[Resenha] A 5ª Onda, Rick Yancey - A 5ª Onda #1

Título: A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Série: A 5ª Onda #1
Editora: Fundamento
Páginas: 367
Onde comprar: Saraiva

Como eu já havia dito neste post anterior, inverti a ordem e acabei assistindo o filme antes de ler o livro. Confesso que achei que me sentiria entediada por já saber da história, mas não foi isso o que aconteceu. Eu amei. Amei de verdade cada página e não vejo a hora de terminar a série.

Dentre tantos os motivos para eu ter me apaixonado por A Quinta Onda, o principal é por ser um livro diferente em muitos aspectos: é uma distopia criativa, bem escrita, cheia de ação e acima de tudo, adulta - sim, é um livro bem mais adulto que Divergente, por exemplo. A leitura é deliciosa e praticamente livre de personagens inconsequentes e imaturos. Rick Yancey caprichou em tudo, juro que não tenho reclamações. E se você aí está pensando "ah, só mais uma modinha", PARE agora. Eu tinha esse mesmo preconceito e ele foi completamente desmontado. Apesar de a história ter alguns pontos que lembrem outros livros - como A Hospedeira -, A Quinta Onda não é nem um pouco parecida com as inúmeras distopias que há por aí.

Cassie, de Cassiopéia, e Ben Parish são os personagens principais que, devo dizer, me irritaram muito pouco com atitudes adolescentes - amém, isso é raridade. Eles tinham uma vida normal e faziam planos normais para o futuro até a chegada dos Outros, alienígenas de aparência desconhecida que vieram à Terra varrer a humanidade. Os motivos? Desconhecidos também. Como eles pretendiam fazer isso? Através de Ondas.

A primeira escureceu o planeta; tudo quanto é tipo de tecnologia parou de funcionar. A segunda destruiu grandes cidades; toda água do mar, por onde passava só deixava destroços, resquícios do passado. A terceira, matou 90% da população mundial; a gripe aviária foi bem eficiente ao cumprir seu papel. A quarta: invasão. Os Outros finalmente passaram a agir, matando um por um dos que sobraram. O problema é que lutar contra um inimigo sem rosto é o mesmo que atirar para o nada. A Quinta? Bem, a quinta é o mistério. A Quinta Onda mata de dentro para fora, coloca humanos contra humanos numa guerra que não é de nenhum deles.

"Mas, se eu for mesmo a última da espécie, a última página da história da humanidade, não me chamo Cassie se permitir que a história termine desse jeito. Talvez eu seja a última, mas sou a última que ainda está de pé. (...) Eu sou aquela que não vai fugir, não vai ficar, mas vai enfrentar."

A narrativa se divide entre Cassie e Ben e vai focar em ambas as trajetórias até elas se cruzarem em algum ponto. Cassie, vai lutar sozinha contra todas as probabilidades para encontrar seu irmãozinho perdido, Sammy, e para isso vai encontrar uma ajuda bem misteriosa improvável e maravilhosamente linda: Evan Walker. Já Ben, quase morto pela gripe aviária, acaba indo parar em uma base militar remanescente que se mostra repleta de segredos e incoerências.

Eu poderia - e juro que gostaria de - dizer muito mais sobre o desenrolar da história, mas receio estragar a graça de quem pretende ler. O melhor de A Quinta Onda está nas surpresas, nas muitas surpresas.

Sobre a relação livro-filme farei um post diferente para evitar spoilers. Tudo que posso dizer agora é que a adaptação foi ótima, claro que com algumas mudanças, mas sem nenhuma delas alterar o rumo do original.

Queridos leitores, leiam e assistam A Quinta Onda! É impossível se arrependerem depois.


Classificação:



30 comentários

  1. Eu amo distopias, ainda não vi esse filme, quero ler o livro primeiro, estou vendo ótimas críticas então estou bem positiva.
    Amei sua resenha me deixou ainda mais ansiosa hehe

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabrielle!
    Eu não gosto muito de distopias, mas quero pelo menos ver o filme. É tanta gente falando desse livro que fiquei curiosa para saber nem que seja só um pouquinho da história.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha e quanto ao filme não vi :( quero muito ver ainda mais que falou que ficou uma ótima adaptação.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o livro, mas infelizmente ainda não vi o filme e é claro que estou mega curiosa para conferir também. Adorei a sua resenha. Amo muito distopias e essa não seria diferente então.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabrielle!
    li A 5° Onda ano passado e assim como você fiquei maravilhada com todo o conjunto criado pelo autor. É uma história sensacional! Infelizmente não consegui ver o filme ainda,mas espero que faça jus ao livro.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uau!!!!
    Faz um tempo que eu quero ler o livro e também ver o filme. Gostei muito de ver as suas impressçoes e depois eu vou querer ver esse outro post sobre a comparação livro X filme. Eu acho a temática dessa história muito atraente e sem dúvida que essa tal de 5 onda deve ser a que tem mais surpresas e estou louca para descobrir tudo =D

    ResponderExcluir
  7. oi Gabi... foi mais ou menos assim comigo... rsrsrsrs... eu comecei a ler o livro e achei super chato... parei a leitura e acabei vendo o filme.... no mesmo dia retornei a leitura, pois ameiiii a estória... e não me arrependi... deixei de lado o q me incomodava nesta leitura e fui em frente... e eu gostei muitooo... esta semana terminei o mar infinito (livro 2), ainda estou preparando minhas opiniões dele pro blog e agora é só esperar o 3, q já estou ansiosa... hehehehe

    Belas terapias

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar dessa distopia e só tem elogios para a história <3
    Parece diferente dos clichês por aí e mais real né?Gostei :)

    Beijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/
    E aí,curte poesia?Estou postando um livro lá no wattpad e juro que não vai morrer de tédio,ahahahah.
    https://www.wattpad.com/myworks/41195811-poesias-espalhadas

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Amo distopias e A 5° Onda é uma que tenho bastante curiosidade de ler!
    Acho a premissa bem interessante e o trailer do filme me deixou ainda mais curiosa para realizar essa leitura.
    Gostei de saber que os personagens são bem maduros para a idade e que não irritam com as atitudes inconsequentes.
    Espero ler em breve e gostar bastante dessa distopia.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Desde que vi o trailer do filme, fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Mas conforme foi passando o tempo, essa vontade diminuiu um pouco, ainda quero ler, mas não estou super ansiosa pela leitura. Pretendo ler ainda esse ano, só não sei dizer quando.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, até então eu não estava muito motivada a ler o livro, mas depois de ler essa sua resenha ótima eu fiquei bem animada para ler A Quinta Onda e curiosa para saber mais sobre como a trama vai se desenrolar.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou fã do gênero distopia, e ainda não tive a oportunidade de ler o livro a quinta onda, eu não sabia muito sobre o que o livro falava só sabia realmente das ondas que destrói, então foi de muita importância dua resenha, já que sua opinião me deixou entusiasmada para ler.

    ResponderExcluir
  13. Olá Gabrielle,

    Eu vi o filme primeiro, mas achei a história muito interessante e já comprei os dois livros lançados da série! Está na minha enorme lista de leitura hahaha mas tenho certeza que vou adorar!

    Parabéns pela resenha 😁

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, sabe que eu não sou muito fã do gênero de distopias, mas tem algo nessa obra que chama minha atenção, e o lançamento do filme fez com que eu ficasse mais alerta ainda. Gostei mesmo da sua resenha e pretendo ler o livro em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Estou doida para ler esse livro e ver o filme, visto que tenho visto muitas resenhas positivas sobre a obra. Mas eu quero ler o livro e depois vero filme, pois muitas pessoas dizem que o filme não se compara ao filme. Que bom que você curtiu a leitura e espero gostar também.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Aaah sempre penso assim sobre os livros adaptados. Dai depois de um tempo eu paro e leio HhAh sempre assim.
    Sobre esse livro, eu não tenho curiosidade. Não gosto de distopias, não consigo me adaptar ao enredo e a leitura não é prazerosa, dai eu meio que desisti desses livros, mas em compensação AMO os filmes, então eu acabo preferindo a adaptação.
    Adorei a resenha! E fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Já vi comentários infinitivamente bons com relação ao enredo deste livro, confesso que não me interessei em ler e ainda não decidi se assim vou fazer. Mais mesmo que não o faça, sei que essas surpresas que você bem apontou deve gerar uma ação maravilhosa.Além disso, essa narrativa que se une em um determinado ponto me parece ser uma ideia super original e diferente (pelo menos com relação ao que estou acostumada a ler) do autor.
    Enfim, definitivamente esse deve ser um ótimo livro.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  18. Eu achei sensacional como foi trazida a distopia e os aliens na obra, eles são foda! Mas a forma de divisão para trazer os flashbacks e a presença de um alien apaixonado me incomodou muito! E acabei não vendo a adaptação ainda.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabrielle,

    Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro, foi justamente ele ser uma distopia diferenciada. Convenhamos que o gênero ta bem batido, então se destacar é muito difícil. Eu ainda não li o livro, mas tenho uma vontade imensa de ler. Mas só to esperando sobrar um tempinho sabe? Pra eu ler com calma. Gostei bastante da sua resenha e ela me empolgou mais ainda para ler. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Se acredita que ainda não li esse livro. Faz tempo que quero mesmo antes de sair o filme já estava na minha lista de desejados. Fico feliz que tenha gostado tanto só aumentou minhas expectativas, adorei a resenha, tu escreve muito bem!!

    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie, a princípio quando falavam desse livro, assim como você eu tinha certo preconceito, mas quando começaram fazer uma divulgação coletiva dele há uns meses eu me interessei. FIco imaginando esse mundo caótico que a personagem criou um mundo sem tecnologia, com as cidades destruidas e etc. Isso me lembra um pouquinho o livro Zoo, do James patterson e me anima. Fico já triste pelo irmãozinho da cassie perdido, crianças sempre me deixam com o coração mole. Quero ler.

    ResponderExcluir
  22. Oii!
    Eu tenho esse livro há um tempão, mas até agora ainda não peguei pra ler ~envergonhada~ kkk Impossível não ficar curiosa com todos os elogios que já li sobre a obra! Preciso ler <3

    Beijão!
    http://www.loucaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem?

    Tive a oportunidade de ler o livro já faz um tempinho e lembro que gostei bastante. Até hoje não li suas continuações e muito menos assisti o filme. Espero estar mudando isso em breve. Adorei a resenha, você fala da obra sem dar soiler, valorizo muito isso.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Eu li o livro primeiro, mas depois vi o filme (que gostei mais) e por isso voltei a ler o livro hahahaha Adorei a história e já tive oportunidade de ler a continuação. Preciso do último livro AGORA!!!!
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  25. Amo tanto esse livro que não tenho nenhuma razão lógica pra não ter assistido ao filme ainda... que bom que mesmo você tendo visto o filme antes o livro ainda conseguiu te fazer se apaixonar por ele. Realmente não é sempre que a gente consegue não se irritar demais com protagonistas adolescentes, rs, mas gostei demais da Cassie e do Ben, e também da forma como a história foi desenvolvida. Amei o segundo livro também e mal vejo a hora do terceiro ser publicado por aqui!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?

    OMG, a cada resenha que leio desse livro, a minha vontade de ler só aumenta. Queria ler antes mesmo do filme ser lançado e depois de ver várias críticas positivas, sei que é uma leitura indispensável.

    Adoro distopias, então sei que vou adorar esse livro. Melhor ainda saber que é mais adulto que outros do gênero, já que ele está bem saturado de "mais do mesmo" no momento. Espero que eu consiga me surpreender com essa história *-*

    Enfim, ótima resenha! Obrigada pela dica, beijos ;)

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Eu tomei um grande spoiler do filme sabe, e não sei se depois disso compensa ler o livro, mesmo achando a trama sensacional.
    Toda essa questão de ondas que destruiram as coisas aos poucos, de ver como os habitantes sobreviveram é incrível, e com certeza deve elevar o livro a um patamar que o filme não consegue, pela falta dos detalhes.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Eu ainda não assistir nem li o livro, mas estou bastante curiosa por ouvir comentários muito positivos. Fiquei ainda mais curiosa após ler a sua resenha por ter informações que eu não sabia. Acho que vou correr e comprar o livro kkk.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Eu ainda não li ou assisti, mas estou bem curiosa sobre essa história, mesmo já tendo cansado um pouco de distopias, ao menos por enquanto... Que bom que os personagens não tem tantas atitudes infantis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oie!!!
    Assim como você assisti primeiro a ao filme, porém ainda não li o livro, puramente por falta de oportunidade - que fique claro esse ponto - Pretendo lê-lo muito em breve.
    Gostei muitíssimo da adaptação cinematografia por isso me encontro com altas expectativas sobre o livros, espero me encantar tanto quanto você.
    bjs

    ResponderExcluir