Feliz dia mundial daquele que me salva todos os dias

Oi pessoal, faz um tempo que não apareço por aqui, não é? Mas hoje é um dia muito especial e não poderia deixar de abrir meu coração.


Hoje é o Dia Mundial do Livro, mas eu gosto de dizer que é dia daquele que me salva todos os dias. Há quem pense que sempre cresci entre os livros, afinal, sou uma devoradora, mas se engana. Eu tinha uma grande aversão à leitura e, sinceramente, não entendia o que atraia as pessoas a ficarem horas com um "treco" na mão lendo.


Fonte

Quando os professores falavam de uma leitura, era uma tortura. Para vocês terem noção, não li nenhum livro do vestibular. A grande verdade é que eu tinha uma baita preguiça - que as vezes aparece. Só que tudo mudou quando assisti ao primeiro filme de Crepúsculo. Na verdade, a mudança começou um pouco antes; quando comecei a trabalhar, a minha chefe lia muito e eu sempre tive a referência da minha mãe e de uma vizinha. Alguns livros despertavam meu interesse, principalmente romances espíritas, mas foi Crepúsculo quem abriu meus olhos para os livros e aí foi uma derradeira; comecei a ler só livros sobrenaturais e sonhava em encontrar um vampiro - ou lobisomem - na minha vida. Quem não?


Fonte

Com o tempo, meu gosto foi mudando, passei a ler dramas (tio Nick fez história por aqui) até chegar ao suspense, que é meu gênero literário favorito da vida.


Foi mais ou menos nessa época que esse espaço começou e, de lá para cá, ler se tornou um refúgio. Os livros me amparam nos dias mais tristes, me deixam mais felizes quando estou num momento bom e foram eles que me impediram de sucumbir nos piores dias. Além disso, ler é um ato de rebeldia, principalmente numa sociedade como a nossa, que quer impedir as pessoas de terem acesso ao conhecimento para privá-las do senso crítico. 


Por conta disso, nesse dia, eu queria dizer obrigada. A todos os autores e editoras que fazem a magia acontecer. Vocês fazem com que, cada dia que passe, eu me torne alguém melhor.


A vocês, leitores, quero dizer: continuem lutando. Estamos enfrentando tempos sombrios, mas podemos vencer se nos unirmos. Não são as armas ou guerras que irão nos salvar, são os livros.


Tenham um lindo dia 💓

2 comentários

  1. Oi, Bru!
    Que saudade de entrar aqui no UOH pra comentar... Eu sempre amei os seus posts por aqui ;)
    Achei linda sua trajetória como leitora e, sim, muitos leitores já relataram ter iniciado esse amor pelos livros através de Crepúsculo!
    Amei demais o post e me fez lembrar o quanto reconfortante é meus momentos de leitura... pra mim também é um refugio!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru
    Concordo muito que ler é um ato de rebeldia e seguimos sendo rebeldes, desafiando o sistema, desafiando aqueles que nos dizem que ler é perda de tempo e seguimos espalhando a leitura por ai.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir