Pressão, não pressa

Imagem: Fonte
"A sensibilidade ainda vai acabar tirando a minha vida. Eu nem precisei metamorfosear num inseto para me sentir como Gregor Samsa, sozinho e desolado. É que eu ando me sentindo carregada. Levanto pela manhã com gritos e zunidos irritantes nos pensamentos, depois de uma noite inteira com os olhos arregalados e o coração doendo.

Você sabe, não é de hoje aquilo que dizem: as palavras têm poderes. Na mesma medida em que elas constroem, elas destroem. Não é todo mundo que se preocupa com o que fala da boca pra fora, algumas pessoas simplesmente não medem o nível daquilo que vão pronunciar. 

Eu sobrevivo numa dúvida constante: não sei se metade das pessoas ao meu redor são aquilo que dizem ser. Algumas vezes, elas se revelam e cobram de mim até mesmo aquilo que elas nem podem oferecer. Internamente, os questionamentos são feitos, solucionados, reavaliados e deixados de lado por não existir solução. Mas externamente, a coisa toda se junta numa bola furada, que ninguém, além de mim, tem interesse em consertar. 

A única coisa que eu queria hoje era ter um tempo só para mim. Poder respirar fundo, ouvir com calma as cobranças que me fazem e respirar fundo mais uma vez, acreditando que ninguém vai acabar com a minha paz. Mas aquele zunido nos pensamentos não dá trégua, trabalha incessantemente, como se tivesse pressa. Mas é claro que ele não tem pressa, afinal, a pressa dele consertaria tudo rapidamente, e faz muito tempo que eu me sinto assim."

Por Thamiris Dondóssola, do blog Historiar.


55 comentários


  1. Oi, Thamiris! Eu te entendo perfeitamente, ás vezes também me sinto assim, extremamente pressionado pela sociedade, familiares, alguns poucos amigos, enfim... Sei como é. Na verdade o que eu faço para reencontrar a paz interior, sem que ninguém ao meu redor tire-a, é meditar e busco me desprender de coisas fúteis, que na atualidade as pessoas dão tanto valor, e por agirem assim, acabam por esquecer completamente o ser humano. Não é nada fácil conciliar as duas coisas numa só, em que não haja uma grande turbulência psicológica na gente. O que nos resta fazer é acreditar que a tempestade passará, e ela passará como tudo na vida. E, então podemos finalmente nos felicitar com o gozo e a tranquilidade da alma. Adorei o seu desabafo e um belo texto para refletirmos sobre ele. Forte abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Thami!

    Que texto muito bem escrito! Parabéns!
    É muito louco quando a gente percebe que a pressão vem de todos os lugares, inclusive da gente. Acho que essa última é pior. A melhor coisa que podemos fazer é buscar um equilíbrio. Infelizmente, as cobranças - mesmo de quem não deveria cobrar nada - vem. Precisamos saber lidar e principalmente saber ficar em paz.

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamiris! Adorei o texto e me identifiquei muito! Também me sinto assim constantemente. E tenho a mesma dúvida: Não sei se as pessoas que me rodeiam são o que dizem ou parecem ser.

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Renata!
      Essa deve ser a dúvida de muitas pessoas :(
      Beijocas

      Excluir
  4. Thamiris, hello. Menina, adoro os seus textos e sempre acabo me identificando e refletindo sobre eles. Acho que devemos sempre buscar o equilíbrio e fazermos o nosso melhor, pois não podemos fazer pelo outro. Parabéns, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Sua comparação inicial com o personagem do Kafka me deixou de boca aberta. Acho que cada um de nós, carrega um pouco esse isolamento que o texto traz, mas para uns, é totalmente saudável, enquanto para outros, um verdadeiro veneno.
    Lindo, lindo e lindo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gostei muito de poder conferir o texto, e definitivamente, também preciso de um tempo só para mim. Impossível não se identicar com essas palavras e acabar tendo reflexões sobre certas coisas. Acho que a gente sempre vai se sentir pressionado, infelizmente é inevitável... mas será mesmo?!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse texto tem tudo haver com o meu momento atual. Não sei se as pessoas ao meu redor são aquilo mesmo, mas mesmo assim concordo em confiar, dar a todos o benefício da dúvida, até que provem o contrário. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nossa que texto magnífico foi o esse em? Acho que ele representa muita gente pelo o quebandei vendo ai nos comentários rsrsrs. Você tem razão pois as palavras mais do que tem poderem e ela pode construir as coisas rápidas e destruírem mais rápido ainda. Adorie conferir o seu texto. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oie!!
    Nossa que texto mais lindo!
    Tenho que dizer que eu me identifiquei e muito com as suas palavras, a pressão parece vir realmente de todos os lados, mas o meu problema mesmo sou eu, pois a maior pressão vem de mim própria, para comigo mesma, pois sei que posso ser melhor... quero sempre acreditar nisso.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Com um limão que recebemos; devemos fazer uma limonada. Às vezes nossos defeitos podem se tornar nossas melhores qualidades; se bem admistrados e entendidos. Digo isso porque eu também tenho sensibilidade em excesso; e a partir do momento que passei a entender esse meu dom melhor; passei a lidar com ele de uma forma mais adequada; e ficar de bem comigo mesmo também. Ou seja estar de bem consigo mesmo é a melhor alternativa para a solução de nossos conflitos e problemas. E isso nós conseguimos amando e respeitando a nós mesmos. O resto vem aos poucos; a partir daí.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Gostei muito da reflexão, realmente as pessoas nem sempre se preocupam com o dizem e acabam magoando as pessoas as sua volta, sem falar da falta de respeito para com os outros, que é um dos grandes problemas atuais que a sociedade enfrenta, afinal até onde vai a nossa liberdade de expressão? Costumo sempre pensar que a sinceridade sempre tem uma medida e por isso devemos sempre ponderar sobre o que dizer ou não. Adorei a reflexão.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Viviane. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco!

      Excluir
  12. Oi!

    Que texto identificador haha. Eu sei muito bem o que é querer ter tempo para respirar. Ultimamente minha vida anda tão corrida, ando tão triste e acabada no cansaço que nem sei. Um dia o sentimentalismo vai me matar...... Adorei a reflexão, para esse final de ano, veio na hora certa. Obrigada e parabéns pelo texto.


    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie
    foi uma bela reflexão seu texto, sobre ter um tempo pra gente principalmente, as vezes nos damos conta quanto pecamos de não passar mais tempos conosco

    Beijo
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Com certeza todos precisamos de um tempo só para nós. Pressão, cobranças, é algo com que temos que aprender a conviver mas nunca devemos deixar que isso interfira na nossa paz. As pessoas muitas vezes cobram muito mais dos outros que de si mesmas, e isso não é nada legal. Ninguém é perfeito e não podemos esperar corresponder às expectativas absurdas de alguns.

    ResponderExcluir
  15. Não sei o que a levou a escrever este texto, mas me identifiquei em vários trechos. Concordo que hoje em dia as pessoas acham que sinceridade envolve grosseria, e não filtram o que falam. A pressão faz parte da vida de todo mundo, e precisamos arranjar um jeito de lidarmos com isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu saiba, talvez não. É confuso até mesmo para mim, rs.
      Beijos ♥

      Excluir
  16. Olá
    Que texto maravilhoso.
    Realmente tenho que concordar com cada palavra escrita Nesse texto, a cobrança e Pressão são coisas que lidamos todo dia, e sabe o que que vezes é pior? Que somos nós que nos mantemos sobre pressão.As vezes eu também queria um pouco de tempo sozinha, me desligar do mundo e deixar toda tensão e estresse longe por pelo menos um dia.Parabéns pelo texto, muito lindo, e se me permite faço das suas palavras as minhas.Perfeito, muito bom mesmo você tem talento.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Não sei se essa identificação das pessoas é boa ou ruim, rs.
      Obrigada pelas palavras.

      Excluir
  17. Olá =) Texto profundo! Realmente as pessoas fazem muitas cobranças, principalmente aquelas que elas não podem oferecer. Já passei e as vezes passo por isso. Devemos aprender quais pessoas queremos em nossa volta e qual cobrança devemos nos esforça para paga e qual devemos ignorar. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Adorei o texto! Muitas vezes as pessoas nos cobram coisas que nem elas mesmo fazem, acho que isso já aconteceu com todos. Muito boa sua reflexão e bem profunda!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua opinião, Isadora. E agradeço pelo elogio.

      Excluir
  19. Texto lindo e bastante reflexivo. Queria ter o dom de fazer textos assim, que tocam a alma e nos fazem refletir sobre a vida, sobre tudo.
    É extremamente frustrante ver todos a nossa volta nos pressionando para casar, ter filhos, bom emprego, ganhar dinheiro, estudar, ser alguém e entre outras "pressões"... às vezes só dá vontade de ser livre, sem problemas, contas, dúvidas e inseguranças, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Adorei o texto, bem reflexivo, daqueles que ficou na minha cabeça.
    Parabéns por esse talento, que toca a alma dos leitores.
    Realmente, é cansativo essa pressão de que devemos seguir uma cartilha da vida, com se tivessemos errados.
    Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Quantas vezes somos pressionados pela sociedade, por nossos parentes e muitas das vezes por nós mesmos? São pressões de todos os tipos, e as vezes queremos escapar, fugir, buscar uma solução e não conseguimos. Thamiris você conseguiu fazer isso de uma forma magnifica, e soube descrever todos os sentimentos que passam em mim no momento.

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Adorei o texto e me identifiquei com ele.
    Existe muita pressão sobre todos nós de como devemos ser, como devemos agir, o que devemos fazer. Quando achamos que isso irá mudar ao nos tornarmos mais velhos, nos deparamos com mais cobranças!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiee Thamiris ^^
    É bem chato quando somos cobrados pelos outros, né? A cobrança pessoal já é grande, e ainda une-se a ela a cobrança dos outros *-* Seria tão bom ter um tempinho todos os dias só para a gente, né? Sei lá, uns minutinhos de silêncio, de paz, onde pudéssemos calar nossos pensamentos e todo o resto.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe exatamente o que eu penso, haha.
      Obrigada por compartilhar sua opinião conosco, Dryh.
      Beijos

      Excluir
  24. Olá!
    Amei o texto, acho que todo mundo consegue se identificar um pouco, né? Acho que todos precisamos de um tempo para nós mesmos no meio dessa correria.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  25. Que palavras mais lindas, é bem tocante e profundo a forma como aborda a temática, de fato me identifiquei com o texto e isso me deixou pensativa. ótima escrita, ótima construção de texto, adorei mesmo!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de ler textos assim, mas não é algo que leio com muita frequência nos blogs que visito. Esse texto seu, Thamiris, me conquistou muito, porque me identifiquei com o mesmo, pois me sinto assim faz algum tempo também e realmente as pessoas não medem o que vão falar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Primeiramente, quero dizer que adorei seu texto e me identifiquei muito.
    Assim que acabei a leitura, ainda fiquei alguns minutos refletindo suas palavras e revivendo em minha ente momentos que me fazem lembrar da pressão que muitas vezes vivo.
    Infelizmente, todos estamos fadados a isso. Faz parte da nossa existência nessa sociedade, mas o que podemos fazer é viver buscando pela felicidade e vivê-la sempre que possível.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco, Taisa.

      Excluir
  28. Oi, tudo bem?

    Simplesmente amei <3

    Ja vinha acompanhando seu trabalho no teu blog e sempre fico incrédula na leveza e simplicidade que suas palavras carrega e no tamanho dos sentimentos transmitidos por elas!

    Parabéns!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir