[Resenha] Sempre faço tudo errado quando estou feliz, Raquel Segal


Título: Sempre faço tudo errado quando estou feliz
Autora: Raquel Segal
Editora: Planeta | Selo: Outro Planeta (cortesia)
Páginas: 160
Onde comprar: Amazon | Saraiva

“Não deixe que o seu medo de ficar sozinho
Te permita continua ao lado
De quem não merece sua companhia”

Sabe quando você quer loucamente escrever uma resenha, para indicar um livro, mas seus dedos não conseguem encontrar as teclas corretas e você sabe que, por mais que fique em frente ao computador e tente fazer isso funcionar, as chances dessa resenha ficar sem pé nem cabeça são muito altas.

Quando vi que a Editora Planeta iria lançar esse livro de capa amarela, fiquei um pouco receosa do que esperar dele, afinal, eu não conhecia o Aquele Eita. Mas, então, vi o título, li a sinopse e decidi solicitar o livro e que leitura gostosa, surpreendente e marcante Sempre faço tudo errado quando estou feliz me garantiu. 
“Quando terminamos eu achei que me arrependeria
Mas todo dia meu coração me agradecia
Por tê-lo poupado de sofrer mais.”

Esse livro é um compilado de tirinhas sentimentais para várias situações de bad, que passamos, principalmente, quanto aos relacionamentos. Por conta disso, é bastante difícil falarmos sobre o livro em si, pois não há uma história, ou há, uma por trás de cada página. Então, vou falar do que senti ao ler esse livro.


Na primeira página, nos deparamos com uma opção de outros possíveis títulos para esse livro. Não desejei muda-lo, pois acho que o título é perfeito e reflete muito bem o teor do livro. Após o prefácio e a introdução, o livro começa e já temos duas páginas que retratam a vida de muitas pessoas – e a minha mais do que nunca – que é mostrando uma caixa com um emaranhado de fio que representa a tão temida e dolorosa ansiedade. E o livro segue com essas mensagens, algumas com duas folhas, outras com apenas uma palavra e ilustração e outras com textos.


Eu posso dizer que me senti representada nesse livro. Quem sofre de algum transtorno, seja depressão ou ansiedade, se sentirá acolhido por esse livro, pois verá que alguns pensamentos não são, simplesmente, paranoias. Que eles existem e estão lá. Também me senti acolhida com esse livro por conta de todas as coisas que vemos retratando relacionamentos, no começo, durante e depois. E, além de tudo, o livro foi um tapa na cara em muitas situações. Sabe quando uma simples frase funciona como chacoalhão para vermos que não está tudo tão bem ou tão mal assim? Pois é, esse livro traz essa sensação e não foi só para mim, visto que compartilhei muitas tirinhas com amigas e a sensação foi a mesma. 
“Se quer seguir em frente para um novo capítulo
Tire o marcador de página do capítulo anterior”

Quando comecei a ler, deixei uma cartela de post-it ao meu lado para marcar as passagens que mais me marcassem, mas é impossível, porque eu queria colocar post-it em todas as páginas. Queria marcar tudo e compartilhar tudo com todos.


Sempre faço tudo errado quando estou feliz é aquele típico livro que te conquista por conta de toda sua composição e que funcionará como um livro de cabeceira, para abrir e ler uma página em um dia, outra em outro e assim vai. Tenho certeza que, algumas dessas maravilhosas tirinhas, irão marcar vocês de alguma forma e em algum momento. 
“Embora o medo de atingir o chão seja enorme
A adrenalina da queda é o que realmente vale a pena”

Classificação:

17 comentários

  1. Oiê
    Não conhecia esse livro, mas adoro tirinhas!! Estou muito surpreendida e feliz com essas novas publicações da Planeta!
    Obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que livro legal! Adoooro coletâneas de tirinhas e essas parecem muito boas! É legal ver um livro que trata assuntos tão importantes quanto ansiedade dessa forma (que me pareceu super leve)

    ResponderExcluir
  3. Eu sigo e compartilho muitas tirinhas na internet da página Aquele Eita! E já estava namorando este livrinho desde que vi seu lançamento!
    Adorei a ideia de colocar no papel as tirinhas que tanto nos ajudam, nos fazem pensar e também mandam recadinhos.rs
    Lerei com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. O título me chamou a atenção e depois de saber que são tirinhas de bad.... eu quero muito e sem dizer que os quotes destacados são perfeitos. Não conhecia o livro e nem sabia que a planeta publicava coisas do gênero, mas amei mesmo . Dica super anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai que livro mais a minha cara menina, fiquei apaixonada e tão feliz de ver que belezinha que tu tens, eu adoro ler livros que tens tirinhas e que certamente me representam, ótima resenha e linda edição.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bru,
    adoro livros assim! Me interessei muito e vou procurá-lo!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, adoro este tipo de livro, e não conhecia este. Recentemente enchi um livro de post-it, e entendo bem o que quis dizer. Anotando a dica
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna. Que liro encantador, eu ainda não o conhecia e achei maravilhoso. Parece representar muito bem as bads que temos pela vida. Adorei a indicação.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que título estranho, mas adorei ver que a história é envolvente e traz temas tão reflexivos através desses trechos. Não conhecia e fiquei com vontade de realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. OI, tudo bom?

    Não conhecia esse livro e já fiquei tentada só pela sua resenha :)
    Gosto de livros reflexivos e com temas atuais. Dica anotada :)

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  11. Oii! Que livro maravilhoso! Parece ser uma leitura realmente prazerosa e que nos faz refletir sobre coisas da nossa vida de uma maneira mais leve por conta das tirinhas. Adorei a sua resenha, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei conhecer esse livro, parece ser um livro que ao pegar e ler o seu dia vai melhorar de alguma forma, eu sempre encontro nos livros pensamentos que eu tenho mas penso que ninguém mais tem, que é paranoia da minha cabeça e tal, e fico mega feliz quando um livro me passa que não é sou eu que penso assim. Gostei demais e irei com toda certeza adquiri-lo!

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro ainda, mas gostei bastante, principalmente por se tratar de tirinhas. Amei suas fotos, ficaram belíssimas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Amei os quotes que vc deixou na resenha!!! Concordo com vc, não achei a capa atrativa. Se estivesse na livraria nem olharia pra ele, mas você me convenceu. Se eu tiver a oportunidade, lerei esse livro. Amo livros assim, com uma pegada existencial. Obrigada por deixar a dica. Um beijo e todo o sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Acho fofo livro de tirinhas, gasto quase um pacote de pos-it toda vez.
    Ameeei os quostes e essa capinha fofa.
    Vou adicionar a minha lista



    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Eu fiz a leitura desse livro há semanas e confesso que também me senti representado durante a leitura dele. Achei a ideia da Raquel muito bacana, tanto na internet quanto na coletânea de tirinhas, o trabalho editorial está incrível e venho indicando ele para todo mundo! ♥
    MULHER, ADOREI SUAS FOTOS, SÉRIO MESMO!!!!

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  17. Ola, eu não conhecia esse livro e fiquei curiosa para ler esse livro. Vou adicionar na minha lista.

    ResponderExcluir