[Filme] Tudo e todas as coisas

Título: Tudo e todas as coisas
Lançamento: 15 de junho de 2017
Duração: 1h36min
Direção: Stella Meghie
Gênero: Romance/Drama
Sinopse: Maddie (Amandla Stenberg) está prestes a fazer 18 anos, mas ela nunca saiu de casa. Desde a infância, a jovem foi diagnosticada com Síndrome da Imunodeficiência Combinada, de modo que seu corpo não seria capaz de combater os vírus e bactérias presentes no mundo exterior. Ela é cuidada com carinho pela mãe, uma médica que constrói uma casa especialmente para as necessidades da filha. Um dia, uma nova família se muda para a casa ao lado, incluindo Olly (Nick Robinson), que se sente imediatamente atraído pela garota através da janela. Maddie também se apaixona pelo rapaz, mas como eles poderiam viver um romance sem se tocar?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje decidi falar com vocês sobre a adaptação cinematográfica de Tudo e todas as coisas. Eu não sou muito boa resenhando filmes, já deixo isso adiantado para vocês e informo, ademais, que esse post não será um comparativo entre o filme e livro, visto que faz tempo que li e assisti, ok?

Sobre a história, como muitos devem saber, esse livro apresenta a história de Maddie, uma menina que está prestes a fazer 18 anos, mas que nunca saiu de casa. Nossa protagonista tem uma doença imunológica chamada Síndrome da Imunodeficiência Combinada. Resumidamente ela é alérgica ao mundo.

Maddie aceitava muito bem sua condição de doente, mas tudo muda quando Olly se muda para a casa ao lado da sua. Ele é lindo, educado e parece gostar muito deles. Eles começam uma amizade virtual e vão estreitando laços, o que causa uma paixão entre eles. Entretanto, existe um problema; Maddie não pode sair, Olly não pode entrar. Como eles lidarão com isso? Maddie se arriscará?


Quem me conhece e acompanha o blog sabe o quão ansiosa eu estava para ler o livro e como foi, de certa forma, decepcionante. Claro que, por conta disso, eu já estava mais do que preparada para o filme, mas ele me surpreendeu de verdade. Achei que os atores foram escolhidos a dedo e a direção fez isso muito bem. Também gostei dos cortes e mudanças que a história tem, pois me preocupava como eles representariam muitas coisas na história.

O desenrolar do filme segue a mesma ideia do livro, mas nas telonas tudo ficou muito mais emocionante e bem trabalhado. Acho que consegui visualizar a história em si melhor no cinema do que no livro e isso não tinha acontecido até então.


O envolvimento amoroso no filme me convenceu menos do que no filme, não sei se era porque eu esperava algo mais PAH e não vi. Já a mãe de Maddie me fez sentir o mesmo que no livro: raiva. Entretanto, apesar desse sentimento, no filme me senti mais feliz pela explicação que temos para todo o desenvolvimento da trama.

Como toda adaptação o filme tem diferenças, mas percebi várias citações do livro e a essência dele está ali, palpável. Se alguém ainda não assistiu – o que acho muito difícil – é um filme que recomendo, mesmo para quem não leu, pois irá agradar sem dúvidas.


Nota para o filme: 4/5

19 comentários

  1. Oi, Bru!
    Mulher, tivemos as mesmas impressões tanto do livro quanto do filme. Particularmente, eu simpatizei mais com o casal no filme do que no livro... E os atores foram realmente escolhidos a dedo para os personagens.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna!
    Eu acabei não assistindo o filme porque quero ler o livro e agora acho que fiquei na mão... o.o'
    De qualquer forma, que bom que você gostou. Se tem uma coisa que eu odeio é quando uma adaptação nos decepciona por sair tanto da proposta do livro. Com certeza assistirei após ler o livro.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Bruna, estou louca pra assistir o filme porque amei o livro e pelas cenas que vi, acho que está bem fiel. Que bom que você gostou, me deixou mais animada pra conferir.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus,quando vi o trailer do filme fiquei apaixonada,não acredito que perdi no cinema,queria tanto ter visto na telona,mas enfim vou procurar pra ver nem li o post todo,porque tenho medo de ler algo que não pode,enfim...vou assistir e valeu por ter me feito lembrar o nome do filme.
    Bj
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  5. Eu quero tanto ler esse livro,quanto ao filme não me sinto tão interessada assim.talvez quando ler o livro esse interesse aumente,a sua resenha me pareceu bem positiva.

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Estou numa dúvida danada... eu já to com o livro aqui e ainda não sei se leio ou se vejo o filme primeiro... geralmente gosto de ler antes e já combinei com uma amiga que iremos ler agora em setembro. Tomara que eu me segure... kkkkkkkk
    Adorei seu post e só me fez ficar mais ansiosa pra conhecer esse enredo melhor. Só fiquei com uma dúvida sobre o casal... onde você se sentiu menos conectada: no filme ou livro? rsrsrs
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Sabe que o livro não me agradou muito e eu tenho receio de ver o filme pelo mesmo motivo, mas claro que um dia vou assistir, mas fico pensando que pode ser melhor ver do que ler, como você. Espero que tenha um sentimento maior, diferente sabe.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bru, tudo bem?
    Eu fui assistir ao filme assim que lançou, e confesso que fiquei bem decepcionada, li o livro correndo um dia antes e adorei a escrita e a trama, mas o filme não me passou os mesmos sentimentos, a começar pela química do casal que eu achei bem fraca.
    Mas fico feliz que o filme tenha te agradado, é sempre bom ver opiniões diferentes das nossas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Estou louca para assistir ao filme! E realizar a leitura do livro também, desde que ele foi lançado amei a história criada pela autora, e acredito que quando assistir ao filme e ler o livro irei amar mais ainda!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá menina, tudo? Confesso que não gostei do livro e por isso perdi completo interesse pelo filme. Mas não imaginei que alguém iria me dizer que ele é é bom hehehehe agora fiquei "encucada" hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu só li o livro, onde achei a história super fofa!
    Preciso começar a assistir o filme, para saber como foi a adaptação, mesmo que tenha algumas diferenças, se conseguiram captar a essência, é isso que importa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Hi baby, tudo bem? na época da estreia do filme eu quase li o livro mas acabei nem lendo e nem assistindo o filme hehe mas ainda o farei! adaptações sempre tem suas mudanças, afinal são duas mídias diferentes mas se essa foi para melhor como você disse então tá ótimo, sua resenha me fez querer finalmente assistir!

    Lilian Valentim
    https://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bru.
    Ainda não assisti o filme rsrsrs... É que tenho uma certa dificuldade em assistir filmes que sejam baseados nos livros, pois, sempre me decepciono :(
    Diferente de você, gostei bastante do livro, mas, é que iniciei a leitura não esperando nada demais e acabei me impressionando um pouco. Se já senti raiva da mãe de Maddie no livro, imagina no filme numa versão de carne e osso rsrs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee Bru ^^
    Sabe que eu ainda não vi o filme? Eu estava doida querendo ver na estréia e tudo o mais... e esqueci! kkkk' juro que esqueci.
    Eu gostei do livro, mas não foi OMG QUE LIVRO MARAVILHOSO. Eu adorei a história e os personagens, mas não me pegou totalmente. Estou doida para ver o filme agora e ver se vou me emocionar...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii Bruna, tudo bem? Ainda não assisti ao filme (não sou muito fã de adaptações), mas já li o livro e simplesmente amei! Bom saber que na telona eles conseguiram captar a essência do livro e explicar tudo direitinho! Quem sabe eu assista no futuro <3 Adorei saber tua opinião!

    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Acho que sou uma das poucas que ainda não conhece a obra ou até mesmo o filme. Mas pela primeira vez devo admitir que se fosse para escolher eu escolheria ver o filme primeiro, então fico feliz em saber que na adaptação você consegue notar a essência do livro. Com certeza irei vê-lo ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Eu queria muito ter visto esse filme no cinema, mas não consegui ir. Ainda não consegui ler o livro também. Recebi uma amostra da editora, e vou ler... Se gostar, vou tentar comprar logo o livro. Vou ter que esperar o filme estrear em no TeleCine, rsrs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Sabe que é a primeira vez que vejo alguém dizendo que o livro não foi lá grandes coisas? Todas as críticas que li foram de pessoas que acharam o livro incrivelmente maravilhoso. Eu sou doida para ler o livro e estou louca para ver o filme, mas acho que vou com menos sede ao pote. É legal quando o filme nos envolve mais que o livro, né? Meio que quebra um pouco a coisa de que sempre o livro será melhor que a sua adaptação. Aconteceu isso comigo com o livro, Cidade dos Ossos. Eu odiei o livro, fui assisti o filme, odiei o filme igualmente, assisti a série na Netflix, se tornou uma das minhas série preferidas. Eu vou tentar assistir esse filme em breve.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  19. Oi, Bru

    Que pena que você não curtiu tanto o livro. Eu achei ótimo e super bem escrito. Ainda não assisti ao filme, nem sei o que estou esperando... hahahahahh
    Eu particularmente não gostei muito da escolha dos atores, mas quando assistir vou poder ver se pelo menos eles pegaram o espírito da história.

    Beijos

    ResponderExcluir