo. Fora os personagens apaixonantes e romance encantador. Todo mundo tem que ler!!!

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li, mas o filme é maravilhoso! Quero muito as edições de luxo (rosa e azul) lançadas recentemente, com 3 livros em cada. Adorei a resenha!

    Beijos e abraços
    http://www.oclubedameianoite.com/

    ResponderExcluir
  21. Amiga já faz muito tempo que estou querendo ler esse meu livro sabia?
    Mas estou arrumando um momento bom pra fazer a leitura, porque eu não sei se a linguagem tem que ter mais atenção, pois pela folheada que dei eu achei que vou ter que dar uma lida com mais calma e como ando sempre na correria, acabei não pegando ainda. Mas eu gostei bastante da sua resenha falando da estória e também estou com o DVD aqui do filme para ver, mas só vou fazer isso após ler o livro e espero poder gostar, porque quero muito, mas muito mesmo conhecer esse Sr Darcy que todas ficam encantadas. Será que ele é tudo isso mesmo? O.o Só lendo pra saber né? rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-paixao-de-primavera.html

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu já tentei ler o livro, mas foi em ingles e assim como você, não gostei nada da leitura. Mas fico feliz que o livro tenha funcionada na segunda vez, eu espero poder ler o livro novamente, mas dessa vez em português e ficaria muito feliz se me apaixonasse pelo leitura rsrs

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    O que posso dizer desse livro que amo de paixão (risos), é um dos romances históricos que mais gostei de ler. A Lizzy é uma personagem feminina forte e muito à frente ao seu tempo, a escrita da Jane Austen também é sensacional.
    Sua resenha é ótima, você explicou muito bem a trama e os acontecimentos da história que fiquei com vontade de reler o livro.
    Já estou seguindo seu blog <3
    Bjão.

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Bruna,
    Infelizmente ainda não li esse livro. Tem uma autora/amiga que é fascinada por essa autora e escreveu uma fanfic. Eu li o livro dessa autora e me apaixonei, tudo bem que ela escreveu uma versão mais moderna e nos tempos atuais. Quero muito conhecer a versão oficial e me apaixonar. Ainda bem que você deu uma segunda oportunidade e se encantou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Aaahhhh!!! Amo esse livro. Vendo sua resenha lembrei que já li esse livro inúmeras vezes e ainda não fiz resenha dele no blog, hahaha.
    Primeiro, ainda bem que vc deu uma nova chance hein? Eu geralmente faço isso, se não gosto da primeira vez, dou um tempo e depois leio outra vez, na maioria das vezes permanece a mesma opinião, mais ainda bem que com vc foi diferente.
    As irmãs de Lizzy temos que realmente suportar, já a Sra Bennet é a alma da casa, amo a personagem. Gosto muito da maneira que os julgamentos vão sendo quebrados e Darcy e Lizzy vão se apaixonando, e também é uma oportunidade de ver as diferenças de relacionamentos entre os séculos. Amo!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  26. Oiii Bru!

    Eu me encantei por romances de época no começo do ano passado e hoje é o meu queridinho, mas acredita que eu nunca li Jane? Tenho muita curiosidade e receio. Todos elogiam tanto que tenho medo de não curti.
    Que bom que deu uma segunda chance a obra e se apaixonou isso é ótimo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Sou louca para ler qualquer um dos livros da Jane Austen, falam super bem dela e minha curiosidade só cresce. Ainda não consegui ler nenhum, já até tentei, mas como a leitura não fluiu, abandonei! Pretendo, sim, ler algo e sua resenha me deixou com ainda mais vontade.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Eu ainda não li o clássico, mas espero lê-lo em breve... Que ótimo que gostou tanto e que (sem contar com as irmãs) a leitura foi fluida!! :)

    Parece que a história me chamou à atenção... :) E ajuda sempre a compreender melhor a época em que a ação se desenrola..!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, isso porque todo mundo diz ser ótimo e eu adoro romances, então já viu né, mas estou enrolando para ler, acho que por receio de me decepcionar kkkk Bom, eu espero ler e gostar algum dia, fiquei curiosa para conhecer as irmãs de Lizzy.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Oi, flor.
    Realmente, quando pensamos em cultura, ficamos surpresos sobre como as pessoas pareciam presas a conceitos que poderiam ser facilmente revistos se elas se esforçassem a pensar além deles. Mas gostei muito de saber que você se apaixonou por essa leitura! Ainda não a fiz, mas comprei recentemente meu exemplar maravilhoso da Martin Claret (aquele em hardcover). Pretendo ler Orgulho e Preconceito o quanto antes, então sua resenha veio num ótimo momento. <3

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom?

    Ainda não dei uma chance para a Jane e, pelo jeito, estou louca por não fazer isso. Muitas pessoas recomendam esse clássico, mas nunca li ou assisti alguma adaptação. Acho que quero me surpreender com a leitura.

    É interessante que você tenha lido em inglês e não se conectou com os personagens, mas quando leu traduzido, isso mudou totalmente. Acredito que não deva estar acostumada a ler clássicos na língua original? É uma curiosidade bem legal :)

    Enfim, obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oiee Bruna ^^
    Eu ainda não li nada da Jane Austen *-* Sim, vergonha, eu sei kkkk' mas esse é o primeiríssimo da lista, até porque é o mais famoso da autora, né? E também porque eu sou doida para conhecer o Sr.Darcy por quem o pessoal tanto se apaixona ♥ Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro, espero gostar bastante também ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Eu vou ser sincera com você esse tipo de livro me deixa entediada. Não curto a escrita e a história me deixa com tanto sono que eu não consigo nem ler duas palavras antes de capotar. Já tentei ler, mas simplesmente não consigo. Acho que todo blogueiro já leu orgulho e preconceito, infelizmente não estou no meio deles.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir