[Resenha] (R)evolução, Lu Ain-Zaila - Duologia Brasil 2408 #2


Título: (R)evolução
Autora: Lu Ain-Zaila (cortesia)
Série: Duologia Brasil 2408 #2
Editora: Independente
Páginas: 278
Onde comprar: Loja da Autora

(R)evolução é o segundo volume da Duologia Brasil 2408, escrito pela autora nacional Lu Ain-Zaila e estava particularmente ansiosa para ver a conclusão dessa duologia que tanto me instigou no ano passado.

Ena, nossa protagonista, finalmente rompeu o véu que escondia a verdade sobre o dia do Atentado, que culminou na morte de seu pai, e está disposta a falar sobre isso com o mundo, mas será que seus esforços surtirão efeito?

Gostaria de falar um pouco mais sobre essa história, mas qualquer revelação dará muitos spoilers do primeiro livro e poderá estragar a grande surpresa que é esse segundo volume.

Não há diferença de tempo entre o primeiro e segundo volume e eles poderiam ser apenas um livro, mas há uma grande diferença com relação ao desenvolvimento da trama para o primeiro livro, neste, temos questões políticas presentes e muitas questões são respondidas enquanto tantas outras são criadas. O melhor disso tudo é que, por mais que tenhamos a impressão que o livro deixará a desejar e que não amarrará todas as pontas necessárias para um bom final, somos completamente surpreendidos com uma trama instigante, viciante e completa.


A Ena me pareceu um tanto mais agressiva com aqueles que merecem. Conforme ela vai descobrindo o que aconteceu e como os políticos são corruptos, ela vai sentindo raiva e um senso de vingança. O mesmo acontece com Naná, uma de suas amigas. A forma como as duas se completam é maravilhoso. No entanto, enquanto no primeiro volume temos a participação do Wadei, neste volume ele fica em stand by por se envolver com uma personagem problema. Essa foi uma questão que não me agradou. Não gostei da forma como ele ficou, simplesmente, de lado. Acho que as meninas deveriam ser maduras e lidar com ele, mas, gostei do que aconteceu no final.

O desenrolar desse volume é frenético. Acontece muita coisa. Algumas pessoas me surpreenderam por terem tido atitudes que prejudicaram outras pessoas, outras por se mostrarem melhores do que eu imaginava, mas, de longe, a melhor coisa do livro é a forma como a Lu mostra a força do povo. Esse livro me deu esperança, pois mostrou que, se quisermos, podemos mudar e fazer a mudança em nosso país.

“Ideias ou discursos não derrubam governos ou democracias, quando ditas por uma única voz, mas se houver pessoas o suficiente que a ouçam, concordem e as sustentem, tudo pode mudar.”

A Duologia Brasil 2408 foi um livro que me surpreendeu muito positivamente, conta com personagens bem construídos e com uma trama que nos dá esperança de um futuro melhor. Foi muito importante ter concluído esse livro em um ano de eleição, onde precisamos refletir sobre o futuro que queremos.

Classificação:

3 comentários

  1. Oi! Eu já tinha ouvido falar desse primeiro volume, mas não sabia que era uma trama tão corrida assim! O modo como você menciona que a continuação é rápida, e preenche as lacunas que foram deixadas do primeiro volume! Gostei também desse senso de vingança que a personagem adquire, odeio quando o autores deixam os personagens molengas.. Adorei a dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não o conhecia ainda, mas pelo modo como descreveu parece ser uma trama bem corrida com muitos acontecimentos que modificam a trama, achei a personagem muito forte e de personalidade. A capa é uma graça, eu compraria só de vê-la.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É mesmo um livro super proveitoso nesse ano de eleição. Com tantos assuntos políticos sobre a mesa, com tanta divisão entre o povo, com tanta guerra partidária levantada e com tantas ameaças à nossa democracia todos deveriam se armar de conhecimento para não se deixarem levar por filosofias ilusórias.
    O enredo é maravilhoso e inspirador, devemos nos inspirar no povo relatado e lutar pelo nosso país, lutar não pelos nossos preconceitos, mas por política cujo significado é bem comum!
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir