[Resenha] A Inesperada Herança do Inspetor Chopra, Vaseem Khan - Agência de Detetives Baby Ganesh #1

Título: A Inesperada Herança do Inspetor Chopra
Autor: Vaseem Khan
Série: Agência de Detetives Baby Ganesh #1
Editora: Morro Branco (cortesia)
Páginas: 312
Onde comprar: Amazon | Livraria Cultura | Saraiva

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra, primeiro livro da série Agência de Detetives Baby Ganesh, nos apresenta à história de Ashwin Chopra, um inspetor policial de Mumbai, uma cidade da Índia, que está prestes a se aposentar. No seu último dia de trabalho acontece duas coisas; uma senhora grita loucamente na porta da delegacia que seu filho foi assassinado, mas que, por ela ser pobre, o crime nunca será solucionado e Chopra herda um bebê elefante.

Quando está em seu primeiro dia em casa, aposentado, Chopra começa a sentir um comichão e um desejo de solucionar o que aconteceu com o filho daquela senhora. Ele, que sempre se viu como um policial digno e incorrupto, não consegue se ver sendo julgado como um péssimo policial que age apenas a favor dos mais abastados. Ele decide, então, fazer sua própria investigação e acaba descobrindo coisas que nem imaginava.
“Até mesmo o inspetor Chopra, que nunca permitia que suas emoções o dominassem, que sempre era racional e lúcido, podia ser tomado pelo sentimentalismo.”

Que livro mais divertido e inusitado! Chopra é um homem com “H” maiúsculo. Ele assume muito bem o papel de policial, não aceita “favores” nem os faz e é fiel à sua esposa Poppy, que é extremamente espirituosa. Seu relacionamento com Ganesha, o bebê elefante, é muito bonito e bem construído também. Além disso, o elefantinho é tão fofo, mas tão fofo, que dá vontade de ter um em casa.

Com relação à investigação, ela acontece de forma gradual e, pouco a pouco, Chopra descobre o que estava acontecendo e quem são as pessoas envolvidas e essa descoberta é uma enorme surpresa. Achei a resolução do crime misturada aos problemas pessoais de Chopra (o bebê elefante, a esposa suspeitando de algumas coisas e seu problema com a aposentadoria) muito bem trabalhada. Também temos, em alguns momentos, a participação da sogra de Chopra, que vive com ele e a esposa, e torna a história engraçadíssima, pois ela, claramente, odeia o genro.

Minha única ressalva com relação a essa obra é que a editora ainda não lançou a continuação e estou louca para saber o que vai acontecer nos próximos volumes, se Chopra, Ganesha e Poppy aparecerão e por quais ruas eles vão andar.

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra é um livro leve, envolvente, divertido e indicado para todos os públicos. Além disso, é uma obra que possui uma edição primorosa e que acrescenta muito em conhecimento de cultura dos indianos e vivência por aquelas ruas.
Classificação:

21 comentários

  1. Oi, Bruna! Ao ler sua resenha fiquei muito instigado a ler essa obra, não conhecia esse livro e, pelo que li realmente a leitura parece leve e divertida. E, sem contar a parte investigativa que eu gosto bastante. Muito boa a sua resenha, parabéns! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Deve ser uma trama bem divertida mesmo, além do interesse pela parte de investigação, e eu adorei saber um pouco a respeito. Na verdade, fiquei bem curiosa sobre o desenvolvimento que tem tudo para ser inusitado sim. Achei a capa bem bonita e adoraria ler também.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Parece ser um livro muito engraçado, a capa é bem cômica por si só.
    Eu amo mistério e dificilmente vejo o gênero misturado com humor, então me interessei bastante pela obra! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  4. Oie, amei a capa (achei fofa).
    Achei legal o fato do livro apresentar como plano de fundo a Índia e trazer para nós um pouco de sua cultura. Vou adicionar na minha lista, gosto de livros divertidos e que também trazem uma edição primorosa para se ter na estante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, para ser sincera não tinha conhecimento desse livro, mas fiquei muito interessada, pois adoro livros que além de nos ensinar por meia da própria narrativa, nós dão conhecimento de outras culturas, e a indiana é muito rica de detalhes, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, não conhecia o livro e achei a trama bem original. O ideal de suspense é que ele seja resolvido de forma gradual mesmo e que a resolução seja uma surpresa, que bom que foi o que aconteceu aqui. Bora torcer pra sequencia ser lançada logo.MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bru!
    Tô vendo muito falar nesse livro, aliás, tô muito curiosa pra ler algo dessa editora que tem lançado muita coisa boa, e apesar de você ter gostado e ter dito que recomenda pra todos, acho que eu não iria aproveitar bem a leitura, mas quem sabe dou uma chance em breve?

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e devo confessar que me deixaste com vontade de ler com todos esses elogios!! :) ahah

    Bem, adoro quando os livros são ao mesmo tempo leves e envolventes! A historia cativou, especialmente com essa investigação gradual!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Adorei a dica de hoje e com certeza ja adicionei ele na minha lista de desejados, parece ser um livro muito fofo e divertido de acompanhar e tem uma temática bem diferente do que sou acostumada a ler, por isso me conquistou logo de cara!

    BJss

    ResponderExcluir
  10. Oie amore,

    Que capa mais alegre... e diferente!
    Parece se tratar de um livro bem divertido pelo que li em sua resenha, então fiquei bem curiosa por aqui pela leitura!
    Dica anotada!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  11. Achei a história muito legal! O enredo é bem original, e adorei saber do elefante. rsrsrs Não conhecia a obra, mas já está anotado! Amo histórias de investigação. Só acho uma pena ser uma série (apesar dos outros livros ainda não terem sidos lançados), pois não quero iniciar nenhuma série agora. A capa está muito linda!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro e de cara adorei a capa. A história parece diferente dos outros livros policiais. Sua resenha me fez ficar com vontade de ler o livro e descobrir tudo sobre esse crime. Parece ser uma ótima leitura.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  13. Oi, no principio não entendi a relação entre o assassinato e o elefante, haha, mas entendi que se eu quiser saber, preciso ler o livro. Essa história parece bem divertida mesmo e apresenta um personagem forte e honesto e gosto disso. Sem falar que a capa da ao livro esse toque love e divertido.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu estou sendo surpreendida positivamente por todas as obras que essa editora vem lançando. Pela sua resenha, pude ver que é uma leitura muito gostosa de ser feita e fiquei bem curiosa para conferir, principalmente por saber que em breve teremos uma continuação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Aiii essa história parece ser tão fofa, fiquei morrendo de vontade de ler, e conhecer a bebe elefante, que coisa mais fooofa. Eu adoro romances policiais, talvez seja meu gênero preferido, então é mais um bônus para que eu queria conhecer a história, fiquei bem curiosa com o caso a ser desvendado. Dica anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas adorei a história!
    E realmente, estou curiosa para saber mais sobre o segundo volume, pois com certeza vou ficar bem ansiosa lendo o primeiro livro.
    Uma ótima dica, fiquei bem curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Adorei a resenha!
    Achei o título super atrativo, a sinopse uma graça e seus comentários melhor ainda! Acho que esse é exatamente o tipo de livro que preciso ler no momento ;)
    Outro ponto que me interessou foi o fato de falar um pouco sobre a cultura indiana, com certeza é um livro que enriquece a mente.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? O título me conquistou de cara, achei divertido e curioso e pelas suas impressões a história condiz com o título. Gosto de livros divertidos e leves, é bom pra relaxar. Gostei bastante da dicae adorei suas fotos.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Olá!eu ando viciada nos livros da editora morro branco.até hoje não li nenhum mediano.tofos foram simplesmente incríveis e maravilhosos
    As capa é os títulos .eles tem dado um show
    Parabéns ela resenha tive a opinião muito parecida com a tua quando Eu li rsrs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Fiquei curiosíssima pelo livro, faz muito tempo que não leio um romance policial e o quanto você se divertiu lendo me deixou super empolgada hahahah já estou colocando na minha listinha, obrigada pela dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir