[Resenha] O Casamento, Victor Bonini

Título: O Casamento
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial (cortesia)
Páginas: 368
Onde comprar: Amazon

O Casamento, escrito por Victor Bonini, nos apresenta à história de Plínio e Diana, um casal um tanto quando inusitado, que, para todos os amigos, tinham um prazo de validade. Eles se conheceram em uma festa de uma forma inusitada e o sentimento entre eles cresceu. Os pais, de ambos, não aprovam esse namoro.

Só que eles não estão nem aí e vão se casar. O casamento será uma grande oportunidade para um detetive particular, Conrado Bardelli, pegar um criminoso e fazer o possível para manter um dos mais íntegros dos convidados vivo e com seu segredo resguardado.

Tudo está bem, Conrado está tentando descobrir quem é o chantagista e começamos a ver que muitos convidados têm muito a esconder e que será difícil encontrar o lobo entre as ovelhas. O casal está pronto para dizer sim, mas, prestes a sair do carro e subir no altar, Diana é impedida e descobre que aconteceu um crime brutal pouco antes da cerimônia começar. Quem seria o responsável por tamanha barbárie? Como solucionar isso?


Quando li a sinopse de O Casamento, quis fazer a leitura imediatamente, mas eu não esperava que o livro superaria todas as minhas expectativas – que eram muito altas! Todos os personagens, absolutamente todos, são importantes para a história e bem construídos, em especial Conrado e Diana, como adorei a construção desses dois, esse foi o primeiro ponto alto do livro.

A história começa com o dia do casamento, Diana prestes a sair do carro e recebendo a notícia de um crime. Como esperado, isso destrói nossa noiva e faz com que ela se afaste de tudo e todos. A história, então, dá um salto para o passado – 2 anos – e vemos a forma como Diana e Plínio se conheceram. A partir disso, os capítulos começam a alternar entre passado e presente e aí está a segunda grande sacada do autor: nos dar informações aos poucos, fazendo com que o leitor desconfie de tudo e todos.


Victor mantém o suspense do começo ao fim e dando aquela impressão que o crime não tem solução, que foi o crime perfeito em todos os sentidos, que não restaram provas e, quando tudo, enfim, é solucionado fiquei boquiaberta e pensando: meu Deus, por que não pensei nisso antes?

Ao contrário do que possa parecer, a trama não fica apenas envolta em descobrir o culpado. Temos o personagem que está sendo ameaçado tentando manter sua vida, Diana tentando se reencontrar depois do acontecido, Conrado vivendo seus dramas e medos, entre outras coisas que chocam e encantam o leitor. Seria um baita de um spoiler revelar qualquer outro acontecimento desse livro.


Com uma narrativa extremamente envolvente e ágil, Victor Bonini nos transporta para essa história de corpo e alma e prova que a literatura nacional é fantástica. Queria ler a lista de compras do Victor, pois, até ela, deve ser incrível. Se você gosta de um suspense bem construído, O Casamento é a leitura indicada para você.


Classificação:

21 comentários

  1. Mencionei a pouco o quanto quero ler este livro, sou apaixonada por romance policial e pela sua resenha vejo que é uma boa pedida. Como não existem crimes perfeitos, fiquei louca para saber oq te deixou de boca aberta rsrs
    Adorei saber a sua opinião sobre o livro e reforçou o meu desejo de leitura dele.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bru!
    Não conhecia o livro, mas tô na vibe de ler livros de suspense esses dias, então obviamente fiquei curiosa pra ler esse e espero poder conferir logo as outras tramas também ligadas ao culpado.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna! Confesso que o livro não tinha me chamado a atenção pela sinopse, eu achei bastante confusa. Mas gostei da sua resenha, ela explica melhor o que acontece na trama, mesmo não podendo revelar muita coisa por causa dos spoilers. Gosto de suspense, acredito que esse livro tem potencial para me agradar.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Ainda não li nada desse autor, mas quero fazer isso ano que vem! Irei começar pelo primeiro livro dele lançado pela editora e depois por esse, para acompanhar a evolução da escrita do autor, espero gostar das histórias criadas por ele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas já fiquei super curiosa para ler. Não sou muito de ler livros de suspense, mas a premissa desse é muito instigante.
    Adorei saber que o autor soube conduzir o mistério e escrever um desfecho daqueles que realmente surpreendem o leitor. Além disso, achei bem legal o fato de não focar apenas no suspense, mas nos dramas dos personagens também.
    Amei sua resenha e já vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Bom saber que este livro foi uma boa leitura. Não o conhecia ainda, mas gostei do enredo. Ainda melhor por ser um nacional. Vou adicionar à lista do Skoob e ver se consigo ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, o que é essa capa???? Caramba, olhei e tive que olhar analisando... rs Muito forte!!!
    Que trama interessante e que maravilha quando o livro supre as nossas expectativas. Fiquei bem curiosa em fazer a leitura também e gostar como você gostou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bruna eu estou com altas expectativas em relação ao seu livro, e a sua resenha só aumentou ainda mais amei a resenha

    ResponderExcluir
  9. Eu sou completamente apaixonada pela literatura nacional. Mas confesso que não conhecia nem o autor e nem a obra. Mas me conquistou de cara, adoro o gênero e o plot me atraiu. Suas impressões me deixaram mais curiosa ainda pela leitura. Não tenho ideia de quando ou se conseguirei lê-lo tão cedo, pois a fila por aqui anda imensa, mas a dica está anotada.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Adoro suspense, o que me chamou atenção foi você dizer que é bem construído. Pra mim esse é o principal num bom suspense. Não conhecia o livro e nem o autor, mas agora já quero na minha vida.
    Obrigada.
    Elisabete Silva

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu já vi vários comentários distintos sobre essa obra, alguns se apaixonaram, outros acharam arrastado, realmente só lendo pra eu formar uma opinião. Fico feliz que gostou da obra, eu amei a diagramação, a Faro sempre arrasa! Amei o post ❤️

    ResponderExcluir
  12. Olá Bru, tudo bom?
    Menina, que resenha maravilhosa! Eu já estava louca por esse livro e após ler sua resenha as expectativas só aumentaram.
    Adoro histórias onde o autor intercala passado e presente e vai nos dando informações aos poucos. Isso só deixa tudo mais intrigante.
    Outro ponto que curti é essa questão de o livro não se focar apenas no assassinato e em descobrir quem foi o culpado e claro, essa questão de ser difícil de encontrar o lobo entre as ovelhas, já que todos parecem ter algo a esconder. Enfim! Amei a resenha e a sugestão! Espero poder ler este livro em breve! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa, o material de divulgação e a premissa de O Casamento muito maravilhoso.
    Mas fazer essa leitura será um giro de 360° na minha zona de conforto. Só de imaginar o tanto de sangue que deve ser narrado no livro, meu estômago da voltas.
    Mesmo está embasbacada com sua resenha, passo a dica. Sou covarde demais para ler este livro.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.brAchei a capa, o material de divulgação e a premissa de O Casamento muito maravilhoso.
    Mas fazer essa leitura será um giro de 360° na minha zona de conforto. Só de imaginar o tanto de sangue que deve ser narrado no livro, meu estômago da voltas.
    Mesmo está embasbacada com sua resenha, passo a dica. Sou covarde demais para ler este livro.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?

    Adoro livros de mistério, até porque a minha autora favorita é a Agatha Christie. Não conheço o trabalho do Victor, mas depois dessa resenha fiquei super animada para saber mais. Com o crime ocorrendo em um casamento, é bem diferente do que eu já li, confesso. Além disso, há a possibilidade de outras mortes e o culpado deve ser detido rapidamente. Isso só é possível com um bom detetive.
    Eu gosto muito de detetives inteligentes e espero gostar do Conrado também. Por outro lado, amo finais surpreendentes e que fazem sentido, no qual eu fico indignada e analiso: "como eu não pensei nisso antes?". Como ocorreu isso com você durante essa leitura, sei que vou gostar de me aventurar nessa obra.

    Enfim, adorei a resenha, obrigada pela dica :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Bruna...
    Esse livro também me chamou a atenção por conta da sinopse. A capa está linda também e pra quem é um bom leitor de romances policiais realmente se envolve e deseja ele logo de cara.
    Meu... a sua resenha está extremamente estimulante e despertou muito a minha vontade de ler o livro!
    JÁ QUERO!!!!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Menina, que resenha é essa??
    Já quero esse livro pra ontem! Amo esse tipo de narrativa que o autor nos apresenta uma realidade e ao decorrer da história vai nos mostrando como a história cheogu nesse ponto. AMEI!

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito desse livro também, o autor me fez de trouxa total com o mistério de quem era o assassino, desconfiei de todo mundo, menos da pessoa que ele revelou no final hahaha.
    Achei a história muito bem construída também, assim como as pistas que ele dá e os outros casos que investiga em paralelo são ótimos

    ResponderExcluir
  18. Oiee Bru ^^
    Eu normalmente não leio muitos suspenses, mas quando o faço, sempre espero que sejam bem construídos assim como esse livro parece ter sido. Ainda não o conhecia, mas fiquei bastante curiosa para ler, principalmente porque a premissa é bem diferente de tudo o que eu já li. Fico feliz em ver que gostou tanto :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Bruna!
    Não conhecia o livro, mas sempre vejo elogios ao autor. Eu gosto bastante do gênero e fiquei super curiosa com a premissa, me pareceu um suspense bem construído, quero ler e já anotei a dica para adquirir assim que puder.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Ola Bruna lindona confesso que o gênero do livro não é bem o que leio, mas tenho lido tantos elogios que estou muito curiosa com a leitura, a capa está maravilhosa. Vou deixar de ser medrosa e encarar esse casamento rsss. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Bruna! Que legal conhecer um pouco deste livro. Parece muito interessante e bem construída a história e, sendo um livro da Faro, imagino que esteja lindo também!
    Desejo sucesso ao Victor e que venham mais e mais bons Suspenses para a nossa literatura!

    Bjs

    ResponderExcluir