Sobre Simplesmente Acontece, o filme


Olá leitores!

Rosie e Alex se conheceram quando pequenos e mantém uma amizade sólida e duradoura, desde então. Conforme os anos se passavam, eles ficavam cada vez mais inseparáveis até acontecer o que acontece com todos os adolescentes: as dúvidas surgirem e aquele desejo palpável que existia entre eles ser deixado de lado por medo de estragar a amizade. 

O baile do colégio resultou no primeiro afastamento entre os dois. Alex convidou Bethany e Rosie aceitou o convite de Greg. É notável, no decorrer da festa, que Alex adoraria que Rosie fosse seu par e vice-versa, mas nem tudo são flores e Rosie sofre um pequeno acidente de percurso quando decide dormir com Greg e vê todos seus planos ruírem.

"Éramos inseparáveis. Constantemente sendo separados."

Sam Claflin e Lily Collins atuaram muito bem e souberam pegar a essência dos personagens e trazê-los à vida. Eles são exatamente como eu imaginava que seriam.

O início do filme se dá com Rosie fazendo um discurso em um casamento e escolhendo o que deve ou não compartilhar. A partir de então, temos passagem da vida deles quando crianças, adolescentes e adultos e de alguns contratempos que eles passaram no desenrolar da história.


Apesar de a trama, de início, ser considerada por muitos clichê, ela tem sua carga dramática e reflexiva própria e torna a história única. Já vi muitas pessoas comparando Simplesmente Acontece com Um Dia e, confesso, que cheguei a fazer essa comparação também, mas são duas tramas completamente distintas.

O tema central de Simplesmente Acontece deixa de ser o amor entre duas pessoas que se desencontram no decorrer da vida e a amizade duradoura que há entre eles e passa a tratar sobre sonhos frustrados e como as mudanças de planos causam um vazio dentre de nós, pois ver a nossa vida tomando um rumo que não queríamos e não ter como recomeçar é algo que nos deixa totalmente sem chão, assim como é um tema muito difícil de ser abordado, por tratar de reflexões profundas e pessoais, mas Cecelia fez isso com maestria.


Foi inevitável não me ver em diversas situações que a vida impôs à Rosie e Alex e notar o quanto a vida é feita de encontros e desencontros, uma carta que deixa de ser entregue ao seu destinatário, uma ligação que não é feita, o medo da mudança, um voo que atrasa, todos esses acontecimentos podem mudar toda a nossa vida e, no final, nos resta apenas perguntar: Por que o mundo brincou tanto conosco?

Simplesmente Acontece é um filme fantástico, ele é lindo, engraçado, emocionante e apaixonante, mas, infelizmente, não chegou aos pés do que senti ao ler o livro. Mesmo sendo uma adaptação difícil de ser feita, pois o livro é composto por cartas, e-mails e mensagens, as diferenças existentes no filme foram grandes demais. Senti que o filme é composto por alguns personagens do livro, alguns fatos semelhantes e o mesmo sentimento dos personagens, mas não pela história inteira.

Sei que é, praticamente, impossível ter uma reprodução fiel do livro e, por esse motivo, digo: Se você gostou, amou, adorou o filme, leia o livro, se sentiram um milhão de vezes mais apaixonado.

Ah, nunca deixem de sonhar, são nossos sonhos que nos levam para frente e, se um deles não deu certo agora, não desista, eles são o que há de mais bonito e puro em você.

Imagens retiradas do google.

8 comentários

  1. Eu morro de vontade de ver esse filme, mas gostaria de ler o livro antes. Mesmo que as histórias sejam diferentes, o fato de muitos compararem com Um Dia, me da ainda mais vontade de vê-lo, já que sou apaixonada por aquela história. ótima resenha! Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia,
      Acho que você vai gostar do filme e amar o livro - que é muito melhor.
      Ele lembra Um Dia, mas tem uma ideia diferente, é muito lindo.
      Beijos

      Excluir
  2. Não sou fã de romances,
    mas gostei da escolha de abordar as frustrações da vida.
    Bateu empatia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que tenha gostado.
      Se não curte romance, acho que não é muito legal você ler rs
      Beijos :)

      Excluir
  3. Olá, Bruna! Assisti a esse filme ontem e amei. Não li o livro, portanto não posso afirmar se a adaptação está fiel ou não, mas me apaixonei pela história, é linda demais. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielle,
      A Gabbe também amou o filme e acho que irá amar o livro. Espero que você goste do livro tanto quanto do filme
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Bruna! Eu nunca li nem vi o filme, mas você falou de forma tão apaixonada sobre o livro que irei buscá-lo para ler. Já o filme, não sei, acho devo vê-lo então antes de ler para poder gostar muito dele?!
    Beijos

    http://amadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena,
      O filme tem diversos pontos diferente do livro e não chega aos pés do livro, mas é muito bom.
      Eu, se fosse você, começaria pelo livro.
      Beijos

      Excluir