[Resenha] Essa luz tão brilhante, Estelle Laure

Título: Essa luz tão brilhante
Autora: Estelle Laure
Editora: Arqueiro
Páginas: 208
Onde comprar: Saraiva | Submarino

Lucille é uma menina de 17 anos que vê sua vida desmoronar sem mais nem menos. Seu pai foi internado e a mãe foi viajar, mas nunca mais voltou. Ela precisa ser madura para cuidar de sua irmã mais nova, Wren, arrumar um emprego para pagar as despesas, continuar indo para o colégio e fingindo que tudo está normal quando está longe de ser assim.

Para completar a situação, ela percebe que está perdidamente apaixonada por Digby, irmão gêmeo de sua melhor amiga, Eden, e compromissado com outra garota. Entretanto, será que tudo será horrível que ela será completamente abandonada e ninguém a ajudará?

“Wren e Lucille. Lucille e Wren. Vou fazer tudo o que for necessário. Ninguém vai nos separar. Isso significa manter as coisas na máxima normalidade possível. Fingir. Porque as coisas não podiam estar mais longe da normalidade.”

Comprei esse livro na Bienal do Livro, pois achei a sinopse muito interessante e a capa linda, confesso. Mas, quando peguei para ler fui me decepcionando muito com a história pelo simples fato de que a Lucille parecia se preocupar apenas com sua situação de garota apaixonada e não via que as pessoas ao seu redor – que a ajudavam – também precisavam de ajuda ao mesmo tempo. No começo da leitura achei a Lucille muito egoísta e quase desisti da leitura, pois não via um bom futuro para ela. Sorte a minha que insisti, pois me surpreendi.

“Como é que num dia uma pessoa é um componente de decoração na casa (uma mesa bacana, talvez) e no outro passa a ser os canos, a fundação a viga central sem a qual toda a estrutura desaba? Como é que uma estrela que mal se nota se transforma no sol?”

Conforme a leitura foi avançando percebi que a Lucille não era egoísta, mas uma menina forte, determinada que estava se sentindo muito perdida e tendo uma coisa boa acontecendo em sua vida enquanto milhares de coisas ruins aconteciam ao mesmo tempo.

Os demais personagens, Wren, Digby e Eden são pessoas apaixonantes que você fica desejando que possam sair da história e viver ao seu lado e me senti apaixonada por eles desde o começo da leitura, então, isso foi um ponto muito positivo.

Como ponto negativo, no entanto, preciso destacar a forma superficial como a história acontece. Temos muitas passagens que poderiam ser mais marcantes, emocionantes, mas ficaram longe disso.

“(...) Talvez todos nós sejamos frágeis. É só uma questão de saber o que nos machuca.”

Os pais de Lucille são pessoas que quis matar assim que soube o aconteceu, mas depois fui entendendo o que os motivou a fazer tudo aquilo, apesar de não achar certo nem justificável, eu entendi o lado deles, apesar de ter achado que se a história fosse mais aprofundada tudo ficaria perfeito.

O final foi um pouco truncado demais e que deixou muitas respostas a serem dadas, entretanto, ele me agradou, confesso. A história tem continuação e o segundo volume já foi publicado lá fora com o nome But Then I Came Back. Acho que poderíamos ter tudo em apenas um volume, mas é uma escolha do autor e editores, não é?

“(...) – Só vai ser diferente. Não tem nada de errado com o que é diferente.”

Por fim, recomendo a leitura, mas é aquele tipo de livro que não deve ser lido com as expectativas altas.


 Classificação:

29 comentários

  1. Oi, Bru.
    Eu acho a capa desse livro muito bonita!
    Bem, acho que talvez seja por isso que tu não abandona livros. Esse livro, no caso, no final acabou te surpreendendo.
    Enfim, então você não vai ler a continuação?
    Gostei muito da sua resenha. Adoro o seu jeito educado de mencionar os fatos que não te agradaram tanto assim.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também ja fiz essa leitura e adorei poder conferir suas impressões a respeito. Concordo com algumas coisas que você citou. No começo achei ela um pouco egoísta, mas depois comecei a compreender melhor. A propósito, a autora sabe mesmo como apresentar os motivos, fato que pode surpreender o leitor. Amo essa capa <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Ola, tudo bom? Eu li esse livro recentemente e minha opinião foi bem parecida com a sua, esse final foi broxante, acho que não seria necessário uma continuação se ele fosse bem explicadinho. Além disso eu não gostei muito da Éden hahah achei ela um pouco mesquinha ^^Adorei a resenha *_*

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, tudo bem?

    A capa é linda mesmo <3 E o enredo é mega interessante e gosto muito mais de mocinhas forte, sem mimimi, do que as frágeis. Acho que vou chorar lendo o livro rsrsrsrs Apesar das ressalvas fiquei bem curiosa, vou alinhas minhas expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. ooi, Bruna! Gostei muito da sua resenha. Eu esperava algo mais sobre esse livro, sinceramente... Não li, mas achava que se tratava de algo mais profundo, sabe? Quando você trouxe a questão de "lado egoísta" e tal, eu meio que já desanimei, porque existem personagens que demoram demais parar abrir os olhos e ver que não existe só ela com problemas, sabe? Acho a capa magnífica, mas não sei se a história em seu total me agradaria, por isso vou deixar de lado a leitura futura :/
    Parabéns pela resenha!
    God bless <3
    Blog Thoughts and Adventures

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna.
    Quando eu conheci esse livro eu me interessei muito por ele e até hoje eu tenho curiosidade. Eu li algumas resenhas que elogiaram bastante mas eu adorei conhecer o seu ponto de vista sobre a obra, que foi completamente sincero e me mostrou alguns pontos que eu não conhecia. Acho que a leitura deva ser boa sim, mas lendo a sua resenha eu percebi que não é tudo aquilo que eu esperava. Vou seguir seu conselho quando eu for ler, não vou com tanta sede ao pote!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, eu também compraria este livro pela capa, porque realmente é linda, mas fiquei imaginando seu desapontamento com a protagonista, conforme a leitura avançada. Que bom que melhorou. Se eu vier a ler, seguirei o seu conselho e manterei minhas expectativas baixas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna esse livro tem a capa tão linda que eu acho impossível não ler com as expectativas extremamente altas porque ele meio que promete isso por si mesmo né? Acho que é até por causa disso que eu estou evitando ler esse livro por agora. Amei sua resenha. beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Assim mquebelebfoi lançando eu pedi esse livro de cortesia a editora, confesso que gostei bastante, mas devo concordar que a protagonista foi ibem isso uqe você falou, isso não me intimou muito,,mas passar o que ela passou é bem complexo. Achei também que a autora poderia ter desenvolvido melhor os personagens, como se trata de uma duologia, espero que o livro dois seja bem melhor. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Já tinha lido outras resenhas do livro, mas me surpreendi com a sua pois as outras só debrulhavam elogios para o livro. Vi que nem sempre é assim e que existem pontos negativos também. É preciso repensar antes de ler e não criar expectativas, como você mesma disse.
    A capa do livro é linda! Com certeza eu compraria só por causa da capa. rsrs
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    EU não conhecia este livro mas adorei a capa, muito bonita, sim senhor!! :) ahah E a tua foto ficou bem engraçada também...

    Que bom que gostaste, ainda que de expectativas baixas...! Bem, gosto muito quando vamos descobrindo as personagens e os seus motivos..! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro é bastante chamativa. Acho que só pela capa e sinopse já iria querer ler. Fiquei muito curiosa em relação ao que os pais da Lucille fizeram, deve ser algo bastante grave mesmo. Gostei da premissa e quero ler o livro, parece ser um livro leve e que nos leva a refletir em alguns pontos.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi oi querida,
    Eu adorei a resenha, e amei a sua sinceridade perante a história e a expectativa que muitos colocaram no livro.

    Eu gostei da forma que a autora retratou a superação da Lucille, com a família. E sim, também entrei de cara na história pensando que seria um livro de arrancar lágrimas e suspiros. Mas foi apenas um livro bom, que contou uma historia emocionante.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  14. Olá Bruna,

    Interessante ler a sua resenha, justamente porque vi muitas opiniões positivas sobre a obra, mas ver o outro lado da coisa, ajuda muito. Confesso que já não me interessei tanto pela Lucille, mesmo que suas impressões iniciais sobre ela tenha mudado, acho que sempre devemos ser solidários com as outras pessoas. O clima da obra é bem tenso e confesso que não leio muito dramas, então provavelmente não vou me arriscar no momento. Ainda assim, adorei suas considerações e me deram um ótimo vislumbre da história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu também tenho bastante vontade de ler esse livro, peno que a história foi tão pouca aprofundada dessa maneira. Também achei bem desnecessário fazer um segundo volume, mas o que as editoras não fazem por dinheiro, não é? Que bom que você acabou sendo surpreendida pela história!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Acho que você foi uma das poucas pessoas que não babaram por esse livro. Confesso que tenho interesse na premissa, mas não tanto. É aquele tipo de livro que eu leria se ganhasse sabe? Essas pontas soltas e respostas para próximos volumes me irritam um pouco, mas fazer o que né... hhaha

    parabéns pela resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Êu li alguns comentários negativos sobre o livro, mas foi porque as pessoas não sabiam da continuação. Depois que descobriram isso, acabaram mudando a opinião. Eu estou bem curiosa com esse livro, e acredito que vou gostar muito, e como sei da continuação, vou aguardar ansiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    A capa desse livro é muuuuuuuito linda e fiquei interessada em lê e tentarei não criar muitas expectativas (haha!)

    Sucesso flor! :)

    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi. Tudo bem?
    Eu já vi algumas resenhas sobre esse livro e confesso que achei algumas coisas interessantes, mas outras não me agradaram muito. Lendo a sua resenha, eu percebi que se tivesse pego esse livro para ler teria abandonado no início, ainda bem que você teve fôlego para continuar a leitura e mudar um pouco das suas ideias com relação a personagem. Mesmo não tendo lido o livro, acho que um livro seria o suficiente para esse tipo de história. Acho um risco dar uma continuidade nesse tipo de narrativa, espero que esteja errado e que o próximo livro possa surpreender o leitores. Gostei bastante de conhecer um pouco mais dessa história. E gostei bastante da resenha, bem realista.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna!
    Como você, a sinopse me chamou bastante a atenção e a capa é bem bonita mesmo.
    E acho que ler resenhas mais negativas é bom também, pois ajuda a irmos na leitura sem muita expectativa e talvez gostar mais da leitura. E nesse caso não é diferente.
    Me deixa um pouco preocupada a protagonista a principio só se preocupar com ela mesmo, mas dá para entender, né? Mesmo, talvez entendo os pais dela, sei que ficaria irritada com eles. Essas questões sempre conseguem me tirar do sério.
    Gostei bastante da sua resenha. Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-ok-o-grande-gatsby.html

    ResponderExcluir
  21. oi, bru, que bom que sua decepção inicial com a personagem passou, mas é uma pena não ter sido explorado como deveria o enredo, eu gosto de livros que me causam emoção e fiquei chateada ao saber que não acontece com esse aqui. Aff, acho bem desnecessário toda essa divisão em mais volumes também, tomara que o outro venha logo.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    A história desse livro me lembra um pouco a novela mexicana Cúmplices de um resgate, quando o Joaquim - menor de idade - tem que tomar conta dos irmãos e esconder que foram abandonados para não serem separados. (não sei se essa novela é da sua época rs), enfim! Foi só uma coisa que passou pela minha cabeça mesmo haha
    Sobre o livro, tenho visto ele dividir muitas opiniões. Muita gente tem achado lindo e muita gente, assim como você, achou a história meio superficial, de modo que não consegue passar a emoção necessária. Vou conferir o livro para tirar minhas conclusões, mas, curti muito sua resenha super bem escrita e sincera. Gostei muito da foto e quero um lápis desse!! rs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Oieeee, tudo bem?? Sei o que você quer dizer quando fala "poderia ter aprofundado mais" em tal parte.Nós leitores, ficamos frustrados quando uma parte importante é esplanada rapidamente. E olha, sem pré-julgamentos, nada justifica abandonar os filhos né? Acho que eu ia morrer de raiva dos pais da Lucille. Que bom que você insistiu na leitura e acabou gostando e se surpreendendo, também não sou de abandonar os livros que começo a ler. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Todos que estão lendo esse livro estão se decepcionando com o final, eu também quando li fiquei mega chateada porque a autora deixou muitas pontas soltas, mas eu super entendi que é porque tem continuação, mas isso não se faz com leitores T.T sua resenha ficou ótima, adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  25. A sinopse do livro realmente se mostra bastante interessante. Uma pena que a historia não cumpriu com tudo que prometia, apesar da personagem ter te surpreendido um pouco. Ainda assim, gostaria muito de conhecer.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  26. Oiii!!!
    Eu estava de olho nesse livro só pela capa. Não tinha lido sinopse e nem resenhas sobre ele. Uma pena a história não ser tão boa quanto imaginava, até me fez mudar de ideia quanto a ler.
    Não sabia que tinha continuação, e concordo com você, não acho que tem necessidade de ter dois livros essa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Assim como você foi a capa que primeiro me chamou a atenção. Mas, aí fui lendo umas resenhas e vi que era melhor controlar as expectativas antes de fazer essa leitura, por isso ainda não o li. Gostei de saber que mesmo com um início "difícil" o livro melhora bastante, estou curiosa sobre essa obra.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, Bru

    Essa é a primeira resenha que leio que não é só elogios ao livro. Que pena que vc sentiu essa superficialidade e que o final tenha sido truncado.
    Eu não entenderia o lado desses pais, nada justifica o abandono de um filho.
    Apesar das ressalvas, ainda tenho interesse no livro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Oiee Bruna ^^
    Eu estou com expectativas bem altas para esse livro, mas espero não desistir dele por conta da Lucille do começo...haha' mas é bom saber que ela vai mostrando outra face ao longo da história, deve ser impressionante. Não sabia que tinha uma continuação, mas espero que seja lançado logo por aqui. É uma pena que a autora não tenha desenvolvido melhor algumas partes da história :/
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir