As 10 livrarias mais interessantes do mundo

Olá leitores, tudo bem com vocês?

Hoje a postagem vai fugir um pouco dos nossos queridos livros, mas não tanto. Hoje vamos falar de livrarias, todos nós, amantes de livros assumidos, temos uma queda (ou melhor, um tombo) por livrarias e amamos visita-las para conhecer lançamentos, novos autores e até comprar livros. Pensando nisso, resolvi fazer uma pequena pesquisa na Internet e reunir um post com as dez livrarias mais interessantes do mundo.

No site Revista Bula encontrei uma postagem que foi baseada em pequenos textos que María Luisa Fundes, do jornal “ABC”, de Madri, escreveu sobre as dez livrarias mais interessantes do mundo, vamos conferir?

1º Lugar: El Anteneo, Buenos Aires



De acordo com María L. Fundes “foi genial converter um teatro dos anos 20, já fechado, em uma livraria de primeira. El Anteneo, de Buenos Aires é uma das melhores livrarias da América. A seleção de livros é amplíssima. E o entorno [interno] é inigualável. Permanecem o cenário e o palco. Tudo com novas funções [há um café-restaurante]. Uma maneira brilhante de desfrutar e recuperar edifícios antigos.” Só por essa foto posso dizer que fiquei muito ansiosa para visitar essa livraria, ela deve ser fascinante.


2º Lugar: Galignani, Paris


“Giovanni Antonio Galignani nasceu em 1757, no norte da Itália. Depois de um período em Londres, se instalou em Paris, onde criou uma pequena editora, abriu uma livraria e fundou um jornal. É a primeira livraria inglesa na Europa fora das ilhas britânicas. Foi instalada na Rua de Rivoli, onde abriu as portas com as melhores seleções de literatura anglo-americana e francesa, assim como uma seleção sem igual de livros de arte e moda”, diz o “ABC”. Paris já é um lugar lindo e o sonho de muitas pessoas, saber da existência dessa livraria lá só posso afirmar que cada vez esse destino esta mais no topo de minha lista de futuras – e sonhadoras – viagens.

3º Lugar: Selexyz Bookstore, Maastricht


A livraria esta instalada em um edifício onde funcionou uma igreja de dominicanos. Além de ser bonita, até impressionante, é arejada e tem um café. É apontada como espetacular. A ideia de criar uma livraria em um edifício que serviu de igreja é muito empolgante.

4º Lugar: Livraria da Villa, São Paulo


As portas da Livraria da Villa são estantes de livro e a repórter elogiou a construção arquitetônica, do “genial arquiteto” Isay Weinfeld. Além de bela a livraria oferece espaço para bate-papo, concertos e exposições. Claro que uma livraria de São Paulo não poderia ficar de fora e eu tenho vergonha de morar em São Paulo e nunca ter visitado essa livraria. A visita à ela será uma das minhas prioridades desse ano!

5º Lugar: El Péndulo, México


A livraria, diz o “ABC”, é um espaço amplo e relaxante no qual se pode, além de desfrutar das calorosas [e calorentas] tardes mexicanas, olhar livros, discos e vídeos. “Entre as numerosas livrarias, El Péndulo, situada no elegante bairro de Polanco, na capital azteca, tem o toque original de ter plantas em seu interior.” A livraria oferece concertos, cursos e tem um café-restaurante.

6º Lugar: Brentano’s, Paris


E Paris aparece mais uma vez... “A oferta cultural de Paris é ilimitada. Suas livrarias também. Mas a Brentano’s é diferente: trata-se de uma livraria com quase 120 anos e que oferece um repertório variadíssimo para o leitor multicultural, interessado em ler em vários idiomas”, diz o “ABC”. A livraria é especializada em obras norte-americanas, já que a cadeia de livrarias surgiu nos Estados Unidos. Está “situada na Avenida da Ópera, entre a Ópera Garnier, o Louvre e a Praça Vendôme”. Frequentar a livraria “é uma imersão na cultura universal”, sugere o jornal espanhol, apesar de sugerir a especialização americana.

7º Lugar: Rizzoli, Nova York


Segundo o “ABC”, é “uma das livrarias mais simbólicas dos Estados Unidos. O espaço é acolhedor, as luzes tênue, o estilo é retrô e a seleção de livros, fantástica. É uma referência em pleno coração de Manhattan. Os livros de culinária são uma das especialidades desta livraria: o presente perfeito. A coleção completa da magnífica Editora Rizzoli está disponível, junto com uma extensa seleção de livros em italiano”, registra o jornal espanhol.

8º Lugar: Lello, Porto


“Lello e Irmão é a livraria mais espetacular de Portugal e uma das mais bonitas do mundo. Situada no centro antigo da cidade do Porto, foi fundada em 1869”, diz o “ABC”. Na sede atual, está desde 1909. A mudança foi feita pelos irmãos Lello, seus segundos proprietários. “A fachada é maravilhosa, mas o interior ainda é mais bonito.” Lá tudo é surpreendente. “No segundo piso são feitas exposições de arte e se pode desfrutar de um café.”

9º Lugar: Shakespeare & Co., Paris


A livraria é pequena mas é das mais charmosas de Paris — era frequentada por Hemingway, Scott Fitzgerald e James Joyce, que era amigo da proprietária (Sylvia Beach editou pela primeira vez o romance “Ulysses”, pai da literatura moderna). O “ABC” diz que a livraria tem um entorno “acolhedor para turistas e sonhadores”. É “situada em frente ao Sena e à catedral de Notre-Dame, está em pleno coração do bairro dos estudantes — o bairro latino. Como muitas das livrarias parisienses mais interessantes, foi fundada por estrangeiros e tem sido amiúde o centro de reunião de escritores de língua inglesa. Os livros proibidos na Inglaterra e nos Estados Unidos sempre estiveram disponíveis”.

10º Lugar: Corso Como 10, Milão


“Carla Sozzani, importante personalidade do mundo editorial do setor de revistas na Itália e irmã da poderosa Franca Sozzani, diretora da ‘Vogue Itália’, abriu a livraria em 1990. Nessa época, era uma galeria, dedicada principalmente à arte e à fotografia. Depois, ampliada, se tornou um espaço para o setor de moda, restaurante e livraria. São realizadas no local exposições, concertos e outras atividades culturais. Sua seleção de livros de moda e fotografia é espetacular”, registra o “ABC”.

Essas foram as livrarias que a “ABC” citou com as dez mais incríveis, mas, como tenho que dar valor ao meu país/estado, gostaria de falar que acho a Livraria Cultura sediada no Conjunto Nacional é tão incrível quanto todas essas citadas, somos capazes de nos perder lá dentro.

Espero que vocês tenham gostado e, caso conheçam alguma livraria incrível, deixem nos comentários.

Beijos e até mais!


7 comentários

  1. A livraria de Portugal e de Buenos Aires <3
    Estou apaixonada, por mim eu viveria numa livraria, e a 3º me lembrou Hogwarts, sei lá, hahaha.
    Amei o post, e adorei conhecer essas livrarias impressionantes. Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas mesmo Natalia.
      Verdade, agora que você falou lembra mesmo :o
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos \o/

      Excluir
  2. Achei as livrarias de Paris super encantadoras. Estou doida para visitar. Também nunca fui na de São Paulo (mesmo que eu more em SC, venho para cá direto), o que é uma vergonha já que ela é uma graça.
    Adorei o post.

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paris é lindo em tudo, não é mesmo?
      Estou querendo visitar essa livraria para conferir se é impressionante mesmo rs.
      Beijos e obrigada :)

      Excluir
  3. Gente, eu amo amo livrarias <33
    Eu fiquei simplesmente BA-BAN-DO com esse post hahah!
    Cada uma melhor que a outra!
    E que vontade de voar agorinha pra Paris...

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Que lugares lindos! E, com conteúdo ;)
    Seria tão bom se pudesse ir a todas elas! Na metade do ano farei um intercâmbio, vou procurar me inteirar de todas as bibliotecas locais que eu possa visitar. Pena que não vou poder ver todas as citadas pelo blog...
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei apaixonada pela do México! Que lindaaaa, toda cheia de plantas. Amei!

    ResponderExcluir