[Resenha] Insurgente - Veronica Roth

Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Atenção: Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro da trilogia, Divergente.

Insurgente, segundo livro da trilogia Divergente, inicia com Tris, Tobias e seus amigos na sede da Amizade tentando fugir dos planos macabros da Erudição.

A Abnegação não mais existe, a Audácia está dividia entre as pessoas que foram manipuladas pelo soro e se arrependeram e aquelas que defendem o que a Erudição prega, a Franqueza decidiu não ficar ao lado de ninguém até ter provas da verdade, a Amizade, totalmente contra a violência, não pode escolher um lado e ampara aqueles que para lá figuram e a Erudição está tentando controlar a situação a qualquer custo.

Tris está destruída, ela perdeu muitas coisas e está guardando diversas mentiras de todos seus amigos. A estadia deles na Amizade está aceita sob uma condição: Não devem, de forma alguma, apelar à violência. E todos sabemos que isso é quase impossível quando falamos de membros da Audácia, não é mesmo? Portanto, sua estadia nessa facção é pequena e eles partem para a sede da Franqueza onde, pelo que ouviram falar, muitos membros da Audácia estão refugiados.

Ao chegar lá, são submetidos ao soro da verdade, para analisarem se tudo o que disseram é real ou uma mentira e é aí que os segredos são revelados.

Tris, Tobias e os demais membros da Audácia decidem voltar à sede da Audácia e juntarem forças com a Erudição, mas coisas estranhas começam a acontecer e Jeanine impõe uma regra: caso um Divergente se entregue, nada disso acontecerá mais. E Tris precisa decidir se irá se sacrificar em prol de tentar salvar seus amigos ou os verá morrendo um após o outro.

Insurgente não funcionou muito bem pra mim. Achei a Tris insuportável. Muito imatura e se culpando por tudo o tempo todo, isso me irritou profundamente. Vejam, não é que não consiga entender a dor dela, porque eu consigo, entendo seus dramas, medos e revoltas, mas ela levou quase que um livro inteiro para ganhar uma maturidade que foi muito pequena, se comparado ao que poderia ser.

Não gostei do rumo que a Veronica deu para os personagens e fiquei levemente decepcionada. Entretanto, essa decepção não afastou meu desejo por concluir a série e montar uma opinião concreta sobre o todo. Apesar de todos os pesares, o universo criado pela Veronica é incrível, salvo algumas falhas.

Informações adicionais:
Título: Insurgente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 512
Classificação: 
Onde Comprar: Saraiva 

22 comentários

  1. Oi Bruna!
    Só li Divergente, pretendo terminar a série no começo do próximo ano, rs.
    Mas vi Insurgente e acho que isso foi mudado no filme, não deu muito tempo de focar nos dramas da Tris kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu ainda não li essa mas li Divergente, não gostei tanto assim do livro mas isso é porque eu vi o filme primeiro, nunca faço isso, é que eu não sabia que era um livro e assisti o filme , se soubesse teria lido o livro primeiro. Já com Insurgente, eu vou ler o livro primeiro. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada pela série Divergente, já li todos os livros inclusive o paralelo que a Veronica Roth escreveu sobre sei personagem Quatro.
    Eu não concordo com você sobre a Tris ter se tornado chata, na verdade creio que ela se sentir culpada de tudo vem um pouco de sua criação na facção da abnegação onde tudo e todos vem sempre em primeiro lugar. Acho a trama do segundo livro muito com aa guerra das facções,com a.Evelyn e os sem facções ee o final também.
    Além da capa ser linda demais.
    Beijocas
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pela série Divergente, já li todos os livros inclusive o paralelo que a Veronica Roth escreveu sobre sei personagem Quatro.
    Eu não concordo com você sobre a Tris ter se tornado chata, na verdade creio que ela se sentir culpada de tudo vem um pouco de sua criação na facção da abnegação onde tudo e todos vem sempre em primeiro lugar. Acho a trama do segundo livro muito com aa guerra das facções,com a.Evelyn e os sem facções ee o final também.
    Além da capa ser linda demais.
    Beijocas
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Eu quero começar a ler essa série, porque todos falaaam tãaao bem <3
    Obrigada pela resenha que me despertou ainda mais a vontade para ler,rs.

    beiejão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!
    Já vi algumas resenhas deste livro e a grande maioria não são boas. Assisti aos dois filmes lançados e gostei bastante, quero ler o ultimo livros para tentar entender um pouso melhor fatos que me intrigou nos segundo livro e que fiquei curiosa vendo o trailer do terceiro.
    Aguardo sua resenha de Convergente.
    Abraços Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Então a série não conseguiu me pegar, esperava algo diferente, que Tris, fosse mais como um herói, e os Divergentes como pessoas super-dotadas, mas lendo resenhas e o filme, não vi nada disso, acabei nem vendo o segundo filme.
    Também estou dando um tempo de personagens irritantes.
    Espero que o próximo livro te agrade mais.

    Até a próxima o/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Li a série há um tempinho, e olha, de Insurgente pra frente a Veronica conseguiu cagar bem na história rsrsrs.
    Insurgente é aquele livro que acontece muita coisa, e ao mesmo não acontece nada, nada do que você espera do carater dos personagens principalmente.
    Tris a cada livro está mais tonta, no terceiro então eu já estava tacando o livro na parede porque além de ter tomado spoiler do final, eu não acreditei quando li porque é algo muito estúpido.
    Espero que você consiga ter uma impressão diferente da minha no último livro, porque eu detestei :(
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não li os livros, só vi os filmes.
    Acho a história legal, mas como você falou... Também não curti muito o rumo que está tomando.
    Ainda to pensando se leio os livros rs.
    bjs
    Diário de uma Psicopedagoga - http://goo.gl/Xkq1YH

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem??

    Realmente, que universo incrível que foi criado né? Precisa de muita criatividade mesmo. Apesar de gostar bastante dos filmes, nunca tive nenhum interesse nos livros, acho que pelo fato de ter visto a filme antes, me desanima um pouquinho... Espero que o próximo te surpreenda e aumente a maturidade dela!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi li apenas o primeiro livro da trilogia e meio que desanimei , não por não ter gostado ou algo do tipo , longe disso na verdade logo quando iniciava o segundo livro li aquele spoiler que provavelmente todos já sabem e desanimei completamente , parece bobagem deixar de ler só pelo spoiler mais no caso fiquei bem desanimada mesmo.
    Ficarei no aguardo da resenha do ultimo livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu não li nenhum dos livros dessa série e nunca tive muita curiosidade. Estou tão alheia a ela que nem o filme eu vi... rsrs... sei lá, não me atraiu o suficiente para cair de cabeça na leitura e olha que eu curto uma boa distopia ein? Quem sabe um dia eu encare a leitura... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tudo bom?
    Eu fico sempre muito dividida com essa série.
    Adorei Divergente, não me decidi sobre Insurgente (concordo com vc, Tris estava simplesmente detestável nesse livro), e odiei Convergente!
    E nem comento sobre os filmes, que simplesmente detestei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olha eu ainda não li os livros da série, mas pretendo fazer isso ano que vem, porque estou bastante curiosa para conhecer. Amei o filme DIVERGENTE e acho que o livro deve ser fantástico. Imagina os outros livros da autora. Nossa, quero muito ler, mas vou fazer isso quando tiver tempo, porque por agora é complicado, porque estou tentando tirar um tempo para descansar mesmo. Mas adorei sua resenha. Espero ler em breve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-chamado-as-armas.html

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Já faz muito tempo que li esse livro, mas lembro-me que Insurgente me decepcionou um pouco. Achei a leitura um pouco arrastada e sem ação no início, diferente de Divergente, que já chega com tudo...haha' Mas não discordo que o universo que a autora criou é maravilhoso ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiie amiga,

    Sabe não li Divergente, mas sempre ouço só coisas boas sobre ele, e espero que nesse ano eu possa conseguir a lê-lo. Mas sabe só gosto de ler uma série/trilogia quando tenho todos, porque sou mega curiosa e gosto de saber o final logo e pra agora kkk

    Adorei a sua resenha, e espero mesmo poder ler essa série nesse novo ano.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruninha, sua linda, tudo bem
    Que coincidência, estava conversando na semana passada sobre esse livro com uma amiga. Eu ainda não li os livros, mas vi os dois filmes e pelo o que parece eles são bem diferentes, e pelo visto vou gostar mais dos filmes, risos.... Minha amiga disse algumas coisas que como você não citou, não vou falar, pois podem ser spoilers. Já vi muitas resenhas reclamando do terceiro livro, se você se irritou nesse, quero ver sua opinião no último, risos... Mesmo assim, não vejo a hora de ler essa trilogia.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. OIii!

    Eu não li nenhum desses livros porque preferi assistir aos filmes. Normalmente faço ao contrario, mas descobri que não funciono com Distopias ><
    Gostei da sua sinceridade e agora já sei o que esperar (mais ou menos) do filme hahahaha Assim como você, mesmo que um livro não chame muito atenção ou os personagens são muito irritantes eu acabo tentando até finalizar. Só desisti de 2 livros na vida toda, mas a escrita do autor contribuiu com isso hahaha...
    Enfim, gostei da sua sinceridade!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Bruna, eu não li nenhum livro da série, apenas tenho acompanhado tudo pelos filmes. E confesso que não gostei desse filme Insurgente e concordo com tudo que você falou sore a autora ter tomado outro rumo com os personagens. Mas não sei se vou ler ou vou ficar só acompanhado pelos filmes. Mas adorei a sua resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A Tris realmente está um pé no saco nesse livro, achei que só eu tinha achado isso. rsrs Estou ansiosa para ler o último, mas depois de ter pego um spoiler enorme perdi o ânimo. Mas claro, demorei uma década pra ler a série, óbvio que ia tomar spoiler na cara, hahaha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor! Eu só li Divergente... gostei... quando recebi alguns spoilers dos livros seguintes, desisti. Não tenho paciência pra personagens como a Tris e não gostei do rumo que a Roth deu pra história... tinha potencial pra algo maior...

    bjs
    Brenda S. | Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  22. As pessoas geralmente não gostam desse livro mesmo, mas ele é meu favorito. Sou suspeita para falar, porque a Tris é uma das minhas personagens favoritas, e amo a série justamente por causa da narrativa dela. Se você se decepcionou com esse livro, vai querer queimar o próximo hahahaah (eu detestei).
    Bjs!

    ResponderExcluir