[Resenha] A parte que falta, Shel Silverstein


Titulo: A parte que falta
Autor: Shel Silverstein
Editora: Companhia das Letras | Selo: Companhia das Letrinhas (cortesia)
Páginas: 112
Onde comprar: AmazonSaraiva

Faltava-lhe uma parte
E ele não era feliz

A parte que falta é, em princípio, uma leitura voltada para um público infantil, mas que é muito bem recepcionada por jovens e adultos e que causa um impacto de reflexão imenso.

O ponto chave que me fez refletir bastante foi: o que te faz feliz? 

Muita das vezes temos como base que necessitamos de algo que nos complete para sermos pessoas "completas" (ironia, não?), e acabamos nos esquecendo que a felicidade está na delicadeza, nos detalhes da vida. 

"Oh, busco a parte que falta em mim
por terras e mares sem fim,
asse o pudim, faça o quindim,
estou buscando a parte que falta em mim"

Nosso protagonista vivia infeliz por não se achar completo. Sempre procurava a parte para se encaixar perfeitamente na que faltava, e de procura em procura, vivia devagarinho cada segundo dos acontecimentos do dia. 

"E como lhe faltava uma pate,
não conseguia rolar muito rápido.
Assim, podia parar
pra conversar com uma minhoca
ou sentir o aroma de uma flor [...]
e este era  melhor momento de todos"

No caminho, para sua surpresa, depois de tanto procurar, achou uma parte que se encaixava perfeitamente para ele se completar. De tão feliz que ficou, rápido de mais ele rolou e acabou que deixou de aproveitar os detalhes que a vida lhe reservou.

"Rolou para longe
e, por estar
completo,
rolou mais
e mais rápido [...]
Tão rápido que nem podia
parar para conversar com uma minhoca
ou sentir o aroma de uma flor"



Por fim, ele pensou e percebeu que ser completo por outra parte não era fundamental na sua vida e que, por pensar que estava completo, ele deixou muito da sua essência de lado. 

Por estar completo e acreditar que somente aquilo lhe bastava, abandonou momentos que eram únicos e que talvez pudessem não mais voltar. 

Mas teve uma segunda chance, e nele de novo, uma borboleta pousou!
"Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes."

A parte que falta foi um tremendo "choque de realidade" e chegou em minhas mãos em um momento muito oportuno. 

Nunca estamos satisfeito como o que somos/ temos e sempre buscamos nos completar com algo e acabamos nos esquecendo que já somos pessoas completas e que, caso exista algo ou alguém em nossa vida, que isto servirá para nos transbordar!

E onde realmente está a felicidade? Nos pequenos detalhes da vida! E só percebemos esta felicidade quando deixamos a busca incessante de lado e prestamos atenção nas delicadezas que nos acontece a todo momento!


"Eu quero dar esse livro para todas as pessoas que eu conheço." — Jout Jout


Realmente é uma obra abarrotada de lições e que causa um impacto tremendo no jeito que levamos a vida!

Este foi meu primeiro contato com o selo Companhia das Letrinhas e desde logo me apaixonei.

Por nos trazer uma mensagem sobre detalhes e delicadeza, o livro foi muito bem pensado e estruturado e a cada pedacinho pude sentir a suavidade e primor. 

Indico a todas crianças, jovens e adultos e que tenham a leveza para sentir a mensagem trazida a cada página.



Classificação:

15 comentários

  1. Oi, Amanda
    Acredita que mesmo o livro sendo bem curtinho e super fácil de ler ainda não o fiz? Eu vejo sempre elogios a obra porque ele fala muito com os adultos já que sempre tem uma parte que nos falta na vida. Vou tentar ler qualquer dia desses.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Essa grande parte que sentimos sempre faltar. Quem de nós já não se sentiu incompleto ou nessa sensação de faltar um pedacinho?
    Parece uma leitura gostosa, bem poética, mas com esse choque de nos colocar dentro de perguntas que precisam ser feitas e respondidas por nós.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livrinho,mas já quero muito poder ter e ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :)

    Enfim, é ótimo quando o primeiro contacto com um selo editorial é assim tão boa... Vou procurar saber mais!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Uma das coisas que sempre amo nos livros infantis é que eles sempre têm uma mensagem legal que todos podemos aproveitar. Adorei a dica, não só pra mim, como pra minha irmãzinha! Anotada!

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse livro é amor de mais. Vi ele a primeira vez no vídeo da Jout Jout maravilhosa. É um livro pra fazer refletir sobre tanta coisa que nem sei. Amor de mais, só isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda, que livro mais fofo, tenho visto ele nas redes sociais e em blogs e dia destes, vi na livraria e dei uma foleada, é muito lindo. Estou louca para ler com meu filho de 10 anos, acho que faremos muitas reflexões juntos.
    A dica está mais do que anotada.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii tudo bem ?
    Nossa esse livro diz certinho oq estou passando realmente nunca conseguimos se senti completo e deixamos de aproveitar as pequenas coisas. Nunca ouvi falar do livro mais fiquei curiosa em ter ele na minha estante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiii Amanda

    Que obra bonita e também daqulas que fazem a gente refletir e valorizar um pouco mais o que temos, linda mensagem. Não conhecia mas achei a dica ótima

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Como pode um livro tão simples falar tanto?
    Eu vi sobre no canal da jout jout e depois tive que ir ma livraria folhear.. me arrependi de ter deixado lá rs
    É uma obra que dá vontade de sair distribuindo

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu vi esse livro pela primeira vez no canal da Jout Jout e fiquei louca para ler. É uma história aparentemente simples, mas que traz lições para fazer os leitores pensarem.
    Realmente, estamos sempre pensando no que falta, mas a felicidade está em coisas pequenas, em detalhes que muitas vezes deixamos de reparar.
    Adorei a sua resenha e espero poder ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Amanda, como vai? Minha amiga tem esse livro e já leu ele várias e várias vezes, ainda não tive a chance de conhecer essa história linda mas, assim que puder vou pegar emprestado. Realmente precisamos pensar mais nas coisas que já conquistamos e na felicidade que temos hoje, parar de ficar olhando para os erros do passado e procurando coisa que não irão nos trazer felicidade.

    O que falta para sermos mais felizes é valorizar tudo o que temos, agradecer mais e pedir menos, resmungar menos!

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Amana,da, apesar de ser um livro que parece ser simples o enredo trás boas reflexões sobre a vida *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  13. Achei bem legais as reflexões que o livro causa... Ainda assim não fiquei com vontade de ler, mas anotei a dica de presente. Adorei o segundo quote, os detalhes da vida são realmente as partes mais preciosas dela.

    ResponderExcluir
  14. Muita curiosidade endereço livro pessoalmente por conta das reflexões que ele trás. Mais interessante ainda é saber que serve tanto para crianças como para adultos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    É complicado esse negócio de se sentir vazio, pois é algo que mexe bastante com o lado emocional e psicológico, estou ouvindo críticas muito boas a esse livro e espero lê-lo em breve, acredito que será uma leitura excelente e da qual irei gostar muito.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir