[Resenha] Pressa de ser feliz, Matheus Rocha

Título: Pressa de ser feliz
Autor: Matheus Rocha
Editora: Planeta | Selo: Outro Planeta (cortesia)
Páginas: 208
Onde comprar: Amazon

As palavras do Matheus Rocha não tocam só a superfície da nossa mente. Suas palavras atingem a profundidade da nossa alma, de maneira que sentimos seguros de que tudo ficará bem. Basta um abraço!
Matheus Rocha, autor do blog Neologismo, gosta de falar sobre a vida. E a vida tem dessas coisas: paixões, relacionamentos
desencontrados e amores que marcam o coração. Ele acha, de verdade, que esse mundo pode ser um lugar bem legal pra
se viver, e sonha em abraçar as pessoas por meio de suas palavras.
Em Pressa de ser feliz, reuniu crônicas do cotidiano de um ansioso. É a experiência de alguém que, como todo mundo,
aprende pouco a pouco a lidar com as loucuras da vida e com a urgência da felicidade.

Sou apaixonada pela escrita do Matheus, desde que conheci o seu livro No meio do caminho tinha um amor. Suas palavras são tão sinceras que é impossível não compartilhar seus escritos com outras pessoas. Pressa de ser feliz é um livro escrito para pessoas ansiosas com a vida, que desejam que tudo passe logo. No final, a busca maior é pela felicidade, mas como o próprio autor fala: "- a felicidade está na nossa frente e não percebemos".

Este é um livro de crônicas que pode ser lido de duas maneiras: ou você vai com sede ao pote ou você bebe cada gota, para apreciar as palavras abissais do autor. Por isso, a crônica que me tocou intimamente foi " Como sobreviver a um ataque de leão", que vai falar sobre sermos atacados pela "vida" e a difícil escolha de seguir ou desistir. Esta, pois, falou comigo em um momento difícil. O que para minha surpresa, não seria preciso falar aqui... mas... EU PRECISO. 

Perdi o meu pai a menos de um mês e fiquei isolada de tudo. Inclusive da leitura. As cores perderam seu tons vivos, e nos meus dias jaziam o preto e branco pela dor da perda. Eu não queria acreditar naquilo que estava acontecendo, mas a ficha tinha que cair. De alguma forma, o livro Pressa de ser feliz chegou no momento que eu precisava. Ao ver as transformações da borboleta na capa e contra-capa entendi que aquela mensagem era minha e o livro me chamava.

Página após página. Dia após dia. Foi esta a minha escolha: ler o livro aos poucos. Beber aquelas palavras ao decorrer dos dias para me sentir mais forte! E foi isso que aconteceu: Meus dias começaram ganhar cores. Isso não quer dizer que estou salva de mim mesma. Estou lutando dia após dia para seguir. Eu acredito que o livro do Matheus me resgatou de um abismo para longe da felicidade.


Se fui feliz com meu pai, eu sempre soube. Só que agora eu aprendi que a minha felicidade depende, única e exclusivamente de mim. Este livro reúne crônicas dos mais diversos temas que se relacionam com o amor. É um livro para pessoas ansiosas que acreditam que a felicidade é uma "formula" pronta. 

As experiências do Matheus me fizeram entender que os desafios trilhados pelo nosso percurso nos tornam fortes o suficiente para seguir, e é isto que nos torna feliz: sorrir em meio as lágrimas, desolação. Precisamos viver os momentos tristes e passar por eles, para receber o prêmio final: a felicidade. 

Em meio a leitura, somos contemplados com ilustrações e frases que mexem com o nosso íntimo. O livro conversa/dialoga com o leitor por meio da linguagem verbal e não verbal. Toda a obra está bem revisada e é cheia de musicalidade, que invade nossa alma. Essa resenha não poderia ser menos poética. Talvez, nem chegue perto do que senti com esta leitura.


Não é uma obra para ser "resenhada", mas sim sentida. Por isso leitor, se você conhece o dom das palavras sabe do que estou falando! Matheus Rocha tem o verdadeiro dom de tocar os seres humanos mais perdidos e quem sabe colocá-los de volta em seu caminho. Se você anseia por um livro que te toque, cujo autor fala com você, por meio de suas experiências: este é o livro ideal. Ideal para os ansiosos. Ideal para se trabalhar em sala de aula. Ideal para você que busca uma obra que te dê escolhas!

Classificação:

16 comentários

  1. Meus mais sinceros sentimentos a você e peço a Deus em sua bondade,que guarde você e sua família!
    Há livros que nos chegam nos momentos que mais precisamos, onde nos encontramos ali, sem cores, sem vida, sem vontade nenhuma de seguir em frente e este parece que literalmente, foi enviado a você!
    Como não conhecia, já quero muito poder ter e ler o livro também, já que a felicidade é isso mesmo, um presente diário e só aparece quando estamos distraídos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda meu bem. Eu não conhecia o livro, é a primeira resenha que leio dele mas gostei de ver sua opinião, foi lindo. Gosto de livros que fazem com que reflita, são os melhores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esse autor tão amorzinho. Adoro acompanhar o trabalho dele nas redes sociais e fico super feliz e ver ele crescendo =D.
    Este ainda não consegui ler, mas pretendo fazer em breve <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá, como vai? Está ai outro livro lindo que eu não conhecia, possui uma sinopse muito atraente e a edição também está maravilhosa, ela me fez ficar com mais vontade ainda de conhecer a história.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem? Meus sentimentos por sua perda, espero que esteje melhor.
    Nunca tinha ouvido falar desse autor mas fiquei curiosa sobre ele, gostei de sua resenha quando falou que toca a alma, isso vai além de profundo, parabéns. Dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço a escrita do Matheus e saber que esse livro traz crônicas para pessoas como eu, ansiosas com tudo na vida, que nem percebo coisas boas acontecendo. Com certeza é um livro para se ter na cabeceira e imagino como se sente em relação a sua perda, hoje faz um ano que disse adeus a minha segunda mãe, minha avó. Gostei muito de tudo que falou aqui e só me faz desejar essa leitura.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda, não tinha visto o livro ainda, e concordo que a minha felicidade é responsabilidade apenas minha. Imagino as reflexões que o livro traga
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor, mas já ouvi falar coisas lindas sobre o livro No meio do caminho tinha um amor. E tenho muita vontade de ler.
    Eu sou encantada com esses livros que tem ilustrações e frases tocantes que mexem com o leitor. Já preciso desse livro.
    Amei a premissa, e sua resenha me deixou muito curiosa. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Acho que nunca li nada do autor, mas já ouvi falar sobre os livros dele. Como uma pessoa extremamente ansiosa e que tem grandes dificuldades para lidar com isso, acho que essa leitura seria perfeita para mim.
    Sinto muito pelo seu pai e te desejo muita força para passar por esse momento difícil. Fico feliz que a leitura tenha te ajudado e trazido algum conforto.
    Adorei a resenha e as fotos, e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amanda, sinto muito pelo seu pai. O meu está gravemente doente mas ainda não consigo nem pensar em passar pelo que você passou... E olha que estou tendo tempo pra me preparar pra esse momento. Que bom que o livro surgiu na sua vida no momento certo, leitura tem dessas coisas mágicas que acabam nos salvando quando precisamos. Espero que você fique bem, muita força aí, e muitos livros maravilhosos e amor no seu caminho pra te ajudar a seguir em frente.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Sinto muito por sua perda, sei como é o meu está no céu a um bom tempo e guardo lembranças maravilhosas.
    A vezes acontecem coisas que não entendemos, mas que acontecem na hora certa, assim como foi esse livro para você.
    Adorei a dica e já esta anotada.
    Bjus e fique bem.

    ResponderExcluir
  12. Meus sentimentos á ti, que você encontre forças nos detalhes da vida!

    Eu não conhecia o livro mas já sei que é especial pelo tema tão apaixonante, com certeza eu leria!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Que bom que o livro pode te proporcionar um conforto em um momento difícil. As palavras as vezes nos salvam quando menos esperamos. Não conhecia esta obra especificamente, no entanto pela sua emoção, pela sua resenha, deixarei como resenha anotada. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu gosto muito de crônicas mas ainda não conhecia essa obra que parece ser tocante, fico contente ao ver que as palavras do autor puderam lhe proporcionar algum consolo em um momento tão difícil.

    ResponderExcluir
  15. Oi Amanda
    Matheus fala bastante sobre abraços e quero que você receba o meu também.
    Meus sentimentos.
    Por coincidência acabei de ler e postar sobre este livro.
    Não conhecia a escrita do Matheus e adorei também.
    AS fotos ficaram lindas
    Bjs
    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  16. Olá nunca ouvi falar do autor mais eu não gosto de crônicas e esse livro não me chamou atenção pelo gênero eu passo essa dica. E meus sentimentos por sua perda

    ResponderExcluir