[Resenha] A Rainha de Tearling, Erika Johansen - A Rainha de Tearling #1

A Rainha de TearlingTítulo: A Rainha de Tearling
Autora: Erika Johansen
Série: A Rainha de Tearling #1
Editora: Companhia das Letras | Selo: Suma das letras
Páginas: 352
Onde comprar: Amazon

Não é que Jogos Vorazes e Divergente perca o brilho diante da obra da Johansen, mas Rainha de Tearling é uma mistura paradigmática de quase todos os elementos que você encontra nessas duas obras para para te deixar estupefato. Por isso, caro leitor, não se engane. Esse livro não é uma fantasia qualquer... para se ler e depois guardá-lo na estante.

Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar.

"A grande responsabilidade que herdará, bastante problemática no mundo das Ideias, agora parecia intransponível. Mas claro que ela já sabia que o caminho seria árduo."
Kelsea foi enviada ao exílio ainda criança, porque sua mãe queria protegê-la das ameaças do reino. Como toda princesa, ela aprendeu tudo o que precisava para sobreviver. Afinal, ela seria a futura rainha de Tearling. Um reino compelido por intrigas. Após dezenove anos, a mãe da garota morre e a guarda real vai até o esconderijo para buscá-la . 

Ao voltar para a fortaleza, Kelsea não imaginava que estava cercado de inimigos que desejam a sua morte. Ela passou toda a sua vida afastada do reino e terá que lidar com divergências que a farão amadurecer. Seu desejo não é governar Tearling, mas ela aprende a amar aquele lugar, mesmo sem conhecê-lo tão bem. A rainha vermelha é a sua maior inimiga, uma feiticeira ambiciosa que tem sede de poder.

Seu desespero para conseguir solucionar os problemas do reino vizinho só despertou a fúria dessa bruxa. Por pior que pareça, Kel se sente insegura mesmo com o colar da Safira tear, joia de poder inigualável. Só que a garota é corajosa e determinada. Você lembra da Katniss, de jogos vorazes? Multiplica a força e destreza e não se compara a um terço do que se tem nessa personagem feminina. 
O problema é: Qual a estrategia ela vai usar por esse caminho?

"Esperei muito tempo por você, rainha tear. Mais do que pode imaginar."
Rainha de Tearling é um livro lançado pela Suma das Letras. Já fazia alguns aninhos que eu desejava ler essa fantasia, mas não tinha a possibilidade porque o preço dele era salgado. Como era o primeiro livro de uma série, eu quis esperar mesmo e não me arrependi. Kelsea é uma garota determinada e cheia de gás. Temos uma personagem feminina forte que não depende de nada para seguir em frente. Diferente de certos enredos que colocam um romance para estabelecer dependência com a protagonista. 

Com relação ao seu esteriótipo, ela não se considera bela como a sua mãe. Temos a imagem de uma princesa comum. Esse foi o único ponto que me incomodou na obra. A insegurança quanto a sua aparência. Totalmente desnecessário se formos comparar com a pano de fundo geral o qual, Erika autora propõe. 


O modo como a  obra inicia é por si só instigante. Johansen é objetiva para situar o leitor entre os acontecimentos que passaram e o presente, isso só justifica a agilidade na leitura. Os capítulos que sucedem o prologo se mantem na mesma linha. Ao passo que ela desvenda um pouco sobre Kelsea, ela também entrega um pouco sobre a história do reino de Tearling.

Por mais que se tenha personagens secundários importantes para que a história se desenrole, a garota é de fato a protagonista e a mais importante nesse enredo. Talvez, posso colocar que temos uma personagem emponderada, de fato. Em nenhum momento ele se faz submissa a guarda real, ou a qualquer outro que tentasse roubar o seu reino. É por isso que estou desejosa para saber a continuação dessa história. Nossa personagem, mesmo insegura, tentou tomar suas próprias escolhas e assumir o risco por elas. É por isso que recomendo a obra para as pessoas que curtiram Jogos Vorazes e divergente. Essa obra é um tesouro escondido. Fui premiada para achar.

Você não sabem quem irá morrer em uma batalha. Afinal, você pode ser o próximo.

"- Este reino não tem visto nada extraordinário, muito menos bom, há muito tempo – continuou Andalie. - O Tearling precisa de uma rainha. Uma Rainha Verdadeira. E, se viver, a rainha Kelsea será exatamente isso. Talvez até uma rainha lendária."
Classificação:

12 comentários

  1. Uma estória com uma protagonista tão jovem e tendo que enfrentar o desconhecido com toda determinação e força!
    É assim que vejo este livro desde o início.
    Sem trazer os questionamentos dos jovens, mas ao contrário, apresentando uma protagonista determinada e aliás, sem muita opção de voltar atrás.
    Namoro este livro desde que foi lançado há um bom tempo, tem uma capa maravilhosa e não vejo a hora de poder conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Adoro histórias assim! Nem precisava citar Jogos Vorazes e Divergente para me encantar, mas já que citou, fiquei ainda mais empolgada para conhecer. Espero ter a oportunidade (dinheiro) para ler essa obra em breve, enquanto isso, fica na listinha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda. Eu adorei a sua resenha, menina. Eu estou curiosa com esse livro e agora fiquei ainda mais. Acho a capa dele linda e a premissa me interessa bastante.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Amanda

    O que eu mais gostei na história foi notar que apesar de ser um livro juvenil ele possui uma narrativa mais madura, até me surpreendi algumas vezes. Gostei da personalidade da Kelsea, achei ela super valente e destemida e espero que continue assim determinada nos próximos volumes...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda, tudo bem?
    Eu amei a sua resenha!
    Amo distopias e já anotei a sua dica de leitura, gosto de livros com jovens corajosas e que enfrentam vários desafios e realizarem os seus objetivos.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tive uma experiência bem diferente com a leitura desse livro, não achei a autora nada objetiva e achei que ela cita muita informação desnecessária. Não gostei da leitura, mas fico feliz de ver que foi diferente para você.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru! Eu também tava louca por esse livro, principalmente por ter uma personagem tão empoderada, vi que o preço dele abaixou e já pedi o meu também! Tenho tentado fugir dos romances e sinceramente, só vejo comentários positivos sobre essa obra, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!
    Eu estou com esse livro pra ler, estava esperando sair o terceiro para poder pegar a leitura sem interrupções.
    Já deu pra notar que a trama é repleta de aventuras e a Kelsea é uma personagem bem perspicaz.
    Espero não me arrepender pois estou com grandes expectativas pra trilogia.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Como eu não me sinto atraída por Jogo Vorazes, Divergente e afins, esse livro também não me chama atenção. Por mais instigante que a leitura seja e não se prenda a romance eu passo a dica. Mas quem sabe um dia eu de uma chance e me cative também, assim como foi com você.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Amanda, eu também tenho bastante curiosidade de ler esse livro, pelos seus comentários tirando a insegurança da protagonista o livro parece estar muito bom *-* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Quem resenhou esse livro no blog foi a minha colaboradora, e estou louca para conhecer essa trama. Tenho visto muitas resenhas elogiando. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler. Gostei de saber que a personagem faz suas escolhas.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda! Tudo bem?
    Eu já tinha lido resenhas de toda a série, mas confesso que nunca li uma como essa, porque eu não tinha mínima ideia de como a protagonista era sofrida em muitos pontos. Imagina só passar por tudo isso e ainda ter que comandar um reino sem ter ideia de como vai começar ou se vai viver até o dia seguinte!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir