[Resenha] (R)evolução, Lu Ain-Zaila - Duologia Brasil 2408 #2


Título: (R)evolução
Autora: Lu Ain-Zaila (cortesia)
Série: Duologia Brasil 2408 #2
Editora: Independente
Páginas: 278
Onde comprar: Loja da Autora

(R)evolução é o segundo volume da Duologia Brasil 2408, escrito pela autora nacional Lu Ain-Zaila e estava particularmente ansiosa para ver a conclusão dessa duologia que tanto me instigou no ano passado.

Ena, nossa protagonista, finalmente rompeu o véu que escondia a verdade sobre o dia do Atentado, que culminou na morte de seu pai, e está disposta a falar sobre isso com o mundo, mas será que seus esforços surtirão efeito?

Gostaria de falar um pouco mais sobre essa história, mas qualquer revelação dará muitos spoilers do primeiro livro e poderá estragar a grande surpresa que é esse segundo volume.

Não há diferença de tempo entre o primeiro e segundo volume e eles poderiam ser apenas um livro, mas há uma grande diferença com relação ao desenvolvimento da trama para o primeiro livro, neste, temos questões políticas presentes e muitas questões são respondidas enquanto tantas outras são criadas. O melhor disso tudo é que, por mais que tenhamos a impressão que o livro deixará a desejar e que não amarrará todas as pontas necessárias para um bom final, somos completamente surpreendidos com uma trama instigante, viciante e completa.


A Ena me pareceu um tanto mais agressiva com aqueles que merecem. Conforme ela vai descobrindo o que aconteceu e como os políticos são corruptos, ela vai sentindo raiva e um senso de vingança. O mesmo acontece com Naná, uma de suas amigas. A forma como as duas se completam é maravilhoso. No entanto, enquanto no primeiro volume temos a participação do Wadei, neste volume ele fica em stand by por se envolver com uma personagem problema. Essa foi uma questão que não me agradou. Não gostei da forma como ele ficou, simplesmente, de lado. Acho que as meninas deveriam ser maduras e lidar com ele, mas, gostei do que aconteceu no final.

O desenrolar desse volume é frenético. Acontece muita coisa. Algumas pessoas me surpreenderam por terem tido atitudes que prejudicaram outras pessoas, outras por se mostrarem melhores do que eu imaginava, mas, de longe, a melhor coisa do livro é a forma como a Lu mostra a força do povo. Esse livro me deu esperança, pois mostrou que, se quisermos, podemos mudar e fazer a mudança em nosso país.

“Ideias ou discursos não derrubam governos ou democracias, quando ditas por uma única voz, mas se houver pessoas o suficiente que a ouçam, concordem e as sustentem, tudo pode mudar.”

A Duologia Brasil 2408 foi um livro que me surpreendeu muito positivamente, conta com personagens bem construídos e com uma trama que nos dá esperança de um futuro melhor. Foi muito importante ter concluído esse livro em um ano de eleição, onde precisamos refletir sobre o futuro que queremos.

Classificação:

11 comentários

  1. Oi! Eu já tinha ouvido falar desse primeiro volume, mas não sabia que era uma trama tão corrida assim! O modo como você menciona que a continuação é rápida, e preenche as lacunas que foram deixadas do primeiro volume! Gostei também desse senso de vingança que a personagem adquire, odeio quando o autores deixam os personagens molengas.. Adorei a dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não o conhecia ainda, mas pelo modo como descreveu parece ser uma trama bem corrida com muitos acontecimentos que modificam a trama, achei a personagem muito forte e de personalidade. A capa é uma graça, eu compraria só de vê-la.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É mesmo um livro super proveitoso nesse ano de eleição. Com tantos assuntos políticos sobre a mesa, com tanta divisão entre o povo, com tanta guerra partidária levantada e com tantas ameaças à nossa democracia todos deveriam se armar de conhecimento para não se deixarem levar por filosofias ilusórias.
    O enredo é maravilhoso e inspirador, devemos nos inspirar no povo relatado e lutar pelo nosso país, lutar não pelos nossos preconceitos, mas por política cujo significado é bem comum!
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  4. Caramba que pesado, não tinha visto nem o primeiro livro mas a sua resenha do segundo me deixou muito curiosa pra ler tudo, quero muito!
    Esses livros pesados, que falam de luta, de empoderamento, de politica, me fazem muito feliz. É maravilhoso ver gente escrevendo sobre isso, falando sobre isso, lendo isso.

    Amei sua resenha, e amei a dica!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o livro e gostei muito da forma como você nos mostrou sobre ele através de sua resenha. Parece ser uma leitura bem interessante. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bru, eu vi a capa desse livro e fiquei doida da vida querendo comprar pra ontem, o fao de ter uma garota negra na capa, já é uma baita representatividade, ao saber que é uma duologia, meu coração só inflou mais, que delicinha! Certamente procurarei formas para adquirir os dois exemplares.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna.

    Eu não conhecia este livro e pela sua opinião eu fiquei com vontade de conferir melhor a história. Espero que ela consiga me surpreender positivamente,da mesma maneira que ele conseguiu com você. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii, nunca tinha ouvido falar dessa duologia, mas o pouco que pude ver da sua resenha, sinto que é o tipo de livro que gostaria de ler... Gosto de livros que deixam perguntas, mas que ao final todas são respondidas, sou dessas que gosta de criar teorias e quando sou incentivada a isso, melhor ainda... As capas são lindas e estou completamente apaixonada... E acredito também que os temas abordados são o grande diferencial da história... Amei a dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    É a primeira vez que leio sobre esse livro, não o conheço nem a autora mais estou bastante intrigada com a historia e vou procura saber mais dessa dulogia

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Não conhecia a obra, mas gostei muito da resenha, distopias chamam a minha atenção, pelo menos acredito que seja uma, as capas estão lindas e chamativas e só por elas já me arriscaria! Parabéns pelas fotos.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna!
    Não conhecia esse livro (nem o anterior), mas fiquei interessada por conta dos assuntos abordados. Não é bem o estilo de livros que costumo ler, confesso. Mas parece ser daquelas leituras que instigam, seja por conta do ritmo mais ágil ou pela historia. Fiquei bem curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir