[Resenha] Ritmo Perfeito, Roberto Júnior

Título: Ritmo Perfeito
Autor: Roberto Júnior
Editora: Coerência (cortesia)
Onde comprar: Loja da Editora

Boa parte das pessoas tem uma paixão adolescente para relembrar. Talvez aquela paixão tenha se transformado em um belo casamento, mas talvez, por conta das surpresas da vida, ela tenha ficado para trás. Tudo depende do destino. Ritmo Perfeito, escrito por Roberto Júnior e lançamento da Editora Coerência, é um livro juvenil, que entre sonhos e música, narra a paixão de Lara e Sam.

Existe mais de uma vertente neste livro: a aproximação entre os personagens Lara e Sam é a primeira. Sam é aquele garoto lindo, por quem todas as meninas são apaixonadas. Seus amigos são pessoas malvadas (sim!) e vivem praticando bullying, o contrário daquilo que Sam é. Porém, com instinto de competição, Sam acaba cedendo e aceitando uma aposta proposta pelo seu amigo Juliano, que consiste nada mais, nada menos, que conquistar a garota mais estranha (e linda) do colégio: Lara. É claro que a aproximação de Sam e Lara acaba despertando muito mais que um instinto competitivo no garoto. E na garota! 
"Por um momento, juro que havia esquecido esse negócio de aposta. Hoje eu saí com a Lara, mas somente no início pensei no meu combinado com Juliano."
A outra vertente é um concurso musical, o “Ritmo Perfeito” que acontece ao mesmo tempo em que o romance entre Sam e Lara se desenvolve. Lara sonha em ser uma cantora famosa e ganhar este concurso poderá lhe proporcionar muitas alegrias. Temos, portanto, o andamento do concurso e toda a tensão e expectativa que essas coisas nos propõem.
Ritmo Perfeito é narrado pelo ponto de vista de Lara e de Sam, os capítulos alternam entre a narração dos dois, e muitas vezes conseguimos ter acesso ao ponto de vista de ambos sobre uma mesma situação. Lara e Sam são personagens reais, creio eu, pois o autor se incumbiu de demonstrar tanto as qualidades, quanto as fraquezas de ambos. Porém, achei que os pais de Lara são personagens muito idealizados, e isso me incomodou algumas vezes, essa é a minha única ressalva no quesito “personagem”.

O desenvolvimento da estória foi muito bem construído, nem muito rápido, nem muito lento, foi o ideal. Eu sentia cada vez mais curiosidade a respeito do concurso e devorei o livro quando o autor focou nele. O romance entre Lara e Sam, a princípio, não me cativou, devo admitir. No entanto, com alguns acontecimentos, comecei a torcer para que eles ficassem juntos e até suspirei com a fofurice de algumas cenas. 
"As borboletas do meu estômago estão em festa."
Eu dei muitas risadas em alguns momentos e isso me deixou com aquela sensação de conforto, o que é muito bom. É um livro perfeito para adolescentes, pois os acontecimentos me remeteram muito aos jovens de hoje em dia. No mesmo tempo em que nos entretemos, lemos sobre assuntos importantes que precisam ser debatidos no cotidiano. Uma das características do livro se tornou a minha favorita: os pais de Sam. Eu adorava cada momento em que eles apareciam.

Ritmo Perfeito é um livro sobre o amor e escolhas que fazemos. Indico principalmente para o público jovem, que acredito eu, pode gostar bastante.

Classificação: 

26 comentários

  1. Oi, Thami. Eu adoro livros adolescentes mas eu tive uma decepção grande com um livro da Vanessa Bosso que continha uma sinopse parecida, mesmo assim eu vou arriscar e espero gostar. A capa do livro é linda!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!
      Ai, qual era o livro da Vanessa Bosso? Eu já li um dela!
      Beeeeijos

      Excluir
    2. Oi, Miriã, espero não decepcionar. Bjos! <3

      Excluir
  2. Ola
    Estou completamente apaixonada por essa capa e amei a sua resenha. Eu gostaria de poder conferir este sim, especialmente por curtir livros adolescentes e com momentos mais descontraídos, alem de ter mensagens leves, mas importantes, pelo que pude compreender.
    Beijos, F
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamires, fiquei curiosa com o concurso musical que o livro tem no enredo e amo quando o cenário de um romance adolescente é em torno de música. Mesmo sendo um romance entre adolescentes, acho que seria uma leitura bem agradável para mim e fiquei curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Thamires,
    Que livro lindo. Eu amei a premissa e pela sua resenha, fiquei bem curiosa. Mesmo sendo um livro com temática adolescente, quero saber como termina. Dica anotada para quando estiver em uma ressaca literária.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  5. Oie amore,
    Que capa mais amor né... já quero. O assunto do livro é mais interessante ainda, afinal, paixões adolescentes são tão lembradas né rssrs. E essa coisa de música muito me interessa... então é claroooo que a dica já está anotada aqui.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Que amorzinho de história. Parece ser daquelas bem leves e gostosas de se ler, por tratar de romance adolescente e envolver uma aposta clichê como engate do enredo.
    Fora que a capa está maravilhosa *-*
    Quero ler com certeza.
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Que capa mais lindinha né?
    Pelo jeito esse livro deve ser um daqueles que a gente lê bem gostosinho enquanto o tempo passa devagar :B
    Mas infelizmente esse tipo de leitura não me atrai.
    Parabéns pelo blog e pela resenha xoxo

    ResponderExcluir
  8. Lembrei agora do meu amor da adolescência... foram nove anos de amor platônico, ele sabia e ficava fazendo super pouco caso... mas olhando pra ele hoje dou gracasaos céus que aquilo não deu em nada! Hahahahaha
    Achei o enredo fofo, bem nostálgico, só a parte musical que não me interessou, não soi muito ligada em música. Mas acho que leria.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Bruninhaaaaa, oi.
    Já vi falar nesse livro, mas ele não me chamou atenção, mas lendo sua resenha, confesso que deu curiosidade em ler. Quero saber porquê você gostou tantos dos pais de Sam.
    Amo música e faz tempo que não leio algo com esse tema, então isso também chamou minha atenção.
    Espero poder ler em breve! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Chamei de Bruninha mas agora que vi que foi a Thamiris que postou KKKKKKKKKKKK sorry :v

    ResponderExcluir
  11. Oiii tudo bem??

    Que capa mais fofa, mas achei a história bem clichê. Acho que leria pra tirar ressaca. Pois acho livros assim ótimos pra isso.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem com você?
    Eu gostei muito da sua resenha e do estilo do livro pois estou na fase jovem haha. Acho que pra mim seria muito agradável, porém, no momento estou atrasada com as minhas leituras, assim que botá-las em dia, lerei esse. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Thami,

    Eu não conhecia a história, mas me pareceu ser bem agradável e gostosa de ler, principalmente por ter arrancado risadas. Adoro um desenvolvimento na medida certa, então também gostei disso na obra. Anotei a dica por aqui, espero poder ler em breve. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, que capa linda, nossa!! Já me chamou a atenção de cara, lendo sua resenha me lembreo do filme " Ela é demais" com o ator Freddie Prince Jr e eu Amooo esse filme, assisti na minha adolescência e até hoje assisto, com isso tenho certeza de que adorarei o livro. Tenho observado vários livros da Coerência e tem me agradado, vou anotar esse pra ler bjs

    ResponderExcluir
  15. Que resenha linda!
    Fico feliz que tenha gostado do meu livro.
    Beijos,
    Roberto Jr.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas me lembrou as histórias que assistimos na Sessão da Tarde, então imagino que seja uma boa forma de passar o tempo.
    Apesar disso, não me senti muito tentada a ler no momento. Acho que o foco do livro no romance, mesmo havendo a questão do concurso, me incomodaria um pouco :/


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas de cara fiquei animada, porque gosto muito de livros juvenis e também sobre paixão adolescente. Gostei dos seus comentários sobre os personagens, uma pena os pais terem sido muito idealizados. Enfim, parece ser uma leitura bem agradável, por essa razão vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    A capa desse livro já havia chamado minha atenção e sua resenha acabou de me convencer que tenho que ler esse livro! Adoro livros narrados sob o ponto de vista dos dois personagens principais, por nos dar um panorama melhor da história. Outra coisa que adoro é essa questão de a história respeitar um ritmo e as coisas acontecerem no momento certo. Curti muito saber também que os personagens se assemelham ao real. Espero poder ler em breve!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Confesso que eu sou completamente apaixonada pelas cpas da Editora Coerência... olha essa capa que linda...
    Esse livro me parece aquele clichê bem gostoso de se ler e eu gostei muito da sua resenha, por conta disso, dica mais do que anotada, uma vez que não conhecia o livro

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. A capa do livro é fofinha, mas não sei se me chamaria a atenção em meio a outros dos gêneros aos quais tenho mais afinidade.

    Lendo sua resenha, notei ser uma história bem clichê, espalhadas em livros e filmes e séries por aí... Talvez o público ao qual ele é voltado se dê bem com a leitura. Não me atrai pelo livro, apesar dos elogios feitos à obra.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee Thamiris ^^
    Eu até que gosto de um bom romance (mentira, AMO), mas estou querendo fugir um pouco do gênero, sinto como se tivesse tido uma overdose de romances... Então eu não o leria agora. Mas amei essa capa, e gostei da premissa e do que você disse sobre a história. Principalmente das partes engraçadas.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir