[Resenha] Saga A Maldição do Tigre, Colleen Houck


Olá, queridos leitores!

Hoje trago uma resenha um pouco diferente: em vez de fazer uma para cada livro da série, decidi que seria mais interessante e proveitoso se fizesse uma sobre a saga toda, já que isso evita spoilers. Esta resenha única contém impressões gerais sobre os quatro livros. Vamos ver se vocês gostam do resultado!

A saga Maldição do Tigre é um tanto quanto paradoxal para mim: meu coração nutre, ao mesmo tempo, um sentimento de amor e ódio em relação a ela. Amor porque são livros leves, fáceis, que trazem romance, aventura e cultura. E ódio, porque exatamente o romance se mostrou algumas vezes irritante, imaturo e também forçado. Em suma, são livros ótimos para ler; porém, é praticamente impossível não sentir aquela vontadinha de às vezes querer esganar a protagonista ou de fazer picadinho do livro. 

Kelsey Hayes, apesar de ter perdido a família muito jovem e viver com os pais adotivos, levava a vida de uma garota comum, com preocupações de garotas comuns. No entanto, as coisas começam a mudar quando ela decide trabalhar durante uma temporada num circo. Lá ela vai encontrar um misterioso tigre branco, com o qual vai sentir fortes ligações. Mais tarde, quando descobrir que o excepcional dócil felino é na verdade um príncipe amaldiçoado, Kelsey vai se ver em uma encruzilhada: ajudar o lindo rapaz ou voltar para a ordinária vida que tinha. Mesmo sendo descrente em magia, a garota acaba decidindo que não seria certo deixar de ajudar alguém que necessita de socorro e, após viver aventuras de todos os tipos, enfrentar criaturas nefastas e lidar com uma deusa esquisita, Kelsey ainda terá mais um problema pela frente: a maldição é em dobro e o irmão do tigre branco é tão encantador quanto ela poderia imaginar... 

Para ser sincera, antes de começar a leitura achei a estória bem interessante, mas imaginava que tomaria um rumo completamente diferente. Isso acabou me surpreendendo de um jeito bom e li os quatro livros em apenas duas semanas. Me senti hipnotizada pelos príncipes indianos amaldiçoados a permanecerem na forma de tigre, e também pela aventura que eles e a protagonista Srta. Irritante são levados a trilhar para mudar tudo isso. 

Um dos pontos que me agradou bastante foi o conhecimento da autora contido no livro sobre as lendas e crenças indianas. Collen Houck transporta os leitores para um mundo mágico, inusitado e surpreendente que é essa cultura, tão pouco conhecida no ocidente. No entanto, em contraponto, senti que, nos dois primeiros livros, os fatos aconteciam de maneira atropelada e pouco desenvolvida. O terceiro, por sua vez, foi o que menos me agradou pelo simples fato de que o triângulo amoroso entre Kelsey, Ren e Kishan pareceu forçado e tomou um destaque excessivo sobre a aventura. 

Finalmente, sobre a protagonista: à essa altura já devem ter percebido que "não vou muito com a fuça dela"... Bem, eis aqui os motivos: ela é precipitada, não sabe o que quer, age como se fosse criança e nunca mede as consequências do que faz. Além disso, é sem sal, sem açúcar - e sem pimenta. O resultado disso foi um romance totalmente imaturo, desgastado e sem sentido. - fala sério, que triângulo amoroso é esse, em que todo mundo já sabe com quem ela vai terminar? Mas, tudo bem. 

Apresar do fim romântico previsível, o desfecho da aventura foi bem arquitetado. Achei pertinente e me deixou de queixo caído. Resumindo tudo, essa é uma saga que, como qualquer outra, tem seus pontos negativos e positivos. Pesando numa balança, digo que vale a pena ler, sim. - e olha que sou campeã em criticar romances piegas e mal orquestrados. Aprendi muita coisa sobre a cultura indiana e só por isso já recomendo. Para mim não faz sentido ler algum livro se ele não vai te acrescentar nada. 

Portanto, já sabem: vale a leitura! 

Obs¹: meu coração é de Ren mas também tem um espacinho para o Kishan! Quem vocês preferem?

Obs²: eu morro de amores pelas capas e pela edição! 

Beijos,
Até a próxima!

34 comentários

  1. Só li o primeiro livro até agora, e ADOREI!
    Mas por ler muitas opiniões negativas, adiei a leitura das continuações.
    Acho que você foi justa na resenha. Dá para perceber como será previsível o triângulo amoroso, mas os irmãos fazem a leitura valer a pena huashaus
    Acho que vou ler de novo e enfim terminar a série.


    Abraços,
    Mallú Ferreira
    Canal Sem Clichês, Por Favor
    https://www.youtube.com/watch?v=A9YyIRpUZNw

    ResponderExcluir
  2. Tua resenha ficou incrível e era exatamente o que eu queria: Um resumão de tudo.
    Nunca tive vontade de ler essa coleção. Não sei porque, adorava as capas e as resenhas eram sempre positivas, mas sabe algo que não toca o coração? Agora, graças a sua resenha, conheço um puco mais. Ainda não morro de amores pela trama, mas tenho uma ideia melhor do que tem aí...
    Quem sabe no futuro. Valeu!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. já eu não consigo gostar dessas capas, tem informação demais, pra mim fica meio que poluído... :s
    peguei o primeiro livro mas nas primeiras páginas não senti a história fluir, então abandonei a leitura... creio que esse romance com uma personagem tão irritante iria ME irritar rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabrielle, tudo bem?

    Gostei dessa resenha única da série. As vezes é até mais fácil falar do conjunto de cada livro separado. Enfim, não é uma série que eu tenha vontade de ler, acho até interessante a parte da ambientação na cultura indiana, e todo o trabalho de pesquisa que a autora deve ter tido. Mas não curto triângulo amorosos e protagonista chatinha e impulsiva, odeio mimimi nos livros.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeita pra falar, pois sou apaixonada pela série.
    Kelsey me dá nos nervos, muitas e muitas vezes, mas no fim dá pra sentir um amadurecimento bom dela.
    Em relação a quem ela fica na história, achei super justo e lindo, sou apaixonada pelos dois tigres, mas o destino de cada um eu adorei.
    Chorei demais num dos livros, quando um dos meus maiores amores na história morrem (não posso dar spoiler) :(, chorei litros, mas valeu!
    Em suma, sou apaixonada pela série <3
    Leia agora A promessa do Tigre pra saber mais sobre a Yasabeau (não sei escrever).
    beijooos

    ResponderExcluir
  6. Eu li só o primeiro livro, a Kelsey não me desceu goela abaixo, e as resenhas dos demais livros da série que li me deixaram ainda mais desanimada. Minha mãe leu a série inteira e amou, eu gostei bastante do enredo, a mitologia a originalidade da trama, mas a protagonista é realmente insuportável, não pra aturar... ODEIO personagens imaturas e por isso acabei abandonando a leitura da série... eles estão lá, lindos na minha estante, mas não sei se vou continuar lendo... por praticamente os mesmos motivos que você se decepcionou com a trama... srsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gabrielle
    Tenho vontade de ler a série, mas acho que vai demorar. Que bom que você recomenda a leitura e que os livros valem a pena. Acho que só lendo para saber, mas tenho certeza que ia gostar. Tirando esse triangulo amoroso previsível rs Ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem??
    Sou suspeita em falar dessa série porque amos demais, inclusive tive a oportunidade de conhecer a autora pessoalmente. Mas... não achei o triângulo amoroso forçado e nem desproposital, achei pertinente com os acontecimentos que foram sendo gerados... sim... todos sabiam que ela iria ficar com Ren, mas a autora quis apimentar um pouco as situações... enfim, essa é apenas a minha opinião rs... eu gosto muito da Kelsey, porque não a olhei apenar pro seu lado adolescente que de repente descobriu que estava envolvida com a maldição dos tigres, levei em consideração as suas partes infantis e irritantes, mas medi com sua força, coragem e astucia... ela é uma de minhas personagens preferidas... e sim... as pessoas sempre acham estranho quando falo isso, mas enfim rs. Sou Ren de coração... sou completamente apaixonada por ele... mas Kishan conseguiu me surpreender nos ultimos dois volumes. Achei todo o cenário e ambientação do livro excelente e bem desenvolvido... achei que Colleen, construiu uma belíssima história com riqueza de detalhes e não deixou nenhuma ponta solta... ela foi maravilhosa... que bom que no todo você gostou... mas eu amei... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Li o primeiro e não gostei muito, por isso nem terminei os livros da saga.

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabrielle, fiquei decepcionada.
    Eu achava super interessante esse pano de fundo da mitologia indiana que envolvia a série, mas agora que vc falou sobre a personagem ser daquelas infantis que dá vontade de esganar e jogar o livro fora, nem vou perder meu tempo.
    Não tenho paciência pra essas protagonistinhas songa mongas, nem em livro único, que dirá numa série.
    Passo, infelizmente. Pena que a autora tenha colocado uma personagem tão purgante numa história q podia ser tão bacana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gab, até agora parei no segundo livro da série e lembro de começar a me irritar com a Kelsey, pelo visto, terei que conviver com isso por mais alguns capítulos.
    Assim como você, amei conhecer mais sobre o universo indiano com seus costumes e crenças, a autora soube desenvolver muito bem essa parte a ponto de nos sentirmos parte desse mundo.
    Pretendo terminar a série esse ano e acompanhar a adaptação. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oi Gab, até agora parei no segundo livro da série e lembro de começar a me irritar com a Kelsey, pelo visto, terei que conviver com isso por mais alguns capítulos.
    Assim como você, amei conhecer mais sobre o universo indiano com seus costumes e crenças, a autora soube desenvolver muito bem essa parte a ponto de nos sentirmos parte desse mundo.
    Pretendo terminar a série esse ano e acompanhar a adaptação. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho o primeiro livro dessa série e não vejo a hora de começar a ler, é só achar tempo. Adorei a trama ser baseada numa lenda indiana, nunca li nada parecido, por isso me apaixonei pela premissa e estou ansiosa para iniciar a leitura.
    As capas são lindas demais!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Tamo junto! Me sinto da mesma forma! Ainda estou procurando (e apaixonada) o Ren do primeiro livro. No 2º eu me apaixonei pelo irmão dele, e nos seguintes eu queria destruir tudo e matar todos! Eu fiquei com tanta raiva da série que nem quis ler esse prequel novo que lançaram.
    As partes sobre mitologia indiana são minhas favoritas, eu adoro mitologias.

    Bjnhos de Tinta
    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Também tinha uma relação de amor e ódio com a saga, mas era mais para amor por conta do Ren e Kishan ♥ hehe' a parte do ódio ficava inteiramente com a Kelsey-Rabanete. Adorei conhecer a India desse jeito, a escrita da autora é simplesmente maravilhosa, e a história que ela criou ficou incrivelmente incrível! A única parte ruim mesmo foi a protagonista, né?!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabi,
    Olha quando eu li A maldição do Príncipe da Colleen, eu não sabia de como era a escrita dela, daí meio que rolou uma decepçãozinha por ser um YA, não porque eu não goste de YAs, mas porque eu estava esperando outra coisa. Talvez se eu tivesse lido a sua resenha ante, não tivesse me chocado, pois ao que pude ver o estilo da narrativa é o mesmo, só muda o contexto e acho que a personalidade da protagonista, pois achei a de O Príncipe do Egito bem legal.
    Gostei muito da tua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, sabe que eu morro de vontade de ler essa saga desde que os livros foram lançados? mas eu não tive oportunidade ainda, mas esse ano espero mudar isso. Acho a trama muito interessante e diferente, sua resenha está ótima, meus parabéns!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tudo-pode-acontecer.html

    ResponderExcluir
  18. Olá! Olha não é a primeira pessoa que me diz que teve amor e ódio pela saga. Acho que a gente espera que seja de uma forma e acaba sendo de outra e quando a personagem se torna meio irritante ou o relacionamento entre os personagens se torna clichê deve acabar causando isto. O bom é que realmente a autora tem muito conhecimento para levar a gente para diversos lugares mágicos, tanto que te prendeu e você leu todos. Tenho a saga e ainda não comecei a ler nenhum!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Eu AMO essa saga. Acompanhei os lançamentos de todos e lia avidamente cada um. Realmente, ela tem uns problemas, mas para mim não desmerece o quão boa ela é. Sem contar o tanto de informação mitológica que a gente recebe que eu amei. Acho ela bem completinha e para descontrair. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. ADOREI sua resenha, flor. Eu ainda não li a série, mas realmente estava dividida porque lia resenhas que a amavam e outras que a odiavam. Finalmente entendi o porquê! O enredo é bom, criativo e prende a atenção. Mas o romance é frágil. Ufa. Respondido isso, pretendo ler pelo menos o primeiro volume. Se dele gostar, vou prosseguir. Valeu pela resenha da série completa!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gabrielle!
    Prefiro aprender sobre a cultura indiana de outra forma, porque ler 4 livros que não são finos com um triângulo amoroso totalmente descartável rola não. Nunca tive curiosidade, principalmente com essas capas de tigre que muda de cor, vira dragão e termina como pássaro. ¬¬
    Gostei da sua resenha única, acho que não conseguiria ser tão sucinta assim.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Oie Gabrielle,
    Achei legal a premissa, só li um livro que tem sobre a cultura indiana, e o pouco que conheci já me fez gostar muito. Gostei de saber que ele tem lendas indianas, estou bem curiosa em relação a eles, mesmo com o fato de a protagonista ser imatura e o triangulo amoroso ser previsível, essas capas são realmente lindas, o que me faz ter mais vontade de ler.
    P.s Amei a ideia de fazer uma resenha sobre toda série.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Não li nenhum dessa serie e pra falar a verdade ainda não bateu aquela vontade de ler..tinha até comprado o primeiro mas desisti e me desfiz dele.. acho que não tô com paciência pra personagem chata e irritante..então no momento é uma serie que eu passo!!!


    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mais-uma-chance-abbi-glines.html#comment-form

    ResponderExcluir
  24. Espera aí. 4 livros em 2 semanas???? PARABÉNS, eu nunca iria conseguir.
    Sou louca para ler essa série, mas ainda não tive oportunidade, muitos dizem que é boa, outros dizem que não tão boa, já outros dizem que é ruim. Mas não TO nem aí kkkkk
    Acho bacana o fato da autora falar sobre lendas e crenças indianas, não conheço nada então vai ser legal. Agora sobre o triangulo amoroso meio forçado já isso me deixa triste, pois romance forçado é um saco.
    MAS Mesmo assim vou conferir sim.
    Amei sua resenha e parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Eu nunca me interessei pelo livro, mas dai li o primeiro e gostei. Mas infelizmente eu fiquei com preguiça de ler os outros. Um dos pontos que me chamaram a atenção, é a volta para crenças poucos conhecidas por mim, no caso, a indiana. É bem legal saber mais sobre cultura que a gente conheço pouco, ainda mais lendo um livro. Eu espero ler a série toda um dia, haha, mas não sei quando. Parabéns pela determinação em ler os 4 haha! Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Oi Gabrielle!
    Eu comecei essa saga logo que ela foi lançada e os tigres ganharam rapidinho um lugar no meu coração de leitora hahaha
    A Kelsey é mesmo infantil e irritante demais, tinha vontade de matar a personagem várias vezes, mas valeu a pena não desistir da série. A cultura indiana é uma das melhores partes :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando desse livro, e confesso que a minha vontade de o ler não é muito. Eu gostei muita da premissa da série, mas o fato de que quase todas as pessoas que eu conheço não gostarem da protagonista me deixa receosa, eu gosto de me conectar aos personagens e acho que isso não iria acontecer no A Maldição do Tigre.

    ResponderExcluir
  28. Olá Gabrielle!
    Bem, você acabou não me convencendo que gostou mesmo da coleção, entendo que leu em duas semanas por ter te envolvido, mas não é critério de paixão.. Bem, você me deu uma nova visão pra série, não sabia que o tigre era um principe enfeitiçado e isso me chama muita atenção!
    Quanto a escolher um dos dois.. bem, ainda não li e não consegui tomar uma posição só a resenha.. vou deixar pra te falar quando eu começar a leitura hahaha
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Morro pelas capas e pela edição² Rsrs
    Eu morro de vontade de começar essa série, mas sempre acabo deixando para depois, porque: 1. eu sou muito muito muito critica com romance, e pelo visto eu vou odiar o romance aqui. 2. Tenho certeza que a aventura vai me prender muito, pois adoro conhecer culturas diferentes e terei de ler a saga toda de uma vez, e as parcerias né?! :(
    Mas está aqui, na minha estante, me esperando rs

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?

    Nossa, achei o máximo esse estilo de resenha! Evita spoiler, MESMO! Eu estou lendo "O despertar do príncipe" da mesma autora. Pelo jeito, ela tem uma receita para sua escrita, pois me sinto exatamente como você: o romance forçado me irrita! Em contrapartida, o nível de cultura que o livro traz é bem legal! E esse que estou lendo, tem um toque de humor bem aflorado.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem? Achei interessante você escapar assim dos spoilers kkkk em fim, eu amei a saga eu quero muito lê-la, mas eu pensava que era 5 livros, não são mesmo 5 livros? acho que me enganei, então eu cheguei a encontrar na sebo os 4 juntinhos mas eu já estava levando outros 3, minha mãe não deixou eu nem deixá-los guardados, mas mesmo assim ainda nesse ano eu vou comprá-los na sebo, claro se ainda estiver lá, beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Gabrielle! Adorei o formato do post =) Já faz um tempo que eu estava ponderando se lia essa série ou não, e agora decidi que sim, vou ler quando puder. Uma pena que tenha te desagradado em tantos pontos, mas, como você mesma disse, toda experiência de leitura é válida, né? O que me fez ter vontade de ler foi realmente o fato de abordar a cultura indiana, ponto que você destacou como positivo. Achei muito legal que a autora não abordou só o romance, mas também o universo desse país que é tão diferente do nosso. Espero gostar da série! =) Beijos!!

    ResponderExcluir
  33. Oiii
    Eu sou LOUCA,DOIDA,VICIADA E APAIXONADA com essa série.
    Sou muito fã da Collen.
    Sua resenha foi muito explicativa,muito bem elaborada.
    Você destacou todos os pontos positivos.
    Concordo com tudo que disse.
    Beijos.

    ResponderExcluir