[Resenha] A Nuvem, Neal Shusterman - Scythe #2


Título: A Nuvem
Autor: Neal Shusterman
Série: Scythe #2
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 496
Onde comprar: Amazon

“A morte deve existir para que a vida tenha sentido”

Essa resenha contém spoilers para quem não leu o primeiro livro.

A Nuvem era, de longe, o livro mais aguardado do ano. O Ceifador havia sido a melhor leitura do ano passado e estava ansiosa para a continuação. Claro que isso, nem sempre, é bom, afinal, expectativa costuma representar decepção, mas o Neal conseguiu me surpreender ainda mais do que eu esperava.

Como vocês devem se lembrar, ao final do primeiro volume, Citra tornou-se ceifadora e Rowan deveria ser coletado, mas foi “erroneamente” imunizado. Eles estão tentando acabar com a corrupção dentro da Ceifa. Enquanto Citra tenta ser justa avisando as pessoas que vai coletar e lhe dando um “aviso prévio” de 30 dias, Rowan acredita que, mesmo não sendo ceifador, seu trabalho é coletar ceifadores corruptos e é isso que faz sob o pseudônimo de Lúcifer.

"- Assim como eu - Rowan respondeu. - Na Era Mortal, quando não se podia curar um câncer, eles o arrancavam. É exatamente o que eu faço."

A forma como os dois tentam seguir suas vidas e salvar a Ceifa e o mundo pode parecer bastante distinta e impossível de funcionar em conjuntos, mas você está se esquecendo da grande protagonista desse livro: a Nimbo-Cúmulo. Sim, meu caro, a governante do novo mundo, a IA que ajuda tudo e a todos e que não se envolve em assuntos da Ceifa – exceto quando encontra brechas em suas próprias leis.

Nimbo-Cúmulo, diferente do que esperava, rouba a cena nesse livro. Ela traz, em seu diário, reflexões sobre os seres humanos, suas atitudes, escolhas e nos faz refletir sobre seu papel no mundo e sua importância.

"E, embora a raça humana seja como uma mãe para mim, vejo-a cada vez mais como um bebê que seguro junto ao peito. Um bebê não aprende a andar se ficar para sempre em braços amorosos. E uma espécie não é capaz de crescer se nunca enfrentar consequências de seus atos."

Não pensem, no entanto, que esse livro resume-se a reflexões, NÃO!, esse livro tem uma trama política e tentativas de assassinato que deixam nosso coração na boca o tempo todo. Será que a Ceifa será corrigida? A Nimbo-Cúmulo vai se envolver onde não deve?

Que livro! Que livro! Como disse, ele me surpreendeu mesmo as expectativas sendo altíssimas. Temos uma Citra mais madura, assumindo o papel de Ceifadora Anastássia. Ela é uma mulher agora com diversos ideais e, principalmente, humana. O treinamento com Faraday e Curie foram essenciais para sua formação nesse livro – e eu amo esses dois, já falei isso?


Rowan não tem destaque nesse livro, mas, quando aparece, é em passagens importantes e que montam a base da trama. Confesso que tive medo de algumas de suas atitudes. Ele continua extraordinário, mas senti medo de ele ter se tornado o que mais quer exterminar. Vocês vão precisar ler para ver se aconteceu isso com ele.

A Curie é uma personagem fantástica. Sábia. Forte. Determinada. MARAVILHOSA. Também temos um novo personagem: Greyson Tolliver, um jovem que vive em função das regras da Nimbo-Cúmulo e que é de suma importância para a história.

O desenrolar do livro é tiro, porrada e bomba – como disse minha amiga Lu – ele é surpreendente demais. As coisas acontecem sem que esperemos e o autor só dá porrada no leitor. O tempo todo. Mas, sem dúvida, o final foi a melhor parte desse livro. Meu coração está nas minhas mãos até agora porque não consigo aceitar que vou ter que esperar até sei lá quando para saber o que acontece depois.

Neal Shusterman é um dos melhores autores que já tive a oportunidade de conhecer. Ele já havia construído uma história fantástica em O Ceifador e conseguiu ser ainda melhor ao escrever A Nuvem. Sei que essa resenha deve estar cansativa por conta de tantos elogios e tão pouco sobre a história, mas não tem como ser diferente, o livro é incrível e falar mais sobre ele pode estragar toda a surpresa. Vocês precisam ler essa preciosidade.

Classificação:

14 comentários

  1. Li as últimas partes da resenha, e adorei de saber que é tiro e porrada e tudo mais! hahaha
    Ainda não li o primeiro livro, mas pretendo fazer em breve. Essa série me despertou muito a curiosidade.
    Adorei sua foto, muito criativa!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna. Primeiro, adorei essa foto!!!!
    Sobre o livro, eu estou louca tanto por ele quanto pelo volume anterior. Eu li apenas um livro do autor e gostei muito, sei que vou gostar muito da leitura dos dois. Eu li a sua resenha pensando que preciso comprar logo porque não vou me aguentar de curiosidade, suas impressões sobre esse livro me animaram ainda mais para a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, eu vi essa foto no instagram e amei demais! Pulei sua resenha por conta dos spoilers mas sei que se você favoritou é porque a obra é realmente muito boa, esse é daqueles livros que estão anotados na listinha especial só aguardando uma promoção haha espero ficar com o coração nas mãos também!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna! Entendo bem seu lado quanto a elogios, tem livro que você não consegue explicar, tem que elogiar, porque faltam palavras - a pessoa tem que vivenciar a leitura. Já tem um tempo que estou de olho nessa série, a sua resenha me deixou com uma expectativa bem alta em relação à história, espero gostar tanto quanto você!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiro preciso dizer que amei sua foto, ficou incrível!
    Saber que a trama tem bastante conteúdo político e desfecho surpreendente me deixou bem animada. Pulei algumas partes de sua resenha porque quase peguei uns spoilers ai e ainda não iniciei o primeiro livro.
    Estou muito animada e vê-lo sendo favoritado é bem animador. A escrita do autor em outro livro me encantou, espero me surpreender com esse livro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. pela sua resenha consegui sentir que a historia é frenetica nao para ate deixar sem palavras gostei de conhecer o livro

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Li bem por cima sua resenha, porque ainda não tive oportunidade de ler o primeiro, apesar de desejar muito, estou mega curiosa em relação a essa série. É maravilhoso quando uma continuação consegue ser tão boa quanto o anterior né?! Sua resenha do atiçou ainda mais minha curiosidade, quero ler pra ontem.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ceifadora...ops, Bruna haha

    Ameiiiiiiiiii essa sua foto e também vou mandar fazer um manto para mim, porque sou louca por essa série.
    O que é Neal escrevendo só livros fantásticos e tão humanos que nos deixam aflitas e com o coração na boca.
    Comecei a ler hoje e já senti medo e vontade de chorar, porque Rowan acabou deixando que o Monstro tomasse conta de suas atitudes e omitiu o "doutor" em alguma parte de sua alma que mergulha nas Trevas.

    Não sei se tem mais outro livro, mas acho que Citra que vai salvar ele e espero por isso, porque ele é bom, porém só conheceu o abandono emocional na família e no seu último treinador.

    Vamos montar um clube de ceifadores *_*

    Beijos da Alquimista <3

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Que bom saber que você gostou tanto do livro. Eu confesso que li sua resenha por cima, pois ainda quero ler o primeiro livro, mas deu para perceber que o autor conseguiu superar suas expectativas. Fico feliz que os personagens tenham evoluído e a trama seja tão bem desenvolvida. Parece ser um livro muito envolvente e que traz reflexões interessantes.
    Já estava bastante curiosa para ler esse livro e agora estou mais ansiosa ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus do céu Bruna que resenha é essa? O primeiro livro dessa série está na minha lista de desejados desde o ano passado e acredito que só eu estou perdendo em não ter lido nada do autor ainda.
    Amei a sua resenha e essa obra parece ser realmente incrível!

    Já quero!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Quando eu amo um livro também fica difícil frear os elogios e a resenha que fica gigantesca rs. Eu sou doida para ler esses livros, só escuto coisa boa sobre o primeiro e sabendo que a continuação é de tirar o fôlego quer ler mais ainda. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Ainda não li o livro anterior, mas só essa resenha me fez ficar com vontade de começar a me aventurar nessa história. Só pela sua descrição da Curie eu já leria, já que eu amo personagens fortes e determinadas. Além disso, eu sempre fico com um pé atrás com continuações, já que normalmente os autores erram bastante (principalmente com o segundo volume), mas esse não parece ser o caso. E como parece que você gostou bastante do trabalho dele, estou louca para ver se eu vou me tornar uma fã. Agradeço as indicações :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruna,
    antes de tudo quero deixar registrado aqui o quanto eu curti a foto, ficou muito top. Quanto ao livro, esses são uma das poucas séries da seguinte que ainda não tenho, isso porque quando "Ceifador" saiu eu meio que julguei mal, pensei que não seria uma boa história ou que não faria meu estilo, mas depois de incontáveis resenhas elogiosas, só consigo pensar que estou perdendo algo realmente legal. Só não tratei de adquirir o meu ainda porque tenho uns livros aqui que quero ler primeiro mas esses já estão na minha lista pode crer.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler o primeiro livro e agora sabendo que o segundo já saiu quero ainda mais. Gostei de saber que suas expectativas não foram frustradas e que ao longo da série os personagens amadurecem e que o enredo é bem construído. Assim que puder quero ler essa série!

    ResponderExcluir