Autores: J.K Rowling, Jack Thorne, John Tiffany
Editora: Rocco
Páginas:
352
“Aqueles que amamos nunca nos abandonam,
Harry. Há coisas que a morte não pode mudar. Histórias, memórias e amor. ”
Harry Potter e a Criança amaldiçoada é
uma história bem diferente das que estávamos acostumados, isso acontece porque
a história é uma peça teatral dividida em duas partes. Então acredito que o primeiro passo para começar
a ler essa obra é não comparar aos outros livros e ver ela como uma peça
teatral, tanto que em alguns momentos até será mencionado ‘o personagem sai do
palco’. O livro conta a 8° história, dezenove anos após a derrota de Voldemort.
Harry agora é chefe de execução de leis da magia no Ministério e tem uma
convivência um pouco complicada com seu filho Alvo Severo, que não gosta da
pressão de ser conhecido como o "filho de Harry Potter’’ principalmente após
chegar em Hogwarts e o chapéu seletor escolher qual casa ele pertence. A
história me surpreendeu bastante, confesso que quando comecei a ler não
coloquei muitas expectativas devido ao formato da obra, mas o enredo me
encantou muito. Como todo livro a história tem seus pontos positivos e
negativos, mas acredito que os positivos se destacaram.
"Não entendo seus pensamentos, na verdade, não preciso, pois entendendo o seu coração. Não o entendia por muito tempo, mas graças a essa “escapada”, sei o que tem aí dentro. Sonserina, Grifinória, tanto faz o rótulo que te deram, eu sei que seu coração é bom. Gostando ou não, está se tornando um grande bruxo."
Como pontos negativos podemos destacar a
falta de uma descrição melhor sobre os personagens, não teve aquela introdução
de porque eles eram daquela forma, eles apenas eram assim e pronto, sem contar
que mudavam sua personalidade muito rápido. E acabou que isso fez com que a
Rosa fosse muito legal nas primeiras cenas e depois se tornasse chata e se
sentindo superior por ser uma Granger-Weasley.
Outro ponto que é interessante destacar é o fato das realidades
alternativas terem ficado muito vagas, em algumas delas o passado tomou um rumo
totalmente diferente por motivos bobos.
Ah, é importante destacar também que o roteiro ficou contraditório com
uma entrevista da JK Rowling onde ela afirma que a Minerva Mcgonagall não seria
diretora de Hogwarts, já nesse livro ela é a diretora, mas isso não atrapalha
em nada a história.
Já como pontos positivos podemos destacar
a nostalgia de estar no mundo de Harry Potter novamente, teve várias
referências aos livros anteriores, sério é muito bom, principalmente porque durante
as realidades alternativas foi muito interessante "rever’’ os personagens que
já haviam morrido nas outras histórias. Outro fato interessante é que, nos
outros livros nunca havia sido mencionado o nome completo da Murta e nesse ela
conta qual é. Acho que depois do último livro, As relíquias da morte, todo
mundo ficou com aquela vontade de saber como seria o futuro dessa história, em
qual casa os filhos deles sairiam, se Harry seria um bom pai, e é exatamente
isso que a obra a criança amaldiçoada conta. Foi maravilhoso porque acabou com
aquela curiosidade!!!
Por fim, não vejo este roteiro como o
oitavo livro de Harry Potter, mas foi muito boa a nostalgia que ele trouxe!!
“Não há resposta perfeita neste bagunçado mundo emocional. A perfeição está além da humanidade, além da magia. Em cada momento de felicidade é derramado um veneno: o conhecimento de que a dor virá de novo. Seja honesto com os que ama, mostre sua dor. Sofrer é tão humano quanto respirar.”
Creio que seja a segunda resenha que leio sobre este livro e ambas "falaram" isso, que não é uma continuação. Mas apenas um aperitivo gostoso sobre tudo que essa saga nos trouxe.
ResponderExcluirDificilmente encontramos alguém que não tenha lido ao menos um livro de Harry e pelo que andei lendo, este livro foi muito aguardado.
Quero muito poder ter a oportunidade de reviver tudo isso também!
Beijo
Adorei! Me deixou com vontade de ter esse gostinho de nostalgia.
ResponderExcluirSendo fã da saga e tudo que seja relacionado a ela. O formato também me assusta, mas fiquei curiosa com o enredo que te encantou. Mesmo com os pontos negativos que mencionou eu me prendo a nostalgia e deixo a dica anotada. Adorei relembrar a saga com esse livro que pra mim ainda é novidade.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Olá, Letícia! Tudo bem?
ResponderExcluirEu não sou fã da saga Hp, mas digo isso com base nos filmes que por sinal achei bem chatos, assisti três de todos os filmes e não curti, mas tenho vontade de ler os livros para ver se minha opinião muda. Gostei da sua resenha, ficou muito boa!
Abraço!
Oi, Leticia. Eu não consegui ler nenhum dos livros da saga HP, eu assisti aos filmes primeiro e quando fui ler não consegui, mas ultimamente eu tenho tido mais vontade. Esse volume me interessa muito e adorei a tua resenha sincera, espero que quando eu for ler que a obra possa me agradar.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQuando eu li esse livro estava tão empolgada que disse "amei". Porém, após um tempo, fui logo pensando nos pros e contras. Existe muita coisa nele que a J. K falou, outras que a contradizem e, acredito, que isso aconteça porque não foi ela que escreveu o roteiro, apesar de ter aprovado e dado alguns pitacos. Não consigo ver como um oitavo livro, mas como um universo alternativo de Harry Potter. Bom pra divertir, mas não pra "levar a sério".
Gostei da sua resenha, aliás!
Abraços
Olá! Nunca li nenhum livro de HP, mas gosto muito da história pelo que sei através dos filmes. Um dos pontos negativos que você ressaltou aí também me incomodam muito numa leitura, que é o fato de os personagens não terem uma boa descrição... quando é assim, não consigo me apegar a eles, fica meio vago. Mas que bom que você gostou da leitura, independente disso!
ResponderExcluirUm beijo, Pri :*
Acredita que tenho as duas versões desse livro, capa dura e brochura, ganhei assim que lançou no dia seguinte na verdade kkk
ResponderExcluirmas ainda não li? A insegurança é tanta. São tantas as mesclas de opiniões e eu tenho medo de ler e me desiludir com uma saga que eu amo tanto. kkk
Mas eu ainda lerei, tenho fé. kkkk
Beijos
Olá, tudo bem? Acredita que ainda não li Harry Potter?! Acho que sou o único ser do universo que ainda não leu, hahaha. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBeijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br
Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas conversando com pessoas que já leram, elas pensam como vc. Tbm não consideram um 8 livro. Quero dar uma chance pra leitura futuramente, mas já vou com a expectativa baixa rs
ResponderExcluirBeijos
www.saidaminhalente.com
Olá, fico contente ao ver que para você os pontos positivos superaram os negativos. Eu ainda estou no segundo da série, mas deve mesmo ser bem legal poder reencontrar os personagens.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
Oi Letícia, não li nada do bruxinho, por isso este livro acabou não me interessando para leitura, mas sei que os fãs adoraram o livro.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oiie
ResponderExcluirNão curto narrativas teatrais assim kk mas por se tratar de Harry Potter, quero muito ler. Mas primeiro, vou reler os livros da série, ler os da Biblioteca de Horgwats e depois esse aí. Espero gostar, apesar de ser bem diferente do que costumo ler. Amei a resenha.
Bjos, Bya! 💋
Não me julgue nunca li nenhum dos livros de Harry Potter. Gostei da sua resenha e da opinião sincera. Apesar dos pontos negativos que vc levantou com certeza revisitar o mundo Harry Potter deve ser uma experiência legal para os amantes do bruxinho mais famoso do mundo literário.
ResponderExcluirBjo
Tânia Bueno
Não sou fã de HP, tanto é que nunca li nenhum livro, mas concordo contigo, de certa forma esse livro é mais para trazer a nostalgia e saciar os fãs, do que um oitavo livro, nao me faz muito sentido, ainda mais nesse formato de narrativa.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirDe HP li o primeiro e ultimo livro, mas assisti todos os filmes. Adoro a saga, só que hoje não leria, pode ser que futuramente, mas de momento não. Tenho todos os livros que dei para meu filho, espero que um dia ele tenha interesse em ler! Ótima resenha!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAcho que é a primeira resenha do livro que eu vejo, e ele é bem interessante, mas não curto esse universo HP :/
Bjs
Oie!
ResponderExcluirEu não gostei desse livro, pra não falar que ODIEI. Hahahaha.
Mudaram completamente a personalidade de todos os personagens, e eu achei isso péssimo! As realidades alternativas sem pe nem cabeça, e o que diabos foi - SPOILERRRRR - a Bellatrix gravida? Tipo ??????.
Prefiro A Very Potter Musical 👏
Olá!
ResponderExcluirSempre que vejo uma resenha sobre Harry Potter acabo me achando repetitiva. Eu adoro os filmes da saga, mas não consigo me sentir atraída para ler os livros, engraçado isso porque geralmente curto ler antes de assistir os filmes.
A editora Rocco faz um belo trabalho com os livros do HP e esse livro acredito que poderia ser mais como um guia do que ser intitulado como o oitavo da série né. Fiquei com essa impressão através da sua resenha.
Beijos!
Camila de Moraes
Eu ganhei esse livro e li, não fiz resenha porque ao me ver, questão pessoal, foi um exagero desnecessário para ganhar dinheiro, porém, não é ruim, só não curti mesmo, infelizmente.
ResponderExcluirOlá Leticia, lembro que quando foi lançado eu tinha muita vontade de lê-lo, mas depois de diversas resenha acabei perdendo a curiosidade porém pretendo lê-lo mais para frente só pela clima nostálgico mesmo *-*
ResponderExcluirOlá, eu adorei ler esse livro! Acho que o fato dos personagens nao terem sido mais aprofundados foi por causa do formato do texto..nao sei tentei manter isso em mente haha mas concordo completamente com sua resenha achei as mesmas coisas quando li ❤
ResponderExcluirBeijos,
Conta-se um Livro
Eu amo esse formato... e como sou atriz já estou bem ambientada com ele, talvez por isso eu não tenha sentido falta de uma descrição melhor das personagens, já que isso não constaria mesmo no roteiro. Amei a leitura e deu mesmo pra matar bastante saudade.
ResponderExcluirTenho certa dificuldade em ler livros em formato de roteiro de teatro, apesar de ter lido alguns assim durante o ensino fundamental (e ter adorado). Hoje, não me imagino me esforçando muito para ler algo como essa obra, apesar de amar o universo de Potter. Preferia assistir à peça, para ser sincero. De qualquer forma, adorei o post :)
ResponderExcluirPortal GATILHO
https://portalgatilho.wordpress.com