[Resenha] Como eu imagino você, Pedro Guerra


Título: Como eu imagino você
Autor: Pedro Guerra
Editora: Gutenberg
Páginas: 190
Onde comprar: Amazon

“Não sei quem inventou a ansiedade, mas se eu soubesse, teria umas coisas nada legais para dizer.”

Como eu imagino você é um livro que teve um hype bastante grande em seu lançamento e que estava há tempos em minha lista de desejados. Quando surgiu a oportunidade de ler, não pensei duas vezes e fiz o livro furar a fila, mas tomei um banho de água fria, acalmem-se que vou explicar melhor.

Esse livro nos apresenta à história de Helena, uma jovem adolescente que possui uma doença rara diagnosticada em sua infância. Ela está perdendo a visão e as chances de ela perder completamente a visão são bastante altas. Mas, não pensem que isso a abala, ela segue sua vida da melhor forma possível, mas tem uma coisa que a está incomodando: sonhos frequentes com um mesmo rapaz.

“Diferentemente de qualquer garota comum, não quero ter seios maiores, cabelo mais liso, alguns centímetros a mais ou uma cintura mais delineada. Eu queria mesmo era poder me ver. Enxergar quem sou, cada dia mais madura e confiante, observando gradualmente minha transformação típica de adolescente.”

Qual a probabilidade de tudo virar uma confusão quando ele aparece à sua porta e ela toma esse choque de realidade?

Clichê? Sim, mas não menos interessante de se ler. O livro é encantador em relação ao encontro dos personagens e a nossa curiosidade para saber o que ele representa e como ela consegue vê-lo, já que não enxerga muito bem, não é mesmo? Se o desenrolar da história seguisse um outro caminho ele poderia ser magnífico.


Entretanto, apesar de eu ter me decepcionado com o desenrolar da trama, gostei da forma como o relacionamento acontece e como amizades são postas à prova e como lidamos com ela e sua importância em nossas vidas. O que, de fato, me incomodou no desenrolar da trama foi o fato de as visões e sonhos da Helena não serem revelados, não terem uma explicação plausível, apesar de ter uma razão plausível.

Não obstante minha decepção com esse livro não posso dizer que não recomendo essa leitura, pois vi que muitas pessoas que leram o livro se encantaram completamente com a trama. Além disso, o livro tem uma linda mensagem sobre enxergar realmente a vida e como ela é. Afinal, para enxergar não é necessário ter dois olhos em perfeito estado. Me contem o que acharam das minhas impressões e se ficaram curiosos para fazer essa leitura. 
“– Em um mundo onde a maioria das pessoas pode enxergar com perfeição, poucos são aqueles que realmente veem. Os pingos de chuva que caem nas pétalas das flores, a lua que se esconde por detrás das nuvens mesmo durante o dia, o fim da tarde que sempre vem acompanhado de uma brisa leve e por isso pouco mais fria, o pio dos pássaros que é sempre abafado pelo som dos carros que estão a nossa volta, e muitas outras coisas. Porém, poucas pessoas conseguem enxergar isso. Todos estão sempre ocupados demais para ver aquilo que acham que não deve ser visto e, na maioria das vezes, as coisas mais importantes na verdade não são tão importantes assim. Vislumbramos o dinheiro, um carro maior, uma peça de roupa exclusiva– afinal, é isso que eles nos contam nos comerciais. E, se eu posso dizer uma verdade, vinda diretamente dos meus olhos frágeis e limitados, eu diria que estamos todos olhando para as coisas erradas.”

Classificação:

14 comentários

  1. Oi, Bru!
    Menina, eu vim descobrir esse livro outro dia e eu nem taanto interesse pra ler. Acho que me saturei de sick-lits sabe?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho estado de olho nessa capa e na comoção que esse livro tem causado em muitas pessoas, mas não sabia do que se tratava!
    Que pena que você se decepcionou, mas acho legal você ainda assim recomendar a leitura para quem possa gostar :)
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este livro está na minha lista de desejados já tem um bom tempo e não vejo a hora de poder ler ele.
    Sei lá, eu perdi a visão há alguns anos e depois de dois transplantes, consegui hoje, ter uma vida normal. Mesmo ainda não vendo tão bem,mas já é muito em comparação ao que "via" lá atrás.
    Olhos da alma, é preciso ver a vida através deles. Fácil? Não!
    Extremamente difícil,mas...quero me emocionar também.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. OIe mandinha,
    Eu curto enredos clichês desde que eu não me perca na trama. E como você bem colocou: houve decepção nesse aspecto. Só que eu acredito que mesmo assim tem aquele "q" de atenção de uma obra que merece ser lida. Principalmente por lidar com o dilema da deficiência visual, o que muitas pessoas purgem e ainda negam que o preconceito como este foi abolido, mas acredito que não.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Já li algumas resenhas sobre este livro e a sua é a primeira a fazer uma ressalva sobre o desenrolar da trama e eu aprecio sinceridade. Levando em conta a mensagem que ele passa é um livro que quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Eu lembro que, quando lançou, o hype realmente estava lá em cima. Resolvi deixar de lado, para não ler enquanto estava com altas expectativas e me decepcionar. Vi que várias pessoas amaram e outras tantas que não gostaram. E, logicamente, as que, como você, tem algumas ressalvas para destacar, mas ainda indica a leitura.
    A premissa é bem interessante e fiquei triste em ver que o desenrolar da história poderia seguir um bom caminho, mas acabou optando por outro não tão bom assim. Fiquei curiosa sobre como foi esse desenvolvimento. É bom saber que, pelo menos, os relacionamentos mostrados na obra são bons. Talvez eu ainda dê uma chance, não me decidi ainda xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna! Que pena que a leitura não foi tão agradável quanto você esperava! Também senti um hype muito grande nesse livro, e li muitas resenhas positivas, então esperava que fosse uma leitura legal! Achei a trama muito interessante, uma garota quase cega que descreve como ela vê as coisas, como as pessoas deveriam ver, não apenas com os olhos, isso me deixou muito curiosa. Ainda que para você tenha sido um pouco abaixo do esperado, ele ainda está na minha meta de leitura. Obrigada pela resenha!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  8. Olá, acho a capa desse livro bem bonitinha. Gostei da resenha, explicou bem o que gostou e o que não curtiu, acho que a falta de explicação para os sonhos também poderia me incomodar, mas ainda é uma obra pela qual me interesso.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru!

    Tudo bem? Eu sou apaixonada por essa capa, eu sei lá, ela chama muito a minha atenção :D

    Bom, eu tenho muito interesse por esse livro, a história parece ser bem interessante e muito fofa e é uma pena que tenha se decepcionado com a forma como a trama foi sendo desenvolvida...

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu estou de olho nesse livro desde que ele foi lançado, mas nunca procurei realmente saber sobre o enredo dele (essa capa é muito bonita e eu não resisto a capas bonitas). Sua resenha foi a primeira que eu realmente parei para ler sobre esse livro. Confesso que mesmo com o fato de algumas coisas não terem sido explicadas eu tenho muita vontade de ler ele.
    Adorei sua resenha!

    Beijos!
    http://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Essa é uma leitura que eu tinha curiosidade para saber mais sobre a trama.
    É uma pena quando a leitura de uma história não funciona tanto assim pra gente né, as vezes pode ser o momento em que pegamos pra ler também. Apesar de ter tido uma falta de conexão com a trama, eu ainda quero pegar pra conhecer mais. Gosto de leituras clichês, só espero conseguir me conectar com os personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna!
    Por incrível que pareça, não acompanhei o lançamento desse livro, tanto que desconhecia a história. Achei interessante e é a primeira vez que vejo esse tipo de trama, em que uma personagem perde a visão gradualmente. Uma pena que a trama não te agradou 100%, isso acontece mesmo. Eu fiquei bastante curiosa com os fatos e ainda sobre os sonhos de Helena, mas já murchei aqui a expectativa com o fato de isso não ser esclarecido na história.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bru, me sinto meio arrepiada e ao mesmo tempo ansiosa quando vejo lançamento de livro envolvendo pessoas com problemas visuais, isso se dá porque tenho receio de como o autor fez a abordagem, porque alguns fazem besteira. Que pena que você levou um banho de água fria nesse livro, e eu não me satisfaço muito com coisas mau explicadas, o que provavelmente me deixaria frustrada. Mas, dica anotada.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Lembro de ter lido uma ou duas resenhas a respeito desse livro, e parece ser muito bacana por conta da doença da protagonista e tal, mas ver que você se decepcionou com a obra me deixou um pouquinho receosa. Quero lê-lo um dia para ver se vou gostar, mas acho que não o faria agora.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir