Livros que todos deveriam ler um dia

Olá, queridos leitores!

Hoje trago um post um tanto quanto diferente, com base nas percepções de cada um. Dentre todos os livros que lemos, por mais que gostemos de muitos, sempre há aqueles que são os prediletos; e também aqueles que ao encontramos alguém pedindo opinião dizemos: "LEIA, LEIA ISSO AGORA, VALE MUITO A PENA!" 

E no meu caso não é diferente. Tenho livros preferidos? Tenho. Mas não são todos que posso sair indicando, pois tenho ciência de que gosto é gosto e alguns poderiam não apreciar. Um grande exemplo a ser citado é "Decameron". Apesar de ser o queridinho de todo minha estante, ele não é o tipo de livro a ser venerado por tanta gente assim. 

Por isso, vou mostrar aqui neste post livros maravilhosos, que trazem bons ensinamentos, são fáceis de serem lidos e podem ser do agrado da maioria. 


O primeiro livro, então, é "Extraordinário". Simples e rápido de ser lido. Extremamente comovente, mas ao mesmo tempo intimidador. 

A autora R. J. Palacio fez um ótimo trabalho ao contar como é a vida de um garoto com rosto deformado, pelos próprios olhos dele e também aos olhos de todos que convivem com ele. 

Como um todo, este livro não só denuncia a superficialidade e a futilidade a que estamos sujeitos em nossos dias, como também aponta para a grandeza de pequenos atos como carinho, amor e gentileza. 







O segundo livro a ser apresentado é "Como eu era antes de você". Sobre ele, primeiramente devo dizer que não há palavras para descrevê-lo; é isso. Simplesmente não existe nada que possa demostrar a maravilha que é este livro. É sobre família, sobre amor e sobre como nossos atos são capazes de fazer e mudar nossas vidas. 

Para quem ainda não leu, eu digo com todas as letras: LEIA. É para rir e para chorar. Para guardar com carinho na estante. A história de Lou e Will é capaz de encantar qualquer leitor. 









Por último, e não sem propósito, eu trago, "Comer Rezar Amar". Vou explicar o por quê: este não é um livro para ser lido com qualquer idade, em qualquer fase ou de qualquer jeito. Precisa ter maturidade suficiente para ler. 

Eu sou o grande exemplo disso. Li com 13 anos de idade e só faltei jogá-lo pela janela. Isso porque, repito, eu não era matura suficientemente para entender o que estava escrito nele. Li novamente com 19, e devo dizer: não era o mesmo livro, eu juro! 

Nele, Elizabeth Gilbert nos ensina que para tudo na vida deve haver um equilíbrio. O segredo da paz interior é saber dosar as coisas. A felicidade está no caminho intermediário entre o prazer, a fé e o amor!




E para vocês? Quais são os três livros que deveriam ser lidos por todos, um dia? 


7 comentários

  1. terminei este livro há pouco tempo e ainda estou desidratada quando penso no enredo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!
    http://leituraa1000.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Ótimas indicações. Concordo com relação a leitura de Comer, Rezar e amar. Ainda não li esse livro, mas já comecei e vi que não era o momento para aquela leitura. Como eu era antes de você é o meu queridinho da lista <3 sou fã da Jojo Moyes e esse livro e tão maravilhoso apesar das partes tristes.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    numrelicario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, desses 3 livros o só li o primeiro e acho que não leriam os outros dois, mas quem sabe um dia.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, desses três o 'Extraordinário" já está na minha lista de desejados faz algum tempo, mas ainda não o comprei, mas estou querendo muito lê-lo.
    Concordo com o que você disse, é realmente complicado indicar um livro, por mais que seja seu preferido, já que temos gostos diferentes, um mesmo livro vai agradar a muitos e fazer com que outros não se interessem ao mesmo tempo.
    Mas sempre indico "Os Crimes ABC" da Agatha, pra quem gosta desse tipo de leitura ou pra quem quer ler algo dela e ainda não leu, "A Menina que Roubava Livros" acho que a maioria que lê gosta, é muito bom, é mais fácil indicar por gênero, tipo o livro que mais gostei de distopia, romance, policial, suspense, fantasia... rs

    Beijos. ;*

    http://viajandocomnideck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum desses três, mas realmente fiquei interessada. Eu já tinha lido outras indicações de extraordinário, acho que irei coloca-lo em minha lista de leitura!
    :3

    http://amadoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir