Feliz dia dos Professores!

Uma das definições para a palavra Professor, de acordo com o Priberam Dicionário, é “aquele que ensina uma arte, uma atividade, uma ciência, uma língua, etc.; aquele que transmite conhecimentos ou ensinamentos a outrem”.


Tive muitos professores ao longo de minha vida, alguns que me marcaram demais. Guardo especial lembrança da Camila, minha professora da quarta série do Ensino Fundamental, lembro-me dela como se fosse hoje e, olha, faz muito tempo que não a vejo e tampouco ouço falar dela.

Minha outra lembrança é de minha professora Elizabeth, para a qual já fiz até uma homenagem (clique aqui), tive aula com ela durante a quinta e a sexta série e ela foi uma das professoras mais especiais que já tive. Ela me deu aula de matemática e lembrei dela por muito e muito tempo depois que a deixei, sim, precisei mudar de escolha logo na metade da sexta série por vários problemas. Essa saída do colégio particular me faz lembrar de uma outra professora – cujo nome não me recordo – que me disse algo que me marcou demais: “Não é a escola que faz um aluno, mas o aluno que faz a escola”. Agradeço por ela ter me dito essa frase entre lágrimas, ela não sabe como essa lembrança viveu comigo por longos e longos anos.

As próximas lembranças são com minhas professoras do novo colégio, a Valéria (de matemática), a Silvia (de inglês) e a Sônia (de geografia). Elas, em conjunto, me ajudaram a transitar por aquela fase que se passa da adolescência para a vida adulta e estiveram comigo em vários momentos me apoiando, mesmo que não soubessem que estavam fazendo isso. Tenho um especial agradecimento para a Valéria, pois foi ela quem me ajudou a escolher minha profissão, a Engenharia Civil, com todas aquelas fórmulas matemáticas que ela me ensinou.

Depois, minhas lembranças mais recentes são por todos meus professores da universidade. Eles são partes importantíssimas em minha vida e me ajudaram a alcançar meu sonho e me deram conhecimento para que eu pudesse me graduar em algo que amo.

Por fim, uma lembrança de uma professora que foi muito mais que uma professora, ela foi minha amiga, a Sandra, me fez ver o mundo com outros olhos e, principalmente, me ver com outros olhos.

Como vocês podem ver, minha vida é cheia de lembranças de meus professores e, todos eles, sem exceção, me ajudaram a alcançar meus objetivos e fizeram isso com muito amor, pois só quem faz por amor pode marcar tanto uma pessoa assim.


A todos os professores do mundo e, principalmente, a vocês, Camila, Elizabeth, Valéria, Silvia, Sônia e Sandra, parabéns pelo dia de vocês. Que vocês continuem tendo muita força de vontade e amor por essa profissão tão linda e que marquem a vida de muitas pessoas.

Também quero desejar Feliz dia dos Professores a todos aqueles que estão se formando e que escolheram essa profissão por amor, parabéns por terem escolhido ela e que vocês tenham uma profissão linda e a exerçam com muito amor e dedicação.

Deixe nos comentários alguma lembrança que tiveram com um professor.

Beijos,

14 comentários


  1. Oi Bruna! Bom, primeiramente parabenizo os professores desse imenso país. Quando lembro de minha infância e, inicío da adolescência, infelizmente não tenho motivos para me alegrar, pois nessa época de minha existência eu sofria muito com zoações e maldades de outros alunos para comigo, devido a minha timidez, enfim. No entanto por outro lado, a pessoa que eu sou hoje devo muito aos meus pais e aos professores, eu tive a sorte de ter sempre professores muito capacitados e, acima de tudo, de bom coração para me transmitir seus conhecimentos. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi tudo bem?

    parabéns aos professores. Não tenho que reclamar da minha formação
    escolar. Meus profs foram ótimos, alguns mantenho contato até hoje.
    Eu quero muito , e torço pra que entre um governo que valorize o trabalho
    desses guerreiros. adorei o post beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo, Bru. Queria que todas as pessoas pensassem como você.
    Ao longo da leitura do texto, eu também me lembrei de vários professores que passaram pela minha vida. E será que algum dia alguém vai lembrar de mim assim? Eu espero que sim. E vou me esforçar bastante para que isso aconteça.
    Um beijo ❤

    ResponderExcluir
  4. Muitos professores foram especiais pra mim, até certo ponto foram graças a eles que me fizeram não desistir de tudo. A eles todo o meu respeito e minha eterna admiração. Ahhh e vocês que estão estudando para seguir na profissão, lembrem-se, pode não ser algo fácil, mais saibam que estarão sempre na mente e no coração de algum aluno. Você faz a diferença.

    beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!
    Que bela homenagem aos professores, parabéns! Acho que todos temos aquele professor que fica marcado na nossa vida pra sempre, eu também tenho alguns e sei que jamais os esquecerei. Eu acredito que ser professor é um dom, além de ser uma profissão linda e extremamente necessária. Uma pena que não seja valorizada como deveria, o que os faz ainda mais merecedores de admiração.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  6. Que postagem linda você fez para homenagear os professores! *-* Parabéns, eu tenho certeza de que eles irão adorar.
    Tive muitos professores importantes na minha vida também, agradeço tudo que sei a eles. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Que postagem mais linda!!!! Uma bela homenagem!!!
    Realmente, quando um professor marca a vida da gente é difícil de esquecer. Eu tenho vários na lista, muitos que gosto de reencontrar (o que as vezes acontece) e acho a profissão mais difícil que existe, ainda mais em um país que não valoriza como deveria seus educadores...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia de texto. Eu sou professora e me senti representada aqui. Sou professora há alguns anos, e depois de brigar muito com a carreira, consegui me encontrar e me ver apaixonada por ela. Amei seu texto e só devo agradecer por ele.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua homenagem, os professores tem um papel importante e fundamental para o desenvolvimento dos alunas, e concordo com vc tem alguns professores que nunca iremos nos esquecer pois foram único de forma soberana
    .

    ResponderExcluir
  10. Oii Bruna, que belo post! Suas palavras me emocionaram, pois também tive professores incríveis que me ajudaram muito. Personagens inesquecíveis da minha vida que levarei sempre em minha memória. Espero que eles leiam essa sua linda mensagem e vejam o quanto foram (e são) importantes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Que lindas palavras e que encantadoras lembranças. Os professores são essenciais para a salvação do Brasil como um todo, espero que um dia eles tenham o valor que merecem, pois sem eles todas as profissões não existiriam.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom! Eu sempre valorizei os meus professores, até aqueles das matérias que eu não gostava muito (matemática) haha
    Eu sempre tive em pensamento que eu devia respeitar e valorizar uma pessoa que vive pra ensinar, que estudou anos pra me instruir da escola para a vida. Infelizmente são profissionais muito desvalorizados pelo nosso governo, espero que um dia isso mude.

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Bru! Que post lindo ! Professor é realmente alguém muito especial na nossa vida , difícil escolher lembranças Boas em meio tantas. Lembro da professora que me ensinou a ler , mas lembro com mais carinho do professor que me deu um empurrão pra saber que profissão eu deveria cursar e ele nem sabe disso. A aula de ciências sobre o corpo humano qud ele deu foi tão boa que eu percebi que queria saber mais , foi a primeira vez que eu sonhei em ser médica. Adorei mesmo seu post , Abraços!
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir