Novos Autores #02

Olá leitores, tudo bem?

Nessa quinzena selecionamos o autor dos livros Vida e O Grande Livro das Pessoas sem Nome, de Leandro Marcolino. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho dele e sua vida, fizemos uma pequena entrevista, confiram!

1. Nome completo:

- Leandro Soriano Marcolino

2. Idade:

- 28 anos


3. Quando surgiu a paixão pela escrita?

Primeiro surgiu a paixão pela leitura. Desde criança eu gosto muito de ler. Um dia, ainda no ensino fundamental, minha escola organizou uma Feira do Livro. Nesta feira, vi um aluno vendendo um livro de sua própria autoria. Este aluno era apenas um ou dois anos mais velho do que eu. Isto gerou um insight, a sensação de que se alguém tão real, tão próximo de mim, podia escrever um livro, talvez eu também pudesse fazer o mesmo. Comecei, então, a trabalhar no meu primeiro livro, e o vendi na Feira do Livro do ano seguinte. Foi uma experiência transformadora. Desde então sempre escrevo, mas nunca mais consegui terminar completamente um projeto, até finalmente surgir o romance "Vida", quando eu já estava na faculdade.

4. O que te inspirou a escrever o livro?

Eu fiz iniciação científica durante a minha graduação. Meu orientador me emprestou um livro relacionado com a minha pesquisa, chamado Swarm Intelligence (por Eberhart & Shi & Kennedy). Este livro é sobre Inteligência Artificial, e o primeiro capítulo discorre sobre questões como: O que é "inteligência"? O que é "vida"? Lembro que os autores mencionam um exemplo supondo um planeta onde os animais são feitos de metal e perguntam se eles seriam considerados como "vivos". Todas essas indagações me inspiraram a escrever um livro que questione a nossa definição de vida. Foi assim que surgiu o romance "Vida", meu primeiro livro "oficial" (sem considerar o que eu escrevi quando pequeno).

Já meu segundo livro, "O Grande Livro das Pessoas sem Nome", não tem uma origem tão clara. A ideia do livro surgiu com o conto "Identidade", o primeiro livro da obra, sobre uma pessoa que subitamente não é reconhecida por ninguém. Foi após escrever este conto que tive a ideia de escrever  o livro. Na verdade, minha intenção inicial era que o "Identidade" fosse um romance inteiro, não apenas um conto. Acho que o transformei em um conto para me exercitar como escritor. Talvez a inspiração para o "Identidade" tenha surgido do livro "O Homem Duplicado", de José Saramago, que conta a história de uma pessoa que subitamente descobre outra que é uma cópia de si mesma. Talvez à partir daí tenha surgido a ideia de questionar nossa noção de identidade. 

Ou talvez não. A origem realmente não é clara. Na verdade, eu escrevi o poema de abertura (e o conto "Desejo") alguns anos antes do conto "Identidade", e resolvi adicioná-los no livro depois. Escrevi o poema de abertura após assistir uma peça de teatro, do Festival Internacional do Teatro de Bonecos de Belo Horizonte. Infelizmente não lembro mais o nome da peça, mas cheguei em casa tão inspirado que sentei imediatamente e praticamente vomitei o poema. Acho que foi um dos poemas que escrevi mais rápido até hoje. Portanto, de alguma forma a ideia de escrever sobre identidade já estava dentro de mim, e com o passar dos anos foi se transformando em inspiração para "O Grande Livro das Pessoas sem Nome".

5. Quais são suas expectativas quanto à isso?

Espero ser lido, e receber críticas e opiniões dos meus leitores. Quando eu publiquei a primeira edição do "Vida", minha sensação era de que as pessoas só levariam a sério um livro que fosse publicado e vendido de uma forma mais convencional. Mas a primeira edição não vendeu muito, e foi pouco além de amigos, familiares e pessoas conectadas à mim de alguma forma. Ao mesmo tempo, vi as plataformas digitais (como o Kindle, Kobobooks, etc) se tornando cada vez mais comuns.

Por isso, hoje faço esforço para que meus livros estejam disponíveis gratuitamente. Acho que o mais importante agora é atingir o maior número de leitores possíveis, e a Internet é uma ótima ferramenta para isso. Infelizmente, não é fácil ter o livro disponível de graça para o Kindle, a Amazon não tem esta opção por padrão. Foi necessário uma certa insistência até conseguir tornar o livro mais acessível. É impressionante como o número de leitores aumenta drasticamente, quando o preço do livro muda de R$1,99 para R$0,00. Infelizmente, acho que o público brasileiro ainda é muito resistente a gastar dinheiro com livros, principalmente livros de autores nacionais. Pelo menos as plataformas digitais tem permitido o acesso a cada vez mais novos escritores, então espero que o mercado também evolua e acorde para o valor destes escritores.

Um pouco sobre a obra que mais nos marcou:

O que é a vida? Qual é a nossa essência? Existe uma alma? O que você faria se tivesse apenas 24 horas para responder a essas perguntas? Descubra os limites entre a vida e a morte.

Imagine um mundo onde a biotecnologia está em seu ápice. Onde é comum ter robôs que se assemelham a seres biológicos, substituindo os cachorros como animais preferidos de estimação. Recriar membros amputados é algo simples, e feito com tal perfeição que se torna difícil diferenciar a prótese do membro original. Neste mundo de infinitas possibilidades, Luíza sofre um acidente de carro com seu marido, Rodrigo. Ele entra em coma. Luíza deve aceitar a perda do marido?

Estamos entrando em uma nova era: a era da biotecnologia. Físicos, matemáticos, cientistas da computação, todos querem se aprofundar nos mistérios da biologia e modificá-la quase como manipulam um programa de computador. As possibilidades são infinitas, os benefícios para o bem-estar da humanidade quase inacreditáveis. Mas surgem novas questões éticas e filosóficas. Qual é o limite do que pode ser feito? Até onde a vida pode ser manipulada? Chamamos de artificial tudo o que é criado pelo homem, e natural tudo o que não é criado por nós. A vida é incontestavelmente algo natural, mas à partir do momento em que o próprio homem pode criá-la, ainda podemos chamar o resultado de "vida"? Afinal, o que é a vida? Quem somos nós?

Gostaram do autor? Irão ler seu livro?


Comentem! Beijos :)

2 comentários

  1. Que fofura esse autor!
    Acabei de conhecer seu blog :D
    feiras do livro são otimas, de verdade, que lindo isso trazer algo muito bom pra ele tambem!
    UOU, parece ser um livro com uma premissa interessante... 24 horas para testar limites! Isso foi tão ponto de impacto
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei esse autor muito interessante também.
      Estou lendo um outro livro dele e farei resenha em breve.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Beijos

      Excluir