[Resenha] Além da superfície, Duda Razzera


Título: Além da superfície
Autora: Duda Razzera (cortesia)
Série: Digital Pen
Páginas: 260
Onde comprar: Amazon

“Somos um universo sob a pele. Guardamos dentro de nós planos, expectativas, frustrações, medos e amores sem que muitas pessoas saibam ou percebam. Enfrentamos desafios diários que nos fazem sentir derrotados ou capazes, a depender do resultado. Depois voltamos para nossos lares, nossos refúgios, e ninguém além de nós mesmos poderia imaginar o que vivemos.”

Alice tem 23 anos e sua vida está longe de ser como ela imaginava. Recém-formada na faculdade, ela está sete quilos mais pesada, levou um pé na bunda do namorado, perdeu o emprego (que não gostava, mas ok), ainda mora com seus pais e, pior, está tendo que conviver com o Transtorno de Ansiedade Generalizada e crises de pânico.

Uma das poucas coisas boas na vida de Alice são seus amigos, Malu e Cris. Eles estão lá para tudo, mas é uma pena que Alice não os deixem ver além da superfície. Gustavo, seu ex-namorado, é um canalha. Ele tinha relacionamento com várias mulheres ao mesmo tempo e a magoou de verdade, pois ela gostava dele, mas, quando nossa protagonista menos espera, duas pessoas do seu passado surgem e mudam sua vida completamente: Lucas, seu crush da escola, e Marcelo, o primeiro menino que Alice beijou, mas que era um nerd.

“A vida é muito melhor sem sorrisos. São expressões gentis como essas que fazem a gente esquecer de tudo e se deixar levar pelo sentimento.”

Lucas acaba salvando Alice de uma situação constrangedora com Gustavo e se passa por seu namorado, mas quem muda realmente sua vida é o encantador, amigo e paciente Marcelo. Ele informa sobre uma vaga de emprego no escritório de advocacia onde trabalha e Alice acaba sendo contratada para cuidar do departamento financeiro e tentar reerguer a empresa. Acontece que, em meio a diversos dramas familiares e pessoas envolvendo a ansiedade, Alice se depara com situações bastante controversas no trabalho, que a preocupam.

Assim que vi a capa de Além da superfície e vi a sinopse desse livro, quis, imediatamente, fazer a leitura. Por conta disso, fui com bastante expectativas ler esse livro. Isso, nem sempre é bom, algumas vezes as expectativas são um problema, outras fazem com que a leitura surpreenda ainda mais. Posso dizer, desde já, que esse livro não se enquadrou em nenhuma dessas opções. Ele foi uma leitura muito boa, mas que não surpreendeu tampouco decepcionou.

“Estou de saco cheio de emoções negativas dentro de mim, sou um poço de preocupações e negativismo.”

Alice é uma personagem com a qual podemos, facilmente, nos identificar. Ela é forte e determinada, mas, ao mesmo tempo, ela é ansiosa. Ela teme o dia de amanhã e sofre muito com os dramas dos outros (seus pais e irmão). Nesse último ponto eu me identifiquei demais com a protagonista. Eu tenho o hábito de pegar as dores dos outros e transformá-las em minha, quando não deveria fazer isso. Malu e Cris são ótimos amigos, mas gostei mais do Cris, um homossexual que teme se assumir para o mundo, pois acha que seus pais não o aceitarão. O que me fez não gostar muito da Malu foram seus ataques de sinceridade e raiva. Ela tem a necessidade de ferir as outras pessoas para se sentir bem, em alguns momentos, e não gostei nada disso.

Marcelo é um crush da vida. Ele é bonito, inteligente e preocupado e é impossível não se apaixonar por ele e shippar esse casal. Já Gustavo é odioso. Eu não gosto de personagens que rebaixam as mulheres e ele faz isso. Também detesto traição e, bem, ele é a personificação disso. Lucas é um personagem que não consigo encontrar outro adjetivo que não odioso. Não gostei desse personagem desde a hora que ele apareceu e continuo não gostando.


O desenrolar da história foi, no geral, previsível. Eu conseguia imaginar o que aconteceria nas próximas páginas e, ao ler, tudo era confirmado. Esse fatos não foi, no entanto, algo que tenha me incomodado tanto, pois a autora fez algumas coisas interessantes, como o fato de a Alice já passar por um tratamento médico para sua ansiedade, ou seja, ela está num processo de cura, ter inserido uma questão policial no trabalho da protagonista e dramas familiares envolvendo separação dos pais e auto aceitação da homossexualidade de alguns personagens. O misto de todas essas informações acrescidos de uma escrita ágil, torna essa leitura extremamente rápida e envolvente.

Como disse acima, o desenrolar da história foi previsível e o mesmo aconteceu com o final, mas ele me agradou bastante. Quando terminei o livro conversei com a autora sobre isso e adorei a forma sincera como ela aceitou as minhas impressões e como falou que está em busca de melhorar cada vez mais. Eu não tenho dúvidas que seus próximos livros serão melhores que esses.

Além da superfície é um livro com uma temática interessante, escrito por uma autora que tem conhecimento no assunto e que envolve bastante o leitor. É impossível não concluir esse livro sem se sentir, em algum momento, na pele dessa personagem e mais sábia ao terminar.

“A verdade é que já estou cansada da minha rotina, desse medo constante de que algo vai dar errado, de que eu sou a errada, de que tudo está errado em minha vida. A ansiedade me consome e o medo me trava, mas não sei o que fazer para melhorar.”

Classificação:

9 comentários

  1. Oi, Bruna
    Tudo bem?
    Eu facilmente leria a obra só pela capa, achei ela linda. Pena que a autora abusa do clichê mas acho que isso não me incomodaria, desde que fosse bem desenvolvido.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Só por curiosidade, a autora tem alguma ligação com psicologia? Os temas tratados são amplamente discutidos por essa ciência.

    Parece ser uma história muito cativante, primeiro pelos pontos trabalhados e segundo por serem personagens que remetem a nós e à nossa vida. Tentarei arrumar um tempinho para ler, me interessei muito!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  3. Alice me pareceu uma personagem bastante real e eu já gostei dela de cara.
    Adorei o título do livro e a capa também!
    Pelos quotes, o livro parece ser muito bem escrito.
    valeu pela sugestão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! Muito obrigada pelo carinho em explanar o que você gostou e o que poderia ser melhorado. Fico muito feliz em ver resenhistas que fazem seu trabalho com seriedade e carinho. <3
    Fico muito feliz por você ter tido uma boa experiência com a história da Alice e adorei como você descreveu o que sentiu com cada personagem. Me faz relembrar o que eu senti ao escrevê-los. <3

    Um grande beijo e obrigada por ser minha parceira!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amei a capa desse livro e fiquei bastante curiosa para conhecer esses personagens que você odiou, acho legal isso de empatia que temos com os personagens como se fossem pessoas reais. Adorei sua resenha e a dica já está anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este livro ainda, mas foi uma grata surpresa me deparar com sua resenha sobre ele, pois de uma forma bem clara encontrei pontos que me deixaram com vontade de lê-lo, mesmo sabendo que talvez encontre alguns detalhes mais previsíveis.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Só de ler sua resenha já dá pra perceber o quanto podemos nos identificar, vou procurar ler com certeza.Ótima resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu adorei a sua resenha, ficou muito boa e me despertou interesse. Confesso que não conhecia esse livro e a autora, vou pesquisar mais sobre a Duda.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá Bru, tudo bem?
    Owm que resenha mais fofa.
    Me encantei por esse livro através das suas colocações. Confesso que o fato do livro ser um tanto clichê e previsível não me incomoda. Quando um autor sabe desenrolar bem, tem um escrita fluida e nos ganha nos personagens não tem porque não curtir a história.
    Dica anotada.
    Amei a sua dica e á aguardo ansiosa as demais
    Beijos

    ResponderExcluir