Convite para um Homicídio

Envolvente

É o primeiro livro da Agatha Christie que leio e posso dizer que ela me conquistou muito. O livro é ambientado, principalmente, em Little Paddocks.

Praticamente todas as pessoas do pequeno vilarejo de Chipping Cleghon recebem “a Gazette”, onde são retratados acontecimentos do vilarejo e onde há uma coluna Pessoal, na qual as pessoas publicam coisas para a venda, ou anunciam uma vaga. Aquela sexta-feira, 29 de outubro, parecia normal, até que foi visto o seguinte anúncio:

“Convida-se para um homicídio,
a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro,
em Little Paddocks, às 18h30m.
Espera-se a presença de todos os amigos
da família; não haverá outra convocação.”

Acredito que, como ocorre em todas as pequenas cidades, todos comparecem à Little Paddocks. A dona da casa Miss Blacklog fica assustada ao ver a notícia e sua fiel amiga Bunny não ajuda. Na casa vivem Patrick, Julia, Phillipa, Miss Blacklog, Bunny e Mitzi (uma refugiada da guerra que é uma cozinheira muito temperamental).

Não seria possível que fosse um homicídio de verdade, então todos comparecem. A casa fica repleta de pessoas e todos aguardam ansiosamente as 18h30m. Como esperado, quando chega esse horário algo acontece: Um homem aparece a porta e dispara dois tiros contra Miss Blacklog e, por fim, morre. O resto da história gira em torno de descobrir o porquê de aquilo ter acontecido e eu não entrarei nesse mérito.

O livro tem um final surpreendente. E, pelo que eu soube, é o primeiro livro em que a Miss Marple é a detetive, cá para nós, ela é uma senhora muito simpática.

Até ¼ do livro eu não havia pegado o ritmo da leitura, mas depois ela fluiu muito rápido e eu estava cada vez com mais vontade de descobrir quem havia causado aquilo e o porquê daquilo. Confesso que peguei uma folha e comecei a fazer um balanço de quem poderia ter feito e quais os motivos daquilo ter acontecido e eu nunca teria imaginado aquele fim, foi surpreendente de uma forma muito satisfatória. Acho que essa dificuldade em pegar o ritmo do livro foi porque o livro é de 1985, sim, a edição é bem antiga e a forma escrita é um tanto antiquada.

"Sempre achei que as pessoas têm uma tendência a confiar demais nos outros. E eu sempre tive uma tendência a esperar o pior. Não é muito bonito, eu sei... mas o problema é que geralmente tenho razão."

Recomendo muito esse livro!

Informações adicionais:
Título: Convite para um Homicídio
Autora: Agatha Christie
Editora: Editora Nova Fronteira
Páginas: 247
Nota da Leitora: 4 estrelas

22 comentários

  1. Oi Bruna, tudo bem?!
    Nunca li nada da Agatha, mas já ouvi muita gente falando super bem dela. Meu namorado tem alguns livros da autora, quando tiver um tempo vou pegar algum e arriscar a leitura. Não é meu gênero favorito, mas não custa nada tentar... Sobre a história que você citou, acho que eu ficaria com medo de aceitar o convite. Céus, ninguém pensou em fazer uma cilada para o assassino?! Deixaram o crime acontecer e só depois foram procurar provas e nossa Senhora, quero muito saber quem e porquê cometeu o crime. Agora você despertou minha curiosidade ><

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e você?
      Foi o primeiro livro que eu li dela também e vou dizer que valeu a pena sim :D
      Eu também não iria, mas acho que o livro pega no ponto de o quanto as pessoas são curiosas sabe? E também pensei porque ninguém pegava o bandido, mas no final você vai entender rs.
      Quando ler, me avise.
      Beijos :)

      Excluir
  2. Oi guria fofa.
    Sou uma pessoa super suspeita para falar de qualquer livro da Agatha por não ter lido nenhum, acredita? O meu pai é super fã dos livros dela e até me deu algumas versões pocket para ler *-*
    A sua resenha instigou minha vontade de conhecer e ficar tentando desvendar o crime, mas duvido que será a pessoa que imagino xDD
    Obrigada pela resenha maravilhosa!

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, *-*
      Na verdade, foi muito difícil imaginar quem seria, porque você nunca pensaria que fosse essa pessoa hahah
      Se ele te deu os pockets, leia. Você vai ver que é super fácil de ler e você começa a ler cada vez mais rápido porque quer saber quem fez isso e porque.
      Muito obrigada pelo carinho.
      Beijos :)

      Excluir
  3. Bom dia Bruna tudo bem?

    Já li uns dois títulos da Agatha um é o Tragédia em Três Atos e o outro é o Caso dos Dez Negrinhos ambos sensacionais. Já vi também muita gente falando de "Convite para um Homicídio" mas só agora fiquei animada para ler, bela resenha! E o mais incrível é que os livros da Agatha são tão curtinhos mais tão "completos" =]

    Seguindo e Curtindo seu blog viu!
    Um Abraço,
    Carolina Piovesan
    Conheça meu blog: (Se quiser conferir)
    http://baudhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tudo e contigo?
      Esse foi o primeiro livro que li dela, mas tenho mais 3 em casa para ler, estou louca para começar, mas minha alergia não permitiu rs.
      Fico feliz que a minha resenha tenha te animado. É a mais pura verdade a Agatha consegue, com uma história super curta, criar uma coisa muito completa e isso é muito legal.
      Obrigada pelo carinho
      Beijos :)

      Excluir
  4. Oiee

    Não me lembro de ter lido algo da Agatha Cristie mas sei que ela é a rainha do suspense mesmo quem sabe um dia eu dê uma chance pois como você falou os livros são antigos então dá um pouco de receio de ler pela linguagem né.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      A linguagem atrapalha um pouco, em alguns momentos, principalmente agora com a nova ortografia, mas isso você deixa de lado a partir do momento que acontece o crime e você quer saber porque e quem, aí a leitura flui e você nem percebe que o livro é de 1985 :o
      Beijos

      Excluir
  5. Já ouvi falar muito, mas nunca li.
    Parece ser super interessante.
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu gosto muito da Agatha Christie, mas nunca li esse livro, tenho na estante, mas sempre passo um na frente e assim vou enrolando a sua leitura.
    Depois dessa resenha vou começar a lê-lo.
    bjs

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine, tudo e contigo?
      Fico feliz que a resenha tenha te animado.
      Assim que você ler, conte-me o que achou.
      Beijos :)

      Excluir
  7. Ainda não li nada da Agatha, ouço muitos elogios a escrita da autora e esse parece não decepcionar, adoro livros com finais surpreendentes.. Que bom que apesar do inicio lento a leitura funcionou para você.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delmara,
      Eu estava com medo de ter um final chato, como foi o começo, mas valeu a pena insistir, no final tudo se encaixou e os nós se uniram e formou uma bela de uma trama.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  8. Oie! Não sei por que, mas creio que sou a unica pessoa no mundo que não gosta dos livros dela!
    Tem promoção no blog valendo um kindle!!!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/que-golaco-na-copa-e-bola-no-pe-e.html

    E se você puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/um-novo-amor-vista.html

    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Jura? Você teve experiências ruins? rs
      Vou visitar seu blog.
      Beijos

      Excluir
  9. Hum eu li a casa torta dela e não gostei muito, mas me interessei por esse. Vou dar uma chance, pareceu interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Ainda não li a Casa Torta, mas acho que tenho ele.
      Se tiver, vou ler e fazer uma resenha :)
      Obrigada pela dica e leia assim que possível.
      Beijos

      Excluir
  10. Ah, eu simplesmente adoro esse clima de suspense, de precisar saber quem é o responsável por tudo!
    Ultimamente só tenho me decepcionado com esse tipo de livros. :( Mas acho que está na hora de ler algum livro da Christie. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura,
      Também amo suspense e adoro tentar descobrir quem é o vilão rs.
      Eu tinha parado um pouco com esse tipo de leitura, porque minha amida estava se decepcionando muito, mas decidi dar uma chance para a Agatha e virei fã rs. Acho que você vai gostar. Tem uma pegada diferente.
      Beijos

      Excluir
  11. *OOO* Agatha ♥ Simplesmente amo os livros dela *-* e considero que o nome de Rainha do Crime foi dada a pessoa certa.
    Admito que nunca li nada referente a Miss Marple como detetive e pela sua resenha acho que seria uma boa começar por este livro.

    http://www.masquelivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allana,
      Esse foi o primeiro livro da Agatha que eu li e ela me conquistou, acho que, principalmente, por causa da Miss Marple.
      Adorei tudo, desde o desenvolvimento até a solução do crime que foi fantástica.
      É um livro que eu indico muito.
      Beijos :)

      Excluir