[Resenha] Minha Vida fora de Série #3 - Paula Pimenta

Título: Minha Vida Fora de Série
Autora: Paula Pimenta
Série: Minha Vida Fora de Série #3
Editora: Gutenberg
Páginas: 424
Onde comprar: Saraiva | Submarino

Antes de começar essa resenha, devo alertá-lo que ela conterá spoilers dos primeiros livros: Minha Vida Fora de Série #1 e Minha Vida Fora de Série #2.

Dois anos após a segunda temporada Priscila está passando por uma fase bastante conturbada. Ela está cursando a faculdade, mas não é aquilo que deseja. Seu namoro está bem e o relacionamento dos seus pais está melhor ainda. Isso mesmo, pessoal, enquanto no primeiro volume seus pais estavam se separando, neste volume, eles decidiram reatar o casamento.

Por conta dessa volta, seus pais se mudarão para São Paulo e ela irá junto. Claro que a Pri não aceita, afinal, ela fez amigos em Minas Gerais, tem um namorado e toda uma vida lá. Mas, seus pais sabem que ela sempre topa ceder em prol de algo que quer e eles fazem uso disso.

O pai de Priscila sugere o seguinte: Ela pode viajar para a casa de sua amiga Fani, que está nos Estados Unidos, se fizer provas de vestibular para universidades de São Paulo. Caso ela passe, cursará, pelo menos, 6 meses em São Paulo e, depois, decidirá onde viverá. Muito fácil isso, Pri quer, a todo custo, visitar Fani e sabe que não passará em São Paulo é só errar algumas questões.

Entretanto, as coisas não saem como esperado: Priscila é aprovada no vestibular, mas seus pais, por acreditarem que ela se esforçou em ambas as provas, lhe dão o direito de escolha. A escolha por Minas Gerais parece ser certa, mas algo muda e ela parte para São Paulo e passa a tentar conciliar um curso de veterinária e um relacionamento à distância.
“ Se você pudesse voltar no tempo e mudar apenas uma coisa na sua vida, você mudaria? E se fizesse isso, será que essa mudança tomaria a sua vida melhor? Ou será que ela acabaria partindo o seu coração? Ou partindo o coração de outra pessoa? Será que você escolheria um caminho totalmente diferente? Ou mudaria uma única coisa? Um único momento? Um momento que você sempre quis ter de volta?

(One Tree Hill)”

Como vocês já leram em minha resenha, o livro anterior conteve várias ressalvas em relação a diversos pontos e com esse volume aconteceu a mesma coisa. A escrita da Paula continua extremamente fluida, tanto que nem percebemos a quantidade de páginas que lemos, apenas devoramos. Além disso ela cria situações inusitadas que nos fazem ficar desesperados por uma continuação.

Entretanto – quase sempre há um – a Priscila parece não crescer. A impressão que tenho é que ela vem regredindo e tornando-se, ainda mais, imatura. Aconteceu uma coisa em seu aniversário de 15 anos na Disney e isso vem à tona. Além disso, ela sempre parece escolher outras coisas que não seu namorado, mas quer que ele sempre escolha ela e fica revoltada quando ele não faz isso. Isso é, no mínimo, absurdo.

Outro ponto negativo que gostaria de frisar é que a autora parece não saber que está formando leitores e formando mentes também. As atitudes da Priscila farão com que muitas adolescentes ajam da mesma forma: escolha coisas materiais ao amor e isso é, simplesmente, terrível. Posso estar enganada sobre esse último ponto negativo apresentado, mas é o que senti ao longo da leitura. Se eu tivesse menos idade e uma mentalidade ainda em formação mudaria completamente minhas opiniões e até gostaria do que ela faz.


Um dos melhores momentos foi, sem dúvida, o final. Eu achei o final INCRÍVEL e foi justamente por ele que dei a nota que dei. Enfim, é uma leitura que recomendo apesar dos pesares.

Classificação:

13 comentários

  1. Oi Bruna, tenho muita vontade de começar essa série, ainda mais porque já li FMF e adorei todos. Só escuto comentários positivos a respeito, o que me faz ficar ainda mais ansiosa. Bom, uma pena ter esses pontos negativos, ainda mais porque a autora influencieia muitos jovens por ai. Tem que saber se posicionar diante de seu público alvo. De qualquer maneira, ainda pretendo ler.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li essa série, estou lendo a série Fazendo Meu Filme, relutei muito pra começar a ler e me apaixonei!
    bjs
    youtube.com/borboletamaquiada

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,
    essa é uma das muitas séries que ainda quero ler, mas que nunca tive oportunidade. Concordo com você que os autores que possuem um público adolescente devem ter mais atenção no que vai passar, afinal esse é sim um público cujas opiniões ainda estão em formação e consequentemente altamente influenciáveis. Gostei bastante da sua resenha.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Eu sempre ouvi ótimos elogios a respeito dessa série, e gosto muito de livros juvenis e do tema que os livros da Paula abordam. Porém, eu confesso que não estou muito animada para o ler, principalmente por saber que a personagem regrediu, pois quando leio um livro, espero que ela amadureça ao decorrer dele.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, eu ainda não li os livros dessa série mas tenho muita vontade. Eu vejo que a Paula Pimenta foi uma explosão entre as adolescentes e ver que algumas atitudes da personagem são assim, me entristeceu. Realmente muitas pessoas se espelham em livros, principalmente adolescentes e acho que a autora pecou nesse ponto. Mas ainda assim eu tenho uma grande curiosidade com a série. Adorei ver a sua resenha, super sincera e totalmente objetiva.

    ResponderExcluir
  6. Hey...
    Ainda não li nenhum livro da serie pois nunca me interessou, não sei por que mais não parece o tipo de livro que eu leria normalmente, apesar dos pontos positivos e negativos de cada livro ele nunca me chamou a atenção para a leitura... enfim obrigado pela dica e gostei da sua resenha...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho curiosidade nessa serie da Paula, mas tenho vontade de ler alguma de suas obras. Minha Vida Fora de Serie parece ser legal, mas nada mais que isso; e isso de a personagem não amadurecer, e sim regredir com certeza iria me incomodar :/ Enfim, sua resenha ficou ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna
    Adorei a resenha, você escreve muito bem.
    Eu tenho vontade de ler algo da Paula Pimenta, só não sei se começaria com essa série. Personagem que não amadurece ao longos dos livros é bem chato, porque geralmente o que se espera é que ela cresça mesmo. E como você disse, o público da Paula, são mentes que estão sendo formadas, então né.....rs
    Adorei o ponto de vista.

    ResponderExcluir
  9. Ooi,
    Você falou em spoilers então eu pulei a resenha com medo deles. Li Fazendo Meu Filme da autora e amei muito a escrita dela e os personagens por isso morro de vontade de conhecer essa série também. Espero poder ler em breve.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Sempre tive curiosidade de ler estes livros da Paula Pimenta, aliás sempre tive curiosidade de conhecer a escrita dela, pois nunca li nada escrito pela autora. A estória me parece interessante... uma pena que tenham pontos negativos. Como não li eu não posso falar muito, mas se as coisas materiais que ela escolhe ao invés de escolher o namorado tem ligação direta com o seu futuro e possibilidades que ela pode ter com isso, não acho que ela esteja errada de escolher ao invés de escolher o namorado. Afinal depois o namorado pode terminar com ela e ela pode se arrepender das escolhas que fez e pode não ter mais como aproveitar tais oportunidades que teria deixado pelo namorado. Mas como não li, eu não posso dizer se foi esse o caso.
    Sua resenha está ótima, ainda quero conhecer essa série de livros.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna!
    Nunca li a série e nenhum livro da autora porque não me identifico com o gênero que ela escreve. Já gostei muito de livros juvenis e adolescentes, mas hoje não tenho mais paciência para esse tipo de leitura principalmente por encontrar personagens do tipo da Priscila, imaturas como você falou. Gostei muito da resenha e da sua opinião! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Nossa na real, uma ótima resenha! Já vi várias e nem passam perto! adorei o blog continue assim!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna,
    Como eu comentei na resenha do livro 2 eu já passei um pouquinho (muito) da idade do público desses livros, mas como livros não tem idade, eu ainda tenho muita vontade de experimentar a escrita da Paula.
    Fico pensando se ela não faz a Priscila imatura para conectar o universo do livro aos seus leitores ou se faltou mesmo cuidado na hora de caracterizar a personagem.
    Não sei se teria paciência para lê-lo.
    Enfim, quem sabe um dia?
    Gostei da resenha sincera.
    bjs
    Luana
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir