[Resenha] A Última Dama, Elizabeth Fremantle

Título: A Última Dama
Autor: Elizabeth Fremantle
Editora: Companhia das Letras | Selo: Paralela (cortesia)
Páginas: 384
Onde comprar: Amazon

"Nos meus próprios aposentos, eu vou fazer o que quiser."

A última dama, é um romance histórico que relata os últimos anos do reinado de Elizabeth I.

Penélope é uma moça de uma beleza sem igual e vem de uma linhagem nobre. Sua mãe, foi uma das poucas mulheres que ousaram desafiar a Rainha Elizabeth I e com isso acabou sendo exilada da corte. Mesmo com essa marca na família, Penélope conseguiu cair nas graças da rainha, o que incomoda muita gente. Ela terá que usar sua inteligencia para criar alianças e lidar com as intrigas da corte.

Robert Dereveux (Conde Essex) irmão de Penélope, também é um considerado favorito da Rainha, porém ele tem um inimigo chamado Robert Cecil, homem de confiança da rainha, que fará de tudo para destruí-lo.

"Ela até se esquecera o quanto ele era belo, quando não estava com as feições crispadas de raiva."

A Última Dama é um livro com uma personagem feminina muito forte, Penélope sabe o que quer e não mede esforços para conseguir, além disso ela fará de tudo para proteger os que ama.. Viveu sua vida em seus próprios termos, ditando as próprias regras, tendo um casamento de fachada e um caso de amor duradouro, incluindo filhos com seu amante...


O livro é narrado pelo ponto de vista de Penélope e Robert. Os dois são personagens bem desenvolvidos. Mas o meu favorito foi Robert, pois é uma visão totalmente diferente, afinal ele é o vilão da história, e não me lembro a ultima vez que li um ponto de vista desses.

Pelo que pesquisei a vida do Conde Essex é bem conhecida historicamente, mas a história de sua irmã não. Acredito que a autora "acertou" ao trazer relatos sobre Penélope, que até então só os estudiosos de história conheciam.

"A Jovem sentiu um nó no estomago, pois não tinha nada a oferecer além de um lenço de renda de sua mãe enfiado na manga. Aquilo não tinha como se equiparar a uma joia luxuosa."

Eu não quero muito entrar em detalhes sobre a trama, pois eu realizei a leitura sem saber nada sobre o livro, e me surpreendi muito, tanto com a escrita, quanto nos suspenses e reviravoltas.

Esse livro tem vários cenários históricos, e os personagens realmente existiram, porém só descobri isso após realizar a leitura.

Se você gosta de romances históricos, repletos de intrigas, escândalos, rivalidades e paixões, esse livro é pra você.

Classificação:





14 comentários

  1. Não conhecia a obra, ainda não tinha ouvido falar em lugar nenhum, mas me interessei bastante pela história (e essa capa está linda demais!). Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Só li um romance de época até hoje, e confesso que curti bastante a leitura. Não conhecia este livro ainda, mas depois de ler tua resenha fiquei super curiosa para ler a obra.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Bem, esse tipo de livro não az muito meu estilo de leitura, então eu passo a dica.
    Mas sua resenha ficou linda e eu passei a admirar seu trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa, tudo bem?
    Estou para ler um romance histórico nos próximos dias e estou bem empolgada. Não conhecia esse livro fiquei curiosa por se tratar do período da Elizabeth I. Super me interesse por essa época <3 Por isso anotei a dica e espero conseguir dar uma chance futuramente.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oiii Vanessa

    Eu sei pouco sobre esse livro tb e acho legal isso de ir sabendo quase nada, é bom demais quando a gente se surpreende assim. A protagonista parece ser muito boa, esse lado determinado dela numa época mais contida me deixa bem curiosa, e o fato de a história estar intercalada em dois narradores deixa a leitura mais interessante, sempre gosto de conhecer vários pontos de vista. Enfim, apesar de históricos não ser muito minha praia...rsrs, acho que adoraria conferir esse

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vanessa. Eu ainda não conhecia esse livro e adoro um bom romance histórico. Eu gosto muito quando os autores trazem aos livros uma história com cunho histórico além da ficção e mais ainda quando se tem uma mulher forte. Gostei de ver a sua resenha e fiquei curiosa com a leitura. É uma obra que mesmo sem ter lido ainda eu sei que vou gostar.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa, tudo bem?
    Eu desconhecia esse lançamento, pra ser sincera, mas acho que é o primeiro que vejo falar onde tem a visão do vilao, isso com certeza é um baita diferencial que já faz a obra por si só valer a pena. Adorei poder conferir suas impressões, a capa é linda demais!

    ResponderExcluir
  8. Eu li poucos romances históricos até hoje e conhecendo esse pela sua resenha, fiquei curiosa para lê-lo sim. Também achei muito interessante a possibilidade de ter parte da narração pelos olhos do vilão.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Como não tenho muita experiência com romances históricos já que li bem poucos eu não sei se o enredo me prenderia. E narrações em pontos de vistas alternados é outra coisa que não me agrada muito. Porém conheço muita gente que iria apreciar.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu comecei a leitura de romances de época faz alguns meses e, estou procurando apenas aqueles livros com mulheres fortes e decididas então, acabei de colocar esse na minha lista.

    O fato do livro ter conteúdo histórico me deixou mais interessada em realizar a leitura, porque estou na onde de ler "Os Romanov" que tem muitas cartas e nomes de pessoas que existiram e, eu acredito que me transporta para dentro da história, deixando ela mais fácil de ser compreendida por mim.

    Em fim, gostei muito da sua resenha e apesar, de nunca ter lido nada sobre esse livro antes tenho certeza que será uma das minhas próximas compras. Acho que a capa poderia ter sido mais elaborada..rs!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Ah com certeza dica anotada! Estava um tempinho procurando romances históricos que fosse interessantes, e sua resenha me trouxe uma escolha boa. Gosto bastante de intrigas, escândalos com fundo histórico haha Já quero me surpreender também <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Não leio tantos romances históricos quanto gostaria, nem tinha ouvido falar sobre esse livro ainda, porém adorei essa premissa, afinal tudo o foi relato é comum para os homens da época, ter uma mulher fazendo essas coisas é UAU, muito curiosa para conferir. Valeu pela dica!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu conhecia esse livro por meio do instagram da Cia/Paralela, nunca tivemos a oportunidade de ler/resenha o livro, mas certamente que as mulheres do blog iriam adorar, elas curtem muito romance histórico/época. Esse livro tem uma capa bem bonita. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e a capa chama a atenção de forma positiva, outra característica que gostei foi o fato de ser narrado pelo prisma de Penélope e Robert, acho que enriquece a narrativa.

    ResponderExcluir