[Filme] Fallen

Título: Fallen
Lançamento: 08 de dezembro de 2016
Duração: 1h32min
Direção: Scott Hicks
Gênero: Drama, Fantasia, Romance, Aventura, Suspense
Sinopse: Responsabilizada pela misteriosa morte de seu namorado, Lucinda Price (Addison Timlin) vai para um reformatório. Em Sword & Cross ela se aproxima de Daniel Grigori (Jeremy Irvine), sem saber que ele é um anjo apaixonado por ela há milênios, e também não consegue se manter afastada de Cam Briel (Harrison Gilbertson), outro que luta há tempos por seu amor. 
"Às vezes coisas belas entram em nossa vida de repente. Nem sempre podemos compreendê-las, mas temos de confiar nelas. Eu sei que você quer questionar tudo, mas também compensa apenas ter um pouco de fé."

Fallen foi um dos romances que mais me marcou no mundo da literatura, e não só por ter sido um dos primeiros que li. A história é diferente, original, repleta de surpresas, de personagens amáveis, detestáveis, fofos e sarcásticos. Embora eu, até hoje, não tenha apreciado tanto o final, preciso dizer que é bem coerente. Tudo se encaixa com perfeição. É por isso que, com toda essa euforia de estreia, me senti tentada a ler tudo novamente... pela terceira vez. (Sim, já li a série duas vezes. Ainda duvidam do meu amor por essa história?)


Bem, quando sai da sala de cinema e não sabia muito bem como estava me sentindo. Estou dividida, paralisada, não só por ter esperado essa adaptação por mili anos - sete, para ser mais exata -, mas também porque não gostei tanto quanto esperava gostar. Vou ser sincera: não estava com grandes esperanças de que fosse "o" filme, e, ainda assim, acabei me decepcionando um pouco.

Meu conflito se deve a, resumidamente, seis motivos:

1 - Me deparei com um punhado de cenas soltas e mal conectadas. Sério, o roteiro está péssimo. Tudo acontece rápido demais, não existe um começo, meio e fim. Não há clímax algum e, da maneira como colocaram, ficou parecendo um quebra cabeça maluco e montado errado. Um caos!


2 - Alguns personagens ficaram completamente ofuscados. Outros mal apareceram. O filme foi basicamente Lucinda e Penn - a Penn estava fofíssima, tenho que admitir. Lucinda e uma pitada de Cam. Lucinda e Daniel - que aliás apareceram juntos poucas vezes. Lucinda, Lucinda, Lucinda! Cadê a Ariane e o sarcasmo dela?! Cadê a Gabbe protetora?! Rolland? Molly? Cadê toda aquela emoção que senti no livro?


3 - Algumas atuações foram bem pouco convincentes. Às vezes tão ruins que me soaram forçadas. (A Lucinda manteve a mesma expressão o filme inteiro. Parecia uma boneca de cera. A atuação era tão falsa que o choro dela estava seco. Se solta mais, moça!)



4 - O filme não é longo; tem no máximo 1h30. E isso é realmente uma pena, um verdadeiro desperdício. Muitas cenas poderiam ter sido acrescentadas. Cenas que marcaram o livro - mesmo depois de sete anos ainda me lembro de muitas delas e dei falta quando não pipocaram na tela. Que fizessem um longa com 2h30! Mas que fizessem direito, pelo amor de Deus. Já estou cansada de adaptações feitas de qualquer jeito. Cortaram TANTA coisa que a história ficou confusa e mal explicada. Fico imaginando o nó que se formou na cabeça das pessoas que não leram o livro. E o final é tão abrupto que encarei os créditos por 5 minutos inteiros até entender que tinha acabado. Como se não bastasse ainda temos que torcer para que haja arrecadação suficiente para Tormenta ser adaptado. E, se houver, que eu não precise esperar mais 7 anos, por favor.


5 - O número de "closes errados" chegou a ser irritante. Ficou bem óbvio que a intenção deles era esconder os efeitos especiais mal feitos. Outras cenas também foram feitas em câmera lenta, lenta DEMAIS. Ninguém percebeu o quanto ficou feio, não? Dava tempo de consertar... um ano a mais, um a menos para arrumar isso não ia fazer diferença. TUDO ERRADO!


6 - Não posso dizer que odiei, entretanto. Não gostei, é óbvio, mas estou tão extasiada por um de meus livros favoritos da adolescência ter virado filme que não consigo detesta-lo. Não morri de amores, mas, SIM, ME SENTI REALIZADA. Sendo bom ou sendo ruim, Fallen virou filme! E esse sentimento é impagável. (Alguém em belisca, ainda não estou acreditando.) 
"E, pela primeira vez em dias, ela até esqueceu por um momento das coisas horríveis pelas quais passara. Estava andando em direção a única coisa no mundo que tinha o poder de fazê-la se sentir melhor. A única coisa que podia fazê-la sentir que toda a angústia pela qual passara, poderia ter valido a pena."


Nota para o filme: 3,5/5

15 comentários

  1. Eu sempre fui uma pessoa apaixonada por fallen. Sempre estou comprando qualquer coisinhas do tipo. Eu estou louca para assistir o filme, já estou querendo pra ONTEM!

    Oxente, leitora!

    ResponderExcluir
  2. Estava bem ansiosa para assistir esse filme, mas já li muitas críticas ruins sobre ele e me desmotivei. É muito chato quando estragam os nossos livros preferidos nas adaptações pra cinema né? Me senti desse jeito com Divergente...

    Beijos <3
    http://menteviajantee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Desde o tempo o que foi anunciado as primeiras imagens a alguns anos, eu havia que ia ser um filme um tanto quanto insatisfatorio sem dúvida. Eu já não queria ver o filme é agora só me deixou menos interessado. Fico contente pelo filme finalmente ter sido lançado. E que você não pode odiar por amar os livros rwrs. Falando nisso! Será que vai ter a sequência?
    Até mais ver

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca tive vontade de ler os livros? Mas, agora que saiu em filme, vou assistir e, se me despertar curiosidade, eu pegarei os livros também.
    Adorei sua resenha, embora tenha sido com muitos pontos negativos, rs.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Eu li os três primeiros livros e confesso que a história não me cativou tanto assim. Não me pegou de jeito, sabe? Achei bem morna. Vou reler apenas para terminar a série mesmo. Quanto ao filme, com certeza não irei assistir no cinema, ainda mais depois de suas considerações, mas quem sabe quando sair em DVD?!
    Que pena saber que a adaptação não ficou muito boa, é frustrante, mas como você disse, é empolgante quando sai o filme de um livro que a gente gosta muito, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Que merda Gaby! Desculpe o desabafo. Também estou esperando ansiosa o filme, ma diante desta sua postagem fiquei revoltada. Por que pegar um enredo tão bom e fazer de qualquer jeito? Falta de respeito isso. Eu sei que o cinema e o livro são diferentes, mas o básico tem que ser mantido. Cenas importantes tem que estarem sim no filme. Para não me revoltar tanto, vou acabar deixando chegar ao Now para ver. Obrigada pela sincera postagem.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. oie
    eu ja li os dois primeiros livros e não gostei nada então to curiosa pelo filme mas não fazendo muito questão, quem sabe eu assista em breve se tiver oportunidade, legal poder saber mais sobre

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Sou aquela que ainda não leu os livros e sempre desisto de comprá-los, não sei ao certo a razão. A partir da sua resenha do filme, pode ter certeza que não vou assistir, os pontos negativos me deixaram bem chateada e prefiro não ter essa experiência agora, pois assim acabo desistindo de vez de ler o livro. Ótimo post e parabéns pela sinceridade. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Não gostei do livro, só li o primeiro, eu to pensando seriamente em ler ou ver o filme antes não sei, as capas de fallen são lindas não gostei do pôster que colocaram pro filme, não esta a altura das capas dos livros. Pretendo ver o filme

    ResponderExcluir
  10. Olá, nunca li nada de Fallen. Mas vendo suas impressões, comparo quando na minha adolescência li Harry Potter e a Pedra Filosofal e fui ver o primeiro filme da franquia, faltou muito, fiquei vendo detalhes que estavam faltando. Assim como você, eu espero ler logo o livro depois vejo o filme.

    ResponderExcluir
  11. Helloo, tudo numa nice?!
    Nunca li nada de Fallen e eu raramente repito leitura mesmo que eu tenha gostado muito ahaha. Tem muita coisa para ler nesse mundo e eu não tenho tempo para ficar repetindo. Enfim, eu ainda não lia quando tava essa vibe de estórias sobrenaturais. Acredito que se o filme fosse lançado no calor da época daria mais audiência do que hoje em dia porque as pessoas já estão cansadas de filmes a la Crepúsculo. Eu pensei em assistir somente por causa do Jeremy, mas não é uma película que me faça querer e para a sala de cinema. Outro fator é a atuação, você não é a primeira a falar da Lucinda com a mesma cara - eu primo bastante por boa atuação e quando soa fraco e sem sal me desagrada.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  12. Minha opinião aqui vai ser bem duvidosa porque nem li o livro e nem vi o filme. Sim, morro de vontades de ler o filme, mas sempre acabo deixando pra depois. Sorry.
    Mesmo assim, consegui entender o que você disse.
    Um dos meus livros favoritos foi adaptado pras telinhas em 2014. O beijo das sombras, de academia de vampiros, virou filme. E eu corri pra assisti.
    Nem vou contar aqui a minha frustração em não ter saído no nosso cinema e como me senti tendo que assistir em sites suspeitos sem qualquer legenda. Vou apenas compartilhar o mesmo sentimento confuso.
    Odiei a adaptação e os motivos para isso foram os mesmos que os seus. Roteiro péssimo, cenas confusas, atuações de baixa qualidade. E ainda assim eu assisto o filme, porque o livro é o meu xodó e porque fico feliz em saber que ele foi adaptado.
    Vou tentar ler Fallen e torcer junto contigo para que a próxima adaptação seja boa e rápida. Ou pelo menos boa.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem? Que pena que não gostou tanto da adaptação! Eu não li o livro e nem tenho muita vontade, pra falar a verdade. Já tentei uma vez e não gostei nada. Pelo trailer já deu pra perceber as atuações realmente ruins... Uma pena!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi, tudo bem?
    Eu nunca me interessei em ler Fallen, acho a história muito sem graça e não me atrai. Após essa resenha do filme, também me desanimei para assisti-lo. Acho que o universo Fallen realmente não é pra mim.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gabrielle!
    Eu li até o segundo livro e lembro que gostei da história, mas acabei perdendo o interesse e abandonando a leitura dos outros livros. Não estou tão curiosa e com grandes expectativas para ver o filme a verdade é que dificilmente gosto de adaptações e por isso prefiro não assistir os filmes. Talvez um dia eu fique curiosa.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir