[Resenha] Capitães da Areia, Jorge Amado

Título: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 288
Onde comprar: Amazon | Saraiva

"Porque a revolução é uma pátria e uma família."

Nesse livro, iremos conhecer a história de vários garotos de rua que vivem em um trapiche abandonado, próximo a praia na cidade de Salvador, são denominados Capitães da areia e para sobreviver, praticam desde pequenos furtos a grandes roubos.

As pessoas tem medo deles, por conta dos crimes que eles cometem, e eles não confiam nas pessoas, sentem que são excluídos da sociedade, o que de certa forma é verdade.

Jorge Amado traz numa narrativa poética, uma denuncia e critica social e os preconceitos entre ricos e pobres, acontecimentos da época.

O inicio da obra nos traz reportagens de um jornal , reportando os problemas vividos pela população de Salvador, por conta dos Capitães da Areia. O governo faz um pronunciamento, tentando acalmar a população e fala do desejo em mandar todos eles para orfanatos.

Em outra reportagem, vemos uma denuncia contra um orfanato, onde as crianças são espancadas todos os dias, e vivem sem qualquer base material e emocional.

A obra gira em torno dessas crianças, os Capitães da Areia, grupo formado por mais de cinquenta crianças, de todas as origens possíveis, e com uma história de vida, mais trágica que a outra. Que tem de lutar dia a dia, com os preconceitos, maldades humanas, e principalmente, contra a fome.


A história não possui um protagonista principal, mas alguns personagens merecem destaque, entre eles, Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Perna, Pirulito e Volta Seca. Tão jovens mais ao mesmo tempo tão adultos e maduros. Cada um com sua personalidade, e característica, que faz a organização e liderança do grupo.

Pedro Bala, é o líder do bando, filho de um grevista morto.
Professor, é o único do bando que sabe ler e escrever, e devido a essa característica, tenta ensinar os mais novos.
Gato, é conhecido como o "galã" , sedutor, o menino mais bonito.
Sem Pernas, é um menino amargo, pois ao praticar um furto, é pego pela policia, que faz coisas chocantes com ele.
Pirulito, é o mais jovem dos protagonistas, um garoto de muita fé, amigo do padre Amaro.
Volta Seca, é um garoto corajoso que dizia ser neto de lampião, e sonha em fazer parte de seu bando.
"Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas".
O que falar de um livro que marcou a minha vida? Li essa obra quando iniciava no mundo da leitura, porém somente após a releitura, já adulta, pude entender a dimensão dessa história e a critica abordada.

Critica essa que foi censurada na época, tendo Capitães da Areia seus exemplares, queimados em praça publica.

É uma denuncia social que perpetua até os dias de hoje, ou seja, o problema ainda não foi resolvido, e ainda existe preconceito sobre esse tema.


Esse clássico da literatura nos faz pensar sobre um dos principais problemas de nossa sociedade, e ver o quão complexo é esse assunto. De um lado temos as pessoas "de bem" trabalhadoras, que lutam pelo pão de cada dia, vivendo uma vida honesta. E do outro temos apenas crianças "vitimas da sociedade" que não tem escolha, se não, entrar para essa vida de crimes.
"Que culpa eles têm? Roubam para comer porque todos estes ricos que têm para botar fora, para dar para as igrejas, não lembram que existem crianças com fome".
Jorge Amado é o meu autor nacional favorito. Possui uma narrativa poética, traz personagens marcantes e memoráveis, além critica social, ao longo de cada obra.

Classificação:

9 comentários

  1. Não tem como chegar em uma resenha de um clássico destes e não se deixar emocionar! Sem sombra de dúvidas, este é um livro que marcou não só a minha vida, mas também a de muitos e muitos leitores.
    Acabei tendo contato com a história já tem muito tempo, na escola e depois mais adulta, acabei relendo a obra mais algumas vezes.
    Ironicamente não é uma história que tenha ficado no passado, os meninos ainda existem. Talvez não tão unidos como eram, mas ainda estão lá, gritando por socorro.
    Super recomendo!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro, sou apaixonada pelos personagens, anti-heróis que passei a admirar no decorrer da leitura, sem dizer que a critica social é muito pertinente. Preciso ler mais obras do Jorge Amado, pois essa é perfeita.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa! Li esse livro há muitos anos, para algum trabalho de escola, e na época achei muito chato. Claro que não tinha a noção de literatura que tenho hoje, muito menos o conhecimento de que esse é um dos grandes clássicos da nossa cultura, de um dos maiores autores de nosso país. Tenho ele na estante e preciso ler novamente. Sei que é um livro cheio de críticas sociais e muitos exemplos reais que a população nordestina e brasileira mais pobre passa diariamente. Crianças que têm que se virar ainda muito jovens, se quiserem sobreviver neste mundo de meu Deus.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Tenho esse livro na estante e ainda não li. É aquele tipo de livro que vou empurrando para quando eu me sentir pronta para absorver toda sua mensagem (e aí se passaram mais de 7 anos..... rsrs). Gosto bastante da escrita de Jorge Amado, mesmo ele não estando na minha lista de autores nacionais favoritos.
    Tentarei ler em breve, quando tiver tempo para me aprofundar totalmente na trama, analisar com cuidado cada aspecto (problema desse povo formado em Letras rsrs) e adentrar nessa realidade que até hj se faz presente.
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho um grande problema com esses livros clássicos que somos obrigados a ler para realizar prova na época da escola. Simplesmente acabei tomando pavor de alguns autores e Jorge Amado assim como Machado de Assis figuram nessa lista. Hoje não me sinto atraída por esse gênero, mas fico contente que seja um autor que você realiza a leitura com muito amor e gostei de conferir suas impressões dessa experiência com esse clássico da literatura nacional.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Ola!!

    Não tem nada o que dizer a respeito de Jorge Amado... o cara é um marco na literatura nacional. Li Capitões de Areia na época do colégio, me lemmbro de ter amado a história pelo fato de ele expor sem medo as críticas e realidade da sociedade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu li esse livro há alguns anos. Não se tornou meu favorito, mas foi uma boa leitura. É mesmo muito interessante toda a crítica que o autor faz e a forma como ele aborda a questão das crianças de rua. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Amo Capitães de Areia, acho de uma beleza, mas ao mesmo tempo, é duro, e triste.
    Algumas cenas me chocaram bastante.
    Mas conseguiram por leveza no filme.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Li este livro pela primeira vez com 15 anos e tenho que confessar que não estava preparada. Mas ainda assim, adorei demais a história. Anos depois, reli o livro e outra vez me impactei pela narrativa e acho que sem dúvida, é um dos melhores livros do Jorge Amado, embora eu adorei todos os outros livros dele.
    OUTRA VEZ – Ivi Campos
    Beijos

    ResponderExcluir