Livros sobre Bullying

Oioi pessoal, como vocês estão?

Adoro livros que nos fazem pensar sobre o que fazemos em nossa vida. E os livros que vou apresentar nesse post me fizeram pensar nisso, pois são todos sobre bullying, um tema que precisa ser discutido, vamos conferir algumas indicações?


Extraordinário, RJ Palacio 
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.


Impossível falar de livros desse gênero e não citar Extraordinário. Esse é um dos livros mais incríveis do gênero e que mais faz o leitor pensar, se você não leu, leia, leia, leia!

Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, Thalita Rebouças 
Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.


Esse é o segundo livro que vem à mente quando penso em livros sobre o gênero, mas, infelizmente, a leitura deste não foi tão incrível assim. Acho que a Thalita pecou em algumas coisas, apesar de ter acertado em outros pontos. Acho que as pessoas tirarão proveito desse livro de formas diferentes.

Os 13 Porquês, Jay Asher 
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Esse é um dos livros mais fortes do tema, pois ele é cruel ao extremo. Ele mostra como pequenas coisas, juntas, podem destruir uma pessoa.

Esses são três livros sobre o tema que me fizeram pensar bastante. Me contem se vocês já leram algum desses livros e quais desse estilo vocês indicariam.


Beijos,

12 comentários

  1. Oi Bru
    Eu gosto bastante de ler liros que me fazem pensar. Ainda não li nenhum dos que indicou, mas todos eles estão na minha lista de desejados. Já leu A playlist de Hayden? Ele fala sobre bullying também de uma forma que eu nunca tinha visto.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Da lista li o primeiro e o último e é incrível perceber que mesmo falando sobre o mesmo tema a abordagem é bem diferente, cada um trata de um jeito,mas todos passam a mesma mensagem

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Nunca li nenhum desses livros, mas sou louca pra ler Extraordinário e os 13 porquês, já assisti a série do último e amei. São temas fortes, mas de extrema importância para a atualidade e com uma maneira fácil de fazer a gente enxergar o bullying. Adorei o post e as dicas de leitura sobre o tema.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Eu também adoro livros que nos faz refletir... Sempre tem alguma coisinha que acrescenta em nossas vidas, então, obviamente, eu amei seu post <3
    Da lista li EXTRAORDINÁRIO e OS 13 PORQUES e adorei ambos. Um livro que indico sob esse tema é PERDÃO, LEONARD PEACOCK, ele é um livro muito profundo e que deixa a gente com o coração na mão.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Eu também adoro livros que nos faz refletir... Sempre tem alguma coisinha que acrescenta em nossas vidas, então, obviamente, eu amei seu post <3
    Da lista li EXTRAORDINÁRIO e OS 13 PORQUES e adorei ambos. Um livro que indico sob esse tema é PERDÃO, LEONARD PEACOCK, ele é um livro muito profundo e que deixa a gente com o coração na mão.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bru!
    O bullying sempre será um tema relevante em nossa sociedade. É de extrema importância que este tema seja encontrado em livros de ficção - que representam a realidade - para que, quem sabe, sejam lidos nas escolas e amenizem esse grande problema.
    Eu amo "Extraordinário", amo muito, assim como você.
    Os outros dois eu não li, mas hoje tenho vontade de ler "Os 13 porquês", mesmo depois de ter assistindo a série.
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
  7. Dos três só li Os 13 Porquês a uns bons anos atrás, quando o livro era bem pouco conhecido ainda. Adorei sua postagem, o coração fica quentinho em saber que existem livros assim, né? Muito bom.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruuu

    Eu acho mega relevante o tema ser abordado, principalmente nos dias de hoje onde o bullying é responsável por tantas tragédias.
    Eu não li nenhum desses, mas vou tentar ler pelo menos Extraordinário, pois quero assistir ao filme.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Quanto a esse tema eu acho que somente Extraordinário fecha a lista. Um livro incrível que todos deveriam ler. Ainda não li Os 13 Porquês, mas tenho muita vontade.

    Beijos,
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as suas dicas, tb recomendaria o A Lista Negra. Mas dos seus indicados eu confesso que prefiro os 13 porquês, é um livro intenso e pesado, mas necessário.
    Adorei as indicações.
    Elisabete Silva
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, da sua seleção, só não li o livro da Thalita Rebouças porque tenho um bloqueio com esse título... rs
    O bullyng precisa ser discutido, conversado e sobretudo impedido e acho que a literatura é um veículo incrível para isso. Fiz um post no blog sobre isso também, passa lá pra conferir.
    Livros Sobre Bullyng
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adorei as suas indicações sobre o tema.
    Acho super importante o bullying ser trabalhado em livros, tv, séries e jogos porque é algo muito importante e que os jovens precisam aprender o peso que isso tem na vida de quem sofre.
    Desses eu só li Extraordinário, mas tenho mta vontade de ler os 13 porquês e espero que consiga em breve

    ResponderExcluir