Autor:
Gustavo Ávila
Editora:
Independente
Páginas:
302
Livro cedido em parceria com o autor.
Você faria algo horrível se soubesse que
é para o bem? O sofrimento de poucas pessoas vale quando a intenção é
proporcionar um futuro melhor?
Minhas respostas para estas perguntas só
virão no fim. Li, parei, pensei, refleti. Reli outras partes, roí as unhas.
Tentei empurrar meu coração de volta para o lugar dele, que com certeza não é
na boca. Pensei de novo.
Me senti assim praticamente durante toda
a leitura de O Sorriso da Hiena. Além da ansiedade que a trama tem a capacidade
de provocar no leitor, vem de brinde também essas reflexões sobre a maldade no
ser humano. Seria ela algo natural? Intrínseco? Ou algo completamente
influenciável pelo mundo externo?
Há vinte e quatro anos, David, uma
criança apenas de 8 anos assistiu, amarrado a uma cadeira, o assassinato de
seus pais. A mãe, um tiro na cabeça. O pai, afogado com o próprio sangue ao ter
sua língua arrancada.
"- Ninguém gosta de linguarudos."
Já adulto, David pretende repetir com
mais crianças a experiência vivida por ele. O motivo? Saber se foi o trauma que
fez dele um assassino ou se ele já havia nascido assim, mau por natureza.
Para isso, David vai oferecer espaço para
o psicólogo William acompanhar essas crianças durante todo o desenvolvimento
delas e, assim, compreender uma importante parte da psicologia humana.
Como qualquer outro, o psicólogo vai
pestanejar, se torturar mentalmente e virar sua vida de ponta cabeça. Afinal, valeria
a pena? Até onde ele seria capaz de permitir tamanha crueldade em prol de um
estudo?
"- Teria a coragem de fazer o que é preciso ser feito ou teria medo de colocar suas próprias ideias à prova e descobrir que pode estar errado?"
Sinceramente, não tenho palavras para
esse livro. Estrutura impecável, trama bem montada, personagens complexos,
questionamentos essenciais. Passei por todas as páginas com as mãos suadas e
com uma fome daquelas de querer engolir o livro de uma vez por todas. E depois que
terminei? Simples: ressaca. Estou de ressaca, nenhuma leitura consegue me
agradar mais.
E, finalmente, sobre aqueles
questionamentos inicias... Minha resposta é não. Sou daquelas que guardam a
esperança até o último segundo e acredito que para tudo sempre tem um jeito.
Sempre, sempre. Por isso, nenhum sofrimento nunca vale a pena.
"O mal é um estado natural do ser humano, que nasce sem a noção do que é certo ou errado, sem a consciência moral, agindo para saciar suas necessidades, movido apenas pelos seus instintos selvagens. (...) A única forma de sobreviver é evoluir para um estado que podemos chamar popularmente de bondade, onde você aprende o que é certo e errado, e onde as pessoas se importam com as outras e não só com as suas próprias necessidades. (...) É preciso sentir as necessidades do outro e que o outro sinta as nossas para que todos possam sobreviver."
Façam o possível e o impossível para ler
este livro. LEIAM PELO AMOR DE DEUS! (Logo menos será lançado pela Verus então
APROVEITEM!)
Classificação:
Gente esse livro parece ser demais. Quero muito ler.
ResponderExcluirBeijoos. ❤
www.amordeluaazul.com.br
Eu estou acompanhando os comentários sobre esse livro há algum tempo e minha vontade de lê-lo só cresce. O enredo lembra um pouco o da série Dexter, já que o protagonista vê os pais serem assassinados e depois se torna violento e cruel, mas acredito que o desenrolar desse livro deve ser bem diferente.
ResponderExcluirótima resenha, só me deixou mais ansiosa pela leitura. Quando lançar pela Verus, espero que eu possa solicitar da parceria #oremos.
Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices
Nossa, garota, quanto tiro! Eu amei a resenha e a foto, tudo ficou maravilhoso <3
ResponderExcluirO livro parece ser mágico, o tipo de leitura que eu adoro. Que é aquele que deixa a gente com coração na mão em todos os sentidos...
Mal posso esperar o lançamento para eu poder ler e tiras minhas próprias conclusões!
xoxo
Fora do Contexto
Olá!
ResponderExcluirOnde encontramos para comprar?! :)
Oi!
ExcluirEntão, você pode adquirir diretamente com o autor pelo insta (@gus_avila), mas eu acho que os livros de publicação independente já acabaram, EU ACHO! Melhor perguntar por lá para ter certeza.
Todo caso não se apavore porque a Verus vai publicar em breve!
Beijos
Ai, meu coração! Mulher, que resenha! Que livro! Nossa, estou boquiaberta! É um tema que gosto, bastante polêmico e intenso, que parece ter sido muito bem orquestrado pelo autor. Com certeza quererei ler! Ah, a natureza humana é boa ou má? Somos corrompidos pela sociedade ou nós é que a corrompemos? Sendo psicóloga, minhas lombrigas literárias se agitaram! Quero para ontem!
ResponderExcluirBeijos!
www.myqueenside.com.br
Tenho lido tantos comentários positivos sobre esse livro que estou mega curiosa para conferir. Até no Instagram so vejo fotos desse livro, que tem uma capa lindona. Sua resenha, ai meu Deus, sua resenha me deixou ainda mais motivada a ler. Necessito dessa obra!!!
ResponderExcluirBeijos, Fer
Que isso gente?!!! que livro é essa? que crueldade que fizeram com esse garoto e mais cruel ainda ele querer repetir isso com crianças. Eu acho que não tenho estrutura emocional e psicológica para uma leitura como essa. Mas vendo a sua empolgação com o livro eu não poderia ficar imune, estou é super curiosa para ler e só me resta esperar a Verus publicar para poder ler, até lá é ficar na ansiedade!!!!
ResponderExcluirA foto tá fantástica, já chama a pessoa pra ler antes de qualquer coisa.
ResponderExcluirA resenha é bem intrigante.
Fica imaginando se foss comigo o que faria.
Deve ser muito profundo o livro.
Parabéns. Bjus
Oi Gabi!
ResponderExcluirEita, que temática forte viu para se abordar em um livro. Parece denso mesmo, e eu não sei como responderia a essa pergunta D: QUERO LER TAMBÉM. Pela sinopse em si, confesso, não me aventuraria, mas sua resenha foi tão forte. Personagens complexos? GOSTO DEMAIS. Vou esperar sair pela Verus e já vou solicitar para resenhar.
Ahh, adorei a foto. Criativa <3
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
As perguntas que abriram a sua resenha já me fizeram pensar, que dirá o livro. Achei bem original a trama e acho que será uma leitura desconfortável, mas válida. Seu apelo final me fez rir e sim, eu quero ler!!!!
ResponderExcluirEsperando a Verus lançar!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Gente! O que falar desse livro?! Não conhecia a história, apesar de já ter visto a capa por ai. A resenha me fez querer pegar esse livro e começar a lê-lo prontamente.
ResponderExcluirQuase impossível analisar a profundeza da maldade humana, somos tão complexos e as vezes é difícil dizer o que determinou tal coisa.
Amei a resenha e a última foto, super criativa.
http://amadoslivros.blogspot.com.br/
A cada dia que se passa, a minha vontade de ler esse livro só aumenta! Ótima resenha e a foto, incrível!
ResponderExcluirScorch Books
Oie!
ResponderExcluirNão imaginava que a história é assim! Fiquei bem encantada com a trama apresentada, e com certeza vou ficar refletindo sobre o tema, assim como a maldade que é apresentada. Uma ótima dica!
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi, já tinha ouvido falar nesse livro, mas não imaginava que a historia seria essa, estou chocada :O
ResponderExcluirSério, a sua resenha me pegou de surpresa e me deu uma louca vontade de ler esse livro para ontem, fiquei muito instigada e curiosa para saber como será o resultado do estudo e como ficará a mente desse psicologo e das crianças do experimento e a mente do proprio David. Mega curiosa. Dica mais que anotada.
bjus
Olá!
ResponderExcluirTo desmaiada com essa resenha! A premissa é maravilhosa, mas não teria coragem de ler. Não suporto cenas de tortura, pode ser o melhor livro, mas meu coração não aguenta tanto sofrimento. Vou esperar sair pela Verus, com certeza essa livro vai bombar!
Nossa, acho que não teria estômago para um livro desse de jeito nenhum. Que coisa mais horrorosa, o cara viu os pais serem mortos na frente dele quando criança e aí resolve fazer isso com outras crianças para ver se elas se tornam más? Esse aí deve ter nascido mau até o último fio de cabelo... aff... Tenho certeza que muita gente vai querer conferir, e sua resenha ficou ótima, mas realmente não é para mim.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oiii!!
ResponderExcluirPrimeiro: amei a foto!!!! Ficou maravilhosa! Não conhecia o livro mas.já adorei a forma como.te deixou de ressaca. Hahaha é ótimo quando um autor consegue criar um.mundo assim.né?
Inclusive, parabéns a ele que conseguiu contrato.com a Verus!
Vou tentar ler antes do lançamento :p
Beijinhos
Oiee Gabi ^^
ResponderExcluirQue foto incrível! Adorei ♥
Eu ainda não conhecia esse livro, e, mesmo não sendo bem o tipo de história que eu costumo e que gosto de ler, você conseguiu me deixar bastante curiosa. Saber que tudo está impecável e bem feito me deixou ainda mais animada, principalmente porque ele conseguiu te deixar de ressaca. Aiaiai, eu quero *-*
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Gabi,
ResponderExcluirPela capa e pelo título eu não leria, mas aí vem sua resenha e bum... Mulher que livro é esse? Um tema pesado e instigante, complexo e com certeza de grande peso emocional. Fiquei super curiosa, não pela maldade, mas pelos contextos discutidos.
Beijokas
Oi Gabi!
ResponderExcluirNossa que livro forte! Deve dar mesmo uma ressaca bem forte com uma história tão complexa. Quanto ao dilema final, concordo com você, eu nunca praticaria o mal, mesmo que isso pudesse beneficiar uma outra pessoa.
Bjs!
Olá linda,
ResponderExcluirSó o nome do livro me cativou bastante, porque adoro hienas e fiquei bem intrigada com o crescimento imoral do garoto que perdeu os pais e acabou se tornando cruel e insensível.
Acredito que exista sim pessoas que não conseguem separar o Bem do Mal e se veem perdidas em o moralismo, cometendo atrocidades sem perceber isso devido falhas de julgamento e aquelas que viram cruéis devido traumas passados.
Beijos!
Nossa...muito pesado esse livro neh?! Eu sou mãe e tudo que envolva crianças me sensibilizam de mais. E já vi que tem muita crueldade aí pelo enredo...
ResponderExcluirDesculpa mas sua empolgação não me convenceu ler esse livro não. Fiquei com medo...
Bj
Olá, não conhecia a obra e achei bem tenso esse enredo. Gosto de livros assim e estou certa que leria sem nenhum problema. Adorei a resenha, parabéns!
ResponderExcluirSó para deixar claro, não gosto mais de você. Como você tem coragem de fazer isso comigo??? PRECISO DESSE LIVRO PARA ONTEM e a culpa é toda sua, dessa resenha, da autora e desse contexto absolutamente fascinante.
ResponderExcluirFico pensando "mas como esse psicólogo não denunciou o cara?". Ele fala não apenas sobre o transtorno do assassino, mas também o do "terapeuta", que por uma estranha ganância e "em nome do conhecimento" vai aceitar algo tão inominável.
Olá... tudo bem???
ResponderExcluirQue empolgação ein... nossa vendo essa capa e esse título... juro pra você que jamais leria esse livro, mas conheci o enredo através de você... e nossa!!!! É claro que assim que eu tiver a oportunidade vou ler... achei a mente do personagem bem maligna e fiquei encucada com as coisas que ele pretende fazer com as crianças... é bem macabro e agoniante, mas vou confessar que adoro livro que tem criança envolvida... é algo fictício e não passa disso haha... também penso na mensagem que deve vir por trás... enfim... adorei.... conhecer um pouco dessa história... Xero!
Oie Tudo bom??
ResponderExcluireu não conhecia o livro, e nem sabia que seria lançado pela Verus.
Não é meu estilo de livros, geralmente nunca leio esse gênero. Ainda mais envolvendo crianças e tal.
Mas você conseguiu me deixar curiosa quando a historia. Parece um livro bem complexo e que mexe não só com a mente das pessoas, mas com os sentimentos!
=)
Oi Gabi!
ResponderExcluirMenina do céu que livro é esse?
Gostei muito dos questionamentos e imagino o conflito vivido pelas personagens e a reação do leitor em cada cena, cada escolha.
Fiquei bastante curiosa para saber o desfecho e espero ler em breve!
Adorei e dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirFiquei bem animada lendo sua resenha, a primeira coisa que chamou minha atenção foi essa capa, gente, que linda e curiosa *o* Ai lendo sua resenha fiquei tipo: "Meu Deus!", que maldade é essa, sei que o cara sofreu um trauma, mas terrível imaginar ele fazendo o mesmo com outras crianças, né? Mas enfim, imagino que deve ser um livro que deixa o leitor com o coração na boca mesmo, não vejo a hora de ler o/
Beijos :*
Eu sou enlouquecida por esse livro, mas acredita que comprei por boleto um tempo atrás e esqueci de pagar, quando fui ver o livro tinha esgotado... fiquei bem chateada. Vi que tem o ebook, mas prefiro os livros físicos, e esse é tão lindo, né? Provavelmente irei aguardar o lançamento pela Verus.
ResponderExcluir;D
Nelmaliana Oliveira
Olá, uau depois de tantos elogios é difícil passar despercebida pelo livro. Sério, você conseguiu aguçar minha curiosidade e isso foi o bastante para me deixar louca pela obra. Parece ser bem do jeitinho que eu gosto, e com toda certeza irei atrás do livro!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi, Gabrielle! Tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar deste filme, mas a premissa já me agradou completamente. De certa forma, me fez lembrar um pouco do seriado Hannibal, que é muito bom e apresenta um seriall killer que também gosta de testar a maldade no ser humano. Também fiquei apaixonada por essa capa e já sinto que este livro precisa ser uma das minhas próximas compras. Beijos! ^-^
Olá!! :)
ResponderExcluirAinda bem que gostaste assim tanto do livro!! :) Bem, eu achei muito bom, gostei da premissa e a trama estar bem montada..! :)
Ressaca... É o pior de um bom livro!! ahah Depois nenhum nos agrada mais da mesma forma.. :)
Fiquei com muita vontade mesmo de ler o livro!! ah! e a foto esta fantastica!! :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá!
ResponderExcluirEu amei a proposta desse livro! Vc viu né? Rs, queria comprar e não deu!!
Tudo é do jeito que gosto e a capa é "feia", medonha! Amei!! A sua foto sem comentários!
Agora vou esperar lançar pela Verus né, é o jeito :(
Bjus
Blog Fundo Falso
OOi
ResponderExcluirConfesso que no começo, levando em consideração apenas a capa achei que fosse algo bem diferente do que realmente é, inclusive não me interessei. Mas depois de ler a resenha fiquei super interessada em ler, amo livros que nos fazem refletir.
Sobre a questão la do começo, acho que não sei responder.
Ameei a dica e ótima resenha!
Beijos!!
http://estantemineira.blogspot.com.br/
Meu Deus garota, quer me matar? Sou velhinha, não aguento tantas emoções en uma resenha! Eu estou sem palavras, única que consigo dizer é... Quero!
ResponderExcluirMeu Deus, que enredo louco e brilhante.
Eu quero esse livro, preciso, fiquei curiosa aqui quase me babando!
Pede pro autor fazer um bt do livro pra pobre velhinha poder ler e resenhar.. Kkkk
Beijos! Parabéns pela resenha!