[Resenha] Uma dobra no tempo, Madeleine L'Engle - Uma dobra no tempo #1


Título: Uma dobra no tempo
Série: Uma dobra no tempo #1
Autora: Madeleine L’Engle
Editora: HarperCollins Brasil (cortesia)
Páginas: 240
Onde comprar: Amazon

“Porque eu me importo. E ninguém mais se importa. Você não sabe a sorte que tem de ser amada.”

Uma dobra no tempo é considerado um clássico da fantasia e da ficção científica, além de ser um livro que está/estava num hype danado por conta da adaptação cinematográfica. Esse pequeno livro nos apresenta a história de duas jovens crianças, Meg Murry e Charles Wallace. Charles é um menino que todos tiram sarro dele, ele é quietão e na dele e as pessoas não aceitam isso. Meg é aquele tipo de personagem que tem receio do corpo e da personalidade, mas que é extremamente protetora com o irmão mais novo.

“- Eu queria ser outra pessoa – disse Meg, abalada. – Eu me odeio.”

Um uma noite de chuva forte, Meg e Charles fazem um lanche tardio e recebem a visita de uma estranha bastante peculiar, a Sra. Quequeé. Essa estranha senhora tem algumas falas e atitudes bastante confusas, principalmente, quando ela fala “Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”.

Ninguém sabe o que é tesserato, exceto por a Mãe dos dois que parece conhecer essa expressão e seu significado. Após essa visita, a vida deles está quase normal, até Calvin, um colega da escola, aparecer por lá e eles partirem em uma perigosa jornada pelo tempo e espaço para encontrar Pai. Sim, o Pai das crianças está desaparecido há bastante tempo.

“- Você acha que as coisas sempre têm explicação?- Sim. Acredito que sempre têm. Mas acho que, dentro das nossas limitações de ser humano, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, veja bem, Meg: não é porque não entendemos alguma coisa que essa explicação não existe.”

Uma das primeiras coisas que preciso dizer sobre esse livro é que a edição é extremamente primorosa. Deu para perceber que a editora teve muito cuidado com tudo e esse carinho já merece um ponto enorme. Agora, sobre a história, preciso dizer que, assim como a edição, a história é extremamente primorosa, cheia de metáforas e encantadora. Além disso, o título nunca fez tanto sentido para mim como faz em Uma dobra no tempo.

Apesar de ter muitas palavras boas para falar sobre esse livro, tenho que dizer que achei o começo extremamente confuso e fiquei perdida em algumas situações. Foi necessário reler algumas páginas e fazer algumas anotações para compreender a grandiosidade desse livro e as lições que ele traz.


Os personagens foram encantadores, principalmente, o Charles que, apesar de ser um jovem garoto é extremamente sábio e nos ensina demais! Além disso tudo, o livro tem uma aventura inigualável. Os personagens passam por lugares que me encantaram e assustaram e foi maravilhoso ver o que eles fazem, o que aprendem e como crescem ao longo da narrativa.

As metáforas que a autora apresentou foram um show à parte, principalmente, por conta de todos os ensinamentos que esse livro traz. Infelizmente não são todos os leitores que gostam dessa história e isso não é um problema, afinal, a literatura é assim mesmo. Recomendo esse livro para todos que amam metáforas e não se importam com a velocidade com que a história acontece. Degustar é melhor do que devorar às vezes!

“(...) mas as pessoas são mais que a aparência. A diferença de Charles Wallace não é física. É na essência.”

Classificação:

28 comentários

  1. Olá Bru!
    A história parece ser muito primorosa mesmo. A edição está linda :)
    Eu já venho há um tempo lendo algumas resenhas e pretendo colocar na lista de leitura.
    Adorei saber mais sobre a historia. Vi que saiu o filme também, e gostei do elenco :)
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    É um livro que quero muito ler, apesar de ser ficção cientifica a história em busca do pai perdido me parece fascinante..o filme vou assistir!!!

    ResponderExcluir
  3. Este é um livro que causou um certo burburinho no mundo literário. Metade amou e a outra metade, não amou nenhum pouco.
    Eu fiquei na curiosidade..rs e espero poder tirar minhas conclusões em breve, já que a adaptação está aí e de quebra, um segundo livro também(que já andei lendo, é tão bom quanto o primeiro)
    Mesmo não sendo tão fã de ficção, de quebra, amo metáforas e ensinamentos e o livro é carregado disso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Bru,
    eu assisti ao filme e gostei muito mas não sei se vou querer ler o livro agora. Quem sabe mais pra frente, ainda mais que vi que tem continuação....
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru, eu gostei tanto, tanto que até achei estranho algumas criticas negativa, mas faz parte rs Eu adorei a narrativa a autora e as metáforas que ela usa, fiquei encantada com o trio de protagonistas e agora quero ler o segundo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna.
    Ganhei um exemplar desse livro de presente de Páscoa e estou super animada para fazer essa leitura! Só li boas críticas a respeito e tenho certeza que serei da turma que vai amar a trama!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. O livro tem um título lindo! Uma capa bem legal e a diagramação me parece ser bem bacana.
    A história tem uma sensibilidade e originalidade magnífica.
    Queria muito ter lido o livro antes de assistir ao filme, mas pelo visto eu não vou conseguir. Preciso assistir ao filme logo. rs
    Adorei sua resenha e os quotes que você colocou!
    Beijão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru!

    Tudo bem? Então, eu li Uma Dobra No Tempo ano passado e ainda não sei se gostei ou não do livro. Tiveram muitos pontos positivos e negativos na trama pra mim, mas sem dúvida o que mais me incomodou foi o ritmo do livro que achei arrastado. Pra mim demorou para as coisas acontecerem e os mistérios começarem a serem revelados e isso me incomodou muito na narrativa. Acho que essa questão de demorar a explicar as coisas também me fez ficar confusa, assim como você.

    Sobre os personagens tive certa dualidade em relação aos irmãos, mas adorei o Calvin e a Sra. Quequé.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito chegada a ficção e li muitas resenhas negativas sobre este livro. Perto do lançamento do filme, houve uma divulgação muito grande e eu fiquei interessada, mas depois fui lendo e conhecendo um pouco da trama e perdi a vontade de ler. Apesar da sua resenha positiva e de você ter gostado da leitura, eu não sei se vou me arriscar.


    Bjoxx – www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bruna.
    Vou começar a ler esse livro, mas é em HQ da Darkside.
    Recebi ontem os dois volumes em parceria com a Harper. Estou bem curiosa para ler.

    Tenha uma ótima quarta-feira.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tô bastante curiosa pra ler esse livro, já que só leio comentários positivos, mas fiquei mais curiosa agora que você disse que tem metáforas, e eu sou uma grande adepta das metáforas (roubei a linha do Gus, haha).
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Só li resenhas positivas desse livro, e ele já está na minha listinha. Que bom que você achou a história extremamente primorosa. Gosto de ler livros que são cheios de ensinamentos e tal. Espero poder fazer essa leitura, muito em breve!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Só vejo bons comentários sobre esse livro, tanto que já está na minha lista. Vi sobre a adaptação cinematográfica e quero ler antes do lançamento. Adoro leituras cheias de referências e metáforas, deixa a trama mais envolvente.
    Estou com altas expectativas e espero não me decepcionar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e apesar da capa e do nome chamarem minha atenção, a premissa não chamou. Acho que por ser um gênero que não gosto muito e não consigo ler. Dessa vez, para mim, passo a dica. Mas vou anotar e indicar para os amigos que curtem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Recebi a continuação de Uma dobra no tempo em parceria com a HarperCollins, mas ainda não tinha lido o primeiro. Achei as capas lindas e maravilhosas, mas só conhecia a história pelo que via blogueiros falando por aí. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler, adorei os personagens e as metáforas que você mencionou <3

    ResponderExcluir
  16. Eu recebi o segundo livro dessa série e meio que me senti na obrigação de comprar o primeiro haha não sou muito de ler esse gênero então dei uma empacada, mas estou tão animada! Principalmente por esse lance de metáforas.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Bruna!

    Eu amo metáforas! Impossível não lembrar agora do Gus de A Culpa é das Estrelas. Desde que li a história dele e da Hazel não consigo mencionar a palavra "metáfora" sem que um sorriso se abra no meu rosto.rsrs

    Bem... mas embora ame metáforas não sou a maior fã de ficção científica. Até sou uma leitora eclética e aposto em diversos gêneros, mas quando se trata de ficção científica tenho meios receios. Leio pouquíssimo livros do tipo.

    Até fiquei curiosa sobre o livro e penso sim em lê-lo, só que não no momento. Talvez daqui a alguns anos.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Tenho curiosidade em relação a esse livro, porém não gosto de ler livros hypados, as vezes faço uma exceção. Acho a premissa dele fascinante. Viagens no tempo, protagonistas jovens, fantasia são elementos atrativos para mim. Como muitos estão falando bem, acredito que irei gostar, mas não é algo que vá ler por agora.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Bru! Confesso que comprei por conta da adaptação cinematográfica. Vi o trailer e adorei. Mas com sua resenha já vi que vou amar, ainda nem tirei o plástico rs
    Beijoos

    Top comentarista série Encantadas

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente com você, cada leitor enxerga de uma forma. Muitas vezes o leitor precisa estar em sintonia com o enredo para acompanhar e entender o seu ritmo. A edição parece mesmo estar maravilhosa e o tema é muito interessante. Eu já tinha visto algumas resenhas e realmente as opiniões divergem bastante. Ansioso pela adaptação.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  21. Oie!

    Quero mais assistir ao filme do que ler a obra, a adaptação me despertou mais o interesse que a história no livro em si, e outra que já li algumas resenhas que me deixaram meio em duvida sobre ler ou não, por isso decidi só assistir ao filmes mesmo!

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Este foi um livro que não me chamou a atenção, aliás estas histórias de fendas temporais ou dobras d=no tempo não entram muito bem na minha cabeça e acho até que a sua resenha é a primeira que me faz entender exatamente o que a autora queria nos contar. A arte gráfica do livro está linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Bruna, que resenha linda!
    Esse livro realmente vem dando o que falar... a Cris, uma amiga minha e colaboradora do blog o leu e simplesmente adorou. Tenho um pequeno problema em ler livros de ficção científica, mas pelo que tanto falam dessa obra, a curiosidade está batendo forte haha

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna,

    Eu amo viagens no tempo, paradoxos temporais e todas essas coisas que vem quando se mexe com o tempo. Eu fiquei bem interessada nesse livro, e é uma pena que o começo tenho sido um pouco confuso para você, espero que para mim não seja, porque eu sempre acabo desanimando. Mas que bom que você gostou, me deixou bem mais com vontade de ler!

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Bru, tudo bom?
    Apesar desse início um pouco confuso, fiquei bem curiosa em relação a leitura e esse título que você disse ter caído como uma luva para o livro em questão! Já quero conferir os ensinamentos que este livro nos apresenta e claro, esses personagens bem construídos e encantadores como o Charlie. Amei muito a resenha e a foto! Que borboleta linda ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Bru, vou te contar que NUNCA tinha ouvido falar nesse livro até a hype toda começar. Eu gosto bastante de metáforas na literatura e fiquei curiosa para saber a relação que o nome do livro tem com a história, mas você sabe que o gênero não é lá meu preferido, por isso acho que não leria.
    Mas que bom que você curtiu apesar dessa confusão inicial! <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Bruna! Tudo bem?
    Eis um livro que realmente dividiu os leitores: entre os que amaram e os que odiaram. Com certeza algo tem nele que cause esses sentimentos contraditórios. Ainda mais se é um sci-fi escrito por uma mulher que era cristã e que usou muito dos preceitos que conhecia para construir a trama. Não vou dizer que amarei ou odiarei até porque não li, mas que me deixa curiosa, isso deixa.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Que bom saber que você gostou da história! Estava louca para ler esse livro mas tinha muito medo de compra-lo e não ser tão bom quanto parecia, então ler a sua resenha foi bem legal para mim.
    Ótima resenha! Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir