Notícia: E-book reduz capacidade de concentração, diz Alberto Manguel

Olá leitores, 

Hoje abordarei um tema muito delicado: a possível substituição de livros físicos por e-books. Não é novidade para ninguém o quanto o mercado de livros digitais vem dominando nosso mundo. Pensamos e convenhamos é muito mais fácil carregar um Kindle, Kobo ou Lev repleto de livros – que não chega a pesar nem 200g – a carregar um livro pesado que possa terminar a qualquer momento e te deixar sem nada para ler, mas será que um dia seremos dominados por isso?




Confesso que sou parcialmente adepta a e-books. Recentemente adquiri um KoboeReader da Livraria Cultura – e não me arrependo nenhum um pouco, muito pelo contrário: as leituras em formato digital parecem fluir de forma mais rápida e é possível ler a noite, sem que a luz fira nossos olhos.

Mas, de acordo com a notícia publicada no site da Folha de São Paulo – confira texto na íntegra aqui – em entrevista com o escritor argentino Alberto Manguel, ler textos eletrônicos podem nos trazer benefícios diferentes ou, talvez, nenhum benefício:

“Ler textos eletrônicos não é o mesmo, para o cérebro, do que ler um texto impresso. Perdemos muito da nossa capacidade de interpretar o conteúdo de uma leitura virtual, realizar conexões e refletir sobre o conteúdo porque ela não permite a concentração necessária.”

Refletindo um pouco sobre o comentário de tão renomado autor, pude constatar que ele está, de fato, correto, pois quando leio em meu eReader é muito fácil dispersar e me concentrar em outra coisa, outro fato que me tira o foco é não conseguir observar, em minhas mãos, como está minha leitura, se falta muito ou pouco e, para fazer isso, preciso retornar a pagina principal e ver quantos por cento li de determinado livro.

Acredito que não podemos afirmar se o e-book passará a ser o que hoje conhecemos por livro ou não, mas entendo que a evolução humana está nos levando para isso e que será uma questão de nos acostumarmos em não ter um livro na mão e conseguir transformar um livro digital em algo que nos dê tanto prazer quanto o livro físico.

Vejo os e-books como uma excelente chance para novos autores/editoras que querem publicar seu livro, mas que não possuem condições financeiras para fazê-lo fisicamente. Entendo que nós, como adoradores de livros, devemos manter a mente aberta e estarmos sempre preparados para a mudança.

Nada, em nenhum lugar no mundo, substituíra o nosso amor por ter um livro em nossas mãos e seu cheiro em nossa mente, mas podemos ter os dois e porque não tentar, pelo menos, uma vez?

Gostaria de saber a opinião de vocês. E, caso vocês gostem desse post, pretendo fazer outro mostrando o meu eReader e falando um pouco mais sobre as diferenças entre ter um livro físico ou ler eletronicamente.

Beijos e até a próxima!

3 comentários

  1. Oi Bru, tudo bem?

    Eu não costumo ler livros digitais. Uma vez ou outra eu os leio, mas tipo (quase nunca). Sabe o que é? Eu não acho muito confortável. Mas não acho um absurdo. É mais fácil mesmo carregar livros digitais conosco e também concordo com você sobre ler a noite sem que a luz canse nossos olhos. Só que, se for para falar de um modo geral, eu ainda prefiro os livros físicos... A sensação que eles me proporcionam é muito mais aconchegante.
    E-books são ótimos sim para novos autores talentosos sem a verba necessária para publicar um livro físico, disso é praticamente impossível discordar.
    Adoraria ver o seu eReader e saber mais a respeito da sua opinião.

    Beijão! Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim e você?
      É, muitas pessoas não acham confortável ler livro digital e acham que ele machuca a vista e, de fato, machuca se você ler no computador, por exemplo. Assim como você, também prefiro livro físico, um milhão de vezes e nunca os abandonarei.
      Vou postar mostrando meu eReader então e falando o que acho de prós e contras.
      Obrigada, sempre, por seu carinho e atenção.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu também já tinha notado que quando leio livros digitais, disperso mais que o físico, mas também gosto de ler e-books, embora ache o livro físico infinitamente melhor haha
    Mas como você disse, temos que manter a mente aberta. Ah e eu gostaria muito de ver um post mostrando as diferenças entre um e outro :D

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir