O Silêncio das Montanhas

A História de um triste e emocionante destino
"Uma história é como um trem em movimento: não importa onde embarquemos, cedo ou tarde estaremos fadados a chegar ao nosso destino."
Assim como "O Caçador de Pipas" e "A Cidade do Sol", Khaled Hosseini caprichou mais uma vez, trazendo uma história triste e emocionante.
"O Silêncio das Montanhas" é um romance que acompanha os passos de dois irmãos - Abdullah e Pari - que foram separados ainda na infância.
"(...)diria que a relação entre Abdullah e a irmã mais nova era normal. Mas não era. Ninguém a não ser Deus sabe porque aqueles dois haviam escolhido um ao outro."
Porém, o que dá um toque especial na leitura é a maneira como é contada: não há linearidade cronológica e a narração ganha uma nova perspectiva a cada capítulo.

Cada parte do livro tem um personagem central diferente, e portanto, uma história diferente. A época é outra e os lugares são os mais diversos - Afeganistão, Estados Unidos, França e Grécia. Além disso, "O Silêncio das Montanhas" traz o horror da Guerra do Afeganistão, retratando as atrocidades cometidas e as sequelas que deixou no país.
"A rua em que morávamos, antes tão quieta, limpa e tranquila, virou um campo de batalha. Balas atingiam todas as casas. Foguetes zumbiam sobre os telhados. Ogivas explodiam na rua e abriam crateras no asfalto. (...) Alguns dias havia uma pequena trégua, umas poucas horas de silêncio, mas depois recomeçavam as intermitentes rajadas de tiros, balas por todos os lados, pessoas gritando nas ruas."
Este é um livro de riqueza histórica, repleto de detalhes impressionantes e de sentimentos puros e profundos. A capacidade de Hosseine de comover os leitores é indiscutível.
"Mas o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina."
Informações adicionais:
Autor: Khaled Hosseini
Título: O Silêncio das Montanhas
Editora: Globo Livros
Páginas: 352
Nota da Leitora: 5 estrelas

Nenhum comentário