[Primeiras Impressões] Manhãs Esquecidas, Bianca Brighenti

Olá Leitores, tudo bem?

Hoje eu vim contar para vocês as minhas impressões do livro Manhãs Esquecidas, da autora nacional Bianca Brighenti.


"Clarisse embarca em sua mais nova jornada de emprego, em que terá que cuidar de uma doce senhora. Certo dia, a cuidadora encontra um curioso livro, no qual uma jovem garota misteriosa relata, com detalhes, a vida de Elizabeth, sua avó, uma mulher conhecida na região por ser muito bondosa. Infelizmente, o destino desta senhora foi traçado pelo Alzheimer. Buscando respostas pelo fato trágico e enfrentando aos poucos o esquecimento de sua existência na mente da amada avó, a jovem, que prefere não se identificar inicialmente, depara-se com diversas situações que a deixam atordoada e que provam que ela nunca esteve sozinha.

Essa sinopse, me conquistou logo de cara, e eu fiquei muito curiosa com essa trama...

Aqui iremos conhecer uma jovem chamada Clarisse. Ela está ansiosa, pois é o seu primeiro dia de trabalho, onde ela irá cuidar de uma senhora idosa, que sofre de Alzheimer.
"Você já se imaginou perdendo suas memorias? Não se lembrar mais de como se faz as coisas básicas do dia a dia? Não saber quem são as pessoas que convivem com você? Você já se imaginou sendo esquecido por uma pessoa que você ama muito? Precisando ajuda-la sem ao menos ser reconhecido? Sim, isso pode acontecer e este vilão do esquecimento tem um nome: Alzheimer". 
Em meio a esse trabalho, Clarisse encontra em uma gaveta, um pequeno livro. Vencida pela curiosidade, ela decide dar uma folheada, e descobre que ele, na verdade é um diário, que conta a história de uma jovem de quatorze anos, que tem que cuidar de sua avó, que sofre de uma doença muito pouco conhecida da época, o Alzheimer.

Clarisse então decide ler o diário, e tentar descobrir quem são aquelas pessoas, e qual a ligação delas com a senhora que ela cuida..

A jovem misteriosa, nos conta o seu dia a dia com sua avó, os estágios da doença, os problemas do dia a dia...

Li apenas alguns capítulos deste pequeno livro e já me emocionei, pois a Bianca, com suas palavras, fazem a gente entrar na história e se envolver com os personagens...

É uma história simples, mas cheia de carga emocional, que fala sobre amor, família, e sobre Deus...
"O Alzheimer faz com que as pessoas deixem de existir na mente de quem tem a doença, mas eles reconhecem muito bem quem os trata com amor. Seja amor. Espalhe amor. Crie amor. E acima de tudo, acima de qualquer dificuldade: Ame! Pois, almas iluminadas, nem a eternidade conseguirá apagá-las".

Manhãs Esquecidas é uma das novas publicações desse ano de 2018 da editora Coerência.


A Bianca, é uma jovem de apenas Quinze Anos, e ela se inspirou na própria história, com sua avó, para criar essa ficção.


Não vejo a hora de ler a trama por completo, pois se continuar como eu li, até então... esse livro será um dos melhores do ano, sem duvida...

9 comentários

  1. Não conhecia esse livro nem a autora, mas parece ser uma história muito interessante! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  2. É preciso tirar o chapéu para nossa literatura nacional. E essa gama de novos autores surgindo é maravilhoso demais para todos nós, leitores.
    Não conhecia o livro,mas gosto demais de estórias com personagens novos mexendo no passado, ainda mais quando a inspiração é bem real.
    Quero saber mais!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que estas a gostar de fazer a leitura... Estou curioso.

    Que bom que o livro já foi capaz de te emocionar logo no principio! Isso costuma ser um bom sinal ahahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vaanessa!
    Menina, se sem ler o livro inteiro você já conseguiu passar uma mensagem linda na resenha, imagina lendo? Eu amei a proposta do livro, achei que abordar um tema como alzheimer é sempre uma boa pedida e garantia de fortes emoções.
    Fiquei super interessada e espero que você faça a leitura do restante do livro em breve e continue gostando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Saudações literárias! Tudo bem com você? Que história incrível, poder retratar sobre o Alzheimer em uma obra literária, gostei muito das suas primeiras impressões e quero ler sua resenha completa quando ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Não conhecia o livro mas achei interessante ainda mais por ser uma história baseada em fatos reais e trazer no tema uma doença como essa, que realmente nos faz refletir o que somos diante desse mundo. Gostei da dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ultimamente venho querendo ler tudo a respeito da doença, minha familia suspeita que minha mãe esteja passando por isso :(
    não conhecia esse livro mas já fiquei interessada...
    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Oie
    nossa, realmente me chama atenção pelo enredo que está bem instigante e misterioso, parece ser uma leitura muito empolgante, gostei do que li e vou deixar na lista de desejados e pesquisar mais sobre

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto a sinopse e achei bacana, mas suas primeiras impressões me fizeram admirar a obra! Que incrível são livros que nos ensinam.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir