[Resenha] Como eu era antes de você, Jojo Moyes

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Onde comprar: Saraiva

Alguns livros são bons, outros são incríveis, mas existem aqueles que você levará para sempre em sua mente e coração. Como eu era antes de você enquadra-se nessa categoria.

Louisa Clark, ou simplesmente Lou, é uma moça no auge dos seus 26 anos, que trabalha em uma cafeteria e leva uma vida tranquila com a família e o namorado, Pat. Sua família conta muito com seu salário para se manter, pois seu pai está na iminência de ser demitido, sua mãe vive em casa cuidando do pai e sua irmã, com um filho pequeno, tem um trabalho que mal dá para sustentar os dois. Lou é uma mulher sem ambições, ela está, simplesmente, contente com a vida que vive. Mas tudo pode mudar. O café onde Lou trabalhava é fechado e ela fica desempregada, as coisas estão bastante ruins na casa dela e ela sai em busca de um emprego, qualquer emprego

Junto ao seu agente, ela faz diversas entrevistas, mas não parece capacitada o suficiente para nenhuma das vagas. Quando Lou já está desesperada, surge uma vaga que ela pode preencher: a de cuidadora. Só precisa, para tanto, passar pelo crivo da Sra. Traynor, contratante.
“Nunca pensei que pudesse sentir falta de um emprego como se sente de um braço ou de uma perna, algo que está sempre ali, que faz parte de você. Não imaginei que, além dos medos óbvios sobre dinheiro e futuro, perder o emprego fizesse a pessoa se sentir inadequada e um pouco inútil. Que pode ser mais difícil levantar de manhã do que quando se é brutalmente trazido à consciência pelo toque do despertador. Que você pode sentir falta dos colegas de trabalho, não importando quão pouco você se identificava com eles. Ou até mesmo que você pode ficar procurando rostos conhecidos ao andar pela rua.”

Will Traynor é um homem de 35 anos que está preso a uma cadeira de rodas há dois anos. Ele é inteligente, rico, mal-humorado e tetraplégico. Sua vida mudou completamente após o acidente. Ele era uma pessoa que praticava vários esportes, tinha várias namoradas, estava sempre ativo, mas o mundo decidiu lhe dar um ‘tapa na cara’ e condená-lo a viver em uma cadeira o resto da vida e depender das pessoas para tudo. Will não se sente satisfeito e está planejando um jeito de mudar isso.

Lou, por um milagre, é aprovada para a vaga de cuidadora. Apesar de prazo de contrato ser curto, apenas 6 meses, o salário será muito melhor e parece um trabalho fácil, até ela conhecer Will e querer desistir logo nos primeiros dias. Will não é fácil de lidar, não gosta da situação em que encontra-se e prefere ficar sozinho o tempo todo, mas ele também não espera que Lou possa mudar um pouco sua vida e torna-la mais alegre.
“ – É que... não aguento pensar que você vai ficar aqui pelo resto da vida. – Ele engoliu em seco. – Você é muito inteligente, Muito interessante. – Ele desviou os olhos de mim. – Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

Como eu era antes de você, em minha opinião, é um tapa na cara da sociedade. A autora abordou um tema bastante polêmico que é discutido de tempos em tempos, mas que as pessoas não querem aceitar. É notável o crescimento dos personagens, tanto da Lou quanto do Will e como o amor dos dois foi crescendo página após página e acontecimento após acontecimento. A Lou conseguiu alcançar uma parte do Will que ninguém tinha conseguido desde o acidente.

É um livro extraordinário e envolvente, o leitor sente necessidade de ler mais para saber o que vai acontecer. Sou adepta a livros com finais felizes e superação, mas soube, pouco depois da metade, que esse livro não seria assim. Ele me destroçaria em mil pedaços e me faria pensar que o amor pelo próximo não seria o suficiente, quando não nos amássemos em primeiro lugar.

Me sinto na obrigação de dizer que existe uma coisa que me incomodou ao longo da leitura que foi a forma abusiva com os pais e a irmã da Lou eram com ela. Eles faziam com que ela sentisse obrigação de trabalhar para manter a família enquanto os outros poderiam fazer nada. Mas, ainda bem, ao longo da leitura, isso torna-se perceptível para a Lou e parece que ela se livra desse abuso.

Não preciso nem dizer o quanto recomendo a leitura e como acho que TODOS deveriam ler. Como disse, senti que esse livro foi um tapa na cara da sociedade e foi muito bem dado. Apenas para finalizar, sobre a continuação, Depois de Você, senti bastante receio de ler, mas estou fazendo a leitura (quase na metade) e confesso que estou gostando bastante, espero que sinta isso até o final.

Classificação:

32 comentários

  1. esse livro pqp!
    foi um que mais me chocou! eu chorei, mais eu chorei, mais eu chorei! aquele choro de escorrer coriza do nariz e tudo, de soluçar mesmo!
    Jojo criou o enredo de forma a mexer com as minhas emoções de tal forma que eu rezei por um milagre o livro todo! eu queria o final feliz, eu precisava dele pra continuar acreditando.
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti isso Thaila, mas, como disse, já sabia que o final não seria feliz, e isso fez a leitura ser muito dolorida </3

      Excluir
  2. Esse com certeza é um dos meus favoritos de todos os tempos. Coloquei ele na minha lista de romances favoritos.
    Não li mais nada da Jojo, mas estou louca para assistir ao filme ! *-*

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tô tentando ler esse livro há meeeeeeeses. Sempre deixo de lado com medo do que vou sentir ao ler hahahaha agora, com o filme, minha vontade só aumenta, mas ainda continuo receosa (receio ~bom~) hahaha mas que bom que você gostou! É uma opinião quase unânime. :)
    beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,

    Então, ainda não li este livro, a vontade pintou depois de ver o trailer maravilhoso, depois fiquei desanimada quando sem querer fiquei sabendo de um baita spoiler..
    Quanto ao que disse, acho que me sentiria assim também quanto ao relacionamento abusivo da família da Lou..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bruna, então, faz tempo que li esse livro e ainda afirmo que não é fácil se recuperar dele. A autora escreve de um jeito extraordinário e isso já não é mais nenhuma novidade. Chorei tanto que nem sei explicar a minha situação após a finalização. Bom, chorei até no trailer do filme, fico imaginando como será a minha situação no cinema :| Apesar de todo o sofrimento envolvido, é claro que também recomendo esse livro a todos que conheço, mesmo porque ele apresenta mensagens importantes nas entrelinhas. Recentemente li Depois de você e também acho uma leitura super válida. Adorei a sua resenha, principalmente por poder relembrar um enredo tão especial. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Bruna! Estou ansiosa para ler Como Eu Era Antes de Você! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Vejo muitas resenhas falando bem sobre este livro, mas eu confesso que não sabia que ele não era uma história com final feliz. Sempre achei que fosse, e isso meio que me desanimava um pouco, pois não costumo gostar de romances, principalmente os que acabam com final feliz. No entanto, saber que não foi assim me fez me interessar muito mais pela leitura. Após ler sua resenha, acho que consegui deduzir o que acontece na história, mas ainda pode ser que eu me surpreenda com ela. Enfim, quero ver o filme que vai ser lançado primeiro antes de pensar em ler o livro, mas admito que sua resenha me deixou bastante curiosa. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna
    Fiquei indignada, assim como você, com o abuso da família de Lou, principalmente daquele irmã dela. Aff, a coitada é que tinha que sofrer só.
    Estou com receio também de ler a continuação porque fiquei arrasada rs Mas sem querer peguei uns spoilers do segundo livro e sinceramente não gostei do que vou encontrar, mas enfim...claro que vou ler. Espero que você continue gostando.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olha eu ainda não fiz a leitura dos livros da Jojo, mas estou bastante curiosa para conhecer, porque tenho visto ótimos comentários e acho que provavelmente irei amar a leitura, principalmente por se tratar de um romance e de um livro de superação. Espero poder ler assim que tiver oportunidade. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/ebook-worlds-3.html

    ResponderExcluir
  10. Oi *---*

    Me sinto péssima mas odiei esse livro, só passei raiva com o Will e achei o final totalmente previsível, aconteceu a mesma coisa com A Culpa é das Estrelas, todos adoraram de paixão e achei bem normal. Não sei por que a autora fez uma continuação para esse livro, não o li mas as criticas estão péssimas. Espero gostar do filme que está para sair.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna!

    Eu me sinto uma estranha por não ter lido esse livro ainda, quando ele só tem elogios. Acho que preciso fazer isso logo, rs. Antes de do filme principalmente.
    Bem, eu nunca me senti muito atraída pela história por causa da atmosfera que ela passa e não sei por que. Quando eu vi o trailer do filme, fiquei bem mais empolgada e determinada a ler.

    Com a sua resenha, Bruna, me convenci totalmente. Fico feliz que você tenha gostado e conseguiu passar para mim, leitora do teu blog, as tuas sensações. Quero com certeza ler e quando o fizer, veio aqui te atazanar com as minhas impressões.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Um dos melhores livros que já li da vida, e olhe que eu li já faz quase dois anos. Ainda não vi/conheci nenhuma pessoa que tenha falado mal desse livro, e sendo sincera com você não teria nem como, o livro é lindo, emocionante e abordou assuntos muitos pertinentes. Sou apaixonada pela escrita da Jojo <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee Bruna ^^
    Esse é mesmo um livro que a gente leva para o resto da vida ♥ acho que nunca me apaixonei e sofri tanto com um livro como aconteceu com esse, e eu faria tudo de novo...hehe' pois a história é simplesmente incrível! Fico muito feliz em saber que você também gostou dele, e que o favoritou, e também acho que TODO MUNDO deveria ler. Sério, vão ler pessoas! Estou um pouco receosa com a continuação também, mas vou aguardar a sua resenha com ansiedade ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, li esse livro há anos, antes mesmo de ele ficar tão famoso, chorei, me emocionei mas não me apaixonei como todo mundo. Que bom saber que você gostou e concordo que ele é um tapa na cara da sociedade, até então eu nem conhecia o tema suicídio assistido, acho que é assim o nome do que o will fez né? Adorei saber que você estava lendo a continuação e gostando, espero que termine o o livro ainda gostando, estou com ele aqui mas não tive ânimo para ler ainda

    ResponderExcluir
  15. Esse livro está na minha lista de espera há meses, rs.

    Mas a sua resenha me animou, é bom saber que ele é "é um tapa na cara da sociedade." livros que geram discussões são muito bons para serem lidos e debatidos e parece ser o caso dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que não apenas encantam pelo enredo em si, mas também são um tapa na cara da sociedade! Hahaha. Acho que uma das características de um bom livro é fazer o leitor pensar. E o modo como esses dois personagens eram tão diferentes, mas ao mesmo tempo necessários um ao outro me deixa com uma vontade louca de conhecê-los. Uma pena já saber o final (levei um spoiler numa dessas TAGs sobre "personagens que você não gostaria que morressem").

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sou completamente apaixonada por esse livro, acho que foi o livro que mais me fez chorar da vida até hoje se lembro dele choro...É aquele livro que sempre dou de presente pra todo mundo por não posso sofrer sozinha! rsrs
    Estou esperando o filme ansiosamente!

    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Bruna,
    Li esse livro e sou apaixonada. Chorei tanto lendo e nunca imaginei que o final fosse daquele jeito. Também fiquei incomodada como a família da Lou, da forma que eles tratavam ela.
    Mas o livro é muito mais que isso, ele é sensacional e a autora surpreendeu a todos.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é um amorzinho...
    Estou lutando contra minha vontade de terminar ele. Não quero ler o desfecho que já sei o que será, mas não quero saber como será. Por outro lado estou desesperada para ler a continuação que olha pra mim todo dia da minha estante, mas concluir que é bom nada.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  20. Oi, Bruna!

    menina, eu até hoje não criei coragem de ler esse livro. Eu chorei vendo o trailer do filme, imagina quando eu ler a história? Pretendo lê-lo antes do filme, mas tenho que me preparar psicologicamente antes. Sua resenha está linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruna, olha eu li inúmeras resenhas desse livro todas banhadas de elogios e lágrimas... Eu não to muito na vibe de ler livros tristes, e bem esse depois de tanto spoiler pela internet sei que é, então vou deixar para ler quando meu emocional estiver mais estável.
    Parabéns pela resenha carregou toda emoção que você sentiu com a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna, fico muito feliz vendo que você gostou tanto desse livro, eu nunca li nada da autora e todo mundo sempre me indica esse, e agora com a continuação aí eu fiquei mais curiosa ainda. Esse ano pretendo ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Oiii!

    Sou uma das poucas que ainda não leu nada da autora, mas morre de curiosidade!
    Essa obra em especifico por conta do trailer do filme (impossivel não gostar né?)
    Achei sua resenha bem interessante e adorei saber dessa evolução dos personagens e os crescimentos deles na obra! Hoje, com diversas obras sendo lançadas, é visivel que alguns autores não fazenm isso acontecer, o que é uma pena. SUa resenha está ótima, bem escrita e argumentativa! Fiquei mais curiosa com a obra!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Olá, acho que só eu que ainda não li essa obra. É engraçado como um simples trailer, ou a notícia de que a obra vai ganhar uma adaptação que todo mundo corre pra ler o livro, kkkkk
    Nesses últimos dias li inúmeras resenhas sobre a obra de Jojo e estou ficando desesperada...preciso ler também! kkk
    Adorei sua resenha <3

    Super beijo

    ResponderExcluir
  25. Eu prometi que não leria nenhuma resenha desse livro até finalmente lê-lo,mas ta cada dia mais difícil me manter distante delas rsrs. Passei os olhos por cima e só li o primeiro paragrafo da sua, mas prometo voltar aqui e deixar a minha opinião quando eu finalmente ler rs.

    ResponderExcluir
  26. Só vejo resenhas positivas desse livro, mas tenho de dizer que não sou muito chegada a sick-lit (costumo preferir os filmes das adaptações, quando saem), tanto é que até hoje não li ACEDE. A história é linda, intrigante e gera polêmica, eu que tenho problemas... rsrs... Gostei do seu texto, foi bem completo e elucidativo. Gosto da parte em que você percebe o abuso da família e o amadurecimento da personagem. Ficou ótimo!
    bj!

    ResponderExcluir
  27. Acredita que tenho esse livro há um tempão, mas nunca tinha lido até ver o trailer do filme. E que raiva de não ter lido antes, eu adorei, achei uma graça. Agora estou mega ansiosa pra ver o filme. Espero que a adaptação seja boa.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Tenho bastante vontade de ler este livro, mas ainda não o fiz. A sua resenha é a primeira que leio que fala dessa parte da familia da Lou e eu gostei bastante, pois é mais uma face do livro e 3 algo que nos ajuda a ter uma identidade da personagem. O livro não é so um romance, tem muito mais dentro daquelas paginas e não podemos ignorar. Fiquei com muito mais vontade ainda de conhecer est maravilhosa estória, vou ficar aqui aguardando a sua resenha do segundo livro.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna, tudo bem???
    Eu também achei abusivo os pais de Lou agirem como se fosse só ela na casa para "ajudar" a família... poxa... maior covardia... mas ainda bem que parece que isso vai mudando com o tempo de leitura... eu não li o livro e nem pretendo, mas já sei o que acontece e acho o final bem triste, mas escolhas são escolhas... cada um sabe o que é melhor pra si... sinceramente eu não julgo, mas me entristeço com a falta de amor por si mesmo, mas ao mesmo tempo tento agir com empatia e me por no lugar do outro... Xero!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi!!
    Definitivamente eu preciso ler esse livro antes de assistir o filme rsrsrs.
    Não querendo dar razão ao Will, entendo de ele ser um tanto mal humorado as vezes, fico tentando imaginar um homem que era extremamente ativo de repente se vê preso em uma cadeira sem poder fazer movimentos simples se quer, mas o que acho que mais encanta na história é a troca entre eles, ela que tinha uma vida simples, se contentava com a rotina.
    Imagino que a interação entre eles deve ser mágica.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Menina esse livro é lindo e a história muito comovente. Quando li não consegui parar até ter terminado. Torci para que a autora mudasse o final, mas infelizmente aconteceu o que prevíamos. Sou simplesmente apaixonada pelos personagens desse livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir